Dilma suspende escolha de caças da FAB

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/polvo-paul-plano-brasil23.png

Sugestão: Nick

Leia Também

FX2: Opinião

O País

Depois de o ex-presidente Lula ter manifestado total preferência pelos franceses Rafale, a presidente Dilma suspendeu o processo de escolha dos caças da FAB. Outros fabricantes, como os russos, também poderão participar.

Dilma decide suspender escolha de caças da FAB

Presidente resolve ampliar número de concorrentes; processo já estava em fase final e predileção era por franceses

Jailton de Carvalho e Geralda Doca

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o processo de escolha dos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), que já estava em fase final, e abrir uma nova disputa. A presidente resolveu também ampliar o leque de concorrentes. Até agora, só três empresas disputavam a preferência da FAB: a francesa Dassault, com os caças Rafale; a americana Boeing, com os F18 Super Hornet; e a sueca Saab, com os Gripen NG. Essas propostas continuam na mesa, mas, agora, outros fabricantes também poderão participar da concorrência, como os russos que haviam sido desclassificados na disputa anterior.

Pressão internacional influenciou revisão

A presidente Dilma decidiu rever o processo de compra dos caças diante da forte pressão internacional. Fabricantes de vários países manifestaram interesse em vender aviões para a FAB, um negócio de bilhões de dólares, que pode ter forte impacto no desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil. Há uma semana, o senador norte-americano John Mc- Cain, do Partido Republicano, teve uma reunião com a presidente para pedir que o governo brasileiro acolha a oferta apresentada pela Boeing na primeira etapa do processo de compra.

Até deixar o governo, o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva dava sinais de que preferia os caças franceses. Isto porque a Rafale incluiu no pacote de venda a promessa de transferir toda a tecnologia de produção dos aviões. Ao lon-go das análises técnicas dos caças, as empresas que participavam da disputa desde o início decidiram melhorar as ofertas. Em sua passagem pelo Brasil, McCain reafirmou o compromisso da Boeing de transferir tecnologia para o Brasil, da mesma forma que fez a Dassault.

— Isso (novo processo de escolha) já era esperado. Ela (a presidente) quer um estudo minucioso do que cada empresa está oferecendo. São relatórios complexos, uma decisão difícil, e é natural que ela queira mais informações para decidir com mais segurança — disse um oficial da Aeronáutica.

Teria pesado na decisão da presidente também as restrições orçamentárias. Com os cortes no Orçamento sugerido pela equipe econômica, o governo terá que eliminar despesas em quase todas as áreas. Com o adiamento da escolha, o governo ganha fôlego para reorganizar as finanças e, no futuro, bancar as elevadas despesas previstas numa compra dessa natureza. O processo de escolha dos caças vem se arrastando desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2009, o ex-presidente Lula recebeu o presidente francês Nicolas Sarkozy e até manifestou simpatia pela proposta francesa. Mas, em dezembro passado, quando o negócio parecia próximo de um desfecho, Lula disse que deixaria a decisão final para sua sucessora. No início deste mês, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou a dizer que os estudos técnicos seriam mantidos e que o governo bateria o martelo em torno da questão ainda neste semestre.

Fonte: Ministériodas Relações Exteriores

Nota do blog


E lá vamos nós…

“outros participantes”?

Estamos falando do consórcio Eurofighter, a Lokheed Martin e da Sukhoi  desclassificados anterioremente?

A proposta da Sukhoi seria aquela que disseram que nunca havia morrido e que estava na gaveta do comandante da FAB?

A Lokheed vai poder então desengavetar o F 35 ?

Novos requisitos, novos estudos, novos relatórios?

Quais prazos? mais 2 anos para avaiação e 2 para escrever um novo relatório?

De qualquer modo isto significa mais tampão e mais uma vez o enrolo e crença de que de fato será feito alguma coisa, mais conversa para inglês ver?

Como Polvo Paul havia previsto a FAB vai mesmo é de F 5 independentemente do tampão que venha ai.

Infelizmente não dá para acreditar que agora, é de verdade, que agora vai, que agora estão mesmo preocupados com o assunto, que agora darão fim a esta lasimável novela do F XATO…

Agora o que mais preocupa é a confirmação desta notícia que segue

E.M.Pinto

Compra de caças deixa de ser prioridade do Planalto

A presidente Dilma Rousseff retirou da lista de prioridades do governo a compra de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Dilma já falou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a respeito do assunto e o advertiu de que vai analisar melhor todas as propostas e ofertas.

