Pentágono aposta no caça F-15 para conter a ameaça do modelo chinês J-20

Fazem três semanas que foram reveladas as primeiras imagens do novo caça stealth chinês J-20, e a U.S. Air Force já colocou em prática planos para conter a ameaça do misterioso caça de Chengdu.

O Pentágono não deverá fabricar novos caças F-22 da Lockheed Martin. Ao invés disso, os militares norte-americanos tem direcionado seus esforços em antigos jatos que, com melhorias, podem demonstrar ser ainda melhores que os novos e mais caros F-22 para combater o novo caça chinês J-20. Esse caças antigos são os Boeing F-15 Eagles, uma das estrelas da Guerra do Golfo em 1991, que rapidamente estão se tornando o principal vetor norte americano para conter a ameaça do modelo chinês J-20 nos próximos 20 anos.

Mais exatamente, os caças F-15 e F-22 (e posteriormente o F-35) provavelmente operarão numa só equipe. Mas o caça F-15, com melhores sensores, poderá provar ser a espinha dorsal das forças dos EUA e dos aliados em quaisquer combates aéreos realizados no Pacífico.

Cinco caças F-15 lideram uma formação juntamente com um caça F-22 Raptor.

O segredo de tudo isso está no nariz dos caças Eagles. Comparados ao nariz angular do furtivo caça F-22, o totalmente não-stealth F-15 possui um cone do nariz mais espaçoso que pode levar um radar maior. O radar maior, muito provavelmente poderá detectar o caça J-20, apesar de o caça chinês ter uma seção reta radar frontal muito pequena. O caça F-15 pode também normalmente levar mais combustível e mísseis que o Raptor.

O Pentágono já começou a equipar novos radares AESA Raytheon APG-63(V)3 em cerca de 175 caças F-15C da década de 80. Em poucos anos, os 220 caças antigos F-15E da década de 90 – normalmente otimizados para ataque ao solo, mas também capazes para o combate aéreo — receberão novos radares APG-82(V)4, também da Raytheon.

Para pagar por esta transformação eletrônica, o Pentágono já colocou de lado parte dos US$ 34 milhões que está economizando com o fechamento de várias bases e centros de comandos redundantes da USAF, e também com o atraso na produção do novo caça stealth F-35 da Lockheed.

Os caças F-15 serão os parceiros dos caças F-22 durante as missões de combate aéreo.

A iniciativa do F-15 foi importante o suficiente para receber uma menção do Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates durante um anúncio no Pentágono sobre o corte nos gastos do orçamento realizado na semana passada. Gates disse que os modernizados F-15s poderão ser “muito bem viáveis no futuro”. Isso pode ter sido uma surpresa para alguns observadores, considerando que há apenas três anos atrás, um F-15C se desintegrou no ar, quase matando o piloto. Após o acidente, alguns especialistas declararam que o F-15 não está adequado para as missões, por razões relativas a sua idade avançada.

Mas a USAF determinou que apenas poucas partes do caça, ao invés da idade, causaram a desintegração do F-15 — e que com reparos e boa manutenção, os caças F-15Cs poderão ser mantidos em voo por pelo menos até 2025, e os modelos F-15Es até 2035. “Mas estes são apenas fatores planejados,” disse o Coronel Gerald Swift, um dos maiores apoiadores dos caças F-15 na USAF. “Neste momento, não existe nada que limite a vida operacional dos F-15. Elas são plataformas muito bem projetadas.”

A Base Aérea de Okinawa, no Japão, será a principal base dos modernizados caças F-15s. O primeiro lote de caças F-15C com os novos radares (V)3 chegou na base em dezembro. Até 2013 serão 54 modenrizados caças F-15Cs no Pacífico, voando conjuntamente com uma força destacada de 12 a 18 caças F-22 Raptor.

