Ahmadinejad e Medvedev decidem estreitar relações

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, decidiram estreitar as relações entre os dois países durante uma conversa telefônica, informaram hoje os meios de comunicações estatais iranianos. O telefonema foi feito depois de a Rússia ter desprezado o convite do Irã para visitar duas instalações nucleares da República Islâmica que estiveram abertas para um grupo de diplomatas estrangeiros no última fim de semana.

Teerã e Moscou devem sempre ser “amigos e colegas”, disse o presidente Ahmadinejad a Medvedev, segundo a emissora estatal de televisão. “A República Islâmica do Irã saúda o estreitamento dos laços em todas as áreas entre os dois países”. O site da emissora diz que Medvedev é simpático à abordagem dos linhas-duras iranianos.

Segundo a emissora, que não informou quando o contato foi feito, Medvedev disse que os dois antigos aliados devem estreitar suas relações nos setores de energia, combustível, transporte e outras áreas comerciais. “A Rússia está pronta para uma ampla cooperação com a República Islâmica do Irã”, disse Medvedev, segundo a televisão iraniana. As informações são da Dow Jones.

Fonte:  YAHOO

8 Comentários

  1. Países que tem fronteiras terrestres comuns não só podem como devem estar unidos em diversas ações. O Irã pode e deve se integrar a geopolítica mundial pela porta da frente.. Se Israel, fazendo o que faz, pode, o Irão não só pode como deve…

  2. O nogento jogo da política internacional, os meus interesses, o morde e assopra. Se os Rússos acham q os Persas confiam neles , estão mt enganados, estão esperando eles na esquina…A china é próximo lance deles contra Ivan e o tio sam. Quem viver verá. sds.

  3. Hummm Urso amigo heim…É mais facil lidar com o Putin que voce sabe quem é do que esse ai acima que sorri com ironia e deboche,com olhar desconfiado de ladinho deslizando rsrs Trouxa são aqueles que acham que ele é amigo,apenas quer morder o comercio com o Irã.

  4. Um lance é um lance,um lance não é um romance mas a pentada violenta é o bicho rsrs Na projeção dos EUA e Otan se estreitando com a Russia contra a China voces acham que formariamos com o lodo da humanidade embora hoje a China seja nosso maior parveiro comercial?Mas são tambem nossos maiores inimigos na disputa do comercio e de mercados e ainda quebram nossas industrias vendendo a baixo custo com isenção de impostos toda sorte de bugingangas a maior parte delas fabricadas com nossa materia prima que a eles vendemos a preço de banana.Não se iludam,na hora que o pau cantar redondinho formaremos com o lado ocidental da vida e é justamente essa decisão da nossa posição que tanto preocupa a todos…Bordunada neles Cobrada.O Diabo Olubi vai se banhar no sangue deles todos.

  5. @maluquinho: O que se diz de Medvedev na mídia internacional, é que ele é só um fantoche do Putin. Entre lidar com o Putin e com o Medvedev, não deve haver muita diferença.

  6. Nem a Rússia quer desprezar o mercado iraniano.

    A Dilma tem q rever os seus conceitos para com o Irã.

    Como eu já disse outrora, ficar fora desse mercado é burrice.

Comentários não permitidos.