Dilma suspende escolha de caças da FAB

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/polvo-paul-plano-brasil23.png

Sugestão: Nick

Leia Também

FX2: Opinião

O País

Depois de o ex-presidente Lula ter manifestado total preferência pelos franceses Rafale, a presidente Dilma suspendeu o processo de escolha dos caças da FAB. Outros fabricantes, como os russos, também poderão participar.

Dilma decide suspender escolha de caças da FAB

Presidente resolve ampliar número de concorrentes; processo já estava em fase final e predileção era por franceses

Jailton de Carvalho e Geralda Doca

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o processo de escolha dos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), que já estava em fase final, e abrir uma nova disputa. A presidente resolveu também ampliar o leque de concorrentes. Até agora, só três empresas disputavam a preferência da FAB: a francesa Dassault, com os caças Rafale; a americana Boeing, com os F18 Super Hornet; e a sueca Saab, com os Gripen NG. Essas propostas continuam na mesa, mas, agora, outros fabricantes também poderão participar da concorrência, como os russos que haviam sido desclassificados na disputa anterior.

Pressão internacional influenciou revisão

A presidente Dilma decidiu rever o processo de compra dos caças diante da forte pressão internacional. Fabricantes de vários países manifestaram interesse em vender aviões para a FAB, um negócio de bilhões de dólares, que pode ter forte impacto no desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil. Há uma semana, o senador norte-americano John Mc- Cain, do Partido Republicano, teve uma reunião com a presidente para pedir que o governo brasileiro acolha a oferta apresentada pela Boeing na primeira etapa do processo de compra.

Até deixar o governo, o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva dava sinais de que preferia os caças franceses. Isto porque a Rafale incluiu no pacote de venda a promessa de transferir toda a tecnologia de produção dos aviões. Ao lon-go das análises técnicas dos caças, as empresas que participavam da disputa desde o início decidiram melhorar as ofertas. Em sua passagem pelo Brasil, McCain reafirmou o compromisso da Boeing de transferir tecnologia para o Brasil, da mesma forma que fez a Dassault.

— Isso (novo processo de escolha) já era esperado. Ela (a presidente) quer um estudo minucioso do que cada empresa está oferecendo. São relatórios complexos, uma decisão difícil, e é natural que ela queira mais informações para decidir com mais segurança — disse um oficial da Aeronáutica.

Teria pesado na decisão da presidente também as restrições orçamentárias. Com os cortes no Orçamento sugerido pela equipe econômica, o governo terá que eliminar despesas em quase todas as áreas. Com o adiamento da escolha, o governo ganha fôlego para reorganizar as finanças e, no futuro, bancar as elevadas despesas previstas numa compra dessa natureza. O processo de escolha dos caças vem se arrastando desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2009, o ex-presidente Lula recebeu o presidente francês Nicolas Sarkozy e até manifestou simpatia pela proposta francesa. Mas, em dezembro passado, quando o negócio parecia próximo de um desfecho, Lula disse que deixaria a decisão final para sua sucessora. No início deste mês, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou a dizer que os estudos técnicos seriam mantidos e que o governo bateria o martelo em torno da questão ainda neste semestre.

Fonte: Ministériodas Relações Exteriores

Nota do blog


E lá vamos nós…

“outros participantes”?

Estamos falando do consórcio Eurofighter, a Lokheed Martin e da Sukhoi  desclassificados anterioremente?

A proposta da Sukhoi seria aquela que disseram que nunca havia morrido e que estava na gaveta do comandante da FAB?

A Lokheed vai poder então desengavetar o F 35 ?

Novos requisitos, novos estudos, novos relatórios?

Quais prazos? mais 2 anos para avaiação e 2 para escrever um novo relatório?

De qualquer modo isto significa mais tampão e mais uma vez o enrolo e crença de que de fato será feito alguma coisa, mais conversa para inglês ver?

Como Polvo Paul havia previsto a FAB vai mesmo é de F 5 independentemente do tampão que venha ai.