A Força Aérea dos EUA está trabalhando em nova táticas para operação conjunta dos caças F-15 e F-22 como uma única equipe. Como atualmente projetado, os caças F-15 poderão voar com tanques extras de combustíveis e mísseis ar-ar AMRAAM, e com os radares novos, enquanto os F-22, levando menos combustível e mísseis, poderiam manter seus radares desativados e atacar de forma furtiva no “melhor estilo ninja”. “Nosso objetivo é voar os caças F-15 na linha de frente com os caças F-22s, e manter eles no ar enquanto os Raptors conduzem seus voos de ataques furtivos,” disse o Major Todd Giggy, um piloto de caça F-15, a revista Aviation Week.

Caças F-15 e um F-22 voam sobre o Mar do Japão. Ambas aeronaves serão os principais vetores de caça da Força Aérea dos EUA (USAF) nas próximas décadas. (Foto: U.S. Air Force)

Esse novo estilo de operação terá um grande impulso a partir de 2014, quando a USAF finalmente instalar os links de dados seguros nos caças F-22, permitindo que eles compartilhem dados de pontaria com outras aeronaves. Até então, os caças F-15 terão um radar melhor, além de mais armas e autonomia, tornando o modelo o preferido do Pentágono para enfrentar o caça chinês J-20 — e a principal razão porque os Estados Unidos ainda não perderam o controle do espaço aéreo sobre o Pacífico.

Fonte: CAVOK

50 Comentários

  1. Mas olha só, é a versão modernizada do F-15, uma espécie de versão 2.0 stealth, não totalmente invisível a radar, mas uma das características de furtividade dele é um espaço interno pra mísseis.

    f-15 silent eagle. Espero que não seja marola e saia de ver para atuar nas forças aéreas americanas.

    http://www.boeing.com/news/releases/2009/photorelease/q1/MSF09-0028-193_lg.jpg

    http://www.boeing.com/news/releases/2009/photorelease/q1/MSF09-0028-193_lg.jpg

  2. Aos defensores da SUPREMACIA ABSOLUTA da furtividade, me respondam porque os americanos vão colocar a defesa de sua supremacia aerea no pacifico em um caça de 4ª geração e não em um de 5ª geração,isso teria com a capacidade que eles ja tem de rastrear o F-22 usando um AWACS a 200 milhas náuticas e que parece que agora CONSEGUIRAM EMBARGAREM UM UM RADAR INSTALAVEL EM UM CAÇA?

  3. A bem da verdade esta informação da USAF não tem nada de novidade.
    Acho até que é meio que um demérito ao caça chinês ter como oponente preferencial um caça de 4ºG, claro que combinado com o F-22, tirando o melhor de cada um e multiplicando forças com custo reduzido.
    Se bem que esta “decisão” é inicial e como tudo no mundo, pode mudar.
    Eu imaginava que ou iriam encomendar mais Raptors ou iriam iniciar um programa visando um “upgrade” nele, ou iriam anunciar um incremento no caça de 6ªg,mas pelo jeito o J-20 não causou grande impressão não e a trinca f-15, F-22 e F-35 basta.
    Só mudaram um pouco as posições das peças no tabuleiro e parece que nem precisarão promover outra “Dama” pra continuar na dianteira.

  4. O F-15 é um caça lendário,assim como o Spitfire,Zero,Mustang,agora quanto a esse caça chinês eu achei ele lindo,nossa uma transformação radical no desing do caça em comparação com o horrendo J-10,mas temos que ver uma coisa para ter essa caracteristica de de ser invisível ao radar os chineses terão que superar um problema que o F-22 tem e que o torna caro,o auto indice de corrosão,o f-22 sofre desse problema,eu li certa vez que a cada 1hora de voo do F-22 corresponde a 14 de manutenção para deixar o caça pronto,gostaria até que algum colega que saiba desse detalhe que me corrija se eu estiver errado,mas acho que é isso mesmo,e tb o material que reveste e que dá a caracteristica de invisibiliade ao caça se desgasta numa velocidade supersônica ,agora me pergunto será que os caças 5g,valem apena,não sei ?,mas que são caros são,esse caça chinês tá mais para um exibicionismo pois duvido que se fosse tão secreto assim eles deixariam essas fotos vazarem,quem deve estar adorando são os lobistas americanos do setor de defesa,mas eles se esquecem que o país está em crise e para os E.U.A,usarem o F-15 para segurar as pontas é porque o F-35 vai ser um verdadeiro fiasco,eu aposto que num combate entre um Sukkoi 35 e o F-35,O RUSSO LEVA A MELHOR.

