Brasil rejeita convite do Irã para inspeção nuclear

Em mais um sinal da aparente fim de lua de mel nas relacoes entre Brasília e Teerã, o Itamaraty recusou-se a integrar uma missao internacional convidada pelo regime iraniano para supostamente inspecionar a partir de hoje as instalações nucleares do Irã e dar aval de que os projetos de Teerã têm fins pacíficos.

O Brasil, que em 2010 causou polêmica por ter mediado um acordo nuclear com Teerã, optou agora por ficar no mesmo lado dos países do Conselho de Segurança da ONU. Rússia e China também se negaram a fazer parte da viagem, alegando que o trabalho de inspeção não cabe a países e o Irã deve abrir suas portas à ONU. A Turquia, que também havia participado de uma mediação com o Brasil, foi outra que recusou a oferta.

Arak

Ontem, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, conseguiu levar a Teerã apenas diplomatas da Liga Árabe, e de membros do Movimento dos Países Não Alinhados, Egito, Omã, Cuba, Venezuela e Síria. Os observadores internacionais visitariam a usina de enriquecimento de Natanz e um reator em Arak. “Diplomatas poderão ver tudo o que quiserem. Essa é uma viagem para oferecer total transparência”, disse Ali Asghar Soltanieh, embaixador do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica.

Natanz

Segundo a diplomacia europeia, o tour patrocinado pelo Irã tem como objetivo converter-se em instrumento de propaganda do regime.

A decisão do Brasil ocorre menos de uma semana depois que Teerã apresentou ao governo brasileiro uma queixa formal pelos comentários da presidente Dilma Rousseff sobre a situação dos direitos humanos no Irã. Dilma, em uma entrevista nos EUA antes de assumir o governo, declarou que o Brasil sob a gestão de Celso Amorim no Itamaraty havia errado em se abster em uma votação na ONU que condenava o apedrejamento no Irã.

Jamil Chade

Fonte: Estadão

33 Comentários

  1. visão pequena até agora não deu uma dentro e as criticas sobre ela só almenta to acha que o fururo ta nebuloso uma presindente representa um pais e não o gorveno é facil falar de pena de morte não sei oque pior no Irã ou nos Eua vamos procurar quantas tão com prisão perpétua e outras com pena de morte só acontece isso no Irã

  2. Dois comentários:
    1 – Se todos esses países, até a Turquia, recusaram o convite do Irã, é porque a coisa era inapropriada, mesmo. Por si só, essa recusa não indica afastamento do Brasil em relação ao Irã. Digo isso apesar de achar que Dilma quebrará os laços atados na época de Lula.
    .
    2 – Quanto à queixa do Irã contra Dilma – algo de que antes eu nem tinha ouvido falar -, é burrice dos iranianos. Se não querem que o Brasil se afaste mais do Irã, que engulam o sapo. Além disso, na época da tal entrevista com o WP, Dilma não era nem presidente, nem ministra. Até onde sei, seus comentários não podiam ser interpretados como próprios de um oficial do governo – até porque eles iam à contramão de políticas oficiais.

  3. Essa mulher cada dia me surpreende mais.
    Boa iniciativa. Devemos deixar claro de que lado o Brasil está. Do lado da democracia e direitos humanos, mesmo que este último anda em desuso por aqui.
    [ ]s

  4. sabe que estou começando a gostar da Dilma?

    Acho que ela está acertando em várias coisas, como essa de parar de puxar saco desse turco loco que só traz problemas.
    Também gostei de ela ter corrigido o erro do Celso Amorim e de estar revendo o F-X2.

    Tomara que ela acerte em mais questões de segurança e de diplomacia.

  5. Muito bom, tomara mesmo que tenha acabado a época de namorinhos com malucos mundo afora, agora só falta dar um passa fora no fanfarrão do Chavez também.

  6. A mulher esta s revelando extremamente técnica, senti falta dela na mídia, acostumado c Lula q sempre aparecia, mas ela anda trabalhando no gabinete e c Dona Didilma, objetiva como ela vem s revelando, acho q agora o FX-2 sai e s preparem p surpresas boas, racional como vem s revelando n duvido q entremos no projeto do T-50, espero não cair da cama e acordar.