Infelizmente não dá para acreditar que agora, é de verdade, que agora vai, que agora estão mesmo preocupados com o assunto, que agora darão fim a esta lasimável novela do F XATO…

Agora o que mais preocupa é a confirmação desta notícia que segue

E.M.Pinto

Compra de caças deixa de ser prioridade do Planalto

A presidente Dilma Rousseff retirou da lista de prioridades do governo a compra de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Dilma já falou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a respeito do assunto e o advertiu de que vai analisar melhor todas as propostas e ofertas.

A escolha de novos caças para substituir a frota atual da FAB, que especialistas classificam de obsoleta, vem se arrastando desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no último ano de seu mandato, em 2002, decidiu deixar a decisão sobre a compra para o ex-presidente Lula, seu sucessor.

Inicialmente, Lula cancelou o projeto, então conhecido como F-X, mas em maio de 2008 foi criado o projeto F-X2 e, em novembro do mesmo ano, selecionados como finalistas o caça francês Rafale, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, fabricado pela americana Boeing.

Ao assumir o cargo, Dilma decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate e reiniciar “do zero” o processo de avaliação das aeronaves. A presidente não teria preferência por nenhum dos fornecedores – ao contrário de seu antecessor, que declarou abertamente preferir os caças franceses. O Rafale é apontado por especialistas como a opção mais cara entre os três concorrentes. A renovação da frota da FAB é um negócio avaliado em 5 bilhões de euros.

“Não vamos começar da estaca zero porque senão seria começar o processo todo de novo e não é isso”, afirmou na segunda-feira o ministro Jobim. Segundo ele, a intenção é tomar uma decisão sobre esse tema em seis meses. Todo o processo elaborado durante o governo Lula considerava o modelo francês Rafale o preferido pelo Brasil.

Segundo o jornal, Dilma já tem em mãos o relatório preparado pelo Ministério da Defesa que aponta o Rafale como o único modelo capaz de seguir efetivamente as regras estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa. A prioridade é a transferência de tecnologia. A presidente, porém, não teve tempo de se debruçar sobre o assunto porque outros problemas, como a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, atropelaram sua agenda.

Fonte Veja via Defessa@net


34 Comentários

  1. Ba! Tchê! Cansativo este assunto, não aguento mais. Não me parece um procedimento sério é brincadeira com as Empresas concorrentes e com o Brasil.

  2. Sabe o que que eu acho? Eu acho que esta mer… de projeto FX-2 nao vai dar em nada e nem o FX-3 e nem o FX-4 e nem o 5 nem o 6, esses politicos brasileiros nao querem saber da defesa nacional, enquanto eles tiverem roubando tranquilo pra eles esta otimo danise o que acontecer, aposto que essa Dilma do Caralh… vai enrolar mais 4 anos e quando estiver no final do seu mandanto pronto para bater a porr… do martelo para o ganhador, vai enrolar e nao vai querer assinar ai o poximo presidente eleito vai enrolar tbem dizendo que quér rever a merd… dos papeis e vai enrolar e assim vai ser pelo resto da eternindade até que comesse a 3° guerra mundial onde os militares vao se ver obrigados a fazer uma nova ditadura, por culpa da imbestialidade do brasileiro safado que nao quer nada com nada e ai sim vai começar uma produçao de novos caças, mais até que isso aconteça, a FAB vai ter que se contentar com o F-5 ai quando os EUA nao quiserem mais fabricar peças para o F-5 a FAB vai passar a pilotar o Mirage 3 ai depois o p40 da segunda guerra, depois os avioes de Santos Dumont

  3. Amigos apenas uma pergunta : alguém já viu ou leu uma
    declaração ou nota oficial sobre isto ? Até agora o que vejo são
    jornalistas falando que certas fontes ( nunca identificadas )
    informaram que o processo atual está morto e que haverão novos
    participantes.

  4. Andrei Netto, de O Estado de S.Paulo
    Mais três a quatro meses. Esse é intervalo de tempo informado pela administração Dilma Rousseff ao Ministério da Defesa da França para que uma decisão seja tomada a respeito do projeto FX-2, o processo de seleção para a compra de 36 aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). O prazo foi confirmado pelo ministro da Defesa, Alain Juppé, que ao comparecer à posse da nova presidente recebeu a notícia de que o caso seria reanalisado. Desde então, os franceses cruzam os dedos.

