Arca flutuante é autônoma e autossustentável

Arca flutuante autossustentável é idealizada por arquitetos russos

Arquitetura anti-cataclismas

Seu nome é simplesmente Arca.

Bastante adequado para atender à “Arquitetura de Auxílio contra Desastres”, um programa lançado pela União Internacional de Arquitetos.

O projeto visa fornecer aos moradores tudo o que é necessário para que eles sobrevivam a um desastre natural, inclusive flutuar no caso de uma “repentina elevação do nível dos oceanos”.

Segundo seus criadores, a Arca pode ser construída tanto em terra quanto como um barco.

Talvez não dê para levar um casal de cada animal da Terra, mas há espaço de sobra para muita gente: são 14.000 metros quadrados de área útil total.

A Arca contém um sistema independente de suporte de vida, incluindo elementos que permitem assegurar o funcionamento de um ciclo fechado, mantendo a atmosfera interior isolada do exterior.

Como na “original”, a madeira é um elemento importante dessa Arca futurista: “A solidez estrutural é garantida pela capacidade de compressão dos arcos de madeira e da flexibilidade das cordas de aço,” afirmam seus projetistas.

Arca flutuante autossustentável é idealizada por arquitetos russos

Embora nem estivesse chuviscando quando Noé começou a construir sua Arca, agora os módulos pré-fabricados permitirão a construção rápida de frotas de arcas. [Imagem: RemiStudio]

Autolimpante

A cobertura externa deve ser construída com uma película especial de ETFE (Etil tetrafluoretileno), um material forte e altamente transparente, autolimpante, reciclável e mais durável, mais econômico e mais leve do que o vidro.

As películas são fixadas à estrutura principal por perfis metálicos especiais, que servem simultaneamente como coletores termossolares, para aquecimento de água, e como calhas para captar água da chuva. Coletores solares tradicionais, fotovoltaicos, são colocados dentro do edifício.

Segundo seus projetistas, o formato de cúpula com um rolamento central na forma de um tubo permite obter uma relação ótima entre o volume do edifício e sua superfície exterior, economizando materiais e garantindo eficiência no uso de energia.

O projeto prevê a produção de quadros pré-fabricados, permitindo construir uma frota de Arcas rapidamente.

Arca flutuante autossustentável é idealizada por arquitetos russos

O projeto energético da Arca prevê o aproveitamento do calor externo, com sistemas adaptáveis a diferentes climas e estações. [Imagem: RemiStudio]

Sistema de suporte de vida

A forma da cúpula garante a acumulação do ar aquecido na parte superior do edifício. Esse calor é coletado em acumuladores de calor e em acumuladores elétricos e de hidrogênio, a fim de proporcionar um fornecimento ininterrupto de energia para todo o complexo, quaisquer que sejam as condições do ambiente externo.

O calor do meio ambiente externo – do ar, da água ou do solo – também é utilizado. Em tempos menos cataclísmicos, o edifício pode produzir energia extra a ser fornecida para casas adjacentes e para meios de transporte “verdes”.

Segundo os projetistas, a Arca pode ser construída em diferentes zonas climáticas e em regiões sujeitas a terremotos, porque a estrutura inferior tem a forma de uma concha, sem bordas ou ângulos. Em caso de terremoto, a estrutura flexível de arcos e cordas permite distribuir a carga ao longo de todo o edifício.

Arca flutuante autossustentável é idealizada por arquitetos russos

O projeto já contém uma seleção de plantas para garantir beleza aos jardins, eficiência na manutenção do clima interno e produção de alimentos. [Imagem: RemiStudio]

Arca flutuante

Mesmo sendo construído em terra, a estrutura do prédio lhe permite flutuar no caso de enchentes ou de uma elevação cataclísmica do nível dos oceanos. A Arca, como seria de se esperar, pode se manter flutuando indefinidamente e manter seus habitantes de forma autônoma.

Todos os resíduos são utilizados no interior do edifício por queima ou por pirólise livre de oxigênio.

Para uma vida totalmente sustentável não poderiam faltar as plantas. O projeto já contém uma seleção de plantas para garantir beleza aos jardins, eficiência na manutenção do clima interno e produção de alimentos.

E, caso o cataclisma final não venha, os projetistas afirmam que o edifício pode ser facilmente adaptado a diferentes funções.

