Ucrânia recorreu aos EUA por foguete com o Brasil

http://www.adesg.net.br/imagens/jornal/1301869266.jpg

País queria que EUA ajudassem a fortalecer empresa brasileiro-ucraniana; Os EUA, que desejavam manter o Brasil longe da tecnologia de foguetes, reclamavam que o Brasil era “imaturo”

RICARDO MIOTO
DE SÃO PAULO

A Ucrânia recorreu aos EUA para tentar fortalecer a sua parceria com o Brasil para lançar satélites da base de alcântara (MA), mostram documentos do WikiLeaks.
Segundo um telegrama escrito pelo diplomata americano no Brasil Clifford Sobel, em fevereiro de 2009, o país europeu teria pedido ajuda aos americanos por meio de seu embaixador no Brasil, Volodymyr Lakomov.
Isso porque os EUA são o grande mercado mundial de satélites -40% dos satélites do mundo são americanos.
Se o país definir que jamais vai lançá-los no Brasil, a ACS (alcântara Cyclone Space, empresa binacional responsável pelo projeto brasileiro-ucraniano) se torna menos viável.
Os ucranianos queriam que os EUA deixassem claro seu interesse em lançar seus satélites de alcântara.
Segundo eles, se não fizessem isso, os russos, que estariam apenas “esperando nos bastidores”, então “preencheriam o espaço vazio” -uma aproximação entre Brasil e Rússia no campo espacial desagradaria aos EUA.
Os americanos, então, disseram até ter interesse em apoiar os foguetes de alcântara. Nos telegramas, deixam claro gostar da parceria entre o Brasil e a Ucrânia, “desde que ela não resultasse em transferência de tecnologia de foguetes [que a Ucrânia tem] para o Brasil” -o país entraria apenas com o sítio de lançamentos.
Justamente para evitar que os brasileiros tivessem tecnologia de lançamento de satélites, os diplomatas americanos escreveram que os EUA “têm uma antiga política de não “encorajar”” as tentativas do Brasil de desenvolver um foguete sozinho (o VLS).
Os diplomatas americanos disseram, porém, que só poderiam apoiar o foguete ucraniano caso o Brasil assinasse um acordo de salvaguardas tecnológicas com eles. Um acordo assim foi vetado em 2003 pelo Congresso Nacional, que acreditava que ele violaria a soberania do Brasil. As salvaguardas incluíam concessão de áreas sob controle direto e exclusivo dos EUA e licença para inspeções americanas sem prévio aviso ao Brasil.
Em um outro telegrama, o diplomata Patrick Linehan reclamava que os EUA até tentavam “avançar com um acordo sobre lançamentos espaciais” com o Brasil, mas dizia que as “súplicas” americanas “encontram sempre o silêncio” como resposta.
Segundo ele, o Brasil se mostra muito disponível para discutir assuntos “de interesse marginal”, como “ciência, educação e ambiente”, mas que foge quando os assuntos são negócios ou propriedade intelectual. “”[O Brasil tem] hipersensibilidade em questões que considera infringirem a sua soberania”, e isso pode ser visto como “sinal de imaturidade política”, dizia. “Muitos brasileiros acreditam que os EUA têm interesses na Amazônia”, exemplificava. A ACS deve custar ao país quase R$ 1 bilhão.
Com o tamanho limitado do mercado de lançamentos comerciais de satélites, a empresa pode ficar deficitária por até duas décadas. A promessa é iniciar as operações ainda em 2012.
A Folha e outros seis jornais do mundo têm acesso aos telegramas do WikiLeaks antes da sua divulgação no site da organização (www.wikileaks.ch).

Fonte: FSP via NOTIMP

36 Comentários

  1. ”os diplomatas americanos escreveram que os EUA “têm uma antiga política de não “encorajar”” as tentativas do Brasil de desenvolver um foguete sozinho (o VLS).”TIREM SUAS CONCLUSÕES!