    No período, a presidente Dilma Rousseff pretende se inteirar do dossiê antes de sacramentar a compra, que pode custar aos cofres públicos entre US$ 4 bilhões e US$ 7 bilhões, entre aviões e a transferência de tecnologia. “Acho que nós podemos ficar confiantes”, afirmou o ministro da Defesa há uma semana, quando de seu retorno a Paris, após participar da posse da nova chefe de Estado e se encontrar com autoridades dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

    Em Paris, o discurso de autoridades do governo e da indústria aeronáutica é o mesmo, e seu tom é diplomático. Christine Lagarde, ministra da Economia, ponderou que é natural que Dilma queira se inteirar do tema antes de tomar a decisão. “É preciso afirmar sua autoridade, é legítimo”, afirmou à rádio Europe 1. “Houve um enorme trabalho prévio. Eu espero que os frutos deste trabalho sejam levados em consideração. Estamos de dedos cruzados.”

    Fontes do meio industrial ouvidas pelo Estado ontem confirmam que o prazo estimado para uma resposta seja de três a quatro meses. Mas, acredita-se em Paris, o momento é de espera para as companhias concorrentes, Dassault Aviation, Boeing e Gripen, e não para novas ofertas. “A bola neste momento está no campo do Brasil”, disse um executivo francês que acompanha de perto o tema. “Estamos esperando um anúncio sobre com quem serão abertas negociações exclusivas. Depois disso, ainda haverá vários meses, talvez um ano de negociações jurídicas sobre o contrato, para que então seja conhecido o preço final do pacote.”

    A Dassault, fabricante dos Rafale – os aviões preferidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e concorrente dos Boeing F-18 Super Hornet e dos Saab Gripen NG -, não comenta as negociações em andamento.

    Enquanto espera pelo Brasil, o governo francês e a Dassault vêm retomando neste mês as negociações para a venda de 60 aviões aos Emirados Árabes Unidos. Até aqui, os Rafale não foram vendidos ao exterior.

  5. Ao meu ver tudo isso e retalhaçao sempre a algo q empede o emvetimento nas forças armadas sempre e a mesma conversa,o mais estranho e q a dinheira para o luxo de nossos governamtes ao meu ver esta na hora do povo da um basta nessa ditadura civil pq pra quem reclama q foi peseguida e queria o melhor para o Brasil pra quem luto pra isso esta continuando a ditatura 2 vez pio precisamos de uma naçao poderosa sim, o q os eua ser amao tanto ser nao tem riquesas naturais e sem dizem amigos nossos temos uma riquesa q devemos protege e precisamos de homems equipado com o q a de mais mordenos logo nao e para 2030 tem q ser logo o povo q e pede mais os q dizem q eguem a mao aos militares so querem a caveira das forças armadas nao exitir e nao vai exitir caça para o brasil ate quando eles verem q a ameça no mundo e real.

  6. A noticia é tao desanimadora que nao da vontade nem de comentar…. sorte para aquelas empresas que estao ligadas ao “refurbishung” dos F-5 e Mirrages pois esses sim vao ganhar dinheiro aqui no Brasil pelos proximos anos.
    .
    Acho que o grande Molusco falou pelo menos umas 20 vezes que nao ia deixar o abacaxi pro PROXIMO presidente… ai foi esperto pq o que apareceu foi uma PROXIMA..rs. Sds.

  7. Parabens Senhora Predidente Dilma :clap: não por aparentemente desmerecer o Rafale e se interessar mais pelo F18 mas por ser exigente e detalhista ao invez de agir e decidir por impulso e simpatia como Lula.Esta mais do que certa.Ou a Dessault se igua-la em preços com a Boeing ou não levara nada.Gostaria que a Senhora abrisse a possibilidade da inclusão na disputa para o Typhoon e Sukoi SU35BM…Não se surpreendam se ela conseguir alem da TT completa do F18 tambem outros equipamentos belicos Americanos que eles não costumam vender para ninguem.Se o congresso Americano ratificar por escrito e não atravez de palavras de congressistas e o Obama tambem e não atravez de uma funcionaria de segundo escalão,sera bom para o Brasil,bom para a FAB e bom para os EUA.Os dois paises são amigos e diferenças a parte se precisão e se complementam.Que olhem o Brasil não mais como uma rica mina com um povo facilmente seduzivel mas como uma ascendente potencial economica e importante lider dos emergentes e paises pobres.Ou eles cedem ou nos perderão de vez.