A escolha de novos caças para substituir a frota atual da FAB, que especialistas classificam de obsoleta, vem se arrastando desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no último ano de seu mandato, em 2002, decidiu deixar a decisão sobre a compra para o ex-presidente Lula, seu sucessor.

Inicialmente, Lula cancelou o projeto, então conhecido como F-X, mas em maio de 2008 foi criado o projeto F-X2 e, em novembro do mesmo ano, selecionados como finalistas o caça francês Rafale, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, fabricado pela americana Boeing.

Ao assumir o cargo, Dilma decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate e reiniciar “do zero” o processo de avaliação das aeronaves. A presidente não teria preferência por nenhum dos fornecedores – ao contrário de seu antecessor, que declarou abertamente preferir os caças franceses. O Rafale é apontado por especialistas como a opção mais cara entre os três concorrentes. A renovação da frota da FAB é um negócio avaliado em 5 bilhões de euros.

“Não vamos começar da estaca zero porque senão seria começar o processo todo de novo e não é isso”, afirmou na segunda-feira o ministro Jobim. Segundo ele, a intenção é tomar uma decisão sobre esse tema em seis meses. Todo o processo elaborado durante o governo Lula considerava o modelo francês Rafale o preferido pelo Brasil.

Segundo o jornal, Dilma já tem em mãos o relatório preparado pelo Ministério da Defesa que aponta o Rafale como o único modelo capaz de seguir efetivamente as regras estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa. A prioridade é a transferência de tecnologia. A presidente, porém, não teve tempo de se debruçar sobre o assunto porque outros problemas, como a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, atropelaram sua agenda.

Fonte Veja via Defessa@net


50 Comentários

  1. Sinceramente faltou culhão para se tomar um decisão…E sinceramente eu espero que desta vez os erros não se repitam e o processo seja mais rápido…Se é que alguma coisa vai ocorrer…

  2. Eu sempre disse que o FX 2 era só para beneficiar a França e o motivo da Sukhoi ter sido desclassificada era porque a Rússia não admiti ser prejudicada e que se algo desse errado o SU 35 seria o escolhido com o PAK FA junto não disse, antes a compra era política, a França nos deu as costas quando precisamos então o planalto mandou a parceria estratégica para o lugar onde não vou mencionar, muitos aqui gritaram, esperniaram a cada adiamento dizendo que era um absurdo a falta de competência do GF eu sempre disse que esses adiamentos eram para enrolar a França porque o Lula abriu a boca equivocadamente a favor do Rafale, e pelo que parece eu estive certo o tempo todo

  3. Sinceramente esse não é um país sério!
    Não só pelos governantes, o podo é permissivo!
    E não se importa em “ver depois”…

    Não estamos e nem estaremos no mesmo patamar dos outros país em desenvolvimento, em quanto parte da cultura desse país não mudar.

  4. É…o governo anterior teve dois mandatos pra decidir mas marcou e agora isso. Algumas pessoas ficaram satisfeitas com essa posição da Dilma pq acham que o , Suposto melhor, o Gripen teria mais chances pq ela é mais “técnica”. Só que não dá pra esquecer que ela é uma pessoa intransigente e acho que por isso pode dar zebra.
    Pessoalmente acho que o Rafale poderia ter seus defeitos mas era a opção menos ruim, ou mesmo a melhor. Outro detalhe é que tem essa conversa de restrição orçamentária.Pras forças armadas sempre há restrição. Po!! pq não fizeram antes?? Dizem que o relartio do Saito colocando o gripen em primeiro lugar foi uma represalia com a iniciativa do governo criar a comissão que buscava esclarecer os crimes da ditadura. Se isso é verdade foi uma tremenda mancada.

  5. O rafale não estava comprado a uns seis meses e so faltava bater o martelo e assinar o contrato?????????????
    A Nasa acaba de informar que um objeto em forma de canard foi visto rumando pra Marte.EU JURO ,NÃO E PIADA, E SERIO MESMO!!!!!!!!!!!!

  6. Hahahahaha…o fim de uma novela e começo de outra,Brasil é Brasil mesmo rsrsrs,vamos encerar essa enrolaçao e vamos começar outra pra decidir no final do segundo mandato da Dilma…enquanto isso no palácio da justiça vamos comprar mais F-5..Mirages 2000-9 e F-16 abandonados mundo áfora!
    só espero que no fim tudo isso seja bom pra nós,hehehehehe..será?!