  5. jakson almeida disse:
    16/01/2011 às 22:32
    .
    O J-20 Chinês não é o Houdini(o mágico), e sua furtividade comparada ao F-22 ainda não foi estabelecida. Isso não quer dizer que o jato chinês seja ruim, mas não o torna o paladino da furtividade.
    .
    Nem os americanos estão conseguindo bancar um esquadrão de jatos srtealth, creio que nem os russos e nem os chineses vão. A menos que os chineses façam um trabalho porco, o que não acredito, pois poder aéreo para uma nova potência como a China não é a mesma brincadeira que costumam fazer com suas tranqueiras falsificadas. Poderio aéreo é coisa séria.
    .
    Acho ótimo o misto de Nova 4.5 Geração com características furtivas atuando futuramente com aeronaves stealth.

  6. E.M.Pinto disse:
    16/01/2011 às 23:17
    .
    Estoude nick novo, mas ainda sou eu.
    Sim, belíssima matéria.
    .
    Um fato também bem interessante é que queriam fazer a mesma coisa com o F-18 Super Hornet para a U.S.Navy

  7. Me lembrei de outra coisa pessal,os franceses testaram na década de 90 um radar chamado radar VHF Parasol,ele pegafa o F-117, B-2,se naquela época eles pegaram esses dois caças acho que hoje os radares devem estar mais evoluidos e devem pegar esses caças como o F22,posso estar falando besteira,mas acho que o conceito dele,era de uma teia de aranha,ele fazia esse desenho,para pegar o alvo,vou procurar pra ver se acho algo,não gosto de postar informações a meia boca.

  8. Complicado é que se os americanos podem fazer uma dupla com F15 + F-22 os chineses podem fazer J-20 + Su-30 + J-11 + J-10 entre outros. É to achando que o “fabuloso” F-35 deixaram os caras na mão mesmo.
    Aquilo sim é um “JACA” gorda e inútil que não sai do chão para fazer outra coisa que não seja torrar a grana dos investidores… pode até te gente que não goste do que eu disse, mas o PAK FA ta aí (aparentemente) mais capaz e mais barato e o J-20 (também provavelmente) inferior, mas muito mais barato e se for assim perdesse em qualidade e ganhasse em números.

    E ao F-35 resta o choro de saber que é inferior em desempenho ao PAK FA e extraordinariamente mais caro que o J-20 os “inimigos” dos EUA vão fazer a festa e os aliados o velório!

    Mas talvez reste uma esperança aquele F-15 Silent talvez faça frente a esse J-20 se for tão ruim como alguns pensam.

  9. Seria o F-15 SE? pelo visto nem isso, né?

    Os EUA não botaram fé no J-20. Agora para os EUA resta torcer pra que o J-20 não supreenda mais uma vez, senão esses F-15 seriam apenas alvos e nada mais.

