Israel: só ameaça militar pode deter programa nuclear do Irã

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, acredita que o Irã continua empenhado em se munir de armas atômicas
Foto: EFE

EFE  —  O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que só “uma ameaça militar crível” poderá frear o polêmico programa nuclear do Irã. “As sanções ao Irã não atingiram seus objetivos. O Irã continua empenhado em se munir de armas atômicas e só uma ameaça militar crível irá frear seu programa nuclear”, declarou Netanyahu em entrevista coletiva.

O chefe de governo israelense afirmou que o Irã é o maior motivo de preocupação no Oriente Médio. Segundo ele, 2010 foi o ano em que a comunidade internacional se conscientizou do “perigo” que representa o regime de Teerã. “A principal prioridade na região é o Irã, a segunda o Irã e a terceira o Irã”, afirmou o Netanyahu, para quem os iranianos só desistirão de seu suposto desejo de aceder ao armamento atômico se houver uma ameaça militar crível.

Ele alegou que as sanções internacionais contra o regime de Teerã “não foram suficientes”. Netanyahu comentou que 2011 “será o ano em que se saberá quem quer a paz no Oriente Médio” e disse que “não há povo no mundo que queira mais a paz do que o povo de Israel”.

O primeiro-ministro israelense acusou a Autoridade Nacional Palestina (ANP) – presidida por Mahmoud Abbas – de “se afastar da paz” porque “se afasta da negociação”. Para Netanyahu, “os palestinos se afastam da negociação com sua postura de impor pré-condições à negociação”, referindo-se à exigência da ANP de que Israel detenha a construção dos assentamentos judaicos antes de retomar as negociações.

Fonte:   Terra

16 Comentários

  1. acho que tinha que fazer uma ameça militar crivel a israel tbm assim o programa nuclear deles acaba tbm…
    … minha opinião é clara se um pode todos podem…. iran e israel são inimigos declarados se um tem o outro ate´por auto defesa tem o direito de ter….
    IMAGINEM SE A ARGENTINA FOSSE INIMIGO DECLARODO DO BRASIL E ELS TIVESSEM ARMAS NUCLEARES NÃO SERIA JUNTO ATE POR EQUILIBRIO QUE NOS TBM TIVESSEMOS…°°°°???

  2. Se os judeus podem ter armas atômicas , os Iranianos tbm pode;e q atakem logo os Persas e dexem esse blábláblá; tentem as sorte, aviso: Eles ñ são os desarmados Palestinos.Então, pensem 10x antes da últma xOs Palestinos estão certos, os judeus q invadiram as terras dos Palestinos, os judeus são os aSSaSSinos invasores..negociar o quê?A liberdade q voces judeus nos tomaram?Negociar o quê , os + de 300 enclaves em n terras? Pergunta: Pq os judeus ñ cumprem a resolução da ONU de número .242 ? Pq os ianks ñ forçam o cumprimento da mesma pelos os judeus? Ah! São alidos…então tá.( Quem quer saber a verdade entrem no site “Breakinkd e silence , sobre os abusos do judeus contr os Palestinos ).Sds.

  3. Temos de diferenciar judeus de sionistas.Muitos judeus são contra o país possuir cerca de 200 artefatos nucleares e,ainda,ficar nessa hipocrisia contra o Irã.
    O objetivo dos sionistas(junto com as ditaduras oligarcas da Arábia Saudita,Egito,etc apoiadas pelos EUA) é destruir o Irã para que os EUA/AIPAC/OTAN possam tomar o coração da Eurásia e impedir que a Rússia e a China se unam no chamado “pesadelo geopolítico de MacKinder”:Rússia e China juntas,num megapoder que ofusque os EUA no seu projeto de controlar todos os recursos naturais do planeta.
    Segundo o diplomata indiano Mahdi Narius Nazemroaya,a estratégia dos EUA segue as ideias de Halford MacKinder:
    “The great wars of history — we have had a world-war about every hundred years for the last four centuries — are the outcome, direct or indirect, of the unequal growth of nations, and that unequal growth is not wholly due to the greater genius and energy of some nations as compared with others; in large measure it is the result of the uneven distribution of fertility and strategical opportunity upon the face of our Globe. In other words, there is in nature no such thing as equality of opportunity for the nations. Unless I wholly misread the facts of geography, I would go further, and say that the grouping of lands and seas, and of fertility and natural pathways, is such as to lead itself to the growth of empires, and in the end of a single World Empire. If we are to realise our ideal of a League of Nations which shall prevent war in the future, we must recognize these geographical realities and take steps to counter their influence.”

    -Halford J. Mackinder (Democratic Ideals and Reality, 1919)
    O livro de MacKinder está aqui:
    http://www.scribd.com/doc/24386413/Democratic-Ideals-and-Reality

  4. Querido amigo Marco aurelio se como vc diz:Temos de diferenciar judeus de sionistas.Muitos judeus são contra o país,Então por que alemanha e os alemães teve que pagar uma indenização para o estado de Israel que foi de milhões de dolares aqueles ano era empenhar um pais durante decadas,não por culpa de Hitler tem que pagar todos os alemães.

