Senador quis armar país contra Venezuela

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2009/09/char29092009.gifWIKILEAKS OS PAPÉIS BRASILEIROS
Heráclito sugeriu aos EUA uma parceria contra ameaça de Chávez, diz telegrama
Parlamentar do DEM nega relato feito por diplomata; “Seria idiotice da minha parte fazer essa proposta”
BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu a Washington estimular a produção de armas no Brasil para barrar supostas ameaças de Venezuela, Irã e Rússia, afirma um telegrama secreto obtido pelo site WikiLeaks.
Ele apresentou a ideia ao ex-embaixador americano Clifford Sobel, diz informe do diplomata de 2007.
O parlamentar, que presidia na época a Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, disse à Folha que a história não procede.
Pelo relato, Heráclito pediu uma reunião “urgente”.
Ele disse estar “verdadeiramente preocupado” com a influência do presidente venezuelano Hugo Chávez e sugeriu um plano para armar Brasil e Argentina contra a suposta ameaça bolivariana, “antes que fosse tarde”.
Ainda segundo o telegrama, o senador sugeriu acionar empresas privadas, para mascarar a ação dos EUA.
Não há registros de que a ideia tenha sido executada.
Em outro telegrama, de 2008, o embaixador conta que Heráclito relatou a suposta presença de terroristas em ONG controlada por petistas no Piauí e disse temer a instalação de guerrilha esquerdista em Rondônia.
As mensagens fazem parte do pacote com milhares de comunicados diplomáticos que o WikiLeaks começou a divulgar em novembro. A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da sua divulgação no site do grupo (www.wikileaks.ch).
O senador, que não se reelegeu, negou o relato. “Não tem fundamento. Sou pacifista. Seria idiotice minha fazer uma proposta dessas.”
Colaborou FERNANDO RODRIGUES, de Brasília

Fonte: FSP via CCOMSEX

22 Comentários

  1. Esse cidadão é mesmo um idiota.

    Diante dessa negativa, é de se perguntar se o Diplomata Americano está mentindo. Claro que deve proceder mesmo.

    Que coisa feia em ex senador! homem que não sustenta o que diz não é homem e sim um rato.

  2. Sem comentários…Me parece que o senador avaliou mau a situação e deve ter ouvido um não como resposta.Acho que ele não sabe que nenhum país repassa tecnologia de mão beijada assim,só por que um senador acha o Chaves uma ameaça.Os EUA não precisão de nossa ajuda para acabar com o CHavez,eles são plenamente capazes de elimina-ló sozinho,já que eles são experts em derrubar governos latino-americanos.

  3. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO NA TERRA DO PAI JOÃO E DA MÃE PRETA.
    .
    Não duvido nada que tal idéia tenha existido, e partindo do Heráclito, todo pode acontecer,até a vaca vooa na imaginação patética dele.Heheheh…..

  4. Será q ele disse c ou sem o ovo na boca?
    Será q o embaixador usou guarda chuva p s proteger da cuspideira dele?
    São muitas dúvidas, só n dúvido da veracidade do fato, sem dúvida devia estar planejando p ganhar algum em cima da história, parabéns ao povo brasileiro por n ter reeleito este canalha, pena q outros tao ruins ou piores foram eleitos.

  5. Nacionalmente conhecido pela imensidao de suas bochechas e por sua voz grave, assemelhada a uma tuba soando em sua regiao mais profunda, o tal Senador mais uma vez comparece polemicamente ao noticiario, ao tentar, “colocando a boca no trombone”, instigar os EUA a armar Tupiniquins e Los Hermanos contra Mr. Keys e seus Asseclas Bolivarianos.
    Nem traques, estalinhos, poh de mico e mal cheirosos barbantes feitos a partir da emulacao dos odores exalados pelos gases germanicos (a mais avancada arma quimica moderna, somente comparavel a bomba de cobalto-torio G) o tal PRALAMENTAR conseguiu.
    Agora soh lhe resta desdizer-se, assumindo a pecha de sicofanta de pijamas (considerando a frustracao de escrutinio pela qual passou).
    Esse tipo de politico eh mesmo (como muitos dos seus pares) insipido,inodoro,incolor, voluvel e volatil !!
    Traduzindo … uma verdadeira nulidade !

