F 22 Raptor: Pressões para a reabertura da Linha de produção

http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Edwards2005/Highlights/F22ClimbingWithAfterburner_1.jpg

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Plano Brasil

Apenas dois anos depois de Robert Gates, secretário de Defesa anunciar a decisão de encerrar a produção do F-22 Raptor em após a produção de 187 aeronaves, o programa pode estar prestes a ressugir das cinzas como uma Phoenix. Gates tomou teria tomado a sua decisão sobre a alegação de que países especialmente Rússia e China – não poderiam desenvolver ou não teriam um caça 5G ou um equivalente capaz de impor ameaça a soberania dos EUA em pelo menos uma década ou mais. No entanto, recentemente o secretário se reuniu com seus colegas do exército popular da China, m momento em que foi anunciado o primeiro voo de testes do seu demonstrador o J-20.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2011/01/PAK-FA-J-20-F-22-580x797.jpgUm ano atrás, sobre fortes críticas Gates ignorou o fato da Rússia e Índia terem mostrado a o mundo o seu demonstrador, oriundo de um programa de cooperação para desenvolvimento de uma aeronave semelhante, conhecido atualmente como o T-50. Hoje, como se vê as projeções de ameaças prováveis de Gates estão terrivelmente erradas.

O surgimento da J-20 é apenas um exemplo dos investimentos amplos e profundos da China em alargar as suas capacidades militares. Segundo informou o Almirante Willard, Comandante do Comando do Pacífico dos EUA, o sistema chinês de mísseis balísticos anti-navio havia chegou a sua capacidade operacional. Este é um sistema sem paralelo no mundo, os EUA não tem nada parecido. Além disso, o relatório anual do Departamento de Defesa sobre as atividades militares chinesas, aponta para um grave cenário de atividades não declaradas, como um plano secreto de construção de frotas de submarinos nucleares e diesel-elétricos, guerra de minas, Escoltas antiaéreas mais avançadas do que se imaginava, bem como novos sistemas de mísseis ar-superfície, mísseis balísticos, vigilância do espaço e da guerra cibernética.

http://clatl.com/imager/f-22-raptor-voted-best-advanced-fighter-jet-partially-manufactured-in-cob/b/original/1448439/dd01/f22_6.jpg

Em 06 de janeiro, no pronunciamento do Departamento de Defesa de eficiência, o secretário falou sobre cortes e economias mas também em novos programas claramente destinados a combater a crescente ameaça da China. Ele fez menção especial ao financiamento do desenvolvimento de um novo bombardeiro estratégico. Ele também iterou sobre um aumento na implantação de sistemas interceptadores de mísseis tanto no exterior como no território continental dos Estados Unidos. Isso claramente reflete as preocupações de Washington sobre os programas de mísseis balísticos na China, Coréia do Norte e no Irã.

http://nycaviation.com/newspage/wp-content/uploads/2009/09/Lockheed_Martin_F-22A_Raptor_JSOH.jpg

Tendo em vista a “nova” ameaça é hora de trazer de volta a F-22. Baseados em relatórios recentes extraídos de simulações de combate em jogos de guerra, o pentágono concluiu que a poderosa força de caças táticos ocidentais seria esmagada num confronto com uma força chinesa mais numerosa e composta por aeronaves de inferior desempenho ( caças de 3ªe 4ª geração). A situação seria ainda mais catastrófica com a introdução de um caça mais avançado como o J-20.

O relatório aponta que mesmo após a incorporação do F-35 Joint Strike Fighter, os EUA não lograriam a desejada superioridade aérea, com capacidade ofensiva suficiente, dado ao número limitado de F-22 em condições de combate.

http://www.militarydesktop.com/data/media/2185/F_22_Raptor_5.jpgO F-22 tem capacidades diferentes de qualquer outro caça do mundo. Sua furtividade permite ao F-22 abater aeronaves hostis antes que seja sequer detectado. Seus perfis operacionais de altitude máxima e velocidade criam uma vantagem cinemática que otimiza o alcance dos mísseis BVR AMRAAM AIM -120. A combinação de supercruzeiro e a furtividade permite ao F-22 escapar das defesas do solo e das ameaças ar-ar.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/01/090729-F-0990S-791.jpgEm última análise, a guerra sempre foi um jogo de números. Em algum ponto, os adversários tecnicamente inferiores porém numericamente superiores podem simplesmente sobrecarregar o adversário equipado com as melhores armas. Nos conflitos tecnologicamente equiparados a supremacia numérica determinará o vencedor. Embora o F-22 seja provavelmente um caça superior ao J-20, os poucos 187 não vão ser suficientes para lidar com uma Força Aérea Chinesa, que é numericamente superior e que caminha a passos largos reduzindo o fosso tecnológico que existia entre a Força Aérea do Exército Popular Chines e a Força Aérea dos EUA. Antes que seja tarde demais, a administração Obama precisa ressuscitar o programa F-22 e ampliar ainda mais o seu efetivo em pelo menos mais 200 caças.

—-
Daniel Goure, Ph.D.
Instituto Lexington

Fonte DEFPRO

48 Comentários

  1. Será? Acho q é só história p venderem essa joça pros otários interessados, uma forma de gerar empregos, conseguir grana e acalmar a indústria de defesa.

  2. Uma versão com novo material RAM, aviônicos e sistemas estado-de-arte, e com estrutura revisada, ou seja uma versão corrigindo os defeitos do F-22A, tornando o caça mais barato de operar e ainda mais mortal é tudo que a USAF quer. Usar F-15C com AESA como Stop Gap e aguardar os novos Raptors, parece ser a solução. Ou aguardar o desenvolvimento dos estudos do F-XX.

    []’s

  3. Uma nova versão do F22 anabolizada e mais viável, além de alguns truquinhos na manga pondem fazer os americanos se tornarem mais confiantes na tal superioridade aérea… Mas temo que só o F22 não seja o suficiente como truque principal….

  4. nao acredito que o f22 seja tao superior assim, e mesmo com 200 caças a mais os estados unidos nao terao mais superioridade aérea no mundo.
    se juntar china e russia estados unidos ja era.

  5. O f-22 vai é QUEBRAR os EUA.

    Imagina, com todos os gastos de guerras,querem mais f-22 e querem um NOVO bombardeiro… poxa, o B-2 tá ainda novinho em folha, nem usado direito foi e querem outro projeto?? não tem dinheiro que aguente.
    Ah, e ainda pegam dinheiro emprestado da china pra pagar as despesas…

    Eles vão é quebrar como quebraram em 29 se continuarem desse jeito.

  6. Falam mal do J-20 BlackDragon ainda é cedo pra isso rsrs o dragão negro ainda tem mais 3 ou 4 anos de desenvolvimento final para ai sim começar a produção em massa dele, um dia em um momento de ignorância dos grandes lideres mundiais ainda vou ver esse dragão negro dando uma surra na caixa de fósforos voadora dos yankes o F-22 rsrs

  7. Programa de upgrade do F-22:
    Increment 3.1:

    Dotará o Raptor com exponencial melhorias, como o radar de abertura sintética que irá melhorar a capacidade de ataque ao solo, sistemas de missão que permitem guiar com precisão bombas de pequeno diâmetro; capacidades de ataque eletrônico nas defesas aéreas inimigas e redirecionamento dinâmico que permite ajustes de missão de minuto em minuto.

    http://www.boeing.com/news/frontiers/archive/2008/july/i_ids05.pdf

    Increment 3.2:

    Proverá significativo adicional na proteção eletrônica,melhorias Link 16, uma melhor capacidade de identificação de combate, possuirão função multi-link de dados avançadas, capacidade de lançar bomabas em velocidade super-sônica (SDB), melhor direcionamento de geo-localização, sistema de prevenção de colisão no chão automática e a capacidade de utilizar as novas armas ar-ar (AIM-120D e AIM-9X).

    http://integrator.hanscom.af.mil/2010/April/04152010/04152010-20.htm
    Falow

  8. OS TODOS PODEROSOS.
    .
    Não devemos subestimar o miraculoso poder dos lobes das grandes corporações de armas dos EUA;como se vê, eles são capazes de ressuscitar o que até há meses atrás estava morto.
    .
    Para eles não importa como se encontra a economia do pais,nem que o tio sam vá pro brejo.
    .
    Essa historia da China e da Russia, é a mesma estratégia que elas usaram na guerra fria para tiram mais dinheiro dos cofres publico;só que naquela época, eles amarravam o cachorro com linguiça.
    Hoje a história é outra, eles estão disputando a comida do toto a tapa; e se o rex bobiar, vira “hot dog”.Hahahah…!

  9. Bem, de acordo com a matéria, não sou só eu que não leva muita fé no F-35 para superioridade aérea.

    Ou os EUA compram mais F-22 agora, ou a superioridade aérea da USAF estará seriamente ameaçada durante os próximos 20 anos.

    abraços a todos

  10. os anti EUA… se alvoroçam…bobinhos..rsrs
    o F22 se voltar a ser produzido sera aperfeiçoado em tudo..
    modo chutodromo.. 01 Raptor deve valer 05 Dragões amarelos..rs

  11. Nunca vi um país com tamanha capacidade de superação.
    Não podemos subestimar essa capacidade dos EUA.
    Foi assim na 2a. guerra mundial, foi assim quando empurraram 1 milhão de chineses de volta para a fronteira chino-coreana, na guerra da Coréia, foi assim quando o Reagan resolveu quebrar a União Soviética, com investimentos maciços (Guerra nas Estrelas etc.) que eles não puderam acompanhar e “abriram o bico”.
    E, para concluir, os EUA têm o F22, a China vai ter o J20, a Russia vai ter o T-50

  12. “Falam mal do J-20 BlackDragon ainda é cedo pra isso rsrs o dragão negro ainda tem mais 3 ou 4 anos de desenvolvimento final para ai sim começar a produção em massa dele, um dia em um momento de ignorância dos grandes lideres mundiais ainda vou ver esse dragão negro dando uma surra na caixa de fósforos voadora dos yankes o F-22 rsrs”

    Quanta bravata meu caro! você não acha que está exagerando quanto ao Stealth Xing-ling? Sem falar que você está esquecendo do PAK FA que certamente, junto com o F-22, é superior ao J-20. Que tal dar uma lida nesse texto:

    http://www.aviationweek.com/aw/generic/story.jsp?id=news/awst/2011/01/17/AW_01_17_2011_p20-281824.xml&headline=Stealthy%20Chinese%20J-20%20Vulnerable&channel=awst

  13. Espero q volte a linha de produção e q quebrem de x, nada paga isso, Os caças da china e dos Rússos estão deixando os ianks quase q histéricos, tem mt de onda mesmo. P comprarem + armas.Sds.