  5. Esquecia de comentar:
    Ele alegou que as sanções internacionais contra o regime de Teerã “não foram suficientes”. Netanyahu comentou que 2011 “será o ano em que se saberá quem quer a paz no Oriente Médio” e disse que “não há povo no mundo que queira mais a paz do que o povo de Israel”.
    Que cara mais falso que um Real feito no paraguai.Que esses judeos querem conkistar un pais e os outro povo pensam que é pela paz.Para mim o feito de invadir um pais é sinal de que quer guerra,e por outra parte israel e como um cachorro bravo cheiro o cú de um cachorro mais não deixa que outro cachorro cheire o seu.Eles querem tem ovijas nucleares e não querem que outro tenha,claro se assim não pode chantajear porque eles tambem tem ovijas,e o mesmo que um ladrão com revolver que entrar na sua casa e que o ladrão saiba que vc tem revolver tambem,vamos ver se o ladrão entra na sua casa,ele vai saber que um o outro vai morrer ,mais não sabe quem,assim eu creio que a balança ficaria equilibrada.

  6. Nem seria preciso de Bomba Nuclear. A Bomba Suja (urânio a 20%) já acabaria com a terra dos judeus.
    Esse tema é muito delicado. Finalizando: Só a união das crenças evitará a Guerra Nuclear.

  7. -ISRAEL NÃO É INCRÍVEL?
    (titulo original do trecho do texto a baixo):
    .
    “(…)Um salão interno exibe uma série de informações sobre Israel. Há fotos com dizeres que indicam que os israelenses seriam covardes e medrosos, cartazes com todas as divisões do Exército israelense, enlatados de atum com embalagem em hebraico, vestimentas das forças especiais, imagens de uma série de alvos militares dentro de Israel e frases de líderes israelenses indicando que o Hezbollah seria vitorioso. Yitzhak Shamir teria dito que “o Hezbollah provou que existem outros árabes”, mais difíceis de ser derrotados do que os Exércitos do Egito, Jordânia e Síria. “Israel não estava preparado” para lutar contra o Hezbollah, é a frase sob a imagem de Shimon Peres.(…)”
    .
    ———(fonte:estadão/internacional-16/01/11)

  8. Que Benjamin Netanyahu está certo acerca das reais inteções do regime fascista iraniano não restam dúvidas. Entretanto é leviano da parte dele acusar Abbas de sabotar o processo de paz. É preciso que o governo israelense se afaste de determinados conceitos equivocados, adquiridos após a vitória de 1967, e volte a se aproximar dos ideais sionistas que nortearam a criação do Estado Judeu posto que o respeito ao direito dos palestinos em criar seu estado nas fronteiras pré-guerra dos seis dias teria o condão de esvaziar uma das vertentes principais do discurso do regime teocrático medieval iraniano, a suposta “solidariedade” aos palestinos, além de empurrar definitivamente para a marginalidade grupos terroristas como Hamas.

  9. Pois é Tireless…

    Quem sabe o governo de Israel não fosse esse doce que você idealiza.

    O fato do Irã ter uma bomba nuclear é pura dissuasão, pois quero ver quem é o cabra homi que tem coragem de detonar uma ogiva nuclear no mundo de hoje.

    O resto é balela.

  10. Para mim artefato nuclear só serve para impor respeito ninguém mais vai usar isso hoje em dia nem os loucos dos loucos.

  11. Os islâmicos usariam o artefato nuclear ? Sem dúvida.
    Os judeus, americanos e russos, idem.A Guerra Nuclear limitada é viável.Agora, uma guerra nuclear entre EUA e Rússia é temerosa, pois a Terra ficaria radioativa, não havendo vencidos e nem vencedores.
    Os EUA, Rússia, Reino Unido, Israel e França poderão se unir para neutralizar a China, Irã, Paquistão, Índia, e Coreia do Norte ? Sim, e acho que já estão fazendo isso … A III GM pode ocorrer a qualquer momento.

  12. Amigo Argus:

    Infelizmente muitas pessoas hoje em dia possuem um visão distorcida e equivocada do movimento sionista, agravada pelo vitupério proferido por pessoas mal-intencionadas além da cantilena fascista repetida à exaustão pelo celerado Ahmadinejad. Entretanto a história é contundente em afirmar que o movimento sionista tal como delineado por seus pioneiros tais como Ben Gurion e Golda Meir não se fundava em expansionismo mas sim no respeito à partilha feita pela ONU. Basta recordar que os primeiros a desrespeitar a resolução foram os próprios países árabes que, logo após o fim do mandato britânico atacaram o recém-criado Estado de Israel e, ao final do conflito,derrotados, anexaram áreas do Estado Palestino tais como Gaza e a Cisjordânia. Também é digno de menção que ao fim da guerra dos seis dias Israel ofereceu a devolução dos territórios conquistados em troca de paz e reconhecimento. A caterva árabe, reunida em Cartum, respondeu com três nãos: não à negociações, não á paz e não ao reconhecimento de Israel. Diante desse cenários os Israelenses se equivocaram e começaram a colonizar os territórios. Mas basta recordar que a mundança de atitude do Egito permitiu negociações e a devolução do Sinai

Comentários não permitidos.