Tensão na Alcântara Cyclone Space

O posicionamento do atual ministro de Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, de analisar profundamente o acordo espacial com a Ucrânia para o lançamento de foguetes a partir de Alcântara (MA) está causando tensões na Alcântara Cyclone Space (ACS), particularmente no lado ucraniano. A preocupação teria, inclusive, motivado o telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, para Dilma Rousseff no último dia 10.

De acordo com informações apuradas pelo blog Panorama Espacial, duas semanas após a posse do novo governo, o diretor-geral da ACS, Roberto Amaral, e Aloizio Mercadante, não se reuniram e nem conversaram sobre o projeto da binacional.

A direção da ACS encaminhou um ofício ao MCT comunicando a necessidade de integralização do restante do capital subscrito na empresa pelo governo brasileiro para a continuidade das atividades, como a construção da infraestrutura terrestre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Embora o contrato com as empreiteiras já tenha sido assinado, as obras não foram iniciadas justamente pela falta dos recursos necessários no caixa da binacional.

A dificuldade (ou desinteresse) do lado ucraniano em integralizar a sua parte do capital social na ACS também tem gerado certo desconforto e até mesmo desconfianças. Cerca de 60 milhões de dólares já deveriam ter sido aportados pela Ucrânia, e desde a sua constituição, em agosto de 2006, as atividades da binacional têm sido tocadas principalmente com recursos oriundos do governo brasileiro.

Flórida Cyclone Space?

Esta semana, uma informação surpreendente chegou ao conhecimento do blog Panorama Espacial. Os sócios ucranianos estariam negociando com uma empresa norte-americana a possível instalação de um sítio de lançamento do Cyclone 4 na costa leste dos EUA, no estado da Flórida [onde está situado o centro espacial de Cabo Canaveral]. Um protocolo já teria, inclusive, sido assinado com a empresa, a ATK, que atua nos setores aeroespacial e de defesa.

Embora não tenhamos conseguido maiores detalhes até o fechamento desta nota, um comentário feito por pessoa familiarizada com o assunto chamou muito a atenção. Considerando-se a instalação de dois sítios do Cyclone 4 – em Alcântara e na Flórida, caberia aos técnicos ucranianos a definição sobre de onde o foguete seria lançado em cada missão, o que conflitaria com o espírito do tratado firmado entre o Brasil e a Ucrânia em outubro de 2003, isto é, a operação do lançador a partir de solo brasileiro, no CLA.

Em outubro de 2010, revelamos alguns dos contatos comerciais feitos pela ACS, tendo por referência uma apresentação de Roberto Amaral realizada na Câmara dos Deputados em outubro de 2009. Uma das empresas mencionadas foi justamente a ATK – Space Systems Tyokol, com o escopo “lançamento do Cyclone-4 no mercado norte-americano”.

O blog acredita que a estratégia ucraniana de procurar um parceiro nos EUA tem um racional mercadológico, pois ao executar os lançamentos a partir de território americano, os ucranianos e ATK teriam mais facilidades para obter financiamentos e também disputar contratos governamentais, possivelmente de órbita baixa. Além do mais, neste cenário, o estado-lançador seria os EUA, o que dispensaria a necessidade de um acordo de salvaguardas tecnológicas do Brasil com os Estados Unidos, um dos grandes problemas do binômio Cyclone 4 / Alcântara.

Fonte:  Panorama Espacial

38 Comentários

  1. Isso está parecendo uma grande rasteira, suja, mesquinha do lado Ucraniano já havia uma desconfiança, se isso se confirmar o Brasil deverá caminhar com suas próprias pernas, e o caminha mais difícil e longo porem se conseguir bons resultados terá longa vida e dará a indústria aeroespacial brasileira um alcance tecnológico nunca antes alcançado.

  2. E depois dizem que os grigos estão sabotando o programa espacial brasileiro,pra que eles perderiam tempo com isso se o próprio governo brasileiro esta se AUTO-SABOTANDO.