  14. Esses americaninos ,despertam paixoes e odios em muitas tietes.Mas realmente ,a linha de produçao nao vai ser reaberta,os que ja foram produzidos dao conta do recado,o problema da oxidaçao ja esta subcontrole,as unidades que foram recolhidas voltarao ja com incrementos tecnologicos.Quando o pak fa e j20 entrarem em serviço o caça de SEXTA G,ja estara em testes de voo,para alegria de muitos e tristezinha de outros.

  15. Depois que inventaram a bomba atômica, acabou essa história de guerra convencional entre duas potencias, a não ser quando elas usam um teatro qualquer como Afeganistão e Vietnã.

  16. Prezados
    Acredito que cedo ou tarde o F-15 Silent Eagle tomará o lugar dos F-16 e do SuperHornet F-18 E/F pelo seguinte motivo ele já existe, o anterior F-15 (salvo engano)é ou foi o caça mais testado em combate e com mais vitória e sem perdas. O caso é simples: produção em alta escala do F-15 SE para se contrapor.
    Abraços

  17. Olá Hornet
    Acredito que o F-15 SE seja mais barato e mais interessante do que o F-35 que tem tido atrasos sistemáticos

  18. A China já é dona de parte dos EUA.. com tantos empréstimos que eles fazem a CHINA..logo log via Estados Unidos COM A CHINA.

  19. Eu não acredito que haverá uma encomenda adicional de caças F-22.
    Também não creio que a USAF encomende o Silent Eagle.
    A estratégia mais provável para combater as ameças emergentes representadas pelos caças de quinta geração da Rússia e da China será a integração de radares AESA nos F-15 e F-18 Super Hornet em operação, a continuidade do programa F-35 (A,B,C), um aumento da prioridade de alguns outros programas avançados, notadamente dos UAVs de combate da US Navy (N-UCAS) e provavelmente uma aceleração do conceito do caça de 6ªG.
    O J-20 interessa bem mais a USN que a USAF, e programas navais terão prioridade.
    A capacidade futura dos aviões não tripulados de combate não deve ser menosprezada.
    Apesar de não serem específicos para a arena ar-ar, o combate aéreo dessas aeronaves não tripuladas não estará aquém de suas capacidades.
    Serão altamente furtivos (all aspect/broad band), terão alta persistência (100 horas), trabalharão em rede cooperativa e serão dotados de sensores e armas diversos, que com certeza incluirá mísseis ar-ar, radar AESA e sistemas IRST avançado.
    Além disso há um movimento no sentido de dotar vários vetores com sistema IRST, como por exemplo o F-15C, E, F-18 E/F.
    Também terá posição de destaque o EA-18G e o F-35, com seu sistema avançado de detecção térmica omnidirecional.
    A capacidade do F-22 poderá até vir a ser incrementada mais do que o previsto (introdução de um IRST ou mesmo do sistema DAS do F-35, etc), mas também não creio que ocorrerá tendo em vista a tática adotada para estas aeronaves, de cooperação via rede com outros caças (outros F-22, F-15, F-35, UAVs, etc).
    A capacidade de guerra eletrônica de todos os segmentos das forças armadas americanas está muito à frente da capacidade de seus “concorrentes”, e continuará assim por um tempo indeterminado, e isto é um diferencial que deve ser levado em consideração em qualquer análise de capacidade operativa.
    Quando os vetores furtivos de russos e chineses estiverem operacionais e em quantidade, provavelmente a capacidade de neutralizar radares baseados em terra e aviões de apoio do inimigo por parte dos americanos também estará reforçada. Além da capacidade de atacar as bases aéreas usando uma grande quantidade de recursos, que vão desde os B-2, B-1B, UAVs de combate, F-35, F-22, F-18E/F, Tomahawks, etc (sem falar um novo bombardeiro avançado que deverá voar em 2018).
    Ainda não vislumbro uma ameaça séria à superioridade aérea americana na hipótese improvável de um embate convencional contra a China ou Rússia, tendo em vista a doutrina de guerra aérea e aeronaval em curso nas forças armadas dos EUA, que privilegia a combinação e coordenação de vários recursos, do conjunto, não colocando em nenhum recurso (por exemplo, no F-22) em especial o ônus do sucesso.
    E ainda resta no último caso a adoção do Silent Eagle e até bancar o projeto de um Silent Hornet para fazer par com o F-35 e antes da chegada do 6ªG em 2025, substituído o Super Hornet e o F-22.
    Nos últimos meses vimos russos e chineses tirarem suas cartas da manga, praticamente do nada. Talvez podemos nos surpreender nos próximos meses com algum projeto secreto americano saído do forno la da Skunk Works ou da Área 51, que porá mais lenha na fogueira.
    Os EUA pode estar em séria crise econômica e até ideológica, mas não creio que irá entregar os pontos sem vender caro sua derrota.
    Sem falar que eles têm como símbolo a águia, pássaro que como todos nós aprendemos com o E.M.Pinto num belíssimo artigo sobre o Silent Eagle, pode voltar mais mortífero que antes após passar por uma aparente ruína.
    Ursos e dragões que se cuidem.

  20. Ninguém vai ameaçar a soberania e a superioridade aérea ianque ELA JÁ ESTÁ AMEAÇADA E ISSO É FATO AMÉM já estava mais do que na hora, eles sabem disso só que nunca vão engolir o orgulho e admitir tanto que querem trazer de volta o Raptor e a marítima também, como foi dito juntando T-50 e o J-20 e mesmo que eles produzam em massa o Raptor não será o suficiente e contando a Índia com mais T-50 mais não seria preciso, agora eles vão ter que conviver por anos com esse pesadelo de terem sua soberania ameaçada coisa que nunca tiveram e sempre fizeram os outros países temerem inclusive o Brasil o feitiço virou contra o feitiçeiro eles não tem experiência em como se combater um inimigo que estão quase ou de igaul com eles já tomaram porrada na somália e Vietnã que eram inferiores estão levando outra no Afeganistão nunca atuam sozinhos sempre levam a OTAN com eles que potência militar é essa que precisa de ajuda pra invadir países que não tem condições entrar em guerra QUERO VER O T-50 E O J-20 VINDO PRA CIMA DELES acabar com a soberania deles de vez eles atualmnete estão em desvantgem mesmo que o Raptor volte aos montes a superioridade aérea ianque não existe mais, dois Stealf contra 1 tá no papo a superioridade numérica chinesa contabilizada em bilhões tchau tchau tio sam bandeira branca SOBERANIA AMERICANA NÃO EXISTE MAIS quando o T-50 e o J-20 estiverem a todo vapor na ativa bandeira branca tio sam

  21. Caro Lucas Calabrio,

    Eu faria algumas observações:

    O F-15 Silent é uma solução de marketing da Boeing,sendo oferecido como um caça de quase 5ªgeração, mas não é um caça de 5ªG. Para a substituição dos F-16, haverá uma redução no nº de esquadrões e substituição por F-35 e UCAVs, como o Predator e o Sentinel.

    No caso do F-18 E SH, que é operado pela USNavy, existe a opção de desenvolver um Silent Hornet, mas também estudos de um 5.5ª geração, o F-XX. Para os F-18C legacy, os F-35C tomarão lugar.

    Internamente a USAF , até a chegada de uma solução definitiva, vai fazer um upgrade nos F-15 C, com radares AESA e outras modernizações, para operar em pares com o F-22.

    []’s

  22. Mais um golpe para tirar o din din dos trouxas dos americanos.. Esse avião não funciona a contento, nunca cumpriu uma função real e custa a bagatela de U$ 300 milhões cada um… Só serviu para eleger deputado safado lá nos STATES, país em que a corrupção é legalizada..

  23. A China ta querendo quebrar os EUA msmo. Só o protótipo do J-20 já serviu pros americano fica sem durimir. Agora tão numa sinuca de bico, reabri a linha do F-22 vai custar até a mesada dos sobrinhos do Tio San, ou baixar a bola (que não vai acontecer já que eles não dão o braço a torcer). A melhor solução e buscar mercados emergentes para tentar vender suas armas, claro sem repassar a tecnologia. Na queda de braço ente EUA e China, a china leva vantagem já que usa dso pontos fracos do inimigo para arruinar sua moral(a arrogancia dos americanos ainda vai custar caro, e ja esta pesando na sua econômia).

