Embraer fará revisão nos jatos AMX da FAB

A Embraer e o Comando da Aeronáutica (COMAER) do Brasil assinaram um contrato para a revisão de 43 jatos de combate AMX da Força Aérea Brasileira (FAB). Este acordo complementa o contrato para a modernização dos caças, assinado em 2003.

O contrato original de modernização tem foco na atualização dos sistemas eletrônicos dos jatos AMX, designado pela FAB como A-1. O novo acordo anunciado hoje contempla a revisão estrutural e o reparo e substituição de outros equipamentos desatualizados.

O voo inaugural do protótipo monoposto modernizado está previsto para o começo de 2012 e dará início aos ensaios em voo dos sistemas. A primeira entrega está programada para o final de 2012.

Fonte: Tecnologia & Defesa

14 Comentários

  1. Já passou da hora deste país fabricar uma turbina. Se não investirmos em nossas siderúrgicas, jamais teremos como fabricar ligas metálicas de classe, aliás, como de costume, não investem em nada, depois fica mendigando tecnologia para os outros países.
    Bem feito para o Brasil que os EUA não transferem tecnologia.
    ,
    Se o Rafale não vier, nem F-18SH, nem Gripen, bem feito de novo.
    Agora, aviso aos “patriotas” da ignorância”, falar isso para mim não é ser contra o país, mas é a unica forma de fazer esses políticos mão de fome investirem na área militar e em empresas criticas de tecnologias voltadas ao mercado militar e/ou civil.
    ,
    Enquanto isso não acontecer, iremos voar de F-5, Mirage, A-1, e AMX para toda a vida, lembrando que eles estão no final de sua vida útil.
    ,
    Será que iremos para frente, deixando grupos estrangeiros se apoderando de nossas empresas estratégicas?
    Há no governo (se é que há) algum plano ou media emergencial que proibia uma posse mais que 51% do capital de uma empresa nacional?
    ,
    Não gosto de bancar o patriota burro, mas não confundam isso com lesa pátria ou entreguismo.
    ,
    Gostaria que os colegas lesse o post ate o final e os outros comentários, pois estão parecendo mais mulheres lendo revista de fofoca rsrs.

  2. Xtreme, esses F-5 conseguiram resultados expressivos na Red Flag, hj n existem apenas aviões de combate, existem sistemas de armas, as batalhas são travadas em conjunto, os F-5 atuam em conjunto c os aviões d alerta aéreo antecipado, a guerra é em rede, o vetor é importante mas n mais como era a 15 anos atrás. Deixo claro q sou a favor de novos caças, mas estes F-5 n são essa porcaria q muitos pintam.

  3. Ronaldo , vc está certo, ocorre q o F5 são modernos + mt lentos, mach 1,5, qdo deveriam ter mach 2,5; entã. eles seriam fatais, questão de novas turbinas…coisa q ñ tem ou ñ sabemos como fazer. Precisamos de rafales e tbm navalizados… Sds.

  4. A presidenta hoje anunciou que não vai de Rafale, F-18 nem de Gripen NG.
    Ela irá iniciar o “FX3” sem prazo para que seja anunciada a sua decisão.
    Todos os fabricantes anteriormente cortados do FX2, poderão participar desta nova etapa da novela de renovação da frota de caças da FAB.

  5. Nós temos uma turbina nacional sendo desenvolvida, deveria a Embraer investir nesta tecnologia, para conseguir mais independencia dos americanos em aviões comerciais e tbm aplica-la em um caça nacional produzido pela empresa, ela é capaz.Aumentaria a envergadura do amx, colocaria uma turbina potente e nao dependeriamos de ninguem. abs.

  6. O QUE O GF DEVERIA FAZER É ENCOMENDAR OS REQUISITOS OPERACIONAIS DO CAÇA A EMBRAER E DEIXAR QUE ELA
    SUB CONTRATE O FORNECEDOR QUE MAIS TRANSFERIR
    TECNOLOGIA AS EMPRESAS ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO.

    DÁ PRA FAZER? E O % DOS POLITICOS? QUEM FISCALIZARIA A TRANSFERENCIA DE TEC? OS FORNECEDORES ACEITARIAM ESSA FORMA?

  7. Aos entusiastas da MOSCA VAREJEIRA de Mérignac e choramingões de plantão,resta-lhes comprarem seus lencinhos e juntinhos entoarem BUÁ BUÁ BUÁ igualzinho o Lula chorão rsrs Dançou Rafale…Vamos modernizar sim os nossos A1 e colocarmos mais botõezinhos nos Josticks do Bicudinho e um motorzinhu du kacete rsrs…Choramingões vem ai F18,PAK-FA e Belonaves Coreanas y tambien notras cositas mas y la garantia mi hermano soy jo.

  8. CARLOS ARGUS…Olha amiguinho tem que ser o que oferecer a melhor tecnologia e melhor preço.Infelizmente a Dessault esta fadada a definhar de narizinhu empinadinhu como é costume Frances porque acredito que não cederão.Extra-oficialmente a Russia oferecia o SU35 do zero aqui e dizem tantas coisas desencontradas a respeito disso que eles não transfeririam e etc mas a realidade foi o receio de retaliações Americanas o que prejudicaria em muito nossas exportações e contratos de defesa…Sinceramente teria sido melhor terem ouvido o velho Ozires que diziam que a incumbencia do FX deveria ter sido dada a FAB e EMBRAER que juntas licitariam consorcio para o FX ser desenvolvido do zero aqui…Agora seja o que for que venhamos a ter somente lucraremos na capacitação profissional e o que absorvermos da tecnologia que recebermos.Codigos fontes eu duvido…Tudo aqui caminha a moda Jabuti do Serrado com sonho Faraonico que jamais se concretiza…E creio que so não veio o MANGABA de vez porque é impetuoso demais e apesar de se dar bem e ser respeitado pelos Yankes é entusiasta do PAK-FA.Podemos comprar satelçites,Navios,Helicopteros e defesa antiaerea da China,da Russia,mas caças se comprarmos os Xerifes reclamam e aprontam retaliações.Creio que ate com o Gripen teriamos problemas com eles.Ainda podemos escolher Rafale,Gripen,SU,JS,Typhoon e nos prepararmos para superarmos dificuldades em reposições,manutenção,serviços,exportações e ganho de contratos…Sou pela LIBERDADE e apostaria em contraria-los e caminharmos por nossas proprias pernas pois so assim se emancipa-se e se vence.

  9. É por isto que não se faz nada aqui neste pais, todos tem um monte de opinião .Pelo amor de Deus rezem que essa mulher compre um avião e toda sua tecnologia todos são melhor que essas tralhas que temos a anos.Aviões ,navios e carros de combate novos ,esta é a nova realidade do Brasil ou quando começarmos a crescer de verdade vem uma super potência e ferra com tudo.

  10. ha alguns dias eu li que o comando da força aérea estava cogitando a embraer a retomar a produção dos A1,que o ministério da defesa daria garantias a embraer da compra dos caças…só espero que c confirmar isso q eles fazem um verdadeiro up-grade neste caça,trocando principalmente os motores,e q c isntale um radar aesa q esta em desenvolvimento com a italia….

Comentários não permitidos.