    abraços a todos

  10. Pensar que a tecnologia stealth (nível VLO) americana está mais evoluída que a de russos, chineses, etc, não é nenhuma questão de preferência pessoal ou torcida, e sim baseado em evidências tangíveis.
    Dizia-se do SR-71 já ser dotado de uma primitiva camada antiradar, além de já contar com algum recurso geométrico (técnica de forma) para reduzir o RCS.
    Também houve uma série de aeronaves stealths após o SR-71 que voaram efetivamente, algumas como demonstradoras de tecnologia, outras como protótipos, outra se tornaram operacionais, tais como o Tacit Blue, o F-117, o Bird of Prey, B-2, F-22, F-35A, F-35B, F-35C, helicóptero Comanche, X-32, YF-23, RQ170 Sentinel, X-45, Darkstar, X-47, F-15SE. Todos estes foram construídos e voaram efetivamente.
    Além destes podemos colocar na lista os mísseis: ACM, JSOW, JSAAM, SLAM-ER, etc.
    Sem falar em alguns semifurtivos (nível LO) como o B-1B, o Tomahawk Block IV, o ALCM, etc, e nem vou citar o F-18E/F/G pra não gerar polêmica. rsrsrsssss.

  11. E só 12 a 18 F-22?!!! Na Ásia essa quantidade de F-22 não duraria um dia quando Russia e India estiverem operando o T-50.

    mas enfim…

    abraços a todos

  12. carl94fn,

    de minha parte eu acho que é cedo pra saber como será o J-20. Se ele tiver dedo russo, como eu acho que tem, acredito que o F-15 modernizado se torne um belo de um alvo e só isso.

    E eu penso como vc em relação ao F-35. Até agora não me convenceu em nada. Sou mais o F-15 SE, ao menos é mais bonito, é um caça já testado e deve ser tão furtivo quanto o F-35, ou seja, não é furtivo em todos os ângulos, e por isso mesmo sou mais o F-15 SE.

    abração

  13. Só mais um comentário: a dupla F-15+F-22 versus J-20+ SU-30 da China, dá jogo. Fora os demais caças e meios aéreos que tanto a China como os EUA possuem, como AWACS, reabastecedores, outros caças etc…

    O interessante é que o jogo fica mais equilibrado. A supremacia aérea absoluta dos EUA já não seria tão absoluta assim, o jogo já ficaria mais equilibrado.

    Já no caso da dupla SU-35BM + T-50 versus F-15+F22 acredito que o equilíbrio fique ainda maior.

    abraços a todos

  14. Havendo caças F-22 à frente, operando de modo furtivo e “ouvindo” com seu avançado sistema AN/ALR-94 e trabalhando em rede com os F-15 a coisa vai ficar feia.
    O potencial das duas aeronaves juntas, linkadas, é incrível.
    Se for a versão SE do F-15 então vai complicar pro lado do J-20 e do T-50, mais ainda. Usando o potencial de ECM ativo dos radares AESA de ambos os caças, associados aos sistemas dedicados, e até aqui no Brasil vai ter radinho de pilha chiando.
    E aí abre caminho para os F-35, J-UCAV e B-2 atacarem.
    Ou seja, se um dia houver um combate entre esses atores, vai ser coisa de “cachorro grande’.
    Nós aqui só podemos assistir, torcer e bater palminha, porque serão homens e máquinas no mais puro balé de destruição, fazendo o que foram treinados e forjados para fazerem.

  15. Nem se sabe direito onde o J-20 se encaixa no plano de defesa chinês e nem como ele será quando ficar pronto.
    Então é meio cedo para saírem afirmando como enfrentá-los.

    É bem possível que ele não seja um caça de verdade e sim uma plataforma de ataque com capacidade de combate. Parece que terá uma carga de asa alta demais para um caça àgil, mesmo que a fuselagem também conte!
    O controle à baixas velocidades dificilmente será comparável ao do EF,Rafale e Gripen muito mais leves

    Também como o Bosco disse eles já tinham dito que iriam utilizar os F-22 e F-15 em conjunto, mesmo pq nos próximos anos nem haverá outra alternativa.

  16. Também os chineses já estavam trabalhando no J-20 antes do F-22 ser cancelado e os americanos sabiam muito bem disso. Não foi nenhuma surpresa para a USAF.