  3. ‘DEmorou para cair a ficha. Ucranianos e Russo nunca foram e nunca serão confiáveis. O certo é interromper este processo, acordo, e controlar os danos aos cofres públicos. Interromper a sangria e colocar seu Amaral no Banco dos Réus, o que dificilmente é feito neste país. Por exemplo, quem irá imputar culpa ao Governador do Rio pelas tragédias seguidas que este Estado sofre?
    Acabem logo com este tipo de acordo que só visa fazer um país de bananas financiar as atividades de desenvolvimento de uns espertos. É disso que o FX2 deve fugir, já conseguiu fugir dos Russos eliminando o SU30, mas poderia ter usados estes caras para barganhar, e agora só nos resta fugir do mico Gripen NG.
    [ ]s

  4. JA COMEÇARAO BEM COLOCANDO UM ECONOMISTA E NAO CIENTISTA PARA O MINISTERIO,E ESTAMOS COMEÇANDO A ANDAR PARA TRAZ DE NOVO,VOLTA LULA,VOLTA OU OS OITO ANOS VAO POR AGUA ABAIXO DE NOVO.

  5. Acho que esta vazando agua, rssrssr
    vamos ver se eles esqueçem esta idéia infeliz do Lula e finalmente investem no VLS nacional

  6. Caro, Jose Gustavo, Patriota
    O Partido Socialista Brasileiro tem uma visão única do que é bom para o Brasil no desenvolvimento de tecnologia de lançadores de satélite no Brasil. Este projeto é uma imposição do PSB que o governo acatou por depender do apoio do Partido. Abaixo repito o que já tinha dito:
    ——————
    Vejam bem que o ACORDO na verdade não passa de UMA INTENÇÃO DE EXPLORAR COMERCIAL O MERCADO LUCRATIVO DE LANÇAMENTO DE SATELITES(Leiam com atenção o que esta no acordo).
    ——————–
    Diário Oficial da União (DOU) de 31/05/2010.
    Artigo 3.
    Objetivos da EMPRESA.
    3,1, A EMPRESA tem por objeto o desenvolvimento e a operacao do LOCAL DE LANCAMENTO do foguete Cyclone-4 localizado no Centro de Lancamento de Alcantara, no Estado do Maranhao, na Republica Federativa do Brasil, incluindo sua infraestrutura para preparacao e lancamento do veiculo lancador Cyclone-4.
    preparacao da espaconave e sua integracao, os sistemas auxiliares ao lancamento e demais equipamentos, para a prestacao de servicos de lancamento aos programas nacionais espaciais das PARTES DO TRATADO e para clientes comerciais.
    ===========
    Antônio Marcos, disse disse: 11/01/2011 às 23:22.
    ….Seria melhor para o Brasil contratar diretamente os técnicos ucranianos para trabalharem para nós, em um projeto nosso…
    Acontece A.Marcos que Antes de fechar o acordo com os brasileiros, os ucranianos fizeram consultas ao governo dos EUA e não deve ter sido só comercial, mas sim o que poderia repassar pra o Brasil em termos de tecnologia deve ter havido muitas ressalvas.
    Este acordo que se diga comercial para exploração de mercado e não de transferencia de tecnologia, o EUA é o principal cliente, tanto que agora a existencia de uma possivel base também no EUA.
    Que se for verdade o projeto pra lançamento do cyclone a partir de alcantara seá um fracasso comercial, e o Brasil estará jogando dinheiro fora.
    Como Walfredo disse: 12/01/2011 às 19:56.
    “nós ficamos marcando touca e fazendo planos imbecis”
    Este Roberto Amaral, é pau mandado do ex-ministro CT Resende, Dilma tá pondo a casa em ordem só precisa tira esse elemento de lá (espero).
    ABS.

  7. Há raposas no oeste e tb no leste, enquanto nos comportarmos como galinhas continuaremos sendo presas.
    Fico impressionado como o brasileiro é voraz p predar seus compatriotas e ingênuo c as raposas do estrangeiro.

  8. é amigo. os problemas se somam dos dois lados. e na boa, se o gov brasileiro depositar 1bi nesse projeto e mais 1bi no projeto nacional, a coisa andava em no maximo 4 anos — 2 para o ucraniano e 3 para o brasileiro.

    num se faz isso por alguns motivos basicos:
    -a populaçao num ta nem ai pra isso
    -o gov num quer liberar dinheiro porq a populaçao num ta nem ai — ai o gov num ta nem ai tbm
    -o gov tem outras açoes prioritaras — e num falo da copa e olimpiadas — falo do fim da fome no país e melhora na educação, saude e segurança.
    -e bem, ninguem ta ai pra isso.

    A num ser os entusiastas e alguns preocpados com esse tipo de tecnologia base para o país.
    [E sim, o fim da fome e melhora do país sao mais importantes, mas na boa, se temos dinheiro, faz-se logo!]

    Abraços, fuizz!