  8. Segura na poltrona !! Lá Vem, lá vem o 55 Typhons desativados do Reino Unido!!! Tá muito na cara!! Bagatela…e já pega 55 prontos hoje !! e tem gente que tá viajando ai… e melhor 55 novinhos, e voando !! Amanhã, ou no mês que vem…
    Agora pergunto, é de prateleira??? Pode até ser mas é um bom caça ! Baratinho, já vem todos prontos “55” !!
    Olha, essa Dilma não é boba não!!!
    Como que anunciaria a compra dos caças, com quase 12 bi… e o mundo se acabando em água e lama no Rio de Janeiro ??? Vamos ser mais sinceros e complicado !
    Vai por mim… o negocio é bom mesmo, vamos pegar ums navios tb… para algums chorões do FX !! rs
    Obrigado

  9. Eu acho que nunca vai sair ninhum FX,si não um CU (comprar usado),os amx da finlandia para reequipar a FA,já que si gastão muito dinheiro em equipar as F.A`s ,eles (politicos) ficam sem dinheiro do povo para poder roubar,ou manda fabricar super tucanos em massa e ai esta o nosso FX (made Brasil).Até Kuwait,Venezuela e paises muito mais pequenho que o nosso tem melhor F.A,Sra Dilma Brasil

  10. Suspendeu porque fedeu. Concordo com a Dilma.
    Rafales custando carissimo deste jeito somente pra ficar em hangares da FAB, porque ninguem aguenta $14000.00 por hora de voo.
    Acho tambem que a Dilma e um novo ‘sheriff in town” e quer mostrar quem manda no babado a partir de agora.O Jobin estava um pouco mergulhado na cama francesa e isso nao cheira bem.
    Acho ainda que vai dar EUA, porque o resto so fala e nao entrega e se entrega nao mantem.
    Gostei da analise do rafael cruz acima…e o que penso da Russia nesse jogo.

  11. Dona Dilma quando aceitou conversar com McCain sobre o tema, assumiu a posição de decisão que cabe a grande lideres. Ela irá resolver o tema. Em menos de duas semanas ela manda dois recados bem claros aos Americanos e aos Franceses. Aos Franceses que o gato subiu no telhado. Aos Americanos repete Saito no Wikileaks. Diz não acreditar na ToT americana e diz temer por embargos. Pede garantias adicionais ao Congresso Americano. Segundo recado, fala que irá reavaliar o tema. Ela quer o mais barato e pronto. Quer a ToT e pronto. Não têm relação pessoal com ninguém, somente sua filha, mãe e neto. Nada mais, logo a mulher está gerenciando. E diga-se de passagem bem.
    Quero ver qdo. ela começar a mirar os Italianos. Vai vuar saleme pra todos os lados. Sai de baixo.
    Aos Franceses deu um grande recado, eles que baixem a crista e leiem o recado dado.
    Ela quer fazer valer o valor de seu dinheiro. Não sabe nada de caças (e nem deveria saber), mas entende de economia e dindin $$$$$$$$.
    E não pega bem comprar caças com estas tragédias de começo de ano.
    Só não dá F18E/F se os americanos não desejarem. Como já ocorreu no passado com Sabres e Phantons e Tigers II…
    Podemos voar Rafales (para mim o melhor, o mais capaz e sofisticado) mas somente se os Americanos não desejarem vender suas Vespas, com dentes, não desdentadas.
    [ ]s

  12. Camilo aproveito seu “gancho”, poderíamos usar a concorrência da MB pra adquirir umas TYPE-26,quem sabe não sobra um DIMDIM pra umas TYPE-45,e arrendar os 55 Typhons a partir dos OFFSET’S das belonaves(teriamos um tampax sem gastar dinheiro).Cade aqueles 37 da Alemanha?