  17. Assim como no T-59 russo, acho que não é bom tirarmos conclusões precipitadas olhando apenas para a aeronave.
    ,
    Temos que levar em conta que, assim como o PAk-FA, o J-20 ainda é um modelo não acabado. Ele esta usando os motores copiados dos russos e certas partes que tiram a furtividade dele, como uma “curva” na lateral.
    ,
    De um certo ponto de vista, o J-20 e o T-50 estão bem mau acabados, se parecendo com jatos stealth apenas pelo fato de terem formato de um “losango” ou
    ,
    ********************************
    ,
    Para quem não sabe:
    ,
    Losango1:
    http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/losango.png
    ,
    F-22. Formato Losango:
    http://www.airforceworld.com/fighter/gfx/f22/f22_1.jpg
    ,
    Losango2:
    http://aluno18turma171.pbworks.com/f/1212021645/losango01.gif

  18. Em relação ao formato “losango” etc, isso é só brincadeira, mas esta brincadeira tem um pouco de verdade. Não levem totalmente a sério, pois o F-22 é losango só no bico, depois fica “pentágono” também.
    ,
    *************
    ,
    Cadê o pessoal de crítica para esculhambar o F-15?
    Vamo levanta o nível do Site. Ultimamente anda tão caído, puxado para criticas horrendas e sem profundidade.
    ,
    Vamos mudar este quadro e eu acho que matérias sobre defesa como essa ajuda muito.
    ,
    Quanto ao blog em si, nota 10, mas vamos dar uma caprichada no bloco dos comentários, pois está saindo tudo “picado”.
    Mudem também o “enquadramento” dos temas.
    Vamos pedir para o pessoal corrigir os textos no Word/BrOffice antes de postar. Quem sou eu para criticar, mas “vc, +, tbm” tira totalmente a seriedade do espaço.
    Eu não sou nenhum moralista em gramática, mas apenas mais um entusiasta em assuntos militares dando palpite.
    ,
    Um abraço.

  19. O F-15 é um classico,talvez o melhor caça de todos os tempos,modernizado ele pode ser de uma letalidade ainda maior.Acho que podem surgir versões semelhantes dos F-18 e F-16,caças igualmente muito bons,para fazer frente aos low chineses.Não podemos subsetimar os EUA ele tem um pessoal muito experiente em guerras,tem excelentes engenheiros e uma força de combate espetacular.
    Só que pela primeira vez a china parece ter meios efetivos,se não de brecar pelo menos causar pesadas baixa nos EUA.O que seria terrível para o opinião pública americana.

  20. Essa “parceria” entre os F-15 modernizados com radar AESA e os F-22 é a típica parceria “CARACU” .

    F-15 com radares ligados tornando-se literalmente alvos enquanto buscam por J-20 ou PAKFA furtivos é sacanagem com os pilotos americanos(pelo menos os do F-15). Enquanto isso, os F-22 através de data-link, tranquilos recebendo os dados dos alvos e planejando os engajamentos. Típica solução de compromisso e falta de dinheiro mesmo. Possivelmente à medida que os F-15 modernizados derem baixa, essa solução será adotada com o F-35, mas até lá, os pilotos americanos correram sérios riscos em caso de engajamento.

    []’s

  21. Melhor definição do F-35: JACA VOADORA (Carl94fn).
    No f-22 puseram todos os ovos no mesmo cesto, comprometeram várias características (disponobilidade, alcance, capacidade de armamento, resistência, etc) do caça em detrimento da furtividade, aconetce q “parece” (na verdade já tem uns 5 anos q russos e chineses captam perfis furtivos como o do F-22) q essa furtividade já era, assim o F-22 caminha p s tornar o caça de 4º geraçaõ mais CARO DO UNIVERSO.
    F-15 SE: Acho q o F-15 normal com os aviônicos novos terá desempenho melhor q esse SE.
    A furtividade como foi concebida n funciona contra sistemas de alerta aéreo no estado da arte, só funciona contra forças armadas com equipamentos obsoletos, na própria guerra dos balcãs os sérvios (q n possuiam equipamentos de ponta) desenvolveram técnicas q captavam os furtivos norte americanos, tanto o é q n só captaram como DERRUBARAM um F-117 (MANDIOCA GIGANTE VOADORA).
    Tenho certeza q vários desses furtivos vêem sendo derrubados ou avariados nesses vários conflitos porém os EUA e seus aliados n admitem, pois a PROPAGANDA (nisso os caras são bons, MUITO BONS!) faz parte da guerra.

