Presidente da China nega que país busque domínio militar

http://www.brasileconomico.com.br/public/uploads/articles/foto_pagina/Hu_Jintao_presidente_china_bb_01.jpgAlessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

O presidente da China, Hu Jintao, disse nesta quinta-feira em Washington, no terceiro dia de sua visita aos Estados Unidos, que seu país não tem interesse em dominar militarmente outras nações nem adota uma “política expansionista”.

“Nós não nos engajamos em corridas armamentistas nem representamos uma ameaça militar para nenhum país”, disse Hu, ao discursar em um encontro de líderes empresariais chineses e americanos, em Washington.

“A China nunca irá buscar a hegemonia nem perseguir uma política expansionista.”

Hu disse ainda que as relações entre os Estados Unidos e a China historicamente gozam de um crescimento constante e suave quando os dois países levam em conta os interesses de ambos e pediu maior cooperação nas áreas de economia e segurança.

Congresso

O presidente chinês também se reuniu nesta quinta-feira com líderes republicanos e democratas no Congresso americano, onde ouviu críticas e preocupações dos parlamentares sobre uma série de questões.

Hu manteve encontros separados com o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, e com o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

Em um comunicado após o encontro, Boehner disse que discutiu com Hu a necessidade de a China adotar mais medidas de proteção à propriedade intelectual e de o país avançar na questão dos direitos humanos.

Leia mais na BBC Brasil:

A questão do “comportamento agressivo” da Coreia do Norte também foi discutida, segundo Boehner.

Uma das principais críticas dos congressistas americanos em relação à China se refere à questão cambial.

Os Estados Unidos acusam a China de manter a sua moeda, o yuan, artificialmente desvalorizada, e assim obter vantagens competitivas para suas exportações.

Antes mesmo da chegada de Hu aos Estados Unidos, um grupo de 84 congressistas enviou uma carta a Obama pedindo que alertasse o presidente chinês de que a paciência dos americanos está “chegando ao limite” nesse tema.

Jantar

A recepção fria no Congresso contrastou com a pompa empregada pelo governo americano nessa visita, considerada a mais importante de um líder chinês aos Estados Unidos em mais de 30 anos.

Na noite de quarta-feira, tanto Boehner quanto Reid recusaram o convite para o jantar de Estado oferecido em homenagem a Hu na Casa Branca.

Reid chegou a chamar o presidente chinês de “ditador” em uma entrevista a uma emissora de televisão.

Na quarta-feira, em uma entrevista coletiva ao lado do presidente Barack Obama, Hu respondeu a uma pergunta sobre a situação dos direitos humanos na China e afirmou que o país ainda tem muito a fazer nesse tema.

No entanto, a resposta não foi transmitida pela TV chinesa.

Hu disse que a China é um país em desenvolvimento, com uma enorme população e em um estágio crucial de reformas, que ainda enfrenta muitos desafios sociais e econômicos.

Segundo analistas, é provável que ao mencionar os direitos humanos o líder chinês tenha se referido à necessidade de melhorar o padrão de vida de milhões de chineses, e não a uma possível abertura em relação a liberdade de expressão, de religião e outros temas.

O próprio Obama afirmou que as diferenças em relação à questão dos direitos humanos eram algumas vezes “motivo de tensão” entre Estados Unidos e China.

“Eu acredito que parte da justiça e parte dos direitos humanos está no fato de as pessoas conseguirem ganhar seu sustento e terem o suficiente para comer, e terem moradia e eletricidade”, disse Obama na coletiva conjunta.

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. esse é o único presidente que vai aos EUA e deixa todos cos rabinhos no meio das pernas.
    Até esse Reid ai, teve que engolir o que ele tinha dito.

    Eu tenho muito medo se a China virar um EUA e começar a mandar nos outros países.

  2. creio que todo pais é soberano,e nenhum outro tem o direito de interferir em assuntos particulares ,este tema de direitos humanos mexe com uma estrutura enorme,porque os americanos não fecharam guantanamo ainda,la tem presos que são inclusive torturados,e ai EUA obama tire primeiro o ergueiro do teu olho depois vcs podem curar os outros.

  3. O presidente chines pode negar, mas é bem evidente que a China busca com urgencia adquirir poderio militar. Cuidado a China vai ser bem pior que os EUA. Eles são implacáveis e não se dão bem com as liberdades.

  4. Hu Jintao está apenas seguindo o script tradicional da diplomacia. Países que crescem e se expandem como a China não precisam dizer com palavras o que a dinâmica do desenvolvimento impõe como realidade geopolítica e militar para a consolidação de interesses e predominância universal. A história tem seus percalços e muitas imprevisibilidades porque sempre foi um processo dinâmico e aberto, mediado pela ação dos homens que se fazem sujeitos dos acontecimentos. A China, tanto com a Índia, descendem de civilizações milenares e são uma das poucas que conseguiram se manter culturalmente intactas e novamente emergir como protagonistas mundiais. É polêmico certamente para alguns, diria ignorantes, mas o mundo ficaria melhor ainda se uma outra cultura, no caso a persa (Irã), retomasse o seu assento na história que lhe é devido. A civilização e paz só teriam a ganhar.

  5. Claro!!!
    Os chineses não iriam declarar que buscam capacitação e e contramedidas pra negar aos abUSAdos acesso à sua área de interesse. Calada…calado ja tem capacidade de cegar satélites, destruição de porta-avioes e agora aviões de 5 geração. Aposto que esse ano ainda vai aparecer coisa nova pra assustar os abUSAdos. A tomada de Taiwan ai não foi concretizada por que os EUA ainda não se envolveu num conflito de grandes proporções, tipo defender a Geórgia quando essa novamente quiser tomar de volta os territórios perdidos para Rússia.
    E afirmo ainda que, se um corrida armamentista der início, quem vai quebrar desta fez como aconteceu com a URSS vai ser os Estados Unidos.

  6. Ninguem segura mais a China. Os chineses são um povo sério e inteligente. Quem dera se o Brasil seguisse o exemplo desse povo sofredor, começando e executar com tiro na nuca os criminosos, corruptos e omissos em punir.

  7. Estamos vendo surgir um império, e este tem tudo p ser um dos mais tiranos d todos os tempos, p quem reclama dos Yankees, algo muito, MAS MUITO PIOR esta despontando no horizonte.

  8. Beto disse:
    21/01/2011 às 12:09
    .
    Eu preferia que a Dinamarca fosse o lider global, ao invés da política falida de que o poder è do detentor do poder hegemonico econômico militar. Esse foi o erro do ocidente, pois esta China que esta nascendo, fará o mesmo que fizeram, mas esta não gosta de liberdade.

  9. Os chineses, atualmente, é o povo mais sério e honesto que há. Os EUA e Reino Unido são os piratas, e o Brasil a bagunça-organizada. Se o Brasil tivesse adotado o Regime da China há 25 anos, hoje teríamos o segundo PIB desse planeta.
    Na minha opinião, nós regredimos em várias áreas, principalmente na política, economia e ética.
    Veja o Caso Gamecorp, que vergonha.

  10. Dandolo

    A Honestidade só pode ser aferida onde há transparência e liberdade de espressão, resumindo, DEMOCRACIA!!!

    No mais tudo numa ditadura pode ser maquiado fácilmente… Vide que niguém “Previa uma queda brusca da URSS”!!!!

Comentários não permitidos.