  24. J-20 Black Eagle (tradução Google)

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://engforum.pravda.ru/showthread.php%3F303494-CHINESE-J-20-BLACK-EAGLE-5th.-GENERATION-FIGHTER-AIRCRAFT-December-2011.&ei=Uco5TdeGOoH68Ab_md3HCA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CB8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3D%2522Chinese%2BJ-20%2BBlack%2BEagle%2B5th.%2BGeneration%2BFighter%2BAircraft%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1280%26bih%3D607%26prmd%3Divns

  25. Fogo pessoal que sentimentos mais antiamericanos…
    Acho que o F 22 e uma bela maquina, não tira merito aos russos ou chineses os seus PROJECTOS (NÃO ESTÃO EM PRODUCÇÃO) são espectaculares tambem.
    abraço

  26. CHENGDU J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft

    Military Factory > Military Aircraft > Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Fábrica Militar > Aeronaves Militares > Chengdu J-20 Black) Eagle Multirole Aeronaves (

    Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Chengdu J-20 (Águia Negra) Aeronaves Multirole

    The Chengdu J-20 is expected to reach operational status in 2018 with the Chinese Air Force. O Chengdu J-20 é esperado para alcançar o status operacional em 2018 com a Força Aérea Chinesa.
    Authored By Staff Writer | Last Updated: 1/7/2011 De autoria do escritor Staff | Última actualização: 2011/01/07
    More Pictures Mais Fotos
    Cockpit View Cockpit View
    3-View 3 Veja-
    Quick Graphs Quick Gráficos
    Compare Aircraft Compare Aeronaves
    The Chinese Chengdu J-20 “Black Eagle” is a 5th Generation fighter design exhibiting stealth characteristics not unlike the American Lockheed F-22 Raptor. Os chineses Chengdu J-20 “Black Eagle” é um lutador design de 5 ª geração com características stealth não muito diferente da americana Lockheed F-22 Raptor. The Chinese military industry has long held a reliance on outside help, particularly from the Soviets/Russians, to make her a force to be reckoned with in the modern world. Os militares da indústria chinesa tem prendido por muito tempo uma dependência da ajuda externa, especialmente dos soviéticos / russos, para torná-la uma força a ser reconhecida no mundo moderno. As such, most of their Cold War-era inventory was made up largely of Soviet fighter and bomber designs. Como tal, a maior parte de seu estoque da época da Guerra Fria era composta basicamente de caça soviético e os projetos de bombardeiro. While this was something of an effective measure for the time, is also doubled as a vital learning experience for Chinese engineers who worked on reengineering various weapon systems and airframes – even some that were illegally copied to begin with. Enquanto isso era algo de uma medida eficaz para a época, também é dobrado como uma experiência de aprendizagem essencial para os engenheiros chineses que trabalhavam na reengenharia de sistemas de armas diferentes e de células – mesmo alguns que foram copiados ilegalmente, para começar. This ended up producing some adequate indigenous offerings but it has not been until recently that the Chinese military began producing indigenous military aircraft of note. Este acabou por produzir alguns indígenas ofertas adequadas, mas não foi até recentemente que os militares chineses começaram a produzir aviões militares indígenas da nota. Backed by a large influx of cash from its burgeoning economy, China has begun a process of modernization that include the development of a 5th Generation stealth-minded fighter. Apoiado por um grande afluxo de dinheiro de sua economia em expansão, a China iniciou um processo de modernização, que incluem o desenvolvimento de um stealth Geração de espírito lutador 5. The Chengdu and Shenyang aviation firms – both having garnered decades of experience with Soviet/Russian designs – are two of the top performers for the Chinese military for aircraft concerns. O Chengdu e empresas de aviação Shenyang – ambos com garnered décadas de experiência com Soviética / projetos russos – são dois dos melhores desempenhos para os militares chineses para as preocupações da aeronave. That, along with suspected Chinese cyberespionage of Western information, are thought to be the driving force for the development of the new J-20. Isso, junto com ciberespionagem chineses suspeitos de informação ocidentais, são pensados para ser a força motriz para o desenvolvimento do novo J-20.

    The Chengdu J-20 attempts to cover what has been proven in other fighter designs to date (both 4th and 5th Generation types) and is the culmination of the latest in Chinese supercruise capabilities, airframe maneuverability, STOL (Short Take-Off and Landing) qualities and stealth technology. O Chengdu J-20 tenta cobrir o que foi comprovado em projetos outro lutador até à data (ambos de 5 ª geração e 4 tipos) e é o culminar de mais recente em recursos supercruzeiro chineses, manobrabilidade da célula, STOL (Short Take-Off and Landing) qualidades e tecnologia stealth. Stealth design philosophies of the J-20 revolve around much of what makes the American F-22 Raptor stand out in a crowd. filosofias de design Stealth da J-20 giram em torno de muito do que faz o americano F-22 Raptor se destacar na multidão. Conscious attempts have been made to ensure that the new Chinese aircraft can compete successfully with the best that the major superpowers have to offer including use of strategic angles to deflect radar emissions, radar absorbing materials to retard the aircraft’s radar signature and an internal weapons bay to promote a less faceted radar target. tentativas conscientes têm sido feitos para garantir que os chineses novos aviões podem competir com sucesso com o melhor que os maiores potências mundiais têm a oferecer, incluindo a utilização de ângulos estratégicos para desviar as emissões de radar, materiais absorvedores para retardar a aeronave assinatura radar e um compartimento de armas interna promover um radar alvo facetada menos. The J-20 is believed to be on par with the American F-22 and F-35 fighters and the upcoming Russian Sukhoi T-50/PAK FA currently in development – joining an elite group of modern fighters to say the least. O J-20 se acredita ser a par com o americano F-22 e F-35 e caças russos Sukhoi próximos T-50/PAK FA atualmente em desenvolvimento – juntar um grupo de elite de lutadores modernos para dizer o mínimo. Should she enter service within the next decade, the Chinese will take yet another step towards being seen as a legitimate world superpower and major military player – particularly in a region where their influence is well known. Ela deveria entrar em serviço dentro da próxima década, os chineses terão ainda um outro passo no sentido de ser visto como uma superpotência mundial legítimo e importante player militar – especialmente em uma região onde a sua influência é bem conhecida. While the US intelligence community originally estimated that the Chinese would not have a competent stealth-minded aircraft until 2020 or later, the Chinese are expecting their J-20 to be operational beginning in 2018, perhaps even as early as 2017. Enquanto a comunidade de inteligência dos EUA inicialmente estimado que os chineses não teriam uma aeronave stealth-minded competente até 2020 ou mais tarde, os chineses estão esperando seu J-20 começa a ser operacional em 2018, talvez mesmo já em 2017. At any rate, the arrival of the J-20 will drive the modernization of the Chinese military even further – a fact that has many persons in Washington, the Pacific and throughout Asia quietly worried. De qualquer forma, a chegada do J-20 vai conduzir a modernização do exército chinês ainda mais – um fato que muitas pessoas em Washington, no Pacífico e na Ásia em silêncio preocupado.

    The Chinese undertook a variety of aircraft development programs throughout the 1990s to which the West utilized such designation markers as “J-XX”, “JX” and “XXJ” to delineate these different endeavors. O chinês empreendeu uma série de programas de desenvolvimento das aeronaves em toda a década de 1990 para que o Ocidente utilizados marcadores designação como “J-XX”, “JX” e “XXJ” para delinear esses empreendimentos diferentes. At their core, the programs sought to fulfill a requirement for a new indigenous Chinese 5th Generation fighter platform to be rated on par with any other such aircraft in the world. Em sua essência, os programas procurou cumprir a exigência de uma nova quinta geração de caças plataforma chinesa indígena a ser avaliado a par com qualquer outra aeronave, como no mundo. The end-product of the J-XX program became the J-20 “Black Eagle”, a collaborative effort between the Chinese firms of Chengdu Aircraft Corporation and Shenyang Aircraft Corporation. O produto final do programa J-XX tornou-se o J-20 “Black Eagle”, um esforço colaborativo entre as empresas chinesas de Chengdu Aircraft Corporation e Shenyang Aircraft Corporation. Two airframes were completed by November of 2010 with these prototypes designated internally as “S/N 2001” and “S/N 2002”. Duas fuselagens foram concluídas em novembro de 2010 com estes protótipos designado internamente como “S / N 2001” e “S / N de 2002”. These are expected to serve as test flight and stationary stress test examples respectively. Estas são esperados para servir como teste de voo e teste de estresse exemplos estacionária, respectivamente. Construction of the airframe is said to center on heavy use of advanced composites for maintaining inherent stealth characteristics but also make for a substantially cheaper product to manufacturer on a large scale when compared to her global counterparts. Construção da estrutura do avião é dito para o centro no uso pesado de materiais compósitos avançados para a manutenção das características inerentes stealth, mas também para fazer um produto mais barato substancialmente a fabricante em larga escala, quando comparado com os seus homólogos a nível mundial. However, some have questioned the availability of such advanced composites in quantity for the Chinese, leading some to believe that these components might be imported into the country. No entanto, alguns têm questionado a disponibilidade de tais compósitos avançados em quantidade para os chineses, levando alguns a acreditar que estes componentes podem ser importados para o país.