  22. humm…
    a tecnologia militar chinesa tera que voar muito para se igualar a americana… enquanto os radares chineses estiverem vendo F-15 … os F-22 ja despacharam seus misseis a muito tempo…
    aposto que o J-20 vai ser designando pela OTAN como marreco chines..rsrsrsrs… vai virar alvo fácil..por não ser pareo para a tecnologia eletrônica americana…
    e concordo a beluguinha F-35 é um mico total….

  23. Depois de saberem que o F-22 e um Fracasso teve dificuldade de ser superior ao Rafale um Caça de 4.5 Geração, agora falam que o F-15 e melhor do que o J-20, sabemos que o F-15 toma PAU do Su-30.

    Só um leigo para acreditar mesmo na desculpa da USAF

  24. Olá amigo Honert
    Também penso que tem dedo russo nesse J-20 imagino que radar e motores, caso contrario o caça chinês pode sofre muito diante do F-15 Silent. Contra um F-15E já tenho minhas dúvidas, mesmo o radar AESA dos F-15C/E tendo bom desempenho estará diante de um caça furtivo que também possui um radar, a vantagem ainda será do J-20 principalmente porque mesmo que o radar do J-20 não seja lá grande coisa os chineses possuem aviões de alerta antecipado, inclusive fabricam, então seja como for colocar um F-15C/E contra a nova força aérea chinesa é uma loucura. Mas nesse caso não vejo alternativa para curto médio prazo uma vez que o “fabuloso” F-35 não esta pronto e o F-22 que devia custar, o que? 60/70/80 milhões de dólares custa mais de 360 milhões de dólares, mas vai um e nós dizer que esse projeto foi um fracasso, vamos ganha logo o nome de antiamericano, bolivarianos, vermelhuxos… a verdade dói os EUA estão passando por tempos ruins e eu não lamento nada!!
    sds

  25. Gostei da logica americana. Deixar o mundo saber que para combater o ultimo caca chines nada mais nada menos do que um F-15 de 20 anos atras. Nada de ameaca aos sagrados F-22. Muito boa a tatica.

  26. Carl,

    eu penso assim: se o J-20 não for stealth, não tiver capacidade stealth e for só um blefe, uma casca “oca”, então qualquer porcaria com asa já dá conta, pode até ser o F-5…hehehe…não precisa de F-15 modernizado com apoio de F-22.

    No entanto, se não for um blefe e o J-20 tiver capacidade stealth, nenhum caça de 4 ou 4,5 G será superior a ele. Nem o F-15 SE, que não é propriamente um caça Stealth “puro sangue”.

    No caso do J-20 não ser um blefe (acredito que não é, e creio que os russos estarão recheando ele com aviônicos, motor, mísseis e tudo o mais), aí a coisa muda bem de figura. Os poucos F-22 atuando em conjunto com os F-15 modernizados estarão enfrentando J-20 com apoio de SU-30, além de toda a força aérea dos dois países. Não veria vantagem esmagadora de nenhum dos lados.

    E no caso da Russia, com os SU-35 BM e o Pak-FA, contra os F-22 e F-15, vejo um equilíbrio ainda maior, pois o SU-35 é mais caça que o SU-30 e fica “pau-a-pau” com os F-15 de última geração (os que estão saindo do forno), pois para os demais F-15 (os modelos antigos), os SU-30 já dão conta e se bobear até os Su-27 já cuidariam deles.

    abração

  27. Carl,

    complementando: também acho que os EUA estão passando por tempos difíceis. Mas eu nem lamento e nem deixo de lamentar isso. Pra mim é indiferente, totalmente indiferente.