Arca flutuante autossustentável é idealizada por arquitetos russos
Enchentes, tsunamis e mares em elevação não serão problema para os habitantes da Arca. [Imagem: RemiStudio]

13 Comentários

  1. concordo que essa arca tem muita tecnologia e etc e tal… mas num era mais facil começar a usar a tecnologia para diminuir as mudançar climaticas e amenizar os desastres naturais…???

  2. preservar ???
    vejamos o pre-sal.. estimativas dão conta de 5 milhoes de barris dias la por 2025… por mais que se filtre o ar…ja viu o acrescimo de carbono no ar… soma isso a exploração de gas natural…ferro pela vale.. que tem que ser fundido…etc etc..
    esqueça a palavra preservação… infelizmente ou felizmente ..depende do lado que se ve… nao combina com progresso e capitalismo…

  3. Xtreme … repare que eu disse “…começar a usar a tecnologia para diminuir as mudançar climaticas e amenizar os desastres naturais…” sei que é impossivel parar de poluir mais e possivel com o uso de tecnologia diminuir o efeito…
    ex sabia que se podos os telhados das grandes cidades fossem branco o planeta teria 2 graus a nenos… usar tecnologia e investir em medidas para conservar o meio ambiente e o nosso modo de vida é isso que eu quiz dizer … e não se preparar para a devastação do mundo como é o caso dessa ARCA…

  4. BOA IDÉIA!
    .
    “(…)Enchentes, tsunamis e mares em elevação não serão problema para os habitantes da Arca. [Imagem: RemiStudio]”
    ————(fonte:inovação tecnológica).
    .
    Mande esta sugestão para o Governador do Rio, SR.Sérgio Cabral, e de São Paulo,O Sr.Alkimim.Rsrsrsr…..

  5. Que mudanças climáticas? muitos especialistas dizem que este aumento de temperatura degelo é culpa de algo de fora, lá fora ou seja o sol.
    O sistema solar está passando por mudanças, (eu ja desconfiava disso) e estou começando a ter certeza de que seja verdade, o calor esta cada vez mais insuportavel e varios especialistas em varias partes do mundo dizem que isso é causado pelo sol e não pelo homem.
    Vejam o caso no rio ano passado (e nas outras vezes passadas) foi de um jeito e agora a cátastrofe foi muito pior, vejam o caso da australia com as maiores enchentes das ultimas decadas, os eua com as maiores nevascas enchente, na alemanha e por aí vai.. (cada vez pior), tem algo acontecendo sim fora e dentro da terra.
    Grande parte desse aquecimento global é culpa do nosso sol, e desde 2007 se falava que as cátastrofes aumentariam e teriam sua maior ocorrência em 2012 (não estou falando de profecia mas de ciência fatos provados e certificados por ciêntitas como as tormentas solares que terão seu apogeu entre 2011 e 2012).
    Claro que o homem tem culpa, mas o verdadeiro culpado esta lá fora no noso sistema solar, eu não sou adépto de profecias, mas procuro entender e ver as coisas que me rodeiam profecia ou não me parece que tudo está se realizando, vamos esperar e ver o que mais acontece.

  6. o q esta acontecendo com o mundo, é o q sempre aconteceu em menores e maiores escalas, e o que vai continuar acontecendo.O mundo esta em constante movimento e mudanças!

  7. Cláudio,
    Sem querer entrar no mérito do que o Caetano comentou, mas existi uma corrente de pesquisadores sérios, que dizem que a Terra está é esfriando e não, aquecendo. Na verdade ela estaria passando por um ciclo natural, mas que agora estaria esfriando e não “esquentando” por força do efeito estufa.
    E tal mudança climática (esfriamento) teria causas naturais, e não o consumo de combustíveis fósseis como querem nos fazer crer.
    Os adeptos desta teoria dizem que não é interessante propagar a verdade, e sim uma falsa idéia do aquecimento global para que possam ser implementadas medidas de redução de consumo de combustíveis fósseis e de preservação ambiental nos países pobres/em desenvolvimento, e como sempre, favorecendo os ricos.

  8. Amigo Boscos;
    .
    O normal do nosso planeta é ser frio,de características glacial;
    Realmente procede a vossa informação,contudo antes que tudo se esfrie por aqui;muitas coisas irão esquentar.
    O homem já sobreviveu a última era glacial,a questão é se o homem consegue sobreviver dele mesmo.
    Alguns acham que já estamos entrando na próxima,só que a nossa ganância antecipou esse evento natural da terra.
    .
    Veremos que o planeta terra não é de muita água e sim de muito gelo d’agua derretido.Rsrsrs….
    .
    Abraços.

Comentários não permitidos.