  2. Quem precisa de um “Parceiro” assim? E a Dilma ainda querendo comprar o F-18 na mão deles. Melhor uma parceria com os russos do que com esses Ucranianos que pedem a benção dos EUA. Quando alguém escreve contra os EUA, sempre aparece um espírito de porco, chamando o mesmo de bolivariano, comunista, vermelhusco e antiamericano, mas no fundo vê se não dá antipatia desses imbecis.

  3. Está claro que o progresso do país está no conhecimento, na pesquisa e na produção própria. Ucras: tchauzinho.
    O que o Brasil precisa é TECNOLOGIA. Presidenta, se liga.

  4. E eles ainda querem que o Senado brasileiro ratifique o TSA, dando a eles o direito de salvaguardas incluíndo concessão de áreas sob controle direto e exclusivo dos EUA e licença para inspeções americanas sem prévio aviso ao Brasil. Na verdade eles querem é muito, eles querem a nossa anulação como seres humanos, povo sem direito a nada, ou melhor somente obedecer, como escravos.

  5. E vamos de SH por que eles mudaram… Daime paciência!!!
    Alguns reclamam que se mudássemos o foco para os franceses ou outros estaríamos só mudando de “donos”, mas na verdade estaríamos só aumentando nossas escolhas e nos blindado de ações como essa, sem falar que nenhuma outra nação no planeta nos fod… tanto como os EUA, mas o que eu sei sou só um “Bolivariano”!

  6. Hum… ai tem!
    O acidente na base de Alcântara em 2003, no primeiro ano do governo Lula e que ceifou a vida de 21 técnicos altamente qualificados do CTA ( a memória tecnológica do programa), será que não foi sabotagem?
    Eu estou gostando desse WikiLeaks, pois ele tem demonstrado, que não estamos errados que desconfiar do Tio Sam, o boicote americano ao foguete brasileiro é antigo, há um vídeo de um Brigadeiro falando isso, na net (you tube), bem esclarecedor.
    Quem quiser acreditar nos estadunidenses, fique a vontade.
    Fico do lado os paranóicos, pois nos dias de hoje, só eles é que sobrevivem.
    Abraços.

  7. Faço minhas as palavras de Cesar Pereira e mais:”Nos telegramas, deixam claro gostar da parceria entre o Brasil e a Ucrânia, “desde que ela não resultasse em transferência de tecnologia de foguetes [que a Ucrânia tem] para o Brasil” -o país entraria apenas com o sítio de lançamentos.” Se os honoráveis norte-americanos não nos querem ver com está tecnologia isso é problema DELES.Nós é que temos que tomar vergonha na cara e partir para parcerias que realmente sejam produtivas(se é que realmente elas existem),que venham os Russos temos que experimentar o que a РОДИНА(RODINA) tem a nos oferecer.
    Desculpem-me por fugir do tema mas eu não consigo resistir,se eles nos desencorajaram a evoluir no setor espacial o dizer do nosso setor de defesa aérea(lêia-se FX)fica a pergunta no ar.
    Espero que o Wikileaks nos traga mais novidades a respeito de nossos “parceiros”.

  8. se eles não querem ..“encorajar”” as tentativas do Brasil de desenvolver um foguete sozinho (o VLS) imaginem de ter um caça com alto poder de fogo como of-18 e ter a capacidade de construi-lo lembrando ainda que temos misseis ar-ar de 5 geração missel que até então so os eua tem ….
    … não se iludão os eua não incorajam o Brasil, e tbm não ajudam o Brasil ele nos dão um abraço e nos esfaqueiam pelas costas…

  9. Desculpem se eu ultrapassar os limites da INDIGNAÇÃO.

    Está claro ou não quem foi o autor da da TRAGÉDIA na base de Alcântra onde 21 engenheiros e técnicos evaporaram por 41 toneladas de combustível sólido.