    Se amanhã os EUA perderem a liderança mundial pra China, o que pode ocorrer, continuo na mesma indiferença. E se não perder, tanto faz também.

    A graça que eu vejo nisso tudo, e isso é que me importa, é que o mundo está ficando mais multipolar, mais equilibrado, sem um “dono único” que possa deitar e rolar a seu bel prazer, não se importando com a ONU e o resto do mundo. A antiga ordem mundial, unipolar, está visivelmente ruindo, e isso eu vejo com bons olhos e dou vivas a nova ordem mundial, mais plural, menos sectária e menos simplista (do bem contra o mal – o mundo nunca foi isso, “o bem contra o mal”, a humanidade é bem mais complexa que um filminho de hollywood).

    abração de novo

  28. Um avião para o aliado americano brasil dilma esta bem perto de ter essa parceria pronta para desespero de lula e jobim ,bem vejamos quanto tempo ele ficara nesse governo
    E os americanos tão certo brasil e duas caras não e confiavel

  29. A volta da guerra fria! Só falta a Rússia investir em um caça ainda mais revolucionário para desafiar americanos e chineses (e quem sabe até a Índia, ja que esta é a quarta maior força aérea do mundo). Leiam esse trecho de um site chamado “armas de guerra” [http://www.armasdeguerra.com.br]sobre o poder aéreo indiano:
    “Em 2004, durante um exercício militar com a Força Aérea Indiana em Gwalior, Índia, a Força Aérea Americana foi humilhada quando os SU-30 MK1 indianos derrotaram o melhor de seus caças de superioridade aérea, o F-15C. O gerenal americano Hal Hornburg, comandante do Air Combat Command, lamentou a surpresa da USAF por ser superada pelo desconhecido poder aéreo indiano.”
    Os EUA tem muito com o que se preocupar no setor aéreo.

  30. É grande também a expectativa do presidente Aguiar em relação às chances da Embraer na concorrência americana para a compra de aviões da classe do Super Tucano. “Temos um ótimo avião, que já foi exportado para sete países, além do Brasil.”

    O modelo também foi vendido para dois países da África. A participação da Embraer na concorrência dos EUA, segundo Aguiar, será feita através de uma associação com uma empresa americana, que já está sendo negociada.

    E senhores façam sua apostas muitos diziam os americanos estão quietos tai um dos motivos essa negociação com a embraer e ainda a colaboração para isso da fab e da presidente dilma as chances de jobim no governo ate a proxima eleição são criticas como jobim impedira o retorno dos americanos o brasil ja dançou e a fab tambem tera o que merece negação de componentes de caça tomara dona fab e o que merece

  31. Grifo disse:
    17 de janeiro de 2011 às 11:32

    A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e, a esta altura, não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo.

    Tradução:

    “decidiu reiniciar o processo de avaliação” = o parecer do Jobim foi direto para o lixo.

    “a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor” = o que o Lula falou no 7 de setembro também não vale mais nada.

    Leia mais (Read More): Dilma revê ofertas e recomeça processo de escolha de caças

  32. Francisco AMX disse:
    17/01/2011 às 11:58 AM

    Que absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!! pagar 15 milhões de dólares para modernizar F-5! e ainda pagaram 5 milhões por sucatas… é só ver o estado em que estão os aviões… depois tem gente que vem dizer que a FAB está preocupada com os “custos”… estão modernizando um caça totalmente defasado e incapaz! que pode levar apenas 2 mísseis BVR e 2 IRs… tem perna curta, não carrega mais que 2,5 toneladas, sem FBW, com radar deficiente e de pouco alcance… que maravilha!
    Quanto o Chile pagou pelos F-16MLUs? 185 milhões por 18 aeronaves! já MLUs! só colocando os trilhos poderiam lançar o AIM-120… em suma uma aeronave bem mais capaz em tudo! sem modernização ela já é bem superior ao F-5M… e custou 10,27 milhões aos chilenos! que vão gastar um “poquito” mais para que ele possa usar armas mais modernas!