    The J-20 is of a conventional layout as fighters go – though it is worth mentioning that the size of the J-20 is greater than that of the American F-22 or Russian Sukhoi T-50/PAK FA development. O J-20 é de um layout convencional como combatentes ir – embora seja importante ressaltar que o tamanho da J-20 é maior do que o americano F-22 ou Sukhoi russo T-50/PAK desenvolvimento de FA. Taken as a whole, the J-20 appears to be the body of the experimental, delta-wing Mikoyan Project 1.44 aircraft with the nose section of a Lockheed F-22 Raptor. Tomado como um todo, o J-20 parece ser o corpo do experimental Mikoyan, asa-delta Projeto 1,44 aeronaves com a seção de nariz de um Lockheed F-22 Raptor. The fuselage is noticeably long and wide presumably for the use of large amounts of internal fuel stores, advanced avionics capacities and large internal weapons bays. A fuselagem é notavelmente longo e largo, presumivelmente, para o uso de grandes quantidades de reservas de combustível interna, aviônicos e grandes capacidades avançadas armas baias internas. The cockpit is held well forward in the design and the engines are fitted in the rear. A cabine é mantida bem à frente no design e os motores são montados na parte traseira. Canards are set along the forward portion of the fuselage and serve to provide improved vortex lift for the airframe body. Canards são definidos ao longo da parte da frente da fuselagem e servem para fornecer o elevador vórtice aperfeiçoado para o corpo da célula. Likewise, the use of the anhedral set main wing assemblies works in conjunction with these canards to help improve lift. Da mesma forma, a utilização do conjunto principal anhedral conjuntos asa funciona em conjunto com os canards para ajudar a melhorar elevador. The main wing assemblies, each sporting anhedral, are delta in arrangement and the vertical fins on the tail noticeably canted outwards. A ala conjuntos principais, cada anhedral desportivas, são delta no arranjo e as aletas verticais na cauda visivelmente inclinados para fora. The vertical tail fins and forward canards are all-moving surfaces, hinged at internal joints, and help in providing for an agile airframe. As aletas de cauda vertical e canards para a frente são todas as superfícies em movimento, articulado nas articulações internas, e ajuda no fornecimento de uma estrutura ágil. There are two small ventral fins near the trailing edge of the main wings, outboard of either engine. Existem duas pequenas nadadeiras ventrais perto da borda de fuga das asas principais, motor de popa de qualquer motor. The engines are buried deep within the middle and aft portions of the fuselage, aspirated by a set of inward slanted intake openings to either side of the cockpit. Os motores são enterrados na porção média e para trás da fuselagem, aspirado por uma série de aberturas de entrada para dentro inclinada para um dos lados do cockpit. The intakes are preceded by a bulbous chine mount that is contoured rather elegantly to either cockpit side. Os consumos são precedidos por um chine bulbosa montagem que tem contorno bastante elegante para os lados da cabine. From the first few initial photographs of the J-20, the engines seem to exhaust through a pair of conventional nozzles so no thrust vectoring is apparent in the prototypes. Desde as primeiras fotografias inicial da J-20, os motores parecem de escape através de um par de bicos convencionais, de modo nenhum a vectorização do impulso é aparente nos protótipos. Stealth plays an important role in the design of the J-20 so plasma technology is used in the various exposed moving joints of the vertical tail fins and forward canards. Stealth desempenha um papel importante na concepção do J-20 para que a tecnologia plasma é usado em vários expostas juntas de movimento das nadadeiras e cauda vertical canards frente. The undercarriage is wholly conventional and made up of a tricycle landing gear arrangement featuring a single-wheeled nose leg and a pair of single-wheeled main landing gear legs. O material rodante é inteiramente convencional e composto por um arranjo de engrenagens de pouso triciclo com um nariz de rodas do único-pé e um par de rodas de engrenagem única pernas de pouso principal. The nose leg retracts forward under and aft of the cockpit floor while the main legs retract forward into the sides of the fuselage. A perna do nariz retrai frente e para trás sob o assoalho da cabine, enquanto as pernas principais retrair frente para os lados da fuselagem. Of note here is the “saw-tooth” edges of the landing gear doors – consistent with the stealth design philosophy of the F-22 Raptor. De nota aqui é o “dente de serra” arestas das portas do trem de pouso – coerente com a filosofia de design stealth do F-22 Raptor.

    Internally, the J-20 will sport the latest in Chinese fly-by-wire technology and advanced fire control and engine management features. Internamente, o J vai desporto 20 o mais tardar em chinês fly-by-wire, tecnologia e controle de incêndios e recursos avançados de gerenciamento do motor. The pilot will most likely control the aircraft through a traditional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arrangement and have access to a single, wide-angle, full-color “glass” cockpit liquid crystal display ala the Lockheed F-35 Lightning II. O piloto, provavelmente, controle mais a aeronave através de um tradicional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arranjo e ter acesso a um único, grande-angular, full-color “vidro” cockpit display de cristal líquido ala do Lockheed F-35 Lightning II. In conjunction with the LCD may be a helmet-mounted sight system for the pilot. Em conjunto com o LCD pode ser montada uma visão do sistema de capacete para o piloto. A wide-angle HUD (Head-Up Display) will provide pertinent performance and mission information to the pilot above the instrument panel. Uma grande-angular HUD (Head-Up Display) irá fornecer um desempenho pertinente e informações de missão para o piloto acima do painel de instrumentos.

    While sources vary on the exact powerplant types to be used in the J-20, it is suspected that the Russians will deliver Saturn 117S (AL-31) series engines rated at approximately 32,000lbs of thrust to the Chinese. Embora as fontes variam nos tipos powerplant exato a ser usado na J-20, suspeita-se que os russos vão entregar Saturn 117S (AL-31) os motores da série avaliado em cerca de 32.000 libras de empuxo para os chineses. This may be an interim solution due to delays in the development of indigenous thrust-vectoring engine. Esta pode ser uma solução provisória, devido a atrasos no desenvolvimento de motores a vectorização do impulso indígenas. Chinese sources state the indigenous engine design effort to be the WS-10 or WS-17 series turbofan powerplant outputting at about 30,000lbs of thrust. fontes estatais chinesas a concepção indígena do esforço do motor para ser o WS-10 ou WS série turbofan powerplant 17-saída de cerca de 30.000 libras de empuxo. These will incorporated thrust-vectoring nozzles for significantly improved maneuverability and supercruise capability. Estes serão incorporados vetorização bicos-de impulso para melhorar significativamente a manobrabilidade e capacidade de supercruzeiro.

    It is only natural to compare the Chinese J-20 with the established American F-22 Raptor. É natural comparar o chinês J-20 com o estabelecido americano F-22 Raptor. While there are some visual similarities to the casual observer, further inspection quickly dispels the thinking that the J-20 is an exact copy of the American fighter. Embora haja algumas semelhanças visuais para o observador casual, uma inspecção mais aprofundada rapidamente dissipa a pensar que o J-20 é uma cópia exata do caça americano. The J-20 makes use of a large-area delta wing design without traditional tail surfaces whereas the F-22 make use of a diamond-type wing arrangement with horizontal tail surfaces aft of the main wing assemblies. O J-20 faz uso de uma área de grande asa delta sem design superfícies de cauda tradicional enquanto o F-22 fazem uso de um tipo de asa arranjo de diamante com superfícies de cauda horizontal traseira da asa conjuntos principais. The J-20 also features ventral fins and forward canards, two design elements not utilized by any other 5th Generation stealth-minded fighter for they tend to compromise stealth characteristics. O J-20 também possui barbatanas ventrais e canards para a frente, dois elementos do projeto não utilizados por qualquer geração stealth quinta-minded outro lutador para que tendem a comprometer as características stealth. The J-20 is significantly larger than her American competitor and longer from nose to tail, leading most to assume that the J-20 design is focused on range and an expanded weapons capability needed to cover the vast Chinese airspace. O J-20 é significativamente maior do que sua concorrente americana e mais do nariz à cauda, a maioria levando a supor que o J-20 do projeto é focado em escala e uma capacidade expandida de armas necessários para cobrir o espaço aéreo chinês vasto. The J-20’s supercruise capability is largely unknown though general thinking is that the F-22 would have the advantage in this field due to its size and proven capabilities. O J-20 é a capacidade supercruzeiro é desconhecida, embora o pensamento geral é que o F-22 teria a vantagem neste campo, devido ao seu tamanho e capacidades comprovadas. The J-20 does share a similar nose design and also sports a similar single-piece canopy consistent with the F-22. O J-20 concorda com um projeto semelhante do nariz e também um esporte semelhante peça única copa coerente com o F-22. Presumably, the radar array is housed in the nose cone though it may be a borrowed system from the Russian Sukhoi Su-30MKK as Chinese radar technology is generally thought to be lacking when compared to those available to the Russians and the Americans. Presumivelmente, a matriz de radar está alojado no cone de nariz que ele pode ser um sistema emprestado do russo Sukhoi Su-30MKK como a tecnologia de radar chinês é geralmente tido como falta quando comparados com aqueles disponíveis para os russos e os norte-americanos.

    The J-20 completed a much publicized taxiing trial on January 6th, 2011 at the Chengdu Aircraft Design Institute airfield within the Sichuan Province (Southwestern China). O J-20 completou um táxi julgamento muito divulgada em 06 de janeiro de 2011 no aeroporto de Chengdu Aircraft Design Institute na província de Sichuan (sudoeste da China). Taxiing trials are often the forerunner to a complete flight cycle test perhaps upcoming in 2011. Taxiing ensaios são frequentemente o precursor de um voo ciclo completo, talvez próximo, em 2011. At this pace, and barring any significant delays, the J-20 will certainly achieve operational service by the end of the decade. Nesse ritmo, e salvo qualquer atraso significativo, o J-20, certamente alcançará o serviço operacional até ao final da década.

    Some Western news sources have dismissed the appearance of the available J-20 photographs as a nothing more than propaganda by the Chinese authorities to showcase a mockup fighter design and not a true working prototype. Algumas fontes de notícias ocidentais consideram a aparência do disponível J-20 fotografias como nada mais do que propaganda pelas autoridades chinesas para apresentar um projeto de combate mockup e não um verdadeiro protótipo de trabalho. However, amateur footage clearly shows the prototype J-20 taxiing under its own power, looking every bit like a functional prototype the Chinese authorities are claiming. No entanto, filmagem amadora mostra claramente o protótipo J-20 a rolagem pelos seus próprios meios, procurando cada bocado como um protótipo funcional das autoridades chinesas estão reivindicando. As the media in China is state-run, the release of the photographs was most likely a planned event to influence political thinking in the region – a region where the United States has, for decades, flexed their muscle. Como os meios de comunicação na China é de gerência do estado, a liberação das fotos foi provavelmente um evento planejado para influenciar o pensamento político na região – uma região onde os Estados Unidos, durante décadas, flexionava seus músculos.

    If the 2017-2018 operational year holds, the J-20 could be in line to replace the outgoing Su-27Sk “Flanker-B”, Su-30MKK “Flanker-G” and (possibly) Su-30MK2 “Flanker-G) multirole aircraft of Russian origin. A first batch order of several hundred aircraft could be expected. Se o ano operacional 2017-2018 detém, a J-20 poderia estar na linha de saída para substituir o Su-27Sk “Flanker-B”, Su-30MKK “Flanker-G” e (possivelmente) Su-30MK2 “Flanker-C) aeronave multifunção de origem russa. A fim primeiro lote de aeronaves de várias centenas poderia ser esperado.

    As an aside, the Chinese classify the J-20 as a 4th Generation fighter design which, in Western nomenclature, is equal to a 5th Generation aircraft such as the F-22 and F-35. Como um aparte, os chineses classificam a J-20 como um projeto Geração 4 lutador que, na nomenclatura ocidental, é igual a um avião de 5 ª geração como o F-22 e F-35. As of this writing, the F-22 is the only operational 5th Generation fighter in the world. Como desta escrita, o F-22 é a única operação de caça de 5 ª geração no mundo.