  9. Uma: A Ucrania não vai ceder tecnologia critica para o Brasil, vai criar concorrente, seu interesse é economizar com o lançando no equador.
    Duas: Os EUA e UE são os principais clientes dos lançamentos comerciais e vão pressionar a Ucrania a não repassar tecnologias criticas para um futuro concorrente.
    Três: Eles conhecem a capacidade e produtividade de nossos técnicos/cientistas/empresas e querem atrasar ao máximo nosso avanço na área aeroespacial.
    Opinião: que se continue a investir em tecnologia própria com prioridade principal e as parcerias com terceiros com prioridade secundária, direta ou “indiretamente” alguma coisa vamos aprender com eles, é uma experiência bem vinda.

  10. O Brasil é um país frouxo realmente…praticamente financiou tudo e agora se esse projeto binacional sair já terá concorrencia com outra base nos EUA..que sacanas esses Ucranianos, mais uma vez o Brasil faz papel de trouxa no exterior e de quem é a culpa,ela é do governo federal mesmo.

  11. É desde que começamos com essas de ”PARCERIA ESTRATÉGICA”, com fulanos e sicranos só temos gastos, e parcos resultados favoráveis ao BRASIL! se tivéssemos investindo em tecnologia nacional teríamos melhores resultados,ninguém vai nos ensinar o caminho das pedras,temos que achá-lo sozinhos!! Mas como alguém ja disse aqui a maioria vive dizendo que não gosta de política e esta mais preocupada com o final da novela e o BBB !!

  12. Parabéns ao Mercadante, se não dá, tem que parar esse negócio.

    Jackson Almeida, numa boa, você não era pro-gripen você o único que faz é politicagem oposicionista pro-americano antinacional, sempre está criticando o governo. Está claro que aquilo de defender o Gripen era só porque o governo tinha escolhido o Rafale.

    Acho que é chegado o momento do Brasil exigir ToT dos ucranianos. Não importa se pagam, mas que transfiram tecnologia.

    Assino embaixo Nilo, já várias vezes comentei que não dá para pôr pessoal do PSB em áreas onde é preciso defender soberania, eles ainda defendem mais Europa que o Brasil. Total apoio ao Mercadante.

    Tássio Bruno, grande verdade, um país é tão grande como a cidadania do seu povo. Se nós não reclamamos o governo só vai empurar com a barriga.
    Mas sou otimista, tenho visto um avanço muito grande em cidadania no povo brasileiro, a chave da mudança está nessa que chamam de nova classe média.

    Esse pessoal está intervindo em política, é nacionalista e está cobrando cada vez mais do governo que ela mesmo votou.
    Eu moro no ABC e posso dar testemunha, aqui tudo mundo quer mais produção nacional, defesa da soberania, nacionalismo.
    Acho o crescimento deste blog tem a ver com essa tendência.
    Para defender o desenvolvimento industrial e tecnológico do país não precisa ser cientista, precisa ser patriota.

  13. As coisas começam a se revelar não é?
    Bem… ao menos parece (e friso bem no parece) que o MCT está disposto a “ver isso aí”.
    Vamos torcer para que a parceria pilantra seja encerrada.

  14. Só uma pergunta, isso é oficial ou especulação? acho que confiaveis são os americanos que disseram que se assinarmos o MCTR ele iriam ajudar no projeto do VLS e ai ajudaram? acho que infeliz é o FHC que assinou aquela ***** dizendo que países subdesenvolvidos teriam mais chance de se desenvolverem se fossem satélites de grandes potências, fazendo com que perdêssemos ainda mais nossa identidade, gerando entre nós o sentimento do “cachorro vira-lata”, que até hoje perpetua em alguns. :ira:

  15. O velho Ozires tinha e tem razão ao defender que a FAB e a EMBRAER deveriam ter a incumbencia de licitarem parceiros e realizarem o FX2 aqui do zero.O mesmo pensamento se aplica na area aeroespacial.Temos no momento a melhor base do ponto estrategico e geografico do segmento.Parceirias é envolvimento e envolvimento no desenvolvimento e não prestação de serviço e beneficio.Dissemos não aos Americanos quando quiseram transformar Alcantara em base propria.Digamos não a Ucrania a menos que mudem o jogo ou busquemos nova parceiria a nossos moldes porque sempre deve vir na frente de tudo o que melhor podermos absorver em desenvolvimento e autonomia a noção nação.Não somos mais colonia e nem seremos mais colonia de ninguem.Ou façam o jogo ou VAZEM.As regras deste seculo mudaram,DÊ E RECEBA OU NÃO DE NADA E SAIA FORA.