  13. katholikoromano concordo plenamente com vc,e acrescento mais,isso tá cheirando a um problema futuro da Dilma com a Fab,porque se ela avaliar as propostas da EADS,e dos Russos,ela estará dando um tapa na cara da FAB,passando um atestado de desconfiança na FAB,ela só pode revisar as propostas já apresentadas e descartadas pela FAB,não vai poder ser acresentada nem uma virgula,pois se isso acontecer os outros terão direito de apresentarem propostas novas,e com isso não existe mais FX-2,e sim o FX3,é engraçado como as coisas foram conduzidas ao meu ver de um modo errado pela FAB,quando começou a onda de boatos lançado pela aquela reportagem em favor ao gripen,a FAB não desmentiu,lançou uma nota pequena,ridicula,ao contrário da Marinha,que disse com todas as letras que os alema~es não tinham tecnologia para o subnuclear e por isso mesmo sendo mais barato não era próprio,logo depois acabou,a FAB deixou se criar o mito da Hora voo do gripen de $5000,sendo que o Jas39 não tem essa hora voo,depois vieram as críticas por parte da imprensa e de blog quanto a hora voo,alguns comentáriastas dizendo que haveria jaba,propina,se criou esse mito,e nunca foi colocado que o F-18,e o Rafale são mais caros mais tem certeza do Projeto,já são caças testatos,são Bimotor.
    Depois na viagem a China relatório não estava pronto,e entramos no ano da Eleição e nada,depois perto da eleição veio o relatório,ai aconteceu o que todos sabiam,bom a FAB deveria ter aprendido com seus erros,agora vamos ver o que vai dar,fico profundamente envergonhado com esse acontecimento,agora amigos,saiu uma declaração do Governo dizendo que a compra dos Caças não é mais uma prioridade do governo,ou seja é capaz do sistema de vigilancia de fronteiras do Exército sair antes dos caças da Fab,os blindados estão caminhando,só a saga dos caças que continua.

  14. Tudo indica para uma reaproximação Brasil x Estados Unidos. Declarações contrárias ao Regime Iraniano. Visita de McCain, Wikileaks e Saito dizendo que o F18 E/F é o melhor. Finalmente, revisão do processo. Só não entende quem não quer. Por fora, F35 e 200 Super Tucanos no jogo, com possibilidade de KC390 e Rockwell… Rock in Roll.
    Agora o jogo virou pró americano, só não levam se não quiserem, a moça já deu todas as dicas do que deseja. Bem, se o McCain e o Congresso Americano não entendeu o recado, sempre existirá a opção francesa, como no passado. Desejávamos os Sabre e vieram os Gostler Meteor, depois sonhávamos com os Phantoms e F5EII e o que nos sobrou os Mirage III. O Brasil é um país amigo dos Estados Unidos e volta a dar chances aos yankes de conserto do passado, muito disso, quente ainda de anos atrás, como embargos seguidos que nos deixaram desatualizados a ponto de nossa aviação de caça chegar quase a falência.
    Vamos ver. Meu preferido é o Rafale, mas algo saiu errado, deve existir alguma pendência por parte dos Franceses que não deixou ser possível Lula fechar o processo. Perderam a chance. Agora a bola está com o Tio Sam e eles não devem a perder novamente, senão o FX2 está realmente terminado.
    O F18E/F deve ser ofertado com futura opção pelo F35 embora de empresas diferentes. Existe o FMS, e isso deve fazer os olhos de Dona Dilma brilharem.
    O FX2 entra em um perigoso banho maria e cabe agora aos Americanos uma injeção de adrenalina. Pela Dona Dilma, isso nunca será prioridade. É melhor a FAB já pesquisar as celulas de F5EII da Suiça e Chile.
    [ ]s

  15. e uma decisão muito ceta pois quado rafale chegace reia o f5 de oje um monte de sucata serar que podemos decolar um dia pelo historico madamos o primeiro homem a lua não foi nu onibus espacial e sim em uma sayuz emtão escolemos ou teremos su35/33 pak-fa vls emtre outos projetos russos ou sinplimente ficamos onde estar no meio do nada

  16. A presidente não tem compromisso nem com A, B ou C,
    a não ser com a nação brasileira.
    Jobim acertou outra vez: O prazo será maior que 06 meses.
    Abs

  17. Quem tera a coragem de dizer que a MADAME ja veio determinada a detonar o Jobim,cncelar o FX e bater o martelo pelo SU e PAK-FA e colocar o Mangabeira no lugar do agente triplo???Mas ela não so cedeu ao pedido do Lula mas como administradora pentelha vai rever e esmiuçar tudinho do processo.Os EUA tem a chance de não somente emplacarem a venda mas com ela serem realmente parceiros mas seela não sentir firmesa vai cancelar e dentro da lei e da constituição bater o martelo e surpreender a todos.Não se iludam ela não vai peidar na farofa e vai decidir essa delonga esse ano.