    NOTE: Performance specs on this page regarding the J-20 are estimates based on similar aircraft types and size along with the supposed engines to be utilized in the final production variant. NOTA: especificações de desempenho desta página em relação a J-20 são estimativas baseadas em tipos de aeronaves e tamanho similares, juntamente com os motores deveriam ser utilizados na variante de produção final. We will update these values as more information becomes available in the coming years. Vamos atualizar esses valores quando houver mais informações disponíveis nos próximos anos.
    History text ©2003-2010 http://www.MilitaryFactory.com • All Rights Reserved História texto © 2003-2010 http://www.MilitaryFactory.com • Todos os Direitos Reservados
    No Reproduction Without Permission • Corrections / Comments to MilitaryFactory at Gmail dot com Proibida a reprodução sem correcções • Permissão / comentários para MilitaryFactory at gmail dot com
    Military Factory > Military Aircraft > Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Fábrica Militar > Aeronaves Militares > Chengdu J-20 Black) Eagle Multirole Aeronaves (

    Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Chengdu J-20 (Águia Negra) Aeronaves Multirole

    The Chengdu J-20 is expected to reach operational status in 2018 with the Chinese Air Force. O Chengdu J-20 é esperado para alcançar o status operacional em 2018 com a Força Aérea Chinesa.
    Authored By Staff Writer | Last Updated: 1/7/2011 De autoria do escritor Staff | Última actualização: 2011/01/07
    More Pictures Mais Fotos
    Cockpit View Cockpit View
    3-View 3 Veja-
    Quick Graphs Quick Gráficos
    Compare Aircraft Compare Aeronaves
    The Chinese Chengdu J-20 “Black Eagle” is a 5th Generation fighter design exhibiting stealth characteristics not unlike the American Lockheed F-22 Raptor. Os chineses Chengdu J-20 “Black Eagle” é um lutador design de 5 ª geração com características stealth não muito diferente da americana Lockheed F-22 Raptor. The Chinese military industry has long held a reliance on outside help, particularly from the Soviets/Russians, to make her a force to be reckoned with in the modern world. Os militares da indústria chinesa tem prendido por muito tempo uma dependência da ajuda externa, especialmente dos soviéticos / russos, para torná-la uma força a ser reconhecida no mundo moderno. As such, most of their Cold War-era inventory was made up largely of Soviet fighter and bomber designs. Como tal, a maior parte de seu estoque da época da Guerra Fria era composta basicamente de caça soviético e os projetos de bombardeiro. While this was something of an effective measure for the time, is also doubled as a vital learning experience for Chinese engineers who worked on reengineering various weapon systems and airframes – even some that were illegally copied to begin with. Enquanto isso era algo de uma medida eficaz para a época, também é dobrado como uma experiência de aprendizagem essencial para os engenheiros chineses que trabalhavam na reengenharia de sistemas de armas diferentes e de células – mesmo alguns que foram copiados ilegalmente, para começar. This ended up producing some adequate indigenous offerings but it has not been until recently that the Chinese military began producing indigenous military aircraft of note. Este acabou por produzir alguns indígenas ofertas adequadas, mas não foi até recentemente que os militares chineses começaram a produzir aviões militares indígenas da nota. Backed by a large influx of cash from its burgeoning economy, China has begun a process of modernization that include the development of a 5th Generation stealth-minded fighter. Apoiado por um grande afluxo de dinheiro de sua economia em expansão, a China iniciou um processo de modernização, que incluem o desenvolvimento de um stealth Geração de espírito lutador 5. The Chengdu and Shenyang aviation firms – both having garnered decades of experience with Soviet/Russian designs – are two of the top performers for the Chinese military for aircraft concerns. O Chengdu e empresas de aviação Shenyang – ambos com garnered décadas de experiência com Soviética / projetos russos – são dois dos melhores desempenhos para os militares chineses para as preocupações da aeronave. That, along with suspected Chinese cyberespionage of Western information, are thought to be the driving force for the development of the new J-20. Isso, junto com ciberespionagem chineses suspeitos de informação ocidentais, são pensados para ser a força motriz para o desenvolvimento do novo J-20.

    The Chengdu J-20 attempts to cover what has been proven in other fighter designs to date (both 4th and 5th Generation types) and is the culmination of the latest in Chinese supercruise capabilities, airframe maneuverability, STOL (Short Take-Off and Landing) qualities and stealth technology. O Chengdu J-20 tenta cobrir o que foi comprovado em projetos outro lutador até à data (ambos de 5 ª geração e 4 tipos) e é o culminar de mais recente em recursos supercruzeiro chineses, manobrabilidade da célula, STOL (Short Take-Off and Landing) qualidades e tecnologia stealth. Stealth design philosophies of the J-20 revolve around much of what makes the American F-22 Raptor stand out in a crowd. filosofias de design Stealth da J-20 giram em torno de muito do que faz o americano F-22 Raptor se destacar na multidão. Conscious attempts have been made to ensure that the new Chinese aircraft can compete successfully with the best that the major superpowers have to offer including use of strategic angles to deflect radar emissions, radar absorbing materials to retard the aircraft’s radar signature and an internal weapons bay to promote a less faceted radar target. tentativas conscientes têm sido feitos para garantir que os chineses novos aviões podem competir com sucesso com o melhor que os maiores potências mundiais têm a oferecer, incluindo a utilização de ângulos estratégicos para desviar as emissões de radar, materiais absorvedores para retardar a aeronave assinatura radar e um compartimento de armas interna promover um radar alvo facetada menos. The J-20 is believed to be on par with the American F-22 and F-35 fighters and the upcoming Russian Sukhoi T-50/PAK FA currently in development – joining an elite group of modern fighters to say the least. O J-20 se acredita ser a par com o americano F-22 e F-35 e caças russos Sukhoi próximos T-50/PAK FA atualmente em desenvolvimento – juntar um grupo de elite de lutadores modernos para dizer o mínimo. Should she enter service within the next decade, the Chinese will take yet another step towards being seen as a legitimate world superpower and major military player – particularly in a region where their influence is well known. Ela deveria entrar em serviço dentro da próxima década, os chineses terão ainda um outro passo no sentido de ser visto como uma superpotência mundial legítimo e importante player militar – especialmente em uma região onde a sua influência é bem conhecida. While the US intelligence community originally estimated that the Chinese would not have a competent stealth-minded aircraft until 2020 or later, the Chinese are expecting their J-20 to be operational beginning in 2018, perhaps even as early as 2017. Enquanto a comunidade de inteligência dos EUA inicialmente estimado que os chineses não teriam uma aeronave stealth-minded competente até 2020 ou mais tarde, os chineses estão esperando seu J-20 começa a ser operacional em 2018, talvez mesmo já em 2017. At any rate, the arrival of the J-20 will drive the modernization of the Chinese military even further – a fact that has many persons in Washington, the Pacific and throughout Asia quietly worried. De qualquer forma, a chegada do J-20 vai conduzir a modernização do exército chinês ainda mais – um fato que muitas pessoas em Washington, no Pacífico e na Ásia em silêncio preocupado.

    The Chinese undertook a variety of aircraft development programs throughout the 1990s to which the West utilized such designation markers as “J-XX”, “JX” and “XXJ” to delineate these different endeavors. O chinês empreendeu uma série de programas de desenvolvimento das aeronaves em toda a década de 1990 para que o Ocidente utilizados marcadores designação como “J-XX”, “JX” e “XXJ” para delinear esses empreendimentos diferentes. At their core, the programs sought to fulfill a requirement for a new indigenous Chinese 5th Generation fighter platform to be rated on par with any other such aircraft in the world. Em sua essência, os programas procurou cumprir a exigência de uma nova quinta geração de caças plataforma chinesa indígena a ser avaliado a par com qualquer outra aeronave, como no mundo. The end-product of the J-XX program became the J-20 “Black Eagle”, a collaborative effort between the Chinese firms of Chengdu Aircraft Corporation and Shenyang Aircraft Corporation. O produto final do programa J-XX tornou-se o J-20 “Black Eagle”, um esforço colaborativo entre as empresas chinesas de Chengdu Aircraft Corporation e Shenyang Aircraft Corporation. Two airframes were completed by November of 2010 with these prototypes designated internally as “S/N 2001” and “S/N 2002”. Duas fuselagens foram concluídas em novembro de 2010 com estes protótipos designado internamente como “S / N 2001” e “S / N de 2002”. These are expected to serve as test flight and stationary stress test examples respectively. Estas são esperados para servir como teste de voo e teste de estresse exemplos estacionária, respectivamente. Construction of the airframe is said to center on heavy use of advanced composites for maintaining inherent stealth characteristics but also make for a substantially cheaper product to manufacturer on a large scale when compared to her global counterparts. Construção da estrutura do avião é dito para o centro no uso pesado de materiais compósitos avançados para a manutenção das características inerentes stealth, mas também para fazer um produto mais barato substancialmente a fabricante em larga escala, quando comparado com os seus homólogos a nível mundial. However, some have questioned the availability of such advanced composites in quantity for the Chinese, leading some to believe that these components might be imported into the country. No entanto, alguns têm questionado a disponibilidade de tais compósitos avançados em quantidade para os chineses, levando alguns a acreditar que estes componentes podem ser importados para o país.