  7. Bom então agora só resta escolher o próximo tampão, F-16, Gripen C/D, Mirage 2000-9 ex-Emirados, Typhons desativados do Reino Unido etc.. etc..
    E entrar de vez em um projeto de 5° geração, PAK-FA? F-35? J-20???
    Não vejo outra alternativa.
    De toda forma é lamentavel o descrédito que toda essa enrolação causa à imagem do país no exterior, lembrando que publicidade custa caro e todas as empresas concorrentes gastaram alguns milhares de dólares nesse proceso com expectativa de algum retorno.
    Sem falar na principal prejudicada FAB que tem sua moral reduzida dia a dia.
    E depois ainda reclamam quando algum engravatado esculhamba o Brasil lá fora..

  8. Droga, vai recomeçar tudo de novo, mô sacanagem c os francos…temos de honrar n compromissos, melhor q os rafales só os caças SUs 35BM/L q são com certeza + furtivos q os f15 silence dos ianks…então q fikemos com os qvão nos tranferir texcnológias ; os francos. P Ontem.

  9. Retirado do Site do Luis Nassif (advivo.com.br/luisnassif)

    A licitação dos caças – 2
    Enviado por luisnassif, ter, 18/01/2011 – 09:00

    Por Samy

    Há várias questões a serem discutidas sobre a compra desses aviões, para muita gente se trata de uma grande baleda do governo brasileiro, pois a Arábia Saudita, a Índia, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália compram aviões em muito maior quantidades que 36 aparelhos e não ficam 10 anos em uma licitação, nem obrigam o vendedor a entregar irrestritamente a sua tecnologia.

    Penso que Dilma, se bem acessorada, pode ter chegado à conclusão que a compra de qualquer dos 3 aparelhos disponíveis nesse momento seria um grande erro, da mesma forma que o FX original foi cancelado, na época do governo FHC os aparelhos classificados eram o F-16 americano, Mirage 2000 francês, Mig 29 russo, todos aparelhos em fase de desmobilização nas forças aéreas usuárias, e sem grande possibilidade de crescimento, o FX-2 chega nesse momento a situação semelhante.

    Hoje a capacidade stealth é uma realidade cada vez mais presente, e apesar de certamente ser uma vantagem provisória e relativa, ainda é muito melhor ter um avião de difícil detecção, que somente pode ter a presença registrada a 20 ou 30 km do que um que pode ser detectado a 200 ou 300km, de todos os caças do programa FX-2 apenas o Rafale, por conta dos materiais empregados, mantém é um “quase stealth”, sendo que o F-18 o pior nesse quesito, um verdadeiro “holofote” em qualquer tela de radar.

    Apenas os caças de 5ª geração verdadeiros (o Rafale é considerado intermediário entre a 4ª e a 5ª gerações) prevê real capacidade stealth, entretanto até hoje apenas o F-22 americano possuia essa capacidade, e sequer é oferecido aos aliados mais próximos dos EUA, o F-35 também terá muito dessa capacidade, mas o projeto está se tornando um elefante branco, muntinacional, e ainda sem real previsão de entregas.

    Entretanto dois novos projetos são vislumbrados no horizonte, o russo PAK FA da Sukhoi e o chines J-20, ambos voaram recentemente e devem levar alguns anos para estarem totalmente desenvolvidos, mas são reais opções, certamente a preços mais acessíveis, aos caças do FX-2, podendo mesmo forçar os EUA a atuarem no consorcio do F-35 para que o Brasil tenha acesso ao caça por preços próximos do Rafale ou do F-18.

    Espero que esta seja a linha de reaciocínio a ser seguida pelo governo Dilma, teríamos um avião que vai muito além do disponível hoje para a maioria dos países, mesmo os europeus, que nos serviria por muitos anos, inclusive sendo possível a aquisição de uma versão naval de decolagem vertical para a Marinha Brasileira, a ser operada no Nae São Paulo.

  10. Retirado do Site do Luis Nassif (advivo.com.br/luisnassif

    A licitação dos caças – 3
    Enviado por luisnassif, ter, 18/01/2011 – 10:00

    Por Cesar A

    Por que o Brasil descartaria o Su-35 Flanker?

    1 Doutrina de emprego: O Flanker foi projetado como um caça pesado de superioridade aérea para ser usado por uma superpotencia, a URSS. Ele é um elemento de uma doutrina, ele é eminentemente ofensivo, feito para operar nas zonas mais “quentes” de combate, mas ele não funciona sozinho, iliais a doutrina russa de combate é fundamentada principalmente nos misseis anti-aéreos e forte controle de terra, os caças são elementos auxiliares.