  16. A Ucrania não repassa ou os EUA impõem isso?So quem tem e poderepassar o que queremos é China e Russia.Os Russos ja manifestaram esse interesse,resta-nos sabermos detalhes e beneficios…CUIDADO BRASIL os EUA manipulam tudo,do programa da Força Aerea da India ao nosso FX2 e se dermos mole levam Alcantara.

  17. Milton Brás, eu também não consigo entender o Jaka, só espero que algum dia o Brasil tenha algum veiculo lançador e possa lançar o Jaka e mais alguns, para a lua. Parceria onde tem empresa americana no meio, não vai dar certo para o Brasil nunca.

  18. CONSCIENTIZEM-SE…O Clube de lançadores de foguetes e satelites é seleto e fechadissimo.Não interessa a eles que mais ninguem entre e principalmente tendo uma base estrategicamente bem localizada.Esse mercado é altamente rentavel e desde o começo temos problemas desde a formação de pessoal e seleção.Qualquer um pode ser um espião ali e meios de aliciamentos são fartos.E ainda querem que esse lindo bolo-bomba passe para a esfera politica e civil.Ali estaa essenciadenosso avanço a duras penase envolve soberania,tecnologia do segmento,segredos militares edeveria acima de tudo sempre ser tratado como assunto de interesse nacional acima de comercial.Nosso programa aeroes´pacial causa inveja em alguns governos principalmente os EUA que não adimitem que ninguem os rivalizem.Sofremos sabotagens sim e muita espionagem tambem.Embora softwaresespecificos do segmento sejam caixinhas pretas que podem conter toda sorte de malwares e espias e que o consorcio com a Ucrania foi feito unicamente para pularmos etapas apos termos perdido toda a nossa equipe cientifica que levariamos +ou- 50 anos para formarmos outra e algumas decadas para aperfeiçoa-la,vale muito mais a pena que prossigamos de forma independente levando o tempo que levar do que nos associarmos a lobos e a ursos.

  19. Os países que tem VLS,tem toda razão de não transferir a tecnologia ao Brasil,eles gastaram bilhões e o Brasil quer tudo na moleza…Brasil tem quer desenvolver a sua própria tecnologia e para isso só falta o governo abrir o cofre,rsrsrs.

  20. Milton se você tem um certo tempo por aqui ja devia saber que eu sempre defendi o SU-35BM como primeira opção seguida pelo Gripen NG ,para aprender fazendo,ou o Super hornet pelas suas capacidades provadas em combate.Quanto a Alcantara os russos sempre tiveram interesses em seu uso e fizeram propostas interessantes pro Brasil, mas a politicagem sempre falou mais alto por aqui.

  21. Nick
    ,
    Não caia nessa, amigo, pois é nessas horas que partidos menores usam para chamar a atenção com problemas reais visando apenas ganhar votos por interesses.
    Se bem que o atual Partido do governo usou a atacou no passado a sua oposição usando os mesmo argumentos, mas de outro lado, usando a miséria, fome e a pobreza para dizer que eram melhores que os outros. Agora estão no poder e parece que o interesse é, foi e sempre será, voto, eleições, corrupção etc. Isso vale para todos os partidos, para os moderadores não deletarem meu comentário por “propaganda partidária”.

  22. Falam muita bobagens e se esquecem que quem esta botando panos quente nesta operação é os americanos do norte.
    Eles tem o maior interesse que o nosso sistema de lançamento de foguetes vase agua.
    Tem muito baba ovos que ainda acredita que americano é bonzinho, os caras foram por traz e oferecem mais grana pros ucranianos, são os mesmos sujos de sempre e que querem manter o Brasil sempre como lacaio deles, menos mal que lacaio são só alguns.
    Ta certo o ministro tem que rever esta naba e botar os Ucranianos pra correr se eles não cumprirem o contrato.
    O cara que escreveu que nós deveríamos contratar cientista de outros países esta certo, todo mundo faz isso, até os canadenses “compraram” gente da Embraer, é assim que se faz, comprar pessoal, comprar técnologia e até mesmo roubar técnologia, todas as potencias são ladronas e por isso são potencias….uns roubam dos outros…e toca o barco….bobiou, pega a mulher dele, ou cuida da mulher direitinho ou alguem vai papar ela….erhhehe

  23. O blog acredita que a estratégia ucraniana de procurar um parceiro nos EUA tem um racional mercadológico, pois ao executar os lançamentos a partir de território americano, os ucranianos e ATK teriam mais facilidades para obter financiamentos e também disputar contratos governamentais, possivelmente de órbita baixa. Além do mais, neste cenário, o estado-lançador seria os EUA, o que dispensaria a necessidade de um acordo de salvaguardas tecnológicas do Brasil com os Estados Unidos, um dos grandes problemas do binômio Cyclone 4 / Alcântara.

