EUA admitem apreensão com avião chinês

Denise Chrispim Marin

Os EUA expressaram ontem séria preocupação com o investimento da China na produção do J-20, supercaça invisível aos radares, e de outros equipamentos militares sofisticados. O chefe das Forças Armadas americanas, almirante Mike Mullen, afirmou ter se surpreendido com as imagens do primeiro teste de voo do J-20, na terça-feira, realizado poucas horas antes do encontro entre o secretário de Defesa, Robert Gates, com o presidente da China, Hu Jintao, em Pequim.

“A questão sempre presente é: por quê? Sei que a China tem seus próprios desafios, como um país emergente com influência global, e têm todo o direito de desenvolver sua capacidade de defender seus interesses, assim como os EUA”, declarou. “Mas muitas dessas capacidades parecem estar focadas nos EUA”, completou Mullen.

O teste do J-20 reduziu as chances de o governo americano extrair de Pequim um compromisso de diálogo na área militar. Esse seria um dos pontos fortes da visita de Hu ao presidente americano, Barack Obama, na semana que vem, em Washington. Mullen ressaltou que esse seria o tema “mais importante” da pauta bilateral, assim como o diálogo na área econômica.

Ao reiterar a posição americana em favor de maior pressão da comunidade internacional sobre a Coreia do Norte, o almirante chamou a atenção para o papel da China na garantia da paz na região.

Pequim é contra a adoção de novas sanções contra Pyongyang e prefere a via diplomática. “As provocações (entre as duas Coreias) podem se tornar catastróficas e a China tem grande responsabilidade nisso”, afirmou Mullen.

O cronograma do J-20 prevê que os primeiros aviões serão entregues em maio de 2017. A aeronave atinge cerca de 2.200 quilômetros por hora e tem capacidade de manter-se em velocidade supersônica por um longo período.

Fonte: Estadão

26 Comentários

  1. gostaria muito que algum tecnico ou engenheiro pudesse me explicar o que significa as duas aberturas laterais,parecendo um rasgo,ou uma janela,no caça j-20,meio esquisito nunca vi em outro caça,mesmo de teste.

  2. YANKES ja tao vendo que brincadera de cowboy ja ta no fim
    hahahahahhahahahaha
    breve nem espaco pra bricar terao

    hahahhahahahahahahahahaha

  3. eles não tão preocupado eles tão é com medo pq a china tem muito dinhgeiro oque sempre faltou pra ela era tecnologia agora ela tem … os americanos estão estudando cortes no orcamento enquanto a china preve investimentos na casa da cemtena de bilhoes de dolares…

  4. dhou,
    As “janelas laterais” são tão somente as portas do compartimento do trem de pouso, visto que nos 15 minutos de duração deste vôo de teste, o piloto manteve sempre o trem de pouso baixado.

  5. Isso que eu chamo de dissuasão! Agora os EUA parecem saber bem o que é isso, mas ao contrário. A China conseguiu uma façanha que ninguem conseguia á décadas: amedrontar o império (terrorismo é outro tipo de intimidação e o ataque de pear harbor pelos japoneses foi uma ação de guerra e não uma demonstração de poder militar). É, os tempos estão mesmo mudando e não tem prova melhor que essa.
    Se até os americanos se imprecionaram com essa nova tecnologia chinesa, quer dizer que o novo dragão voador é de ditar regras (…obedece quem tem juizo). Essa reação americana nos dá uma idéia ainda mais realista do quanto somos um país atrazado bélicamente.

  6. Pessoal,os chineses estão certos em construir um grande caça. Motivo: carrega mais mísseis e bombas, e tem uma autonomia de voo maior. Mistura de caça e bombardeiro.
    Seria uma solução boa para o nosso país.

  7. Jogo de potencias e isso ai! Os grandoes disputam fatias do mundo,coisas rotineiras e´normais.Isso e´bom ,pois gera assunto entre os terceiros mundanos como nos.Agora as viuvas da antiga urss podem se casar novamente,ha um noivo oriental no pedaço.

  8. CAIU A FICHA!
    .
    (…)“A questão sempre presente é: por quê? Sei que a China tem seus próprios desafios, como um país emergente com influência global, e têm todo o direito de desenvolver sua capacidade de defender seus interesses, assim como os EUA”, declarou. “Mas muitas dessas capacidades parecem estar focadas nos EUA”, completou Mullen.(…)
    ————(fonte:estadão).
    .
    Claro coleguinha,há muito tempo todo mundo fala isso!

  9. ..é + ou menos por aêh andré, em termos de equipamentos militares, o n BRASIL está desarmado. O q e um sério problema, considerando a selva em q vivemos, e a mesma está infestada de “tios” e mt outros monstros…Sds.

  10. Enquanto por aqui nosso medíocre governo se encontra indeciso quanto à compra de aviões de 4ª geração.
    Se depender desse governo, continuaremos a ser um país atrasado ainda por muito tempo.
    Quando finalmente deciderem comprar um de 4ª geração, outros países já terão desenvolvido o de 6ª.