    Que tipo de espada está sobre a cabeça do POVO BRASILEIRA???
    Que tipo de AMEAÇA existe nos bastidores pra poder fazer um pais FARTO de recurso naturais e com 200 milhoes de habitantes não sair deste JUGO?? Até quando esse pais ficará sem um LÍDER DESTEMIDO???

    Esse povo do norte precisa muito mais de nós do que nós deles. Qualquer tipo de retaliação contra nós será mais doloroso pra eles do que pra nós.

    Estão nos mantendo no atraso tecnológico somente na base de ameaças de bastidores e sem gastar um disparo de estilingue. Essas ameaças de bastidores tinham que ser gravadas nos encontros diplomáticos e de autoridades e depois ser jogado na IMPRENSA. Isso causaria um indignação geral e os LAMBE BOSTAS YANK’S que moram entre nós teriam que ficar calados ou serem taxados de anti patriotas, que pra mim é um crime de forca.

    UFAAAAA!!! Quase desabafo por completo.

  10. Eu acho que nós temos que nos aproximarmos urgentemente da China, Rússia e Índia.
    Por outro lado, nós somos realmente imaturos, pois os nossos políticos são péssimos.
    Lula acabou com a credibilidade do Brasil no exterior.
    Os americanos se transformaram nos Grandes Ditadores do Mundo, sem dúvida. Herdaram essa característica dos ingleses.

  11. Ainda tem gente querendo que o brasil compre os caças f 18, se os USA não querem o BRASIL na area de foguete imaginem na area de caças, nunca vão transfee tecnologia sensivel ao BRASIL, temos que fecha com os RUSSOS e a nossa melhor opção.

  12. Vai ter Gente aqui nesse Blog defendo os Ynakes vamos ver
    exemplos deses deveriao ser licao pra nao entramos em frias como F 18 e saab

  13. Os diplomatas americanos disseram, porém, que só poderiam apoiar o foguete ucraniano caso o Brasil assinasse um acordo de salvaguardas tecnológicas com eles.
    Monopolio da COLONIAAAAAAAAAAAAAA
    ate quando

  14. Defesanet reportagen
    EUA tentaram impedir programa brasileiro de foguetes

    José Meirelles Passos
    Ainda que o Senado brasileiro venha a ratificar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas EUA-Brasil (TSA, na sigla em inglês), o governo dos Estados Unidos não quer que o Brasil tenha um programa próprio de produção de foguetes espaciais. Por isso, além de não apoiar o desenvolvimento desses veículos, as autoridades americanas pressionam parceiros do país nessa área – como a Ucrânia – a não transferir tecnologia do setor aos cientistas brasileiros.

    A restrição dos EUA está registrada claramente em telegrama que o Departamento de Estado enviou à embaixada americana em Brasília, em janeiro de 2009 – revelado agora pelo WikiLeaks ao GLOBO. O documento contém uma resposta a um apelo feito pela embaixada da Ucrânia, no Brasil, para que os EUA reconsiderassem a sua negativa de apoiar a parceria Ucrânia-Brasil, para atividades na Base de Alcântara no Maranhão, e permitissem que firmas americanas de satélite pudessem usar aquela plataforma de lançamentos.

    Além de ressaltar que o custo seria 30% mais barato, devido à localização geográfica de Alcântara, os ucranianos apresentaram uma justificativa política: “O seu principal argumento era o de que se os EUA não derem tal passo, os russos preencheriam o vácuo e se tornariam os parceiros principais do Brasil em cooperação espacial” ? ressalta o telegrama que a embaixada enviara a Washington.

    A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que “embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”. Mais adiante, um alerta: “Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”.

    O Senado brasileiro se nega a ratificar o TSA, assinado entre EUA e Brasil em abril de 2000, porque as salvaguardas incluem concessão de áreas, em Alcântara, que ficariam sob controle direto e exclusivo dos EUA. Além disso, permitiriam inspeções americanas à base de lançamentos sem prévio aviso ao Brasil. Os ucranianos se ofereceram, em 2008, para convencer os senadores brasileiros a aprovarem o acordo, mas os EUA dispensaram tal ajuda.