  7. Inspeção nuclear é atribuição da ONU. O Brasil jamais atropelaria a ONU como o fizeram os States por diversas vezes. Assim, a diplomacia brasileira segue inalterada, apesar dos anseios do Estadão tão claramente demonstrados no artigo acima.

  8. ..Essa recusa era p ser feita a mt tempo, + sem pressão dos ianks, uma decisão nossa, deixar claro ao tio sam, nós é q decodiremos o q faremos e ñ vc por nós Brasucas. Está legal. Valeu.

  9. A Dilma ainda vai surpreender MUITA gente.
    A cada dia que passa, tenho mais orgulho de ter votado nela.
    Sai um Presidente e entra uma CEO p/ governar o país.
    E olha que ela está lá a apenas 18 dias.

  10. COMO FAZ FALTA UMA POLÍTICA DE ESTADO SÉRIO ESTE PAÍS!
    .
    .
    Como se pode vê,a política externa brasileira não é assunto de estado com é nos países mais ativo no cenário mundial(EUA,China,França,Inglaterra,…,etc).
    Entra e sai governo e muda a essência e a estratégia da política externa brasileira;olha que o mandatário maior do executivo(presidente da república), é do mesmo partido do anterior.
    A política externa e a defesa,são um dos muitos assunto de estado, que independe qual a ideologia política do governo;daí é a importância da reflexão do mandatário quando escolhe a quem o país deve apoiar e com quem fazer acordos estratégico.
    Pois corre o risco do pais ser visto pela ótica internacional com um viés de descrença perante os demais.
    .
    Uma política de estado pela natureza de tempo que ela leva para ter efeito,mais que uma geração ou um mandato presidencial;daí ser uma questão de estado e não de governo certos assuntos internacional;se não for todos.
    .
    abraços

  11. Essa mulher tem a faca,o queijo e o Brasil nas mãos.Depende unicamente dela se tornar a maiorestadista Brasileira.A cada dia vem demonstrando amor e preocupação com o Brasil e o povo acima da ideologia e afinidades como no governo anterior.Se ela não permitir que as ratazanas do PT roam ate seu governo e reputação mostrara a muitos coragem,determinação e ousadia que faltou a todos os que usam cueca desde a proclamação da Republica das Ratazanas até aqui…..Bordunada neles todos Madame,os Brasileiros assinam em baixo. :mrgreen: :clap: TE CUIDA :zmg: CHAVINHO CURUMIM DESBOTADO SENÃO SOBRA PRA VOCE TAMBEM 😆

  12. Bom de mais!!
    A coisa esta melhorando… Temos alguem com inteligência e bom de mais…
    Dilma, parabéms… cada um com seus problemas, se não podemos ajudar, não vamos atrapalhar… Itamarati tb…
    Agora chaves, cuidado, a mulher não é fraca não… na primeira que tu vier, vai volta rápidinho para tráz!! rs
    “Dilma vai podar Chaves no Talo, nem brotar mais vai” !!
    A

  13. Por favor gente, sem ofensas, parem de comentar sobre conjecturas da Folha ou do Estadão. Querem se esclarecer sobre o assunto para opinarem com fundamento, leiam a entrevista dada por Marco Aurélio Garcia ao Valor Econômico de ontem.

  14. 100% concordo com a Dilma. O Lula colocou o pescoco a corte pelo Ira e Ahmadinejad nao fez nada para salvar a cara da politica exterior brasileira. Na Hora H Lula e seus barbudinhos; MAG, Amorin ficaram a ver navios. Enquanto o Lula pregava ideais razoaveis os idiotas do Ira se faziam de bobos e prometiam tudo. No final de danou o Brasil, porque ate a Franca querida do Lula e Jobin ficaram do lado da razao.

  15. Bota o pe firme Dilma e a cara dura. O proximo a cair no corte e o MAG. Esse e um Rasputin; cuidado com esse vigarista comunista..ate que rima a coisa.
    Chegam a Teera Cuba, Venezuela e Libia. quem quer estar com essa corja de ditadores.

