Índia e China vão ocupar espaço deixado pelo Brasil

http://cdn.wn.com/pd/7a/e2/c2ad0548b269460f00e9364d2682_grande.jpg

Jamil Chade – O Estado de S.Paulo

Se o Brasil estará longe de Davos neste ano, Índia e China ocuparão o espaço deixado pelo País e o fórum deixa claro que será para o Oriente que o poder mundial será transferido.
Segundo os organizadores, o evento de 2011 baterá recorde de participantes indianos. A delegação contará com 140 representantes, quatro vezes mais do que há dez anos.
Os chineses também comparecerão com um grupo importante, incluindo representantes de províncias. Em dez anos, a participação chinesa cresceu cinco vezes.
“Há uma mudança do centro de gravidade do poder do Norte para o Sul, do Ocidente para o Oriente”, afirmou Klaus Schwab, presidente e fundador do Fórum Econômico Mundial.
Para Schwab, se o mundo não entender essas mudanças, não vai conseguir redesenhar suas regras para lidar com futuras crises.
Apesar da presença dos emergentes, são os países ricos é voltarão a dominar a agenda do encontro. Seis chefes de governo dos países do G-8 confirmaram suas presenças no evento.

Fonte: Estadão via CCOMSEX

11 Comentários

  1. Senhora Dilma está muito mais preocupada com a política interna do país.

    Oq difere de seu antecessor, o Lula, q deixou bem claro sua posição de querer colocar o Brasil como Player mundial.

    Sem esquecer o fato q nossa política de defesa já ñ é mais uma das prioridades…

    “Diplomacia sem respaldo de poder militar é mero exercício de retórica”. By Kissinger

    Falow

  2. Escolher uma economista como presidente dá nisso: Austeridade Fiscal e contas no azul..rs..
    Pena q nossa política internacional soberana fica no vermelho.
    Eu sei q é começo de governo, mas um pouco menos de pragmatismo cairia bem…
    Oq os kamaradas estão achando desta aproximação com os EUA?
    Falow

  3. Sim, está no início de governo, mas pode estar acontecendo uma pesquisa direta se há mudanças desejadas dos EUA serão encurtadas ou deixadas mesmo para segundo plano. A bola está com eles, alongou-se por conveniência a resposta do FX-2, acenou-se com ímpeto de moderação quanto ao Irãm, mas…e aí, na muringa vai água ou não? Fórum Mundial, G8 batendo beiços, mas o equilíbrio indo para o sul e oriente…os EUA dormiram mesmo? Torcanejam a ponto de babar na gola?
    Minha aposta, os EUA dormem sim profundamente, cheios de planos e pouca complacência e assimilação ao novo player regional. Tendem a entrar em desespero depois por grave falha deste momento, e pior…nem imaginam o que fazer para reconduzir ou se reposicionar neste equilíbrio atual. Talvêz estejam apostando em suas Nukes com koringa, mas isso só funciona como granada dentro de um elevador; se puxar o pino, é lnha em todos, e não encontra nem o pino depois…rs.

  4. Fabrício disse:
    20/01/2011 às 15:45
    Senhora Dilma está muito mais preocupada com a política interna do país.

    Oq difere de seu antecessor, o Lula, q deixou bem claro sua posição de querer colocar o Brasil como Player mundial.

    Sem esquecer o fato q nossa política de defesa já ñ é mais uma das prioridades…

    “Diplomacia sem respaldo de poder militar é mero exercício de retórica”. By Kissinger

    Falow

    Pleno Acordo
    Por algum tempo nessas três décadas de vida pode ver o Brasil ser pelo menos ouvido e visto como um país grande. Não espero do governo Dilma, um governo como do Sr. Luiz Inácio (Or Concur), mas, é necessário que Exª Srª. Presidenta tome ciência que o país não assinalou para um voto de mudança, o voto foi de continuidade (87% de aprovação em 31/12/2010) exceto a impressa brasileira ninguém quer o retorno da subserviência aos EUA,corte no orçamento? FX-3?,Quase inércia na catástrofe do Rio de Janeiro? Distanciamento do Oriente Médio, após histórico trabalho desenvolvido pelo Amorim? Permitam-me realizar um breve relato: Eu sou de Recife-PE,cujo prefeito João Paulo(PT)teve dois mandatos de revitalização social, econômica e cultural da cidade, ele elegeu seu sucessor também Chamado de João Paulo, esse atual prefeito é um tecnocrata,assumiu a prefeitura e praticamente rompeu relações com o outro, fez muito mais, desconstruiu todo o trabalho de seu antecessor, é a turma da meritocracia, dos concurceiros limitados, dos que enxergam “O dia e não o Sol ou a noite, e não a lua” queira Deus não ser esse um prenuncio dos próximos quatro anos da Exª Sra. Presidenta Economista.

    Jeferson Rodrigues de Souza

  5. “Sem esquecer o fato q nossa política de defesa já ñ é mais uma das prioridades…”

    Fabricio, política de defesa nunca foi prioridade para os presidentes civis deste país, por favor, planos para o Brasil ter uma marinha decente em 2047 não pode ser mais do que uma piada ¬¬

  6. “Se o Brasil estará longe de Davos neste ano, Índia e China ocuparão o espaço deixado pelo País ”

    óh! como o Brasil ousou recusar o convite e resolveu não comparecer a Davos?
    estadão, estadão, o vira-lata de costume…sempre dourando a pilula dos europeus e norte-americanos.

  7. A mentalidade colonizada dos analistas do “estadão” e da “falha de São Paulo” não entende que o Brasil e Lula já deram seu recado em Davos há alguns anos. Nosso país quer desenvolvimento humano e nacional baseado na solidariedade e no bem estar coletivo e regional, por isso a prioridade é o fortalecimento cada vez maior do mercado interno e do Mercosul. Davos ainda é um “clube da luluzinha” financista e descolado das realidades sociais dos países. Não acredito que a China e à Índia pensem diferente do Brasil, logo eles também não darão a míníma para Davos.

  8. O Brasil está com sérios problemas internos. Não conseguimos colocar nenhum político venal na cadeia.
    Vamos afundar de podre.

Comentários não permitidos.