    E brasil sacaneou frança e italia e agora e sacaneado tambem tomara que os americanos façam o mesmo quando o brasil comprar o f18 e ordenem o termino do projeto de submarino nuclear e lançamento de foguetes aqui se faz aqui se paga brasillllllllllllllllllllll caloteiro

  24. Sou um assiduo leitor deste blog e em poucos momentos, expresso minha opnião, mas vejo que há mais idealismo politico comentado de que mesmo o tópico em discursão.Senhores desculpe-me por expressar-me assim mas é assim que estou vendo.Vamos comentar os tópicos exposto expressarmos nossos pontos de vista mesmo sem fundamentos, contudo dentro dos temas em palta. Ah, meu caro Edilsom me perdoa mas esto é o que vejo no momento.

  25. Não há o que se desculpar, você falou com muita propriedade.
    o Blog não é pra discussões partiudárias ou ideológicas, já fizemos de tudo ams sempre é assim.
    As Regras já forma estipuladas e mais do que explicadas.
    Nos resta é fazer o que chamam de “sensura” e eu chamo de correção por falta de bom senso.
    Nestas horas eu sou o mal da fita.
    Estamos sendo bonzinhos porque eu ainda não estou convencido do contrário, mas já é ponto comum rm todos os outros editores que deva-se banir este tipo de comentário e na insistência o autor.
    Até agora temos pedido, em breve a paciência vai acabar.
    Sds
    E.M.Pinto

  26. Caros, dizer que EUA e Ucrania são culpados, é o fim da picada, é achar bode expiatório para nossa estúpidez, PURO AMADORISMO.
    O Brasil não investiu, o Brasil não levou a sério seu programa de foguetes para lançamento de satélites, o Brasil não se decidiu. Quem então vai levar o programa espacial brasileiro a SÉRIO?????
    O EUA????A Ucrania????a Russia????a França?????
    Boa noite

  27. Quando você fecha um acordo, contrato ou parceria, ou seja o que for, numa área sensível, o mínimo que deve estar nas clausúlas do contrato é a obrigatação de não concorrer com o próprio negócio. Ou alguém acha correto que se eu fizer uma sociedade de comércio de alimentos e meu sócio abrir outra empresa, também de alimentos, para concorrer com nossa sociedade lhe dá legitimidade? Questão de princípio. Se tais fatos mencionados são verdadeiros e ainda tais empresas (governo Ucraniamo) fica trabalhando por baixo da mesa, não percamos tempo. Industria Nacional, Engenheiros Nacionais, se precisar contratar estrangeiros que se contrate. Engraçado no Brasil políticos não sabem fazer, ou exigir projetos de viabilidade econômica? Se formos investir em foguete (tecnologia próprio ou não), qual será o retorno financeiro do investimento? Se financeiramente não tem retorno quais outros argumentos suportam tal investimento? Gastar dinheiro alheio é fácil. Pena que ai deve ter uns Reais ($$) meu, teu, do vizinho… Agora, até o FX2 para 2012. Ta de mal a pior. Educação, tecnolgia e sanemaneto pro povo, também. Só discurso.

  28. Não é do lado ucraniano que faz água. É do lado brasileiro.

    O Brasil se deu conta que estava dispondo aos ucranianos a melhor localidade do mundo para lançamentos. Para isso estava recebendo em troca nada. Opa, perai, eu disse nada:

    É lógica a opção pelos EUA, pois foi o único lugar no mundo que sobrou além de ser o maior mercado. Mas eles vão ter resultados inferiores aos que teriam se a base fosse no Brasil.

    O único interesse do Brasil é tecnologia.

    Quase que passa essa porcaria de projeto dando de graça a melhor localidade do mundo para lançamentos. Tudo na base da influência de algumas pessoas…

    Agora acabou e a ficha já caiu na Ucrânia.

  29. Logo logo iraO CONSTRUIR UMA BASE NA GUIANA E DAI QUERO VER A NOSSA BASE SE TRANSFORMAR EM FAVELA!!!!! Esse governo de anti patriotas nao vale uma borra…

Comentários não permitidos.