    2 Filsofia de manutenção, o Brasil opera segundo os padrões ocidentais de manutenção, que preconizam a substituição principalmente de elementos, enquanto a filosofia russa preconiza a substituição modular, isso significa maior custo operacional.

    3 Padronização, TODOS os armamentos usados pelo Brasil são incompativeis com o Flanker e vice versa, um missil que equipa o Flanker não é usado por nenhum caça ocidental.

    4 Transferencia de tecnologia, o Flanker tem dois programas em andamento de transferencia de tecnologia, um com os indianos, várias vezes mais custoso do que o FX por conta da customização que esta sendo implementada, os atrasos são grandes e o aumento de custo tambem. O outro caso de transferencia de tecnologia é com a China, num programa ainda maior que o indiano, onde os chineses adquiriam centenas de Flankers, a licença de fabricação e estão produzindo uma versão local modificada, o J-11, mas os russos parecem ter esquecido de passar o “pulo do gato” para os chineses ja que os J-11 estão tendo alguns problemas.

    Por tudo isso eu comparo o Flanker ao Ronaldinho Gaucho, excelente no Playstation 2, mas em campo esta devendo…

  11. O Nelson Jobim deve ter ficado triste.

    Ele já disse umas 50 vezes que o processo seria definido no próximo mês, na próxima semana, nos próximos 15 dias, em breve, até o dia tal, etc, etc.

    Também disse que os estudos feitos até agora estavam valendo e que estava tudo pronto para a decisão da presidente.

    Vejo que, mais uma vez, ele foi completamente desautorizado.

    Dá a impressão que ele ficou sabendo da decisão pelo jornal.

    É nisso que dá falar demais.

  12. Rafael Cruz:

    1) Resposta:Grandes super potencias como a Malásia e o Vietnam empregam o SU-30MK e “devem possuir avançadas instalações militares no solo”!
    2) Resposta:O sistema de operação/manutenção modular esta sendo empregado no ocidente a muito tempo assim como é a base do F-35.
    3) Resposta:Pergunta pra Índia como eles empregam armas russas no M2000 E ARMAS OCIDENTAIS NO SU-30MKI.
    4) Resposta:Realmente russos,americanos,franceses,suecos,e outros vão transferir tecnologia ,que eles levaram décadas e gastaram bilhões pra desenvolver,pra outros países e ganharem um competidor.
    Por que o Brasil descartaria o Su-35 Flanker?No caso do FX-2 teria alguma coisa com o fanatismo do Jobim pela França.

  13. Dilma esta certa… o caça americano passa tecnologia “necessária”; o sueco passa no papel; o francês promete tecnologia irrestrita mas é super faturado, e não cumpriu com o prometido de defender os interesses brasileiro ao Conselho de segurança da ONU. Tem que abrir mais oportunidades a outros concorrentes e saber que tipo de tecnologia vão passar detalhadamente.

  14. Nós temos uma turbina nacional sendo desenvolvida, deveria a Embraer investir nesta tecnologia, para conseguir mais independencia dos americanos em aviões comerciais e tbm aplica-la em um caça nacional produzido pela empresa, ela é capaz.

  15. Nós Brasileiros estamos querendo reinventar a roda.
    Nos dias de hoje todo mundo já sabe que os únicos equipamentos existentes no mundo que pode interessar a um pais com as dimensões do Brasil só existe 2, o F-15 e os SU-35. Como os Americanos não irão nos vender o F-15, só nos resta os Russos que estão loucos para se firmar aque na America do sul. Eu acho que esta na hora de comprar os SU-35 como fez o Chaves e bater o martelo de uma vez.
    Eu espero que a Presidente DILMA tenha a cortagem que o LULA e o FERNANDO HENRIQUE não ti verão, e definir esta situação de segurança do nosso Pais.

  16. Realmente ! Gostei da atitude de dilma .. O FX2 já não tinha mais moral .. Quero que dilma escolha o T-50 … Queremos um caça de 5° geração ! Não somos um pais sério! Mais somos um pais de escolha

  17. Nada de FX, nada de FX-2, e muito menos nada de FX-3, as forças armadas não vão se reequipar tão cedo, pelo menos nos próximos 8 anos; não me perguntem o por que?
    Tirem suas próprias conclusões.

  18. Se vão aproveitar alguma coisa do FX-2, mantendo-se as avaliações técnicas e renegociando os termos dos offsets, garantias e preços dos 3 concorrentes, não demoraria tanto, talvez uns 6 meses…

    Agora se partir para uma nova rodada de avaliações incluindo os caças excluídos da short-list é 2 anos no mínimo.

