Hezbollah e aliados vão derrubar governo no Líbano

http://www.tadamon.ca/wp-content/uploads/tadamonhezbollahbulletholes1.jpg

Após fracasso da Síria e Arábia Saudita em obter pacto sobre tribunal que investiga morte de Hariri, 11 ministros devem renunciar.

Os ministros do Hezbollah e de partidos aliados vão renunciar nesta quarta-feira, forçando a queda do governo do primeiro-ministro Saad al Hariri, afirmam fontes políticas.

“A declaração de renúncia foi escrita e será anunciada às 16h30 (12h30 em Brasília)”, disse uma alta fonte política, pedindo anonimato. Devem deixar o cargo 11 ministros, o que automaticamente derrubará o governo, disse a fonte.

Políticos libaneses disseram na terça-feira que a Síria e a Arábia Saudita foram incapazes de forjar um acordo político a respeito do tribunal da ONU que deve julgar os suspeitos pelo assassinato do ex-premiê Rafik Hariri, pai do atual primeiro-ministro. O crime ocorreu em 2005.

Discordâncias sobre a investigação paralisaram o governo de coalizão e desencadearam temores de um conflito sectário no país.

Membros do Hezbollah devem ser indiciados pela morte de Hariri, mas o grupo xiita nega qualquer envolvimento e diz que o tribunal da ONU é um “projeto israelense”. Saad al Hariri, no entanto, resiste à pressão para rejeitar as conclusões do tribunal.

Hariri está nos EUA e, na hora prevista para a renúncia dos ministros, deve estar em reunião com o presidente americano, Barack Obama.

O ministro cristão Gebran Bassil, aliado do Hezbollah, disse que Hariri rejeitou as exigências de convocar uma sessão de emergência do gabinete para discutir a hipótese, pleiteada pelo Hezbollah, de que o Líbano pare de cooperar com o tribunal especial. “O período de graça terminou, e o estágio de espera que vivemos sem resultado terminou”, disse.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. Isso não quer dizer derrubar o governo, o problema é que o governante tem a minoria e no sistema democrático , quem tema a maioria que manda.Se o governo atual não tiver maioria , é claro que não consegue governar.

  2. ..e tenho de concordar: isso ainda vai dar em mt merda.+ é o jogo da democracia. Vamos pedir mt calma nessa hora, e td se resolverá. Sem intromissão de judeus, ianks , sirios, iranianos , se mt a Liga arabe. sds.

  3. Que Hafic Hariri foi assassinado por acólitos do regime fascista e medieval iraniano é um fato. Uma vez que o Tribunal da ONU chegou a essa conclusão, tais bandidos atacam a sua legitimidade com o argumento padrão : que o tal Tribunal seria uma “conspiração sionista”….patético mas principalmente trágico. É mais um passo que se dá para o acirramento dos conflitos sectários no Líbano, e ao final dos mesmos esse país tão castigado pode transformar-se em uma sucursal do fascismo teocrático iraniano.

  4. “ISSO VAI DA MERDA”
    ===================
    AS VIUVAS SEM CAIXÃO, AS CHORONAS.
    ALGUEM PODE COM CERTEZA COMO NUM FILME, QUE JÁ TEM SEU ROTEIRO PRONTO, SABER QUE VAI DA MERDA????
    UM POUCO DE RESPONSABILIDADE E RESPEITO NA CRITICA É BOM, SE NÃO COM O GOVERNO, OU COM A INSTITUIÇÃO – EXERCITO, MAS COM TODOS OS SOLDADOS QUE POR ESCOLHA PRÓPRIA LÁ ESTARÃO PARA REPRESENTAR ESSE PAIS, MESMO SABENDO QUE NÃO TERÃO EQUIPAMENTOS DE PRIMEIRO MUNDO.
    ABS.

  5. 1) O Libano é um Estado que tem o seu primeiro-ministro, que se não tiver maioria CAI, como cai o da Inglaterra, Itália……….
    =====================
    2) Quando Israel bombardiou GAZA cometendo uma das maiores atracidades contra a população civil palestina,
    este mesmo palestinos “do Hezbollah “, nada fizeram na fronteira.
    =====================
    Como já foi dito por outros o Brasil esta indo em Missão de Paz – Força essa criada não há revelia dos povos envolvidos no conflito ou do Estado Libanes.
    O Brasil não vai lá para impor, mas para fazer cumpri, decisões políticas de todos os envolvidos.
    Decisões politicas tem reves. SIM.
    Eles podem optar por um constante convivencia beligerante ou como de paz (não querendo dizer que tenham que ficar entre beijinhos).
    Em cima dessa decisão politica a ONU criou a UNIFIL, convidou o Brasil.
    Problema dos outros, claro que é dos outros.
    Só que o Brasil teve um chamamento, e todos os paises são unanimes em dizer que o Brasil por sua qualidades esta apta a exercer tal missão.
    Esta decisão tem ´sido refletida pelo Exercito e Governo, que eu tenha ciencia, desde 2006.
    =========
    Se algum soldado voltar a este pais, ferido ou sem vida,
    e alguma viúva disser ‘EU NÃO DISSE’.
    =======
    O que vou dizer de um ___#####_***___________desse.
    Abs

Comentários não permitidos.