    Os EUA não permitem o lançamento de satélites americanos desde Alcântara, ou fabricados por outros países mas que contenham componentes americanos, “devido à nossa política, de longa data, de não encorajar o programa de foguetes espaciais do Brasil”, diz outro documento confidencial.

    Viagem de astronauta brasileiro é ironizada

    Sob o título “Pegando Carona no Espaço”, um outro telegrama descreve com menosprezo o voo do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, à Estação Espacial Internacional levado por uma nave russa ao preço de US$10,5 milhões – enquanto um cientista americano, Gregory Olsen, pagara à Rússia US$20 milhões por uma viagem idêntica.

    A embaixada definiu o voo de Pontes como um gesto da Rússia, no sentido de obter em troca a possibilidade de lançar satélites desde Alcântara. E, também, como uma jogada política visando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Num ano eleitoral, em que o presidente Lula sob e desce nas pesquisas, não é difícil imaginar a quem esse golpe publicitário deve beneficiar. Essa pode ser a palavra final numa missão que, no final das contas, pode ser, meramente “um pequeno passo” para o Brasil” – diz o comentário da embaixada dos EUA, numa alusão jocosa à célebre frase de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua, dizendo que seu feito se tratava de um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade.

  15. Creio que o conhecimento e a tecnologia para a construção de foguetes o Brasil já domine completamente e não precise de terceiros para construir um. O que falta simplesmente são verbas para o mesmo, falta também interesse político e vergonha na cara daqueles que deveriam investir no avanço tecnológico do Brasil. Cabe ressaltar que o Brasil fabrica mísseis de cruzeiro, como por exemplo o MATADOR da Avibrás de 300 km de alcançe e o mais difícil que é preparar toda a eletrônica e a guiagem foi conseguida, sendo portanto de se imaginar que aumentar o alcance desses mísseis seja muito mais fácil pois bastaria aumentar seu tamanho adicionando uma parte maior contendo propelente.

  16. Os EUA tem medo do Brasil poder criar o seu proprio VLS pois esse foguete com poucas modificaçoes pode levar carga nuclear ao inves de satelite e os EUA sabe que o Brasil tem total dominio sobre o Uranio, e para o Brasil fabricar Foguetes Nucleares seria daqui pra li, e mesmo com a inspeçao da ONU nas Usinas nucleares brasileiras se o Brasil quiser enriquecer uranio para fins bélicos ele fario isso com muita facilidade o que deicharia os EUA com o C.. na mão, e com isso eles nao poderiam mas influenciar ou ameaçar com sanções o Brasil. O que tornaria o Brasil realmente uma Super Potencia Militar.
    Mas o VLS nao esta longe de se tornar realidade, pois ja esta em desevolvimento, eu vi com meus prorpios olhos um teste de turbina que sera usado nele.

  17. Creio também que o projeto do VLS seja de total domínio do Brasil, cabendo ressaltar que com pequenas alterações o VLS possa se transformar em um míssil balístico intercontinental carregado com ogiva convencional ou termonuclear (já que o Brasil desvendou o segredo da ogiva W – 87 norte americana). Cabe ressaltar que com a capacidade intelectual de nossos militares esse projeto pode até já existir só que apenas não saiu do papel. Daí a preocupação dos EUA com nosso avanço na área missilística.

  18. Fica uma pergunta na minha mente, tem algum inimigo pior do que eles (EUA) para o Brasil. E porque esse desejo da presidenta dilma querer se aproximar deles. Ja estamos fartos de desprezo por parte deles.

  19. Onde está a independência do governo do Brasil que lhe permite sentar à mesa de negociações com os eternos piratas universais, e não ficar com as “calças sujas de medo ” ??? Falta muita vergonha na cara !! A ambição política burra é terrível ! Como vincular Acordos de Ajuda militar com a França, com situações internacionais do Irã ! Primeiro o Brasil, 2º o Brasil, 3º o Brasil e assim por diante. Luiz

  20. Ela tá querendo uma parceria de = p =, coisa q eles jamais farão. ela e mt tola se real/ acreditar nisso. E + tolos ainda são esses Ucrânianos, ou então, são uns 5 colunas dos ianks infiltrados…sacanagem .Sds.