  18. Vamos por partes……Nem sonhem que a Kaanapo vai conseguir vender para o Brasil os Su 35, por um motivo bem simples, os EUA sabem que o Brasil é estratégico para região, são a maior e mais estável democracia da Região, além da maior economia….Não é negócio para os Eua ter o país mais importante da AL sofrendo influencia Russa. A vinda de John Maccain teve sim um peso na suspensão do FX2 em 18-01-11, acho que em conversas reservadas, Maccain ( que é membro da comissão de defesa do Congresso) prometeu que os EUA devem fechar o acordo para compra de 100 super tucanos da Embraer(podendo chegar a mais 100)que concorre no programa americano Imminent Fury para compra de aeronaves de contrainsurgencia, que serão montados na fábrica que a empresa está montando na Flórida(fort lauderdale).Acho que a Dilma, como é bastante pragmática, deve reabrir a concorrência, e aí entra a Lockheed Martin com o F16 block 60, ou mesmo o próprio F18SH da Boeing, ou mesmo, mas pouco provavél, o temido F15 SE II, se Maccain garantir, inclusive com cláusula de contrato com a empresa vencedora que não haverá embargo do congresso ao fornecimento de armas, acho que o FX ficará com um deste dois aviões, acho em minha modesta opinião que o Brasil vai de F16 blk60, por uma questão bem simples matar tres coelhos com uma só cacetada: No campo político o Brasil reaquece os laços com EUA, independente se o ganhador for a Boeing ou Lockheed, e no campo economico, a Embraer vai engordar suas contas e contribuir para balança comercial, e no campo de logistica militar, pois um f16 custa equipado US$-70 mi (metade do preço de um Rafale ou F18), e por ser monoreator será 50 % mais barato manter esta ótima aeronave operacional, e se for fornecido armas como amraam, jdam, jsow, acho que vai dar f16 Block 60….E aos entusiastas do Gripen acho que Dilma não Fecha por dois motivos, primeiro a Suecia não tem uma projeção geopolitica relevante, segundo os motores são americanos e podem ser embargados por retaliação dos EUA….

  19. Eu admiro gente de boa fé… eu não consigo te tanta fé e otimismo como vcs depois de 16 ainda tem gente dizendo que “o apresado come cru”… caraca isso é se um cara paciente kkkkkkkkkkkk queria se um mestre budista desse nível.
    Falando um pouco mais serio, estamos no Brasil se essa nota for verdadeira é babau Rafale, SH, NG, Su-35, Mig-35, EF-2000, babau tampão F-16, Mirage-2000, EF-2000 e avião quinta geração kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk babau!
    Todo presidente tem um FX e todo FX demora pra se avaliado o suficiente para aparece outro presidente… isso é má vontade da FAB que não aceitou o RAFALE quando o LULA quis fecha o negocio e má vontade da DILMA por não equipa nossa força aérea… o fato de o FX-2 esta em curso não impediria uma outra concorrência para um caça de 5ª geração veja a Índia.
    Mas isso é tão cansativo que nem da vontade de escrever… passa bem turma, valeu

  20. Muito bom , a Dilma rever as propostas , espero que compre F18, mais F15 SE, no caso do F15 o Brasil não poderia vender para outros paises, mesmo assim e um bom negocio, pois e mais barato que F22, Japão , Korea, Israel , tem F15, não vendem para ninguem, e mantem todos com seu propio orçamento…. Se os Americanos garantirem transferência ,sera óptimo para nosso pais….

