Tecnologia de Visão Sintética é certificada para o Phenom 300

http://www.defesanet.com.br/imagens/1101/20110112_43_svt_embraer.jpgJato é o único da categoria light a oferecer esta funcionalidade na cabine de pilotagem

São José dos Campos, 12 de janeiro de 2011 – O jato executivo Phenom 300, da categoria light, fabricado pela Embraer, recebeu os certificados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos e da Agência Européia para Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) para utilizar a tecnologia de visão sintética da Garmin (Synthetic Vision Technology™ – SVT). O avião é o primeiro jato da categoria light a oferecer esta avançada funcionalidade na cabine de pilotagem.

A SVT recria imagens topográficas a partir das informações do sistema de alerta de colisão da aeronave por meio de uma sofisticada modelagem gráfica, que simula o que o piloto veria em sua frente à luz do dia. É particularmente útil em condições de visibilidade limitada, tais como neblina, operação noturna e vôo por instrumentos. A realidade virtual apresentada fornece ao piloto uma imagem tridimensional do solo, água, obstáculos, aeroportos e tráfego aéreo.

“A Embraer se esforça ao máximo para oferecer soluções diferenciadas a seus clientes e o Phenom 300 é o único jato da categoria light com a tecnologia SVT”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Esta tecnologia fornece um excelente alerta situacional, mesmo em condições de vôo com visibilidade reduzida, guiando de forma segura pilotos em regiões montanhosas.”

Com imagens coloridas do relevo, que mostram nitidamente as áreas que representam maiores ou menores riscos de colisão por meio de tonalidades que variam do âmbar ao vermelho, torres ou outros obstáculos que possam interferir na rota de vôo são destacados com cores diferentes e mostrados com a simbologia apropriada. A SVT funciona em conjunto com o sistema de prevenção de colisões aéreas (Traffic Collision Avoidance System – TCAS) e o serviço de informações de tráfego aéreo (Traffic Information Service – TIS) para representar outras aeronaves em perspectiva tridimensional e fornecer dados em tempo real sobre a sua proximidade.

Utilizando a simbologia própria do TCAS, a SVT apresenta os objetos mais próximos em maior tamanho, facilitando a visualização e a identificação dos riscos associados ao tráfego aéreo. A SVT é uma importante ferramenta da cabine de comando Prodigy™ e também pode ser facilmente instalada nos aviões que já estão em operação. O sistema aviônico integrado da Garmin Prodigy™ foi exclusivamente concebido para os jatos Phenom e incorpora a ampla experiência da Embraer no desenvolvimento de aeronaves comerciais e de defesa. Alerta situacional aprimorado, cabine de comando digital com monitores amplos, aviônica de última
geração e capacidade de operação por apenas um piloto são elementos fundamentais em cada detalhe do projeto desta cabine de comando.

Fonte: Defesa@Net

5 Comentários

  1. quando é que a embraer vai tomar jeito e começar a fabricar,estes tipos de aviônicos???a boieng e a lochehead fabrica mais da metade de seus aviônicos para suas aeronaves..aqui a embraer só sabe importar..com todo esse tempo no mercado de aviação e ainda não apredeu isso…ou eu estou falando besteira ou tem algo errado ai….

  2. Disse tudo amigo kalchicov , infelizmente nossa EMBRAER , não passa de uma montadora de aviões, assim como sua cogênere Hélibras.
    Mas como montar aviões é mais lucrativo que desenvolve-lós e produzi-lós aqui no Brasil , com técnologia nacíonal, vamos montando eles na Monater rsrsrs

  3. sim amigo carlos argus concordo com vc que a embraer fabrica excelentes aviões,senão ela nao seria umas das 4 maiores empresa do setor…só oque eu acho ridiculo é fato dela ter a posição que tem e não fabricar os principais componentes criticos do avião(seja ele militar ou civil)ficou nesta comodice de importar..a nao ser o data link br2 e br 3 … mais em termos de aviônicos…e equipamentos…ta uma vergonha…

  4. Política de colônia meus amigos; o tio Sam sempre busca um meio de abocanhar algo Aposto que esses aviônico devem custar a metade do preços desses aviões, sem se esquecer que dessa maneira, eles pode controlar o que se vende e prá quem se vende. Lembram-se do embargo da venda dos supertucanos para a Venezuela?

Comentários não permitidos.