  16. Decisao equilibrada,Dilma demostra sobriedade valorizando o papel da onu.O IRA tem o direito de escolher suas matrizes energeticas.Ficar fazendo este jogo de nervos com a comunidade internacional e´ruim para o IRA.Acredito que uma negociaçao extra oficial com os EUA resolveria esta peleja desnecessaria.Os EUA devem deixar de ficar mimando ISRAEL,esse mimo chega ser constrangedor.Os EUA possuem vocaçao para escolher os aliados errados,parece que tem dedo podre.Garantir a segurança de ISRAEL e´compreencivo mas bancar a mamae e´um erro mortal.

  17. Observemos as diferenças de uma administraçao tipo companherada du sindicatu,aonde fazer bravatas,falar doque se desconhece,achar que e´o cara,favorecer familiares,com uma administraçao linha dura e´realista.80% de aprovaçao?pois e´,assistencialismo desperta paixoes fulminantes em uma populaçao com vocaçao para picadeiro de circo.

  18. Muitos aqui estão elogiando um governo que não tem um mês ainda?
    Vou rir muito, daqui a seis meses; quando ela tomar algumas decisões de cunho socialista, e ai muitos irão chamá-la com adjetivos que usavam há um mês atrás

  19. em fim um compotamento aceitavel afinal o brasil tem que posicionar onde dar mais lucro ou seja onde as pedas são menores não podemos apoiar regimes autoritario

  20. O BRASIL TEQUE TOMAR UMA DECISÃO E FICAR NÉLA,ESSA MANIA DE EU FICO COM ESSE,DEPOIS TROCA DE GOVERNO HA EU VOU FICAR COM AQUELE,CARAMBA SE POSICIONAM NUM LUGAR THE…VOCÊS ACHAM QUE O MUNDO NÃO ESTA OLHANDO TORTO ESSA MANIA ANTIGA DO BRA.ISSO FICA CHATO PARA NÓS!!!FOMOS CONTRA IRÃ,MAS SOBRE PRESSÃO DOS EUA,CARA O LULA PODERIA TER FEITO ISSO ANTES,E SEM PRESSÃO DE NIMGUEM…ESPÉRO QUE FIQUEM NESSA.

  21. Barros disse:
    18/01/2011 às 09:50
    Inspeção nuclear é atribuição da ONU. O Brasil jamais atropelaria a ONU.
    É isso ai, o resto é procurar, pelo em ovo.
    abs

  22. olha, estou começando a gostar da dilma, parece que finalmente teremos um presidente “macho” no governo, porque o seu Mula falava alto mas por baixo dos panos afinava e o outro nem precisa falar nada né rsrs. Só que não venham Super Hornets please.

  23. Uma decisão extraordinária da Presidente Dilma. Com isso as relações Brasil-Irã voltam ao normal ou seja, uma relação respeitosa entre estados. É uma ruptura com a deplorável postura do governo anterior que, ávido por visibilidade e para ser reconhecido como um “player global, a ser ouvido sobre todos os assuntos relevantes do mundo” subverteu o conteúdo do art.4º da Constitução Federal e dentre as muitas atitudes equivocadas alinhou-se incondicionalmente à uma ditadura fascista, teocrática e medieval repudiada pelos países civilizados.

  24. Já vale a frase dizem me com que andas te direi quem és, é totalmente correta a decisão da presidenta Dilma, o Irã é problema da UNO embora convenhamos o Irã está com um país vizinho “Iraque” tomado por quem ? não precisa falar não é ? é extremamente normal o Irã se armar mesmo sendo de forma catastroficamente exagerada com o uso de armas nucleares mais é só verem é a unica opção que eles tem mão podem sair comprando armas por ai, sofrem embargos o tempo todo.

  25. Apesar de tudo, o Brasil não pode desprezar o Irã como mercado de produtos brasileiros.

    Para isso, uma só palavra basta: DIPLOMACIA.

    Virar as costas pro Irã é burrice.

    Espero que a Dilma deixe de Sakinehgem.

  26. O Brasil só terá uma democracia de fato, quando a nossa justiça começar a colocar todos os políticos, funcionários públicos e grandes empresários corruptos, assassinos contumazes, e omissos em punir, na prisão perpétua ou fuzilá-los em praça pública, como bem fazem os chineses e iranianos. Antes de nos metermos na casa dos nossos vizinhos, temos que olhar para o nosso quintal,que está imundo.

Comentários não permitidos.