Defesa & Geopolítica

VBTP-MR Guarani: Iveco confirma planta em Sete Lagoas

Posted by

Imagem: Oxygino Aviation Arte – 3D Illustration

LEONARDO FRANCIA

A Iveco Latin America, braço do grupo Fiat responsável pela fabricação de caminhões e utilitários, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, vai instalar nova planta destinada à produção de 2,044 mil veículos blindados encomendados pelo Exército Brasileiro na cidade. A informação foi dada pelo diretor Comercial da empresa na América Latina, Alcides Cavalcanti, durante o evento de lançamento do Daily Massimo 70C16 HD, realizada ontem, em Sorocaba (SP).

“Ainda estamos em fase de homologação do contrato, mas está praticamente certa a instalação da nova planta em Sete Lagoas porque toda a logística e a área de desenvolvimento de produtos ficam na cidade. Não faz sentido construir a fábrica em outro local”, afirmou Cavalcanti.

O executivo explicou que serão feitos testes com protótipos dos veículos por um período de um a dois anos e depois a Iveco iniciará a produção em série. Ele ressaltou, mais uma vez, que o plano da empresa “é fazer uma extensão do complexo indutrial já instalado em Sete Lagoas e construir uma planta específica para a produção dos veículos na cidade”.

O contrato para a fabricação das 2,044 mil unidades do modelo base da nova família de Veículos Blindados para o Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) foi assinado entre a Iveco e o Exército Brasileiro em dezembro do ano passado. A produção dos veículos, que irão substituir os antigos modelos Urutu em uso pelas Forças Armadas do país, de acordo com o documento, será executado de 2012 até 2030 e tem valor previsto de R$ 6 bilhões.

Imagem: Oxygino Aviation Arte – 3D Illustration

Entretanto, o diretor da Iveco revelou que, como o contrato é de longo prazo, uma nova remessa dos veículos pode ser solicitada à fabricante durante o período. Cavalcanti não revelou o valor do investimento, porém, a produção da fábrica, segundo a Fiat, será de 120 veículos blindados por ano. A unidade demandará também aproximadamente 110 fornecedores diretos e 600 indiretos.

Anteriormente, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, der Bolson, também afirmou ao DIÁRIO DO COMÉRCIO que a empresa assegurou ao Executivo da cidade, durante visita do gerente da Iveco responsável pela fabricação dos veículos à cidade, que os blindados de uso militar serão integralmente produzidos em Sete Lagoas.

O projeto VBPT é resultado de uma licitação promovida pelo Exército em 2007 e vencida pela Iveco. O blindado terá condições para transporte de 18 toneladas e será equipado com motor diesel de tração 6×6 e capacidade anfíbia. Cada veículo fará o transporte de 11 militares.

Imagem: Oxygino Aviation Arte – 3D Illustration

A Usinas Siderúgicas de Minas Gerais (Usiminas) fará o desenvolvimento do aço estrutural balístico em conjunto com a Iveco e o Exército Brasileiro.

Minas passa por um boom de inversões na área militar, por ser mediterrâneo, é estratégico para que a indústria bélica possa desenvolver seus produtos no Estado, como o caso da Helicópteros do Brasil S/A (Helibras) em processo de expansão em Itajubá para também atender encomendas das Forças Armadas.

Fonte:  Diário do Comercio

42 Comments

shared on wplocker.com