Submarino NRP Tridente da Marinha Portuguesa sofre avarias

http://www.rotaaerea.com.br/images/news/1246/tridente.jpg

O NRP Tridente, submarino considerado a joia da coroa da marinha portuguesa, sofreu avarias no seu revestimento. Segundo explicou, Alexandre Santos Fernandes, porta-voz da Marinha, o reparo das avarias consiste em uma intervenção”estimada entre cinco a oito dias de duração”.

Questionado sobre se tem informação de deficiências com equipamentos fabricados pela mesma empresa em outros países, Santos Fernandes revelou que a Marinha soube pela “imprensa” de um problema “muito semelhante” com os submarinos encomendados pela Grécia. “Temos conhecimento pela imprensa que os submarinos gregos tiveram um problema muito semelhante a este, mas não temos informação oficial”, precisou.

“É um problema menor que não coloca em risco a segurança do submarino e da tripulação. Estamos falando de um revestimento, de uma capa exterior, cujo único objetivo é dar-lhe forma e torná-lo mais aerodinâmico”

explicou ainda. Sobre o segundo submarino encomendado à empresa alemã, o Arpão, que chegará a Portugal no primeiro semestre, já tem as deficiências “corrigidas”.

Fonte: Rota Aérea

11 Comentários

  1. Essa situação com o submarino português poderia ser um bom motivo para o Brasil ter escolhido a tecnologia francesa, apesar de que outro cliente da DCNS, a Malasya, também teve problemas com o Scorpene. Porém devemos lembrar que o que interessa para a MB é o desenho do casco ser compatível com de um ssn.

  2. Segundo o que sei, disseram que não grave… ele é um bom submarino e adequado ao que a nossa marinha precisa, provavelmente mais uns não era mau, mas nesta altura de austeridade seria um suicídio.
    Preocupa-me mais a forma como eles foram adquiridos do que este problema de cobertura.
    (Ironia ligada)
    Talvez no futuro quando Portugal comprar um sub novo, daqui a uns 70 anos, irá comprar a um país que constrói equipamentos que nunca se ouve falar em problemas e nunca sofrem avarias, são isentos de falhas e que têm tudo superior aos outros.

  3. O scorpene foi vendido e entrou em operação na malasya e no Chile(na Índia e no Brasil ainda não entraram em operação)e ambos os operadores tiveram serios problemas,ja o U-209/212/214 estão em uso em varios países,inclusive no Brasil, e poucos tiveram problemas.

  4. francoorp disse:
    21/01/2011 às 10:51

    Ainda bem que escolhemos os Submarinos Scorpene Franceses… mas tinha gente que somente pra ser do contra queria os alemaes por aqui

    E ainda a esse possibilidade devido os tranbiques do reaparelhamento e politicas exteriores desatradas exemplo caso batisti

    E tem gente querendo agora que dilma e presidente trocar pelo alemão

  5. Sim Sim… Battisti… sei… até parece que os Italianos sao estupidos, trocar bilhoes por um terrorista deles que esta nas mesmas condiçoes de outras centenas deles livres em terras francesas, e pelo mundo… e eles nao fazem todo esse drama como conosco.
    Isso é jogo politico para fazer esquecer os inquéritos e polemicas que o Berlusconi tem com a justiça, no fim eles sabem que podem fazer esse jogo concosco pois sabem que perdoaremos e nao guardaremos rancor, pois no fim a nossa cultura e a deles é praticamente a mesma… mas esse tipo de coisa com os outros por ai nao da pra fazer pois eles perderiam muito com isso!!

    No fim sao eles que perdem nao nos, tem sempre a mae Russia pra se procurar algum armamento… e tem as novas fragatas deles que tem perfil Stealth também… nao vejo problema algum!!

    Valeu!!

  6. A escolha do Scorpené se deu por causa do submarino nuclear, achou-se que seria melhor os Scorpenes + o sub. nuclear do que o U-214 com AIP, decisão acertada na minha opinião. Não fosse isso, com certeza a Marinha ia de U-214, seja pela história dos U-209 na MB, seja pelo fato dos alemães se dedicarem à contrução de submarinos convencionais a mais de 100 anos e terem tocado o terror no atlântico nas duas guerras mundias com seus submarinos.

    Esta é só a minha humilde opinião baseada em alguns fatos, nada que se compare à opinião dos maiores especilistas brasileiros em submarinos, capazes de elucidar-nos com comentários tão profundos, esclarecedores e cheios de fatos e conhecimentos do tipo:

    “E desejavam esta porcaria da TKS na Marinha.”

    Agora se o Sr. Wolfpack estiver se referindo a linha de cafeteiras elétricas NKS TKS-214, por favor perdoe-me

Comentários não permitidos.