  6. Esse senador Heráclito é uma incógnita. Alguém sabe dizer se está chupando a língua ou cuspindo ela??? Se o embaixador americano desejasse uma engraxada no sapato eu não ficaria surpreso com a manchete: “Senador Heráclito lustrou o sapato do embaixador americano com a língua”. É de dar raiva, a quantidade de político neste pais que são uns VENDIDOS.

  7. Pelo visto não deu certo.
    Só estou vendo helicóptero Russo, Barco Frances e uns caças invisíveis da Mulher Maravilha..
    Só se tem ‘blackwaters’ na Amazônia, lá com os índios.

  8. Me orgulho de saber que o eleitor não reconduziu este ser ao Senado Federal. Foi um dos parlamentares mais deploráveis de nossa história. Sempre do lado de quem tem dinheiro e contra o trabalhador…

  9. Antes todos criticam a falta de investimento no setor e a ameaça venezuelana com suas compras bélicas. Agora, que alguém decide criar um plano pra fazer a industria bélica do país crescer e criar uma linha de investimento, essa pessoa é chamado de nojento e debocham de sua boca. O que é uma icognita, é a hipocrisia.

  10. Vocês só olharam a foto dele na internet e estão usando isso para demonstrar o quanto(………..).
    ,
    Parem de falar de quem não conhecem.
    ,
    Não sei que raio de entusiastas são vocês ou se são só um (Comentário Editado: Lucasu) que só comentam o assunto que gostam.
    ,
    “Dãn, os iankees vao destrui o munduuu
    naum saum confiaveiz”
    ,
    É por isso que quase mais ninguém com um nível mínimo de bom senso comenta aqui.
    ,
    Nada contra o site, mas o pessoal aqui não sabe nada.

    ,
    Fui.

  11. Uma conduta desastrosa deste senador. Embora seja contra o Hugo Chaves e o seu movimento, pois sou um, democrata convicto, devemos buscar sempre uma relação harmoniosa com os nossos vizinhos.

  12. ..+ sua preocupação com a situação do BRASIL, ante o rearmamento venezuelano, tem até certa lógica; eu ainda desconfio do chapolin, ñ contra o BRASIL, + por ver nele uma figura Q TD FARÁ P MANTER-SE NO PODER, ainda q mt dos deles , ou nossos morram.E esse é o meu medo. Poderá lançar a AS em uma atraso mt grd se empreender uma guerra por causa de nada. Se o mesmo julgar q parte da guians e dele? E partir p anexação, pela força?Sds.

  13. Sei lá, este WikiLeaks, merece tanta consideração???
    Este embaixador pode ter mentido! Ou talvez o senador
    Heráclito Fortes o tenha feito xD

    Mas essas noticias sei lá…
    Documento realmente importante não vaza..

  14. Tiago Santos , gostei do seu comentario ( documento realmente importante não vaza ). Agora o quê esse parlamentar fez ( ou não fez ? ), acontece em qualquer lugar do Planeta . Abraços à todos …

  15. Esqusito ja vi ele falando exatamenteo oposto!
    Quando esteva no brasil o Edouard Guillaud, chefe do estado maior particular do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e de Eric Trapier, vice-presidente da fabricante de aviões Dassault Para vender o Rafale
    Esta registrado no senado que:
    O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) indagou ao almirante se o Brasil poderia utilizar o Rafale em solidariedade à Venezuela numa hipotética invasão deste país à Guiana francesa. Muito diplomaticamente, o almirante não respondeu diretamente à pergunta, mas afirmou que, comprado o avião, o Brasil pode fazer com ele o que quiser.
    isso esta registrado no Senado 01/10/2009 – 19h30
    vejam
    http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=96002&codAplicativo=2

  16. Pacifista predidindo a comissão de defesa do senado? Por isso que nossas FFAA estão às mínguas, com equipamentos e instalações sucateados (faltando grana até pro rancho)…

    Precisamos de nacionalistas e desenvolvimentistas, e não pacifistas e ambientalistas!

    Brasil, ame-o ou deixe-o!

Comentários não permitidos.