Na mira do sonho americano

Samuel Johnson, autor inglês da segunda metade do século XVIII, disse que o patriotismo era o último refúgio do canalha. Sua sentença se aplica bem ao caso da extrema direita estadunidense. Ninguém duvida da safadeza de personagens como Sarah Palin e alguns pseudo-jornalistas, mas agora se tem a conexão direta com o super patriotismo homicida. É importante não esquecer que no Arizona já existia um ambiente político protofascista que literalmente tem os imigrantes latinos na mira. A direita e seus aliados nos meios de comunicação foram o motor do clima de ódio que impera não só no Arizona, mas em muitos outros estados dos EUA. O artigo é de Alejandro Nadal.

Alejandro Nadal – La Jornada

Senhora, Sarah Palin

O portal de internet do comitê político de Sarah Palin incluía Gabrielle Giffords, a parlamentar do Arizona, na lista dos 20 membros do Congresso que tinham aprovado a legislação de Obama sobre a saúde. Não era uma lista qualquer. Os nomes apareciam abaixo de um mapa, a cujos estados esses parlamentares pertencem, marcados com a típica cruz de mira telescópica de um rifle. Na parte superior do mapa havia outra legenda belicosa, em que se faz alusão à necessidade de resistir.

A que se deve resistir, senhora Palin? Resposta: a nada menos que a marcha secular em direção ao socialismo que a administração Obama quer impor aos Estados Unidos. Assim mesmo: há uma marcha secular em direção ao socialismo e Obama é o artífice dessa transformação. Essa retórica foi referência repetida de Palin e de outros safados da extrema direita nos Estados Unidos.

Desde que apareceu o mencionado mapa no portal da senhora Palin www.palinpac.com muitas pessoas notaram essa incitação à violência. Mas nem Palin, nem os seus seguidores fizeram algo para mudá-la ou para modificar o tom da retórica utilizada para designar os seus opositores políticos. A senhora Palin introduziu seu mapa dos 20 parlamentares democratas malvados no twitter, com a frase: “Não retrocedam! Ao contrário, recarreguem!”.

Hoje a representante Giffords luta para sobreviver num hospital de Tucson, depois que um fanático disparou contra ela, na cabeça, em 8 de janeiro, no momento em que a parlamentar levava a cabo uma reunião destinada a entrar em contato direto com seus eleitores. O assassino matou 6 pessoas (inclusive uma criança de 9 anos) e feriu outras 14. Pode ser que o homicida Jared Loughner seja uma pessoa perturbada mentalmente, mas isso não elimina a conexão com o discurso da incitação à violência utilizado por Palin e muitos políticos que mantém posições conservadoras nos Estados Unidos.

O opositor de Gifford no mesmo distrito eleitoral em 2010 é Jesse Kelly, membro da extrema direita do Partido Republicano. É provável que este personagem seja quem mais longe foi na incitação à violência. Sua marca de campanha no ano passado incluía a convocatória a um ato com estas palavras: “Dê a vitória em novembro ao branco. Ajude a retirar Gabrielle Giffords de seu posto. Dispare um M16 automático com Jesse Kelly”. O quadro mostrava o político, um ex-marine, com seu uniforme de campanha, empunhando seu querido fuzil.

A militarização da retórica eleitoral nos Estados Unidos não é casualidade. Em meio a sua pior crise econômica em sete décadas, o país cada vez afunda mais numa trajetória de decadência. Seu setor financeiro, outrora orgulho de seu desempenho econômico, foi o epicentro dessa crise. Hoje a triste recuperação promete altos níveis de desempenho para muitos anos. A desigualdade econômica se parece cada vez mais com a de um país subdesenvolvido, dominado por uma oligarquia feroz. A extraordinária concentração de riqueza vai de par com a deterioração do sistema educativo em todo o país. Por último, os desequilíbrios macroeconômicos que marcam a economia estadunidense não são só um problema doméstico, mas, dado o papel chave do dólar no sistema internacional de pagamentos, pioram a dor de cabeça da economia mundial.

O senhor Loughner provavelmente não tem ideia desses problemas. Em seu delírio, pensa que só atua defendendo o Sonho Americano que a senhora Palin reclama para si com tanta insistência. Equivoca-se. O paradoxo é que a deputada Giffords não era a única na mira da nova extrema direita estadunidense. O principal alvo desse movimento é precisamente toda a geração de Loughner, uma geração golpeada e condenada a viver sem educação, sem a promessa de um emprego bem remunerado e estável, sem serviços de saúde adequados. Uma geração perdida que nunca poderá aspirar a um melhor nível de vida. Seu sacrifício é para que uma pequena minoria de privilegiados possam viver o sonho americano, sem sonhar com mais nada.

Samuel Johnson, autor inglês da segunda metade do século XVIII disse que o patriotismo era o último refúgio do canalha. Sua sentença se aplica bem ao caso da extrema direita estadunidense. Ninguém duvida da safadeza de personagens como Palin e alguns pseudo-jornalistas, mas agora se tem a conexão direta com o super patriotismo homicida.

Só que não há que se esquecer que no Arizona já existia um ambiente político protofascista que literalmente tem os imigrantes latinos na mira. A direita e seus aliados nos meios de comunicação foram o motor do clima de ódio que impera não só no Arizona, mas em muitos outros estados. Afinal de contas, como disse Soljenitsin, todo aquele que proclama como método a violência inexoravelmente deverá eleger a mentira como princípio.

(*) Alejandro Nadal é economista, professor pesquisador do Centro de Estudos Econômicos, no Colégio do México. Colaborador do jornal La Jornada.