    Talvez agora fosse a situação para radicalizar e adotar a proposta do Ozires. Encomende para a Embraer um caça de 4.5G mas com capacidade de se tornar um 5G no futuro. E ela que se vire de arrumar as parcerias necessárias.
    Para a questão da desativação dos M-2000 e F-5 mais desgastados, F-18 E SH via FMS.

    []’s

  19. Primeiro quero como brasileiro pedir desculpas a Dassault e a Saab,por essa palhaçada,está muito estranho essa suspensão,pois o John McCain vem a Brasil e diz que vai voltar com garantias a proposta dos E.U.A,e com isso despespeitando a Dassault e a Saab,que gastaram milhoes nesse processo,cabe lembrar que as empresas gastaram milhoes com assesoria Juricida,economica e tantas outras,por baixo se gasta uns 5 milhoes de reais ou mais,fora o tempo perdido,contatos com fornecedores e outros pontos importantes.Para mim a Dilma amarelou pois logo após a visita do John McCain ,ELA SOLTA UM COMUNICADO DESSES,ou os americanos vão fazer uma proposta irrecusável ou ela amarelou a pressão.

  20. Pra finalizar o que importa mesmo para mim é o SubNuclear e o Brasil não assinar os termos adicionais do TNP,e não aceitar a proposta americana do tal Banco de úranio enriquecido,se ela vier com esse papo de assinar,é melhor tirar ela e colocar o Serra.

  21. Ahahah, parece que o NJ ficou com cara de tacho, coitado. Bem que eu queria ver o Rafale nas cores do Brasil, mas será que esta tudo perdido, talvez não. Essa Dilma tá que tá pregando surpresa, ô louca.

  22. É… mais 8 anos, aí o processo será cancelado porque os caças de 4° geração serão obsoletos. Aí cria-se o FX 3 e o processo leva mais uns 16 anos. [?] Huashausah. É revoltante.

  23. Aqui todo mundo critica dizendo que o Governo não é sério, não honra com a palavra, não isso, não aquilo.

    Na minha modesta opinião, é típico do Serhumano gostar de opinar e criticar, seja de uma forma ou de outra. Como aquele ditado que diz “falem bem ou mal, más falem de mim”..

    Extender o processo, é plahaçada. Cancelar o processo, é palhaçada, tudo parece ser palhaçada.

    Fico pensando em que tipo de comentários seriamos remetidos caso o governo decidisse por uma das ofertas, digo, se decididisse pelo modelo A, os fãns dos modelos B e C estariam criticando, ou então, todos estariam criticando o fato de todos serem geração 4.5 em defesa de um modelo de 5 geração.

    Penso então, que chega a ser impressionante como a mente humana pode ser dominada pelo fanatismo e a ignorância.

  24. Caramba e tem gente feliz com isso?! Como pode?!
    Se eu fosse o Jobim “eu seria muito velho”, mas pediria as contas agora se é ele que trabalha e os outros atrapalham então melhor cai fora.
    Isso é ridículo, joga o trabalho do Lula e do Jobim no lixo “porque acho que não são bons o suficiente” burocrata idiota (porque burocrata se acha mais esperto que os outros e no final são os maiores estúpidos que vieram ao mundo?), tenho que concorda que o Brasil não é um país serio seja pelos governantes seja pelo “povinho” que adora vê a desgraça em nosso solo pelo gosto de uns caras aí o Brasil seria colônia americana.
    Cansei…

  25. Acho melhor assim..!!
    É melhor fazer um nova rodada de propostas, mas essas com os caças 5G do que com esse aviões 4G
    O Rafale era o único 4,5G por isso TAMBEM ele era o preferido.
    Prefiro ficar + 2 anos que os antigos F-5, mas ter certeza que seremos equipados com um Pak-FA, J-20 ou F-35. Do que bater o martelo agora e receber um F-16.