  21. O que será feito no Brasil é a compra de vários F-5 desativados pelo mundo e moderniza-los. Estes é que serão os caças da FAB para os próximos 30 anos, com tecnologia totalmente brasileira, até obtermos um novo vetor. Um rafale, f-18, etc desativados e revitalizados pela embraer para ser utilizados por mais 30 anos.
    Ou seja, o Brasil será o maior operador do mundo de caças ressuscitados.
    Quem sabe daqui a uns 100 anos, quando o mundo já estiver com vetores de vigésima geração estaremos voando um caça de quinta gerãçã (revitalizado com tecnologia nacional), garantindo assim nossa soberania.
    No momento, seremos pelos próximos 30 anos o maior operador de f-5.

  22. Camarada Maluquinho:

    espero que vc tenha razão

    Que tudo isso tenha um breve desfecho. No final das contas, fica parecendo que nada vai se resolver.

  23. СУ-35 НИКОГДА НЕ БУДЕТ ПОБЕДИТЕЛЕМ В БРАЗИЛИИ!!!!
    ИЗ-ЗА ОГРОМНОЙ КОРРУПЦИИ И ОТКАТОВ ЧИНОВНИКАМ В БРАЗИЛИИ, ПОБЕДИТЕЛЕМ СТАНУТ ФРАНЦУЗЫ ИЛИ АМЕРИКАНЦЫ!!!!
    ТАК ЧТО ДРУЗЬЯ SU-35 БУДЕТ ТОЛЬКО В ВАШИХ МЕЧТАХ
    ЭТО ПЕЧАЛЬНО!!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=saF0P0eEyWE

  24. se tivessemos comprado aviões na epoca do fx1 fernando henrique,estariamos amargando um tremendo atraso tecnologico,mirage 2000 parceira da embraér,f-16,e mig-29,tudo hoje caças atrasados em relação a 5ªgeração e coremos o mesmo risco hoje apenas o gripen-ng é algo que se pode progredir rapdamente em meios tecnologicos,mas depende de muita tecnologia de internacional,o real futuro são as vants,mais baratas custo operacional mais barato,e ficam muito mais tempo voando e passando informações com um custo muito reduzido,e o caça hoje teria que ser furtivo,mais logo logo corre o risco de não ser mais furtivo e ai vai bilhões e bilhões parar na lata do lixo,é uma tarefa muito dificel adquirir aviões de caça,mais o que realmente interreça,é furtividade,eos candidatos são f-35 americano,que esta engolindo uma grana sem presedentes,e se encarecendo a cada dia que poassa,o pak fá russo,que segundo os russos vai ser barato,em torno de sem milhões,rafale é o unico de quarta geração que pode ter alguma chance mais não é muita,o caça chines ta chegando tambem mas tem que ser testado ainda assim como o pak fá.

  25. Maluquinho, tô duvidando, que ela vai resolver isso nesse ano, a FAB vai ter é que adquirir mais F-5. Os brigadeiros vão acabar ficando conhecidos como brigadeiros de M@@@da, eles criaram a confusão querendo um caça que nem existe agora eles vão ter uma frota de velhinhos F-5.

  26. Isso mesmo Jakson, U$ 14.000,00, Russia, China, India e Venezuela já confirmaram que vão comprar e assim já da para prever que esse custo vai cair, e ainda tem muita gente para comprar principalmente na África, e Ásia

  27. O governo brasileiro sabiamente tem esperado que a tecnologia avançe, para que comprar aviões de 4 geração

    quando com esperar um pouco podemos encarregar num futuro proximo 20 cruzeiros intergalaticos e duas estrelas da morte.

  28. Brasil é Brasil! Sempre enrolando as coisas, o velho jeitinho brasileiro. Pra que fazer hoje se você pode fazer amanhã.

    Mas nesse caso os caças seriam pra hoje!

  29. Se fosse os americanos que perdessem a venda por motivo de propina por parte dos franceses já teriam acabado com a festa.
    Cabe aos russos deixarem de fazer acusação leviana, provar o que dizem, afinal não participaram no FX porque não quiseram transferir tecnologia e não deram garantias suficientes de assistencia.
    O resto é conversa mole.
    Abs

  30. Agora é comprar os f-5 da suíça.. quando forem desativar. E rezar para que se faça um fx descente agora. Sabe-se que de outro país que o Brasil não esteja acostumado com o modus operanti é difícil acostumar-se. Porém as vezes pelo custo-benefício vale a pena. E pelos gigantescos desafios bélicos pela a frente. Deus abençoe o Brasil.

Comentários não permitidos.