  21. porque o brasil tem que pedir benções aos americanos,os ucranianoa,a tecnologia não é deles,talvez os ucranianos tuvesse sim aos russos,é cada uma,talvez ai esteja o motivo da sabotagem de alcantara,e quem!os russos fazem negocio,os chineses fazem negocio.

  22. lamentavel isso,
    vergonha em se brasileiro, pois ainda mantem o f-18 na disputa para não contrariar eles, que vergonha…
    aposto que a desclassificaçao do sukhoi tem com certeza dedo americano, NJ, fantoge, pois abriu as pernas pela retirada do sukhoi, agora esse TSA, que não duvido que seja aprovado pelos nossos MELA CUECAS “politicos e vendidos, venha uma guerra, qualquer coisa, coloquem a prova nossa ‘soberania’, talvez assim os idiotas que tem o poder nas mãos abram os olhos e seja mais patriotas e parem de fazer do nosso brasil uma peneira!
    serio gente, estou tremendo de raiva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. “Cabe ressaltar que com a capacidade intelectual de nossos militares esse projeto pode até já existir só que apenas não saiu do papel”

    Eu fico imaginando onde estão as toneladas de plutônio geradas em Angra I e II desde que entraram em operação… Ah! Procurem algo como “Programa Nuclear Paralelo” no Google… Há coisas surpreendentes lá…

  24. Rsrs Recorreu ao Vampiro que vetou e nos bastidores ainda sabotou rsrs e agora sinaliza com parceria com os desafetos rsrs Estamos perdendo tempo com esses caras e seria bem melhor fecharmos logo com os Russos pois são os unicos que dispóe de tecnologia confiavel e conosco querem formar consorcios e parcerias em muitas areas.Ou entramos nessa de vez ou por motivos de força maior.forças ocultas,comando invisivel ou sei la mais o que,fora a biquinho torcido de muitos militares,continuaremos somente a aspirar a ser algo um dia so Deus sabe quando rsrs

  25. Eu sempre falei que a desclasificação do SU foi por medo de represalias e embargos e ainda jogarão o pepino para a FAB assumir.Sei que tem alguns na FAB que querem pilotar o F18 como sonho de aeronauta.Desclassificar o melhor,não cogitar o Typhoon e colocar o Gripen de boi de piranha esperando os gringos se atolarem com as retrições a TT e assim favorecer ao Rafale foi a jogada mas agora as coisas se inverteram.Quero so ver se a Madame escolhe um dos tres ou se tem um piripaque de TPM e encerra logo essa novela e como Presidente escolhe o SU ou o Typhoon e pronto se descabela que tiver de se descabelar so não pode é perdermos mais tempo.Sei não mas acho que os Russos levam essa e ela não fluir para o Rafale.

  26. Eu pago R$ 3,00 por dia pra andar de ônibus em São Paulo. Se alguém me oferecer uma passagem 30% mais barata, eu vou recusar? Imagine então lançar satélites. Tanto EUA quanto França e União Européia ficariam em desvantagem, mesmo com a base de Kourou muito próxima do equador. Os russos e os chineses estão doidos pra garantir um acesso mais fácil ao espaço e o sítio de Alcântara é perfeito em termos de localização e clima. Mesmo a Índia, q passa um revés no seu programa espacial, poderia ser uma parceria importante. O futuro da exploração espacial é a cooperação, pq essa é uma brincadeira cara q quase nenhuma potência quer ficar bancando (vide os cortes orçamentários na NASA).