    Fonte: F-16.net
    “No ano passado, 18 F-16 MLUs foram adquiridos a partir da Holanda , a um custo de US $ 185 milhões. Embora essas aeronaves foram construídas no meio da década de oitenta, foram atualizados para o MLU padrão, que lhes permita operar ao lado de seus novos F-16 C / D Block 50 está usando armamento semelhante. ”

    QUE VERGONHA ESTA PALHAÇADA!

  33. O que deveria ser feito e o seguinte encerrar esse fx2 e para os franceses uma compensação a compra de navios franceses ,quanto ao fx2 devemos pensar como muitos dizem la para 2040 caças de 5 geração chega de novela

  34. SÓ UMA PERGUNTA?
    .
    Vem cá pessoal,a questão é a tecnologia stealth,….não é!
    E se amanhã alguém inventar um meio de detectá-los,isso se já não tem esse sistema;o que aconteceria com essa característica stealth?
    .
    Será que o caça de 5ºgeração se resume só a isso?
    Uma vez detectado o caça de 5º geração,um de 4° bem equipado, sendo informado constantemente da sua posição,não poderia vencê-lo num embate?
    .
    Desculpe-me pela intromissão aqui,já que não domino muito bem essa área.

  35. Caro Lucena,

    Acredito que ninguém aqui é profissional da área, a maioria são entusiastas. 🙂

    Eu, como entusiasta, posso “chutar” algumas coisas:

    Um 4ªG bem equipado pode vencer um 5ªG, sim, mas seria em situações excepcionais, na minha opinião. As vantagens estão todas com o 5ªG. A furtividade está lá para não detectado, ou melhor dizendo, deteriorar as capacidades de detecção do adversário. Um radar que é capaz de detectar um 4G à 130km, detectaria um 5G à 20km(um exemplo). Ou seja as vantagens táticas estarão com o 5G.
    à Força equipada com 4G, restará poucas táticas para conseguir a supremacia frente aos 5G. Uma delas seria destruir eles no chão, antes de decolarem.

    A tecnologia Stealth sempre existiu, pelo menos nos EUA. SR-71, U-2 eram exemplos de aeronaves furtivas, mas não eram caças. F-117 é uma aeronave exclusiva de ataque a solo.

    Tanto a Tecnologia de Detecção como de Furtividade estão evoluindo, a pesquisa não para. Conseguem detectar o F-22? Os americanos já estão estudando o pós F-22, mais furtivo ainda.

    []’s

  36. NOVA VIRA-VOLTA NO JOGO?
    .
    “(…)De acordo com a agência de notícias Reuters, Dilma teria decidido adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate que irá substituir a frota atual da FAB. Segundo uma das fontes, a presidente vai reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor.(…)”
    .
    ——(fonte:defesanet/reuters-17/01/11)
    .
    Com uma visita do Sr.John MacCain ao Brasil,teve uma conversa reservada com a presidente Dilma, sopre o programa FX-II.
    Foi de estranhar a sua visita só ao Brasil,se também há uma concorrência no mesmo nível na Índia e nos Emirados Árabes Unidos e ele não foi por lá fazer uma propaganda do Boeing,…ainda!
    .
    Será que até alguns meses atrás, o azarão F-18,virou o favorito?
    Ela irá aos EUA para dialogar com o Obama,muitas novidades podem sair dessa conversa?

  37. falando em tecnologia stealth…

    Dizem nos foruns gringos… que a Active Stealth Technology (tecnologia russa que usa o plasma, melhor dizendo uma nuvem de plasma em volta da aeronave, é dada como certa para o SU-50)..E A FILA ANDA…

Comentários não permitidos.