    The J-20 is of a conventional layout as fighters go – though it is worth mentioning that the size of the J-20 is greater than that of the American F-22 or Russian Sukhoi T-50/PAK FA development. O J-20 é de um layout convencional como combatentes ir – embora seja importante ressaltar que o tamanho da J-20 é maior do que o americano F-22 ou Sukhoi russo T-50/PAK desenvolvimento de FA. Taken as a whole, the J-20 appears to be the body of the experimental, delta-wing Mikoyan Project 1.44 aircraft with the nose section of a Lockheed F-22 Raptor. Tomado como um todo, o J-20 parece ser o corpo do experimental Mikoyan, asa-delta Projeto 1,44 aeronaves com a seção de nariz de um Lockheed F-22 Raptor. The fuselage is noticeably long and wide presumably for the use of large amounts of internal fuel stores, advanced avionics capacities and large internal weapons bays. A fuselagem é notavelmente longo e largo, presumivelmente, para o uso de grandes quantidades de reservas de combustível interna, aviônicos e grandes capacidades avançadas armas baias internas. The cockpit is held well forward in the design and the engines are fitted in the rear. A cabine é mantida bem à frente no design e os motores são montados na parte traseira. Canards are set along the forward portion of the fuselage and serve to provide improved vortex lift for the airframe body. Canards são definidos ao longo da parte da frente da fuselagem e servem para fornecer o elevador vórtice aperfeiçoado para o corpo da célula. Likewise, the use of the anhedral set main wing assemblies works in conjunction with these canards to help improve lift. Da mesma forma, a utilização do conjunto principal anhedral conjuntos asa funciona em conjunto com os canards para ajudar a melhorar elevador. The main wing assemblies, each sporting anhedral, are delta in arrangement and the vertical fins on the tail noticeably canted outwards. A ala conjuntos principais, cada anhedral desportivas, são delta no arranjo e as aletas verticais na cauda visivelmente inclinados para fora. The vertical tail fins and forward canards are all-moving surfaces, hinged at internal joints, and help in providing for an agile airframe. As aletas de cauda vertical e canards para a frente são todas as superfícies em movimento, articulado nas articulações internas, e ajuda no fornecimento de uma estrutura ágil. There are two small ventral fins near the trailing edge of the main wings, outboard of either engine. Existem duas pequenas nadadeiras ventrais perto da borda de fuga das asas principais, motor de popa de qualquer motor. The engines are buried deep within the middle and aft portions of the fuselage, aspirated by a set of inward slanted intake openings to either side of the cockpit. Os motores são enterrados na porção média e para trás da fuselagem, aspirado por uma série de aberturas de entrada para dentro inclinada para um dos lados do cockpit. The intakes are preceded by a bulbous chine mount that is contoured rather elegantly to either cockpit side. Os consumos são precedidos por um chine bulbosa montagem que tem contorno bastante elegante para os lados da cabine. From the first few initial photographs of the J-20, the engines seem to exhaust through a pair of conventional nozzles so no thrust vectoring is apparent in the prototypes. Desde as primeiras fotografias inicial da J-20, os motores parecem de escape através de um par de bicos convencionais, de modo nenhum a vectorização do impulso é aparente nos protótipos. Stealth plays an important role in the design of the J-20 so plasma technology is used in the various exposed moving joints of the vertical tail fins and forward canards. Stealth desempenha um papel importante na concepção do J-20 para que a tecnologia plasma é usado em vários expostas juntas de movimento das nadadeiras e cauda vertical canards frente. The undercarriage is wholly conventional and made up of a tricycle landing gear arrangement featuring a single-wheeled nose leg and a pair of single-wheeled main landing gear legs. O material rodante é inteiramente convencional e composto por um arranjo de engrenagens de pouso triciclo com um nariz de rodas do único-pé e um par de rodas de engrenagem única pernas de pouso principal. The nose leg retracts forward under and aft of the cockpit floor while the main legs retract forward into the sides of the fuselage. A perna do nariz retrai frente e para trás sob o assoalho da cabine, enquanto as pernas principais retrair frente para os lados da fuselagem. Of note here is the “saw-tooth” edges of the landing gear doors – consistent with the stealth design philosophy of the F-22 Raptor. De nota aqui é o “dente de serra” arestas das portas do trem de pouso – coerente com a filosofia de design stealth do F-22 Raptor.

    Internally, the J-20 will sport the latest in Chinese fly-by-wire technology and advanced fire control and engine management features. Internamente, o J vai desporto 20 o mais tardar em chinês fly-by-wire, tecnologia e controle de incêndios e recursos avançados de gerenciamento do motor. The pilot will most likely control the aircraft through a traditional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arrangement and have access to a single, wide-angle, full-color “glass” cockpit liquid crystal display ala the Lockheed F-35 Lightning II. O piloto, provavelmente, controle mais a aeronave através de um tradicional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arranjo e ter acesso a um único, grande-angular, full-color “vidro” cockpit display de cristal líquido ala do Lockheed F-35 Lightning II. In conjunction with the LCD may be a helmet-mounted sight system for the pilot. Em conjunto com o LCD pode ser montada uma visão do sistema de capacete para o piloto. A wide-angle HUD (Head-Up Display) will provide pertinent performance and mission information to the pilot above the instrument panel. Uma grande-angular HUD (Head-Up Display) irá fornecer um desempenho pertinente e informações de missão para o piloto acima do painel de instrumentos.

    While sources vary on the exact powerplant types to be used in the J-20, it is suspected that the Russians will deliver Saturn 117S (AL-31) series engines rated at approximately 32,000lbs of thrust to the Chinese. Embora as fontes variam nos tipos powerplant exato a ser usado na J-20, suspeita-se que os russos vão entregar Saturn 117S (AL-31) os motores da série avaliado em cerca de 32.000 libras de empuxo para os chineses. This may be an interim solution due to delays in the development of indigenous thrust-vectoring engine. Esta pode ser uma solução provisória, devido a atrasos no desenvolvimento de motores a vectorização do impulso indígenas. Chinese sources state the indigenous engine design effort to be the WS-10 or WS-17 series turbofan powerplant outputting at about 30,000lbs of thrust. fontes estatais chinesas a concepção indígena do esforço do motor para ser o WS-10 ou WS série turbofan powerplant 17-saída de cerca de 30.000 libras de empuxo. These will incorporated thrust-vectoring nozzles for significantly improved maneuverability and supercruise capability. Estes serão incorporados vetorização bicos-de impulso para melhorar significativamente a manobrabilidade e capacidade de supercruzeiro.

    It is only natural to compare the Chinese J-20 with the established American F-22 Raptor. É natural comparar o chinês J-20 com o estabelecido americano F-22 Raptor. While there are some visual similarities to the casual observer, further inspection quickly dispels the thinking that the J-20 is an exact copy of the American fighter. Embora haja algumas semelhanças visuais para o observador casual, uma inspecção mais aprofundada rapidamente dissipa a pensar que o J-20 é uma cópia exata do caça americano. The J-20 makes use of a large-area delta wing design without traditional tail surfaces whereas the F-22 make use of a diamond-type wing arrangement with horizontal tail surfaces aft of the main wing assemblies. O J-20 faz uso de uma área de grande asa delta sem design superfícies de cauda tradicional enquanto o F-22 fazem uso de um tipo de asa arranjo de diamante com superfícies de cauda horizontal traseira da asa conjuntos principais. The J-20 also features ventral fins and forward canards, two design elements not utilized by any other 5th Generation stealth-minded fighter for they tend to compromise stealth characteristics. O J-20 também possui barbatanas ventrais e canards para a frente, dois elementos do projeto não utilizados por qualquer geração stealth quinta-minded outro lutador para que tendem a comprometer as características stealth. The J-20 is significantly larger than her American competitor and longer from nose to tail, leading most to assume that the J-20 design is focused on range and an expanded weapons capability needed to cover the vast Chinese airspace. O J-20 é significativamente maior do que sua concorrente americana e mais do nariz à cauda, a maioria levando a supor que o J-20 do projeto é focado em escala e uma capacidade expandida de armas necessários para cobrir o espaço aéreo chinês vasto. The J-20’s supercruise capability is largely unknown though general thinking is that the F-22 would have the advantage in this field due to its size and proven capabilities. O J-20 é a capacidade supercruzeiro é desconhecida, embora o pensamento geral é que o F-22 teria a vantagem neste campo, devido ao seu tamanho e capacidades comprovadas. The J-20 does share a similar nose design and also sports a similar single-piece canopy consistent with the F-22. O J-20 concorda com um projeto semelhante do nariz e também um esporte semelhante peça única copa coerente com o F-22. Presumably, the radar array is housed in the nose cone though it may be a borrowed system from the Russian Sukhoi Su-30MKK as Chinese radar technology is generally thought to be lacking when compared to those available to the Russians and the Americans. Presumivelmente, a matriz de radar está alojado no cone de nariz que ele pode ser um sistema emprestado do russo Sukhoi Su-30MKK como a tecnologia de radar chinês é geralmente tido como falta quando comparados com aqueles disponíveis para os russos e os norte-americanos.

    The J-20 completed a much publicized taxiing trial on January 6th, 2011 at the Chengdu Aircraft Design Institute airfield within the Sichuan Province (Southwestern China). O J-20 completou um táxi julgamento muito divulgada em 06 de janeiro de 2011 no aeroporto de Chengdu Aircraft Design Institute na província de Sichuan (sudoeste da China). Taxiing trials are often the forerunner to a complete flight cycle test perhaps upcoming in 2011. Taxiing ensaios são frequentemente o precursor de um voo ciclo completo, talvez próximo, em 2011. At this pace, and barring any significant delays, the J-20 will certainly achieve operational service by the end of the decade. Nesse ritmo, e salvo qualquer atraso significativo, o J-20, certamente alcançará o serviço operacional até ao final da década.

    Some Western news sources have dismissed the appearance of the available J-20 photographs as a nothing more than propaganda by the Chinese authorities to showcase a mockup fighter design and not a true working prototype. Algumas fontes de notícias ocidentais consideram a aparência do disponível J-20 fotografias como nada mais do que propaganda pelas autoridades chinesas para apresentar um projeto de combate mockup e não um verdadeiro protótipo de trabalho. However, amateur footage clearly shows the prototype J-20 taxiing under its own power, looking every bit like a functional prototype the Chinese authorities are claiming. No entanto, filmagem amadora mostra claramente o protótipo J-20 a rolagem pelos seus próprios meios, procurando cada bocado como um protótipo funcional das autoridades chinesas estão reivindicando. As the media in China is state-run, the release of the photographs was most likely a planned event to influence political thinking in the region – a region where the United States has, for decades, flexed their muscle. Como os meios de comunicação na China é de gerência do estado, a liberação das fotos foi provavelmente um evento planejado para influenciar o pensamento político na região – uma região onde os Estados Unidos, durante décadas, flexionava seus músculos.

