Hu reivindica soberania de Pequim sobre Tibete e Taiwan

AFP  —  O presidente chinês, Hu Jintao, fez um apelo nesta quinta-feira aos Estados Unidos, pedindo que o país respeite a soberania reivindicada por Pequim sobre o Tibete e Taiwan e advertindo sobre os riscos de “tensões” entre as duas potências do Pacífico.

“A história de nossas relações nos mostra que estas terão um desenvolvimento regular e sem enfrentamentos, enquanto ambos os países saibam como manejar os assuntos nos quais o outro tem interesses maiores”, declarou Hu durante um discurso em Washington.

“Sem isso, nossas relações terão problemas constantemente – ou seja, haverá tensões”, afirmou.

“Os assuntos relacionados a Taiwan e ao Tibete dizem respeito à soberania e à integridade territorial da China, e representam o centro dos interesses chineses”, afirmou.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. “A história de nossas relações nos mostra que estas terão um desenvolvimento regular e sem enfrentamentos, enquanto ambos os países saibam como manejar os assuntos nos quais o outro tem interesses maiores”, chamo na chincha hein

    PS: Gostei da intimidade, o presidente Hu rsrsrs

  2. E os abUSAdos , ñ terão meios de dizer-lhes “Vc esão enganados”, vão depender cada x + deles, e franca/, Taiwan e o tibet sempre foram da china…Quem vai dizer ao contrário? Valeu.

  3. O caso de Taiwan e de Israel são semelhantes. Os dois países se estabeleceram em território hostil e só irão sobreviver por meio da força.
    Não tenho a mínima condição de dizer quem está certo ou não já que não entendo bulhufas de direito internacional, mas aqui pra nós, torço para que haja a paz tanto no OM quanto na Ásia Oriental e que haja entendimento entre os governos.
    Já ao Tibet, acho que indiscutivelmente deveria ser dado o status de nação soberana e independente, e viver em harmonia com seu vizinho poderoso.

  4. A saida para este abacaxi, ja possui um roteiro bem escrito ,com o desenvolvimento a China começa a ter condiçoes de mudar a visao que o povo de Taiwan tem por ela.Taiwan fara parte da China ,mas com um sistema economico e politico identico ao de Hong kong.Dessa forma ambos os povos satisfarao seus objetivos.E como moeda de troca a unificaçao das Coreias.Todos nos sabemos que a China tem a Coreia do norte como uma futura moeda de troca e que Taiwan so nao virou poeira por causa dos EUA.PODEM anotar isto!Depois me mandem os cumprimentos!

Comentários não permitidos.