Link para o original no La Jornada:

Tradução: Katarina Peixoto

Fonte: La Jornada via Carta Maior

12 Comentários

  1. “Hoje a representante Giffords luta para sobreviver num hospital de Tucson, depois que um fanático disparou contra ela, na cabeça, em 8 de janeiro, no momento em que a parlamentar levava a cabo uma reunião destinada a entrar em contato direto com seus eleitores. O assassino matou 6 pessoas (inclusive uma criança de 9 anos) e feriu outras 14. Pode ser que o homicida Jared Loughner seja uma pessoa perturbada mentalmente, mas isso não elimina a conexão com o discurso da incitação à violência utilizado por Palin e muitos políticos que mantém posições conservadoras nos Estados Unidos.”

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/desinformacao/11757-jornalismo-internacional-em-tres-licoes-.html

    “…Mesmo que o mentalmente transtornado Loughner se diga anti-religião e tenha como livros favoritos, além do Minha Luta de Hitler, o Manifesto Comunista de Karl Marx, conforme ele escreveu em sua página no Youtube, dê logo a informação correta e diga que a culpa é da Sarah Palin e dos conservadores, aqueles safados. ”

    Quer dizer:
    Logo quem escreveu isso é um baita de um FDP do _aralho.

    Mas não se preocupem esse barak osama não durará muito e nem esse partido (socialista) DEMOcrata.

  2. Adoro o Plano Brasil, mas alguns leitores mostram em seus comentários o quão deturpadas são as suas linhas de raciocínio.

  3. VAMOS FALAR SOBRE AS IDÉIAS.
    .
    Pessoal,não seria interessante contra argumentar as idéias,eu falei as idéias…e não a dignidade de quem as escreves.
    -‘São as idéias que estão a serem avaliadas’.
    .
    Daria um sugestão para aqueles que não concordam com a idéia em vigente nesta matéria; porque não contra argumente esta informação mostrando as virtudes políticas e ideológica da Sr.Sarah palin,bem como as idéias positivas do tea party?
    .
    Imagine,você disserta sobre um tema e vem outro copia o seu texto e logo em seguida, no roda pé,te critica com palavras pejorativas(escreveu besteira,é um ignorante,…) ou pior, xinga a tua mãe!…….é o fim da picada!

  4. Olha sou absolutamente contra varios atos da governo Lula, e achei esta eleição da senhora Dilma uma das mais furadas que já assisti. Também nunca botei muita fé no Sr. Obama. Mas os cometarios do Sr. Michel Lineker GM são de alguem visivelmente desequilibrado. Dizer que o partido Democrada Americano é socialista é ser totalmente cego ou louco. Os EUA estão tão perto do socialismo quanto de nevar de congelar o Saara.

    É desse tipo de loucura e ignorancia que saem coisas como esta imbecil da Sara Palin que esta matando o Partido Republicano, que de um partido capitalista e liberal esta se tornando um antro de conservadorismo burro e jequice. Um partido que já teve nomes como Dwight Eisenhower, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln agora tem idiotas como Bush e Palin.

    Tenho medo do que sairá dos EUAs se este povo louco tomar o poder lá. Já não chegaram os 08 anos do idiota do Bush?

  5. Bom! Primeiro vamos tratar desse tal de lucena, vejam o que eu comentei lá em cima e o que ele comentou, aí vejam quem é o desequelibrado.
    Segundo:vamos ao senhor Zezio, se o senhor acha ruim eu XINGAR o autor do texto então o senhor que vá PQP, e veja o que ele escreveu e o que eu postei.

    E até que os dois me deem provas que o politico direitista é o culpado pelo crime cometido pelo jovem maniaco comuna contra uma deputada de um partida que hoje é sim SOCIALISTA vou achar que os dois são deficientes intelectuais.

    Por isso provem pra mim que eu estou errado mostrando provas, eu da minha parte já pus um link que mostra que o está errado, agora voces é devem defende-lo com argumentos.

  6. PALIN PREGA O ÓDIO, A RAIVA, O PRECONCEITO, ELA É INCAPAZ DE PRATICAR VIOLÊNCIA FISICA CONTRA ALGUEM. TUDO É SÓ DISCURSO.
    PALIN PARA PRESIDENTE DO EUA.

  7. Isso me cheira a teoria da conspiração, controle mental… sei que muitos vão censurar minha colocação, mas, na terra de Mr. Disney o mundo é muito mais fantasia que realidade, se é que me entendem… o jovem assassino, segundo se comentou na midia “era uma pessoa perturbada mentalmente”; o grande mote é verificar se o mesmo vai ser declarado mentalmente incapaz… se não o “suicidarem” antes… viva a alma de Lee Oswald…

  8. AO MICHEL LINEKER GM.
    .
    “(…)Bom! Primeiro vamos tratar desse tal de lucena, vejam o que eu comentei lá em cima e o que ele comentou, aí vejam quem é o desequelibrado.”
    .
    ——-(fonte:michel lineker GM-16/01/11-as 20:36)
    .
    Cidadão em nenhum momento te chamei de desequilibrado,por favor releia novamente a minha SUGESTÃO,(16/01/11-as 06:25); à todos que tem uma opinião contrária a um determinado tema publicado neste blog.
    .
    Não tem sentido eu tratar alguém aqui com palavras pejorativas,pois eu sempre procurarei respeitar as pessoas que postam as sua idéia aqui,mesmo sendo-as contrárias as da minha;pois ninguém é dona da razão e uma coisa que eu procurarei primar muito é a dignidade do indivíduo e a liberdade da expressão sem denegrir a imagem pública dos companheiros.
    .
    abraços.

Comentários não permitidos.