  27. Sérgio Ruiz, lógico que nao foi acidente, e muito menos falha na seguraça dos militares, e sim falcatrua entre o governo corrupto que vira a bund… para os EUA e os proprios Yankes, aposto que eles ofereceram bilhoes para os ladroes de Brasilia e ai deicharam que tudo acontecessem e fizeram vista grossa,tanto é que os caças da FAB foram atras dos objetos nao indentificados que apareceram nos radares mas nao encontraram.

  28. .
    Temos as nossas responsabilidades, mas eles também tem, querer isenta-los depois disso tudo que fazem para nos bloquear acesso a algo por ai, é ser muito contra o Brasil e seus interesses…
    .
    Muitos estao justificando a ação deles contra o nosso pais, isso vai muito além de governos e partidos, isso é uma questão fundamental para o desenvolvimento da nossa nação… essa justificação ai de que eles tem razao é o que segundo os senhores, patriotismo??
    .
    Patriotismo seria exigir que o nosso país desse mais recursos ao programa, mas isentar nação estrangeira de suas sabotagens, embargos, boicotes, pressões aos nossos parceiros não, isso ai não é patriotismo, nunca foi e nunca sera, isso ai pareceria mais colaboracionismo com o interesse estrangeiro contra o do pais natal, não vejo outra explicação!!!
    .
    Valeu!!

  29. Na época das cavernas um homem de nacionalidade alemã chamado Ernest Von Braun , lançava seus foguetes V-2, V3, V8 da Alemanha na Inglaterra. Eram os primeiros foguetes intercontinentais . Ao mesmo tempo o criador da bomba atômica, outro alemãe e prêmio nobel em 1933 de nome W.Heisenberg, criava o primeira bomba atomica . A primeira explosão de um artefato nuclear e o segunto foi apenas uma experiencia. W. Heisenberg foi preso e fez a bomba atomica America que depois foi solta em Hiroshima e Nagasaki. Até hoje, passados quase mil anos , o Brasil cagão, não consegue nem um nem outro , pois teme os EUA.
    Não consegue lançar um foguete próprio e nem construir a sua bomba atomica . Eh um país livre , mas tem muito mêdo. Tem mêdo até da própria sombra . Países que dominam os misseis intercontinentais e tem a sua bomba atomica : UCRANIA, RUSSIA, EUA, INGLATERRA, FRANÇA , ISRAEL, IRÃ, CHINA, INDIA, COREIA DO NORTE, PAQUISTÃO …. daqui a pouco o Uzubequistão, a Mongólia, Uganda , Moçambique terão a sua bomba e os misseis . Enquanto isto o país chamado Brasil , continua querendo decifrar a pedra da roseta .

  30. Os americanos nao sao tao espertos como se pensam , sao oportunistas apenas .O Brasil com todas as riquezas em seu subsolo,ale da amazonia,aguifero guarani,e pre sal ,enfim ,tem mais e que se aliar com os russos,indianos, e chineses ,em todas as ares ,nao so em pesquisas ,tecnologicas como tambem em defesa militar,Se os gringos acham que sao os donos do mundo ,estao equivocados.Se os americanos arrumar encrenca com os brazucas ,vao arrumar encrenca com o resto do mundo ,pois o Brasil tem gente dos quatro cantos do mundo dentro dele.Pois o Brasil e amigo de todos os povos, nao temos inimigos ,Ao contrario dos americano ,que so tem inimigos para todos os lados , Tenho orgulho de ser brasileiro, e defenderei o Brasil ate no inferno se for preciso ,nem que for na pedrada ,morrerei ,mas levo 10 americanos comigo ,se haver uma guerra ,Inshallah vamos todos para o paraiso de Allah , asala maleicom.Ao mesmo tempo ,antes de invadir o Brasil , os gringos tem que saber que no Brasil ,nossos islamitas brazucas sao guase um milhao , Pregamos ,para nao haver guerras ,Mas se fomos invadido ,pagaremos para nao sair dela , Se o que e do Brasil por direito ,nao ser dos brasileiros ,Nao seras de ninguem,mostraremos a eles a verdadeira JIHAD BRAZILEIRA .

Comentários não permitidos.