    If the 2017-2018 operational year holds, the J-20 could be in line to replace the outgoing Su-27Sk “Flanker-B”, Su-30MKK “Flanker-G” and (possibly) Su-30MK2 “Flanker-G) multirole aircraft of Russian origin. A first batch order of several hundred aircraft could be expected. Se o ano operacional 2017-2018 detém, a J-20 poderia estar na linha de saída para substituir o Su-27Sk “Flanker-B”, Su-30MKK “Flanker-G” e (possivelmente) Su-30MK2 “Flanker-C) aeronave multifunção de origem russa. A fim primeiro lote de aeronaves de várias centenas poderia ser esperado.

    As an aside, the Chinese classify the J-20 as a 4th Generation fighter design which, in Western nomenclature, is equal to a 5th Generation aircraft such as the F-22 and F-35. Como um aparte, os chineses classificam a J-20 como um projeto Geração 4 lutador que, na nomenclatura ocidental, é igual a um avião de 5 ª geração como o F-22 e F-35. As of this writing, the F-22 is the only operational 5th Generation fighter in the world. Como desta escrita, o F-22 é a única operação de caça de 5 ª geração no mundo.

    NOTE: Performance specs on this page regarding the J-20 are estimates based on similar aircraft types and size along with the supposed engines to be utilized in the final production variant. NOTA: especificações de desempenho desta página em relação a J-20 são estimativas baseadas em tipos de aeronaves e tamanho similares, juntamente com os motores deveriam ser utilizados na variante de produção final. We will update these values as more information becomes available in the coming years. Vamos atualizar esses valores quando houver mais informações disponíveis nos próximos anos.
    History text ©2003-2010 http://www.MilitaryFactory.com • All Rights Reserved História texto © 2003-2010 http://www.MilitaryFactory.com • Todos os Direitos Reservados
    No Reproduction Without Permission • Corrections / Comments to MilitaryFactory at Gmail dot com Proibida a reprodução sem correcções • Permissão / comentários para MilitaryFactory at gmail dot com
    Military Factory > Military Aircraft > Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Fábrica Militar > Aeronaves Militares > Chengdu J-20 Black) Eagle Multirole Aeronaves (

    Chengdu J-20 (Black Eagle) Multirole Aircraft Chengdu J-20 (Águia Negra) Aeronaves Multirole

    The Chengdu J-20 is expected to reach operational status in 2018 with the Chinese Air Force. O Chengdu J-20 é esperado para alcançar o status operacional em 2018 com a Força Aérea Chinesa.
    Authored By Staff Writer | Last Updated: 1/7/2011 De autoria do escritor Staff | Última actualização: 2011/01/07
    More Pictures Mais Fotos
    Cockpit View Cockpit View
    3-View 3 Veja-
    Quick Graphs Quick Gráficos
    Compare Aircraft Compare Aeronaves
    The Chinese Chengdu J-20 “Black Eagle” is a 5th Generation fighter design exhibiting stealth characteristics not unlike the American Lockheed F-22 Raptor. Os chineses Chengdu J-20 “Black Eagle” é um lutador design de 5 ª geração com características stealth não muito diferente da americana Lockheed F-22 Raptor. The Chinese military industry has long held a reliance on outside help, particularly from the Soviets/Russians, to make her a force to be reckoned with in the modern world. Os militares da indústria chinesa tem prendido por muito tempo uma dependência da ajuda externa, especialmente dos soviéticos / russos, para torná-la uma força a ser reconhecida no mundo moderno. As such, most of their Cold War-era inventory was made up largely of Soviet fighter and bomber designs. Como tal, a maior parte de seu estoque da época da Guerra Fria era composta basicamente de caça soviético e os projetos de bombardeiro. While this was something of an effective measure for the time, is also doubled as a vital learning experience for Chinese engineers who worked on reengineering various weapon systems and airframes – even some that were illegally copied to begin with. Enquanto isso era algo de uma medida eficaz para a época, também é dobrado como uma experiência de aprendizagem essencial para os engenheiros chineses que trabalhavam na reengenharia de sistemas de armas diferentes e de células – mesmo alguns que foram copiados ilegalmente, para começar. This ended up producing some adequate indigenous offerings but it has not been until recently that the Chinese military began producing indigenous military aircraft of note. Este acabou por produzir alguns indígenas ofertas adequadas, mas não foi até recentemente que os militares chineses começaram a produzir aviões militares indígenas da nota. Backed by a large influx of cash from its burgeoning economy, China has begun a process of modernization that include the development of a 5th Generation stealth-minded fighter. Apoiado por um grande afluxo de dinheiro de sua economia em expansão, a China iniciou um processo de modernização, que incluem o desenvolvimento de um stealth Geração de espírito lutador 5. The Chengdu and Shenyang aviation firms – both having garnered decades of experience with Soviet/Russian designs – are two of the top performers for the Chinese military for aircraft concerns. O Chengdu e empresas de aviação Shenyang – ambos com garnered décadas de experiência com Soviética / projetos russos – são dois dos melhores desempenhos para os militares chineses para as preocupações da aeronave. That, along with suspected Chinese cyberespionage of Western information, are thought to be the driving force for the development of the new J-20. Isso, junto com ciberespionagem chineses suspeitos de informação ocidentais, são pensados para ser a força motriz para o desenvolvimento do novo J-20.

    The Chengdu J-20 attempts to cover what has been proven in other fighter designs to date (both 4th and 5th Generation types) and is the culmination of the latest in Chinese supercruise capabilities, airframe maneuverability, STOL (Short Take-Off and Landing) qualities and stealth technology. O Chengdu J-20 tenta cobrir o que foi comprovado em projetos outro lutador até à data (ambos de 5 ª geração e 4 tipos) e é o culminar de mais recente em recursos supercruzeiro chineses, manobrabilidade da célula, STOL (Short Take-Off and Landing) qualidades e tecnologia stealth. Stealth design philosophies of the J-20 revolve around much of what makes the American F-22 Raptor stand out in a crowd. filosofias de design Stealth da J-20 giram em torno de muito do que faz o americano F-22 Raptor se destacar na multidão. Conscious attempts have been made to ensure that the new Chinese aircraft can compete successfully with the best that the major superpowers have to offer including use of strategic angles to deflect radar emissions, radar absorbing materials to retard the aircraft’s radar signature and an internal weapons bay to promote a less faceted radar target. tentativas conscientes têm sido feitos para garantir que os chineses novos aviões podem competir com sucesso com o melhor que os maiores potências mundiais têm a oferecer, incluindo a utilização de ângulos estratégicos para desviar as emissões de radar, materiais absorvedores para retardar a aeronave assinatura radar e um compartimento de armas interna promover um radar alvo facetada menos. The J-20 is believed to be on par with the American F-22 and F-35 fighters and the upcoming Russian Sukhoi T-50/PAK FA currently in development – joining an elite group of modern fighters to say the least. O J-20 se acredita ser a par com o americano F-22 e F-35 e caças russos Sukhoi próximos T-50/PAK FA atualmente em desenvolvimento – juntar um grupo de elite de lutadores modernos para dizer o mínimo. Should she enter service within the next decade, the Chinese will take yet another step towards being seen as a legitimate world superpower and major military player – particularly in a region where their influence is well known. Ela deveria entrar em serviço dentro da próxima década, os chineses terão ainda um outro passo no sentido de ser visto como uma superpotência mundial legítimo e importante player militar – especialmente em uma região onde a sua influência é bem conhecida. While the US intelligence community originally estimated that the Chinese would not have a competent stealth-minded aircraft until 2020 or later, the Chinese are expecting their J-20 to be operational beginning in 2018, perhaps even as early as 2017. Enquanto a comunidade de inteligência dos EUA inicialmente estimado que os chineses não teriam uma aeronave stealth-minded competente até 2020 ou mais tarde, os chineses estão esperando seu J-20 começa a ser operacional em 2018, talvez mesmo já em 2017. At any rate, the arrival of the J-20 will drive the modernization of the Chinese military even further – a fact that has many persons in Washington, the Pacific and throughout Asia quietly worried. De qualquer forma, a chegada do J-20 vai conduzir a modernização do exército chinês ainda mais – um fato que muitas pessoas em Washington, no Pacífico e na Ásia em silêncio preocupado.

    The Chinese undertook a variety of aircraft development programs throughout the 1990s to which the West utilized such designation markers as “J-XX”, “JX” and “XXJ” to delineate these different endeavors. O chinês empreendeu uma série de programas de desenvolvimento das aeronaves em toda a década de 1990 para que o Ocidente utilizados marcadores designação como “J-XX”, “JX” e “XXJ” para delinear esses empreendimentos diferentes. At their core, the programs sought to fulfill a requirement for a new indigenous Chinese 5th Generation fighter platform to be rated on par with any other such aircraft in the world. Em sua essência, os programas procurou cumprir a exigência de uma nova quinta geração de caças plataforma chinesa indígena a ser avaliado a par com qualquer outra aeronave, como no mundo. The end-product of the J-XX program became the J-20 “Black Eagle”, a collaborative effort between the Chinese firms of Chengdu Aircraft Corporation and Shenyang Aircraft Corporation. O produto final do programa J-XX tornou-se o J-20 “Black Eagle”, um esforço colaborativo entre as empresas chinesas de Chengdu Aircraft Corporation e Shenyang Aircraft Corporation. Two airframes were completed by November of 2010 with these prototypes designated internally as “S/N 2001” and “S/N 2002”. Duas fuselagens foram concluídas em novembro de 2010 com estes protótipos designado internamente como “S / N 2001” e “S / N de 2002”. These are expected to serve as test flight and stationary stress test examples respectively. Estas são esperados para servir como teste de voo e teste de estresse exemplos estacionária, respectivamente. Construction of the airframe is said to center on heavy use of advanced composites for maintaining inherent stealth characteristics but also make for a substantially cheaper product to manufacturer on a large scale when compared to her global counterparts. Construção da estrutura do avião é dito para o centro no uso pesado de materiais compósitos avançados para a manutenção das características inerentes stealth, mas também para fazer um produto mais barato substancialmente a fabricante em larga escala, quando comparado com os seus homólogos a nível mundial. However, some have questioned the availability of such advanced composites in quantity for the Chinese, leading some to believe that these components might be imported into the country. No entanto, alguns têm questionado a disponibilidade de tais compósitos avançados em quantidade para os chineses, levando alguns a acreditar que estes componentes podem ser importados para o país.