  26. O caminho é seguir uma parceria com Israel/EUA. Tô louco? Nada! Os caras são mais estáveis, previsíveis. Não confiamos neles e nem eles em nós. A Dilma não quer se envolver com o Irã, e a Rússia é perigosa. Os chineses, nem pensar!
    Para quem falou do entreguista Serra, preparem-se para a Entreguista Dilma…

  27. jakson almeida disse:
    Trépica:
    1 – Qual a quantidade de SU-30Mk e o preço que as “Super Potências” Do Vietnan e da Malasia estão pagando.
    Detalhe: ( sendo que eu falei dos SU-35 Flanker, mas vá lá )
    2 – E o custo disso..?? Seria viável ao Brasil pagar o preço..?
    3 – O Indianos estão pagando a conta….. e eles claramente estão na tendência a fazer uma maior integração com os Russos. Coisa que o Brasil não irá fazer
    4 – Esses países talvez nos repassem essa tecnologia pelo simples fato de que eles QUEREM DINHEIRO ( Talvez, mas ainda acho que não )
    Eu tbm gostaria muito de ver o os SU-35 sendo a espinha dorsal da nossa força aérea. Mas isso não vai acontecer.

  28. Mas para aumentar os salários dos deputados teve ate
    Reunião de emergência num aumento anual que vai chegar
    Na casas do R$1.8 bilhões, nos brasileiros estamos muitos
    Acomodados se fosse na França o pau ia quebrar, fx esta mas para promoção de uma empresa de telefonia Infinity FX…….

  29. Caramba tem gente triste com isso?
    O que vocês preferem um caça para ontem ou um caça com real capacidade de combate num ambiente moderno? o apressado come cru amigos, se comprarmos o Super Flanker e entrarmos no PAK FA estariamos feitos por 40 anos, e se comprarmos um dos atuais concorrentes só teria-mos a superioridade por 10 anos até a Venezuela comprar o PAK FA e ainda eles vão encomendar o SU 35 que vence todos os concorrentes com uma asa nas costas, acho que pode demorar mais 10 anos se for feito da maneira certa.
    Não se esqueçam a FAB quer tecnologia para um caça de 5ª geração não um caça, mesmo o FX 2 saindo ele seria um mero tampão até sair o 5ª geração e nada mais, se vai ser tampão que seja o SU 27 modernizados, SU 30 MKK o que já seria equivalente a estes propostos para o FX 2, gente vamos pensar com o cérebro não com o fígado

  30. Conforme saiu na mídia no ano passado,o Sr. Jobin estava escrevendo uma “ exposição de motivos“ para entregar ao Sr. presidente e assim definir a escolha do melhor caça. Essa demora em terminar a referida “exposiçao`´ dá a entender que ele `´conhece“ bastante os três aparelhos escolhidos no processo da licitação. Caso a exposião de motivos continue por mais dois, três, quatros anos ou mais poderá se tornar um `´best seller“ mundial. Quem viver, verá.

  31. Se o Baby Doc voltar para o Haiti, tenho certeza que ele irá equipar a força aérea Haitiana melhor e mais rápida do que aquele país lá da América do Sul que é um gigante adormecido.

  32. Mais uma vez a decisão é adiada em caráter “Sine Die”, como se a necessidade de renovação da véiaca frota de caças da FAB fosse algo distante de aguardar digamos por uma década.
    Não defendo a aquisição de qualquer um dos três finalistas do finado FX2, mas o Jobim tem de deixar claro na cabecinha da Dilma de que uma decisão em breve terá de ser tomada, caso contrário iremos ver nosso país inteiramente desarmado em termos de defesa aérea antes mesmo do final desta década.
    Enquanto isto nossa classe política deixa o Brasil tal como uma donzela desarmada na beira de uma estrada escura e cheia de perigos, contando com nada mais do que a sua vã esperança de que não será jamais atacada.

  33. Galera, o Genoíno deve estar cheioo de cifras do FX2 na cuéca, então… ADEUS caças… bem vindo MENSALÃO!!!
    O mais certo era a ilustração do Polvo Pol sobre uma imagem do Genoíno com os caças na cuéca, hahah esse país é uma palhaçada mesmo…

  34. Não acredito na entrada dos Russos neste negócio. Não acredito que eles tenham mudado seu critério de transferência de tecnologia, mas pode ser que exista uma surpresa nesta história e ele pode se chamar por F35 Lightning II, uma cartada americana que pode ser irrecusável.
    Vai saber… Um vetor de combate não pode ter dual purpose como um helicóptero EC725, logo a Dona Dilma parece não entender o porquê deste gasto, apesar deste ser diluído a longo prazo.
    [ ]s

  35. FHC – FX-1
    Lula – FX-2
    Dilma – FX-3
    agora cada um tem seu FX.
    O FX-4 será do Tiririca, no fim aparece dizendo: Peguei vocês, enganei vocês!!

  36. alguem poderia me dizer, Porque a bandeira do Brasil esta em um SU-37 da Russia?
    veja no video em 5:59,,, achei estranho.

Comentários não permitidos.