  11. Ehehehe.. Também achei muito estranho essas aberturas enormes do compartimento dos trens de pouso, nunca tinha visto uma coisa tão desproporcional em nenhum outro caça, estragou um pouco a beleza do avião, pelo menos quando no solo..
    Mas enfim, ele não foi projetado para ficar voando o tempo todo com esse troço aberto, e isso é que interessa.

  12. Impressiona… “si pero no mucho”. Até este avião de guerra atingir o status operacional pleno e confiável vai muito, mas muito tempo ainda, talvez uma década. Até lá, tanto americanos como russos, já terão outros vetores mais sofisticados. Além do mais, sou da opinião de que esse negócio de avião invisível é coisa do passado com as teconologias de radares atuais conseguindo rastrear até anti-matéria o que dirá um tanque voador de 30 toneladas.

  13. Espero que o chefe das Forças Armadas dos EUA, alm Mike Mullen, esteja apenas fazendo algum gracejo polido ao se questionar o porque da China estar se focando, “em muitas capacidades”, nos Estados Unidos…

  14. …….”.A surpresa.”…..
    Porque da surpresa?.
    Achavam que a China viria a se comportar submisso como o Japão.
    Utilizam sua gente, uma mão de obra barata, trabalhando doze horas por dia, em condições subhumana para fazer seus tenis, brinquedos, roupas, um monte de quinquilaria.
    Utilizam sua gente para pra em condições de inseguras em que morrem em virtudes dos produtos utilizados para produção celulares baratos.
    E pra não falar da mão de Obra Infantil.
    E agora esperam o que??? Agradecimentos, pela benevolencia americana de ter livrado a China da Camarilha dos 4, formada por Jiang Qing ( viúva de Mao).
    ——–
    ….“Mas muitas dessas capacidades parecem estar focadas nos EUA”…..
    Pior é que eles acreditam nessa asneira, assim como acreditam que o Brasil tem inveja deles.
    ———
    ….”.J-20 reduziu as chances de o governo americano extrair”……
    Essa é a grande perola, a frase do ano, alguem com coragem para fazer com eles o que eles fazem com o resto do mundo de forma sutil, só que com os chineses não houve sutileza.
    A democracia e os direitos humanos para o resto do mundo sempre tem por tras quando EUA vem dialogar suas armas e soldados.
    ———-
    ……… diálogo na área econômica…….
    É guerra cambial e a bom tempo, só que agora depois de decadas os resultados estão aparecendo.
    ———-
    que mais supresas escondem os chineses???
    aBS

  15. Pra que né? A china já não tem gigantescos desafios em dar comida, moradia, saúde para seu povo? Para que essa corrida armamentista? Para defender CN, um cachorrinho difícil de ser acontrolado até por ela? OU a china vai querer invadir a Russa e forçar eles a falarem chinês nas escolas?

  16. Os Americanos fingem que acreditam nesta coisa monstruosa chamada J-20 para fazer com os Chineses pensem que estão no caminho certo, criando como conseqüência demanda por suas tecnologias de defesa na Índia, Paquistão, Japão, Taiwan e Coréia do Sul… seus caixeiros viajantes chegam nestes paises e dizem: olhem, preste atenção, a China está se armando com tecnologia furtiva… corram para salvar suas almas comprando nossos F35, Patriots, Arleigh Burke…
    Se o Wikileaks sobreviver poderemos saber em breve este jogo de cena de ambas as partes.
    O Brasil poderia fazer o mesmo, colocar uma casca toda facetada em um Super Tucano e deixá-lo ser fotografado pelos satélites do Google Earth rsrsrsrsrs.
    Isso ai é uma piada para Chinês e Americano rirem um do outro 😀 .

  17. Com certeza estão estudando uma mudança para os materiais compostos para o F-22.
    Ele ainda vai voltar. A… esse vai!

  18. N se enganem, isso tá mais é com cara de malandragem do DOD (department of defense) p ver s o Congresso americano para de arrancar “nacos” da bufufunfa (orçamento) q vai p eles.
    Vc acha q eles iriam admitir q estão temerosos, q serão destruídos numa iminente guerra etc, s isso fosse verdade?
    O temor real deles é q aconteça por lá o q acontece por aqui c nosso ministério da defesa e seu orçamento menor q o orçamento das propinas.
    Isso é o DoD falando a linguagem dos políticos, pondo medo p q eles ponham dinheiro. S n fosse a China (bola da vez), caso n houvesse “inimigo” inventariam um, tenham certeza, Osama q o diga.
    Abraço.

  19. Dhou, gostaria q vc explicasse melhor q “rasgos” são aos quais vc s refere, fiquei curioso e mas n os identifiquei nas fotos.

  20. Dhou, gostaria q vc explicasse melhor q “rasgos” são esses aos quais vc s refere, fiquei curioso mas n os identifiquei nas fotos.
    Será q vc esta s referindo às tampas do trem de pouso principal?

  21. dhou disse:
    14/01/2011 às 11:20
    ,
    A aparência de “rasgo” se deve ao formato serrilhado. Isso faz parte da furtividade. Olhe os trens do F-22, são parecido.

  22. Vou concordar com quem disse aí que essa “Surpresa” é jogo de cena para engolir mais dinheiro do orçamento…

    O que os militares americanos mais precisam no momento são de razões para sustentar seus gastos…

Comentários não permitidos.