Notícias da Marinha

Convoo do Navio-Auxiliar “Pará”: Fundeio operativo próximo à Macapá

Aspirantes e Praticantes realizam estágio de verão em Navios-Patrulha da Marinha

Foi realizada, no período de 6 a 16 de janeiro, na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, a viagem de instrução referente ao estágio de verão dos Aspirantes do 1º ano da Escola Naval, em conjunto com o estágio para Praticantes do 3º ano do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

Navios atracados em Breves (PA)

Os Aspirantes e Praticantes viajaram a bordo do Navio-Auxiliar “Pará” (U-15) e dos Navios-Patrulha “Bracuí” (P-60) e “Pampeiro” (P-12), subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, onde operaram nos rios Pará, Amazonas, Tocantins e na região dos estreitos que interligam as grandes bacias da Amazônia Oriental.

Durante a viagem, os Aspirantes e Praticantes puderam vivenciar a rotina de bordo, revezando-se pelos navios da comissão e participando de diversos adestramentos, como manobras operativas entre navios, exercícios internos de controle de avarias, fundeio operativo, navegação em águas restritas e acompanhamento de ações de Inspeção Naval e de controle do tráfego aquaviário.

Adestramento de emprego do canhão 40/60 do Navio-Patrulha “Bracuí”

Fonte: Marinha do Brasil

Comissão Aspirantex 2011 na Amazônia Ocidental

No período de 10 a 15 de janeiro, o Grupo-Tarefa do Comando da Flotilha do Amazonas partiu, de Manaus (AM), com 31 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval, para a Operação “ASPIRANTEX 2011”, nas águas do Rio Negro. O Grupo-Tarefa foi composto pelos Navios-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, “Rondônia” e “Amapá”, uma aeronave Esquilo do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e quatro Lanchas de Ação Rápida.

Os futuros Oficiais vivenciaram as peculiaridades da Região Amazônica e participaram, durante a operação, dos exercícios e treinamentos realizados, entre eles: navegação fluvial; exercício de tiro; manobras táticas; e operações aéreas, que visaram, também, o aprimoramento das tripulações dos meios do Comando da Flotilha do Amazonas.

O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante José Geraldo Fernandes Nunes, esteve embarcado no Navio-Patrulha “Pedro Teixeira” no período de 10 a 12 de janeiro, acompanhando os exercícios com os Aspirantes.

Fonte: Marinha do Brasil

3 Comentários

  1. sinto falta de mais materia sobre as flotilhas da bacia amazonica, fazem um belo trabalho, mesmo com a penúria em que se encontram, há até casos de comunidades doarem computadores, para auxiliar no trabalho desses marinheiros.
    Abs

Comentários não permitidos.