    The J-20 is of a conventional layout as fighters go – though it is worth mentioning that the size of the J-20 is greater than that of the American F-22 or Russian Sukhoi T-50/PAK FA development. O J-20 é de um layout convencional como combatentes ir – embora seja importante ressaltar que o tamanho da J-20 é maior do que o americano F-22 ou Sukhoi russo T-50/PAK desenvolvimento de FA. Taken as a whole, the J-20 appears to be the body of the experimental, delta-wing Mikoyan Project 1.44 aircraft with the nose section of a Lockheed F-22 Raptor. Tomado como um todo, o J-20 parece ser o corpo do experimental Mikoyan, asa-delta Projeto 1,44 aeronaves com a seção de nariz de um Lockheed F-22 Raptor. The fuselage is noticeably long and wide presumably for the use of large amounts of internal fuel stores, advanced avionics capacities and large internal weapons bays. A fuselagem é notavelmente longo e largo, presumivelmente, para o uso de grandes quantidades de reservas de combustível interna, aviônicos e grandes capacidades avançadas armas baias internas. The cockpit is held well forward in the design and the engines are fitted in the rear. A cabine é mantida bem à frente no design e os motores são montados na parte traseira. Canards are set along the forward portion of the fuselage and serve to provide improved vortex lift for the airframe body. Canards são definidos ao longo da parte da frente da fuselagem e servem para fornecer o elevador vórtice aperfeiçoado para o corpo da célula. Likewise, the use of the anhedral set main wing assemblies works in conjunction with these canards to help improve lift. Da mesma forma, a utilização do conjunto principal anhedral conjuntos asa funciona em conjunto com os canards para ajudar a melhorar elevador. The main wing assemblies, each sporting anhedral, are delta in arrangement and the vertical fins on the tail noticeably canted outwards. A ala conjuntos principais, cada anhedral desportivas, são delta no arranjo e as aletas verticais na cauda visivelmente inclinados para fora. The vertical tail fins and forward canards are all-moving surfaces, hinged at internal joints, and help in providing for an agile airframe. As aletas de cauda vertical e canards para a frente são todas as superfícies em movimento, articulado nas articulações internas, e ajuda no fornecimento de uma estrutura ágil. There are two small ventral fins near the trailing edge of the main wings, outboard of either engine. Existem duas pequenas nadadeiras ventrais perto da borda de fuga das asas principais, motor de popa de qualquer motor. The engines are buried deep within the middle and aft portions of the fuselage, aspirated by a set of inward slanted intake openings to either side of the cockpit. Os motores são enterrados na porção média e para trás da fuselagem, aspirado por uma série de aberturas de entrada para dentro inclinada para um dos lados do cockpit. The intakes are preceded by a bulbous chine mount that is contoured rather elegantly to either cockpit side. Os consumos são precedidos por um chine bulbosa montagem que tem contorno bastante elegante para os lados da cabine. From the first few initial photographs of the J-20, the engines seem to exhaust through a pair of conventional nozzles so no thrust vectoring is apparent in the prototypes. Desde as primeiras fotografias inicial da J-20, os motores parecem de escape através de um par de bicos convencionais, de modo nenhum a vectorização do impulso é aparente nos protótipos. Stealth plays an important role in the design of the J-20 so plasma technology is used in the various exposed moving joints of the vertical tail fins and forward canards. Stealth desempenha um papel importante na concepção do J-20 para que a tecnologia plasma é usado em vários expostas juntas de movimento das nadadeiras e cauda vertical canards frente. The undercarriage is wholly conventional and made up of a tricycle landing gear arrangement featuring a single-wheeled nose leg and a pair of single-wheeled main landing gear legs. O material rodante é inteiramente convencional e composto por um arranjo de engrenagens de pouso triciclo com um nariz de rodas do único-pé e um par de rodas de engrenagem única pernas de pouso principal. The nose leg retracts forward under and aft of the cockpit floor while the main legs retract forward into the sides of the fuselage. A perna do nariz retrai frente e para trás sob o assoalho da cabine, enquanto as pernas principais retrair frente para os lados da fuselagem. Of note here is the “saw-tooth” edges of the landing gear doors – consistent with the stealth design philosophy of the F-22 Raptor. De nota aqui é o “dente de serra” arestas das portas do trem de pouso – coerente com a filosofia de design stealth do F-22 Raptor.

    Internally, the J-20 will sport the latest in Chinese fly-by-wire technology and advanced fire control and engine management features. Internamente, o J vai desporto 20 o mais tardar em chinês fly-by-wire, tecnologia e controle de incêndios e recursos avançados de gerenciamento do motor. The pilot will most likely control the aircraft through a traditional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arrangement and have access to a single, wide-angle, full-color “glass” cockpit liquid crystal display ala the Lockheed F-35 Lightning II. O piloto, provavelmente, controle mais a aeronave através de um tradicional HOTAS (Hands on Throttle and Stick) arranjo e ter acesso a um único, grande-angular, full-color “vidro” cockpit display de cristal líquido ala do Lockheed F-35 Lightning II. In conjunction with the LCD may be a helmet-mounted sight system for the pilot. Em conjunto com o LCD pode ser montada uma visão do sistema de capacete para o piloto. A wide-angle HUD (Head-Up Display) will provide pertinent performance and mission information to the pilot above the instrument panel. Uma grande-angular HUD (Head-Up Display) irá fornecer um desempenho pertinente e informações de missão para o piloto acima do painel de instrumentos.

    While sources vary on the exact powerplant types to be used in the J-20, it is suspected that the Russians will deliver Saturn 117S (AL-31) series engines rated at approximately 32,000lbs of thrust to the Chinese. Embora as fontes variam nos tipos powerplant exato a ser usado na J-20, suspeita-se que os russos vão entregar Saturn 117S (AL-31) os motores da série avaliado em cerca de 32.000 libras de empuxo para os chineses. This may be an interim solution due to delays in the development of indigenous thrust-vectoring engine. Esta pode ser uma solução provisória, devido a atrasos no desenvolvimento de motores a vectorização do impulso indígenas. Chinese sources state the indigenous engine design effort to be the WS-10 or WS-17 series turbofan powerplant outputting at about 30,000lbs of thrust. fontes estatais chinesas a concepção indígena do esforço do motor para ser o WS-10 ou WS série turbofan powerplant 17-saída de cerca de 30.000 libras de empuxo. These will incorporated thrust-vectoring nozzles for significantly improved maneuverability and supercruise capability. Estes serão incorporados vetorização bicos-de impulso para melhorar significativamente a manobrabilidade e capacidade de supercruzeiro.

    It is only natural to compare the Chinese J-20 with the established American F-22 Raptor. É natural comparar o chinês J-20 com o estabelecido americano F-22 Raptor. While there are some visual similariti

  27. Até o hms_tireless deu as caras aqui!!!

    Em primeiro lugar eu digo, repito, reforço e reintero que, em minha pequena e humilde opnião é claro, a realidade do combate aéreo hoje está nas mãos de F-15C, F-15E, Su-27, Su-30, J-10, Eurofighter e Rafale…

    Mesmo com o Raptor operacional e lá se vão mais de 6 anos eu não o vejo como realidade de combate.
    Para que o PAK-FA e J-20 se tornem realidade também irá demorar um pouco e todos sabemos muito bem disso, os próprios russos sabem tão bem que sustentam o desenvolvimento do Su-35 e os chineses fazem o mesmo com seus Su-30 e Su-27, além do J-10 que ainda recebem e podem receber desenvolvimentos.

    O mais natural do mundo que o F-22 receba atualizações e já até passou da hora eu acho… Nada mais natural que uma versão “C”, porém sinceramente não espero que vá muito além disso, creio que o mais certo agora seja observar como se dá o programa FA-XX dado que este programa poderá ser tocado com uma realidade palpável de inimigos temerosos rumo a atividade operacional.

  28. Armando Rozário disse:
    21/01/2011 às 17:20

    Será que você teria só link original desse site para agente ler, do jeito que está fica um pouco difícil.

    Se os russos não conseguem fazer um caça VLO pq os chinese conseguiriam?

  29. Tem gente que tem a percepção bem “interessante” e uma maneira bem peculiar de fazer a “leitura” dos fatos.
    Fazem desdém de 187 F-22 (166 já entregues) e o maior alvoroço com 2 protótipos do T-50 e um do J-20.
    Quando e se começar a fabricação em série dos caças de 5ªG de russos e chineses, provavelmente já existirão perto de 700 caças de 5ªG voando nos EUA (187 F-22 pelo menos mais uns 500 F-35).

  30. A Rússia jamais se juntará aos americanos

    ——————————————-
    Como se os Russos fossem fans dos Chineses rsrsrs.
    Uma vez que se chega a determinado status como pais se continua, Russia quebrou mas ta ai firme e forte, o mesmo vale para o irmão rival, que conhece o jogo especulativo, e isso é ponto a favor.
    Russia, USA, são polos tecnologicos, e china, polo piratologico.

    Outra a china não tem divida externa não? é lógico que tem e nessa União Europeia, USA, entre outro que sabem se arrumar vão especular e ampliar a divida chinesa (não com a china, mas a divida dos chineses que cresce rapido tbm).

    ———————————————————
    A China já é dona de parte dos EUA.. com tantos empréstimos que eles fazem a CHINA..logo log via Estados Unidos COM A CHINA.
    ———————————————————
    R:Se pensa assim então o Brasil é dos Yankes, paisses comprados nenhum pais cai nessa vai entrar e falar com auto falante, vcs são meus? Isso me lembra dos ingleses que levaram na bunda e voltaram para casa.

    (continuando)
    Não sou fan de nenhum pais, mas em termos tecnologicos dificil bater o trio Russia, USA, e Israel.

  31. Uma observação:
    F-22 e Pak-Fa serão os que dominarão em superioridade aerea.

    Russia e EUA quando querem algo conseguem isso é histórico, nunca brinquem com esses dois, é um baita vespeiro.

Comentários não permitidos.