VÍDEO E IMAGENS: O caça J-20 Black Eagle da China voou pela primeira vez

Nessa terça-feira, dia 11 de janeiro, o caça stealth chinês de quinta geração, o J-20 Black Eagle, voou pela primeira vez a partir do aeródromo em Chengdu, onde está localizada a fábrica da CAC, fabricante do caça. O site Cavok, como ocorreu durante todos esses 15 últimos dias, divulga em primeira mão a notícia no Brasil.

O caça chinês J-20 em voo, no dia 11 de janeiro.

Após um voo tranquilo, a aeronave fez um pouso na pista do aeródromo em Chengdu.

A aeronave realizou um voo curto, tendo decolado às 12:50 e pousado às 13:08 (horário local), e permaneceu com o trem de pouso estendido durante todo voo. A aeronave J-20 foi acompanhada no seu voo inaugural por um caça Chengdu J-10B.

Durante o voo o caça J-20 teve a companhia de uma aeronave J-10B.

As primeiras fotos e vídeos começaram a surgir em sites chineses nessa terça-feira de madrugada, e continuam surgindo novas a cada hora. O primeiro voo coincidiu com a visita do Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates à China. A segurança do aeródromo foi intesificada para a realização do primeiro voo.

Nessa imagem o caça chinês tem a aparência de um caça norte americano F-35.

O primeiro voo do caça J-20 ocorre durante a visita do Secretário de Defesa dos EUA na China.

Durante o primeiro voo do caça chinês, diversos provedores de internet na China tiveram sobrecarga nos acessos e muitos ficaram fora do ar por alguns instantes. Outra curiosidade foi que o voo foi realizado no dia 11 de janeiro de 2011 (11-1-11), para tem superstição. Assim que tivermos maiores informações divulgaremos a todos.

Nota do Editor.

Pois é, mais uma vez eu mordi a lingua.

Voou o J 20, Parabéns a China, acomanhemos agora o desenvolvimento do projeto e aguardemos por novas informações acerca do programa do caça de 5ª geração Chinês que certamente deve desbalancear o equilíbrio militar naquela regiao do globo.

Em especial, gostaria d eparabenizar ao nosso amigo Valduga e à equipe do Cavok pela pela exclusividade e bela reportagem.

E.M.Pinto

Fonte: Cavok

30 Comentários

  1. pois é enquanto alguns países fazem cortes no orçamento ou tentam se manter no topo do poderio militar a china esta buscando conhecimento em varias áreas militar… (cacas de 4 e 5 geração, mísseis para os NA, o super NA chinês) isso entre outros que nem estão sendo comentado daqui a 15 anos a china será a maior maquina militar do mundo nem a otan (com Russia EUA e europa juntos pode-rá com ela…)
    na minha opinião o único pais a altura para superar a grande china no futuro e ficar como uma oposição a ela é a Índia que além de ser quase vizinha da china tbm tem potencial, só que a índia tem muitos problemas sociais religiosos e tbm não é uma “ditadura” por tanto tem prioridades diferentes…

  2. Pra quem duvidava,olha ele aí!!! mas o estabilizador vertical(ou seria diagonal?) me parece muito frágil,me dá a impressão que ele pode quebrar a qualquer momento.

  3. SHOW DE DEMONSTRAÇÃO ATÉ AQUI.
    .
    Agora todo mundo quer ter um caça de tecnologia furtiva,tal intento é desde a década de 40 do século XX,no fim da segunda guerra pelos alemães;falam que naquela época a indústria aeronáutica nazista estava séculos das demais nações.
    O interessante é que a tecnologia que detecta tais aeronaves,também são do mesmo período,logo o pulo do gato aqui não é a capacidade de ser furtivo aos radares, e sim muitas coisa que provavelmente ainda os americanos não colocaram em público ainda e nem os russos;
    Penso que o vetor manobrável ainda é um dos grandes desafios para os verdadeiros caças de 5º geração que estão por vim,assim com aviões não pilotados,os VANT’s de capacidade de processamento de dados durante um combate.

  4. Novamente, parabéns aos chineses,

    Esse caça é um grande feito! A indústria deles está amadurecendo, à 30 anos produziam cópias do Mig-21, agora, “clonam” o SU-27, desenvolveram o FC-1, o J-10 A/B e agora, um caça com características furtivas, o J-20.

    Produzem misseis ar-ar e ar-terra, tem sua turbina nacional, o WS-10, e devem estar avançando também nos sensores e aviônicos.

    Enquanto o ocidente pisa no freio, eles estão com os dois pés no acelerador…

    []’s

  5. Ta ai o blefe de isopor que se movimentava na pista levado pelo vento que agora soprou mais forte e levou-o ar céu.Quem sabe essa corrente de ar seja generosa e o faça cruzar o pacifico e os andes e pousar por aqui.

  6. Curioso é este voo de propaganda ter ocorrido durante a visita do Secretário de Estado da Defesa norte-americano, Robert Gates, à China.

    É que mesmo para um voo inaugural foi curto, e foi acompanhado por um protótipo… Ehehehhe

    Demasiado preocupados em mostrar o que têm de novo.

    Há coisas que não mudam. Passava-se o mesmo com os outros tovariches…

  7. Eu quase mordi a língua também (digo quase, pois dei um pontinho de crédito ao J-20…hehehe)…

    Aconteça o que acontecer (com visita de Gates ou sem ela) algo já está se estabelecendo no mundo, da economia até a defesa, o centro se desloca para a Ásia.

    Por mais de séculos o oceano mais importante do mundo foi o Atlântico. Hoje já não é mais, o Pacífico se tornou o mais importante.

    Mas vamos ver pelo lado bom da coisa: o macarrão é uma criação chinesa, portanto, nós não vamos sofrer muito na gastronomia…hehehehe

    abraços a todos

  8. Eu sabia!!! Eu disse!!!
    kkkk

    Acho que ele não é estrela de cinema não hein E.M.???

    O J-xing-ling ganhou os céus quase que do mesmo jeito que o PAK-FA, envolto em dúvidas e tudo mais a diferença é que os chineses ainda souberam fazer uma tensão…

    Ficaram no “vai-não-vai”, até que foi! kkkk

    viva ao Xing Ling!

  9. Só para lembrar aos mais animados, o Rafale fez seu primeiro voo em 1983, mas só entrou em operação em 2004, 21 anos depois!
    Voar até o 14-bis voou. Daí a se tornar um caça de combate é um longo caminho!

  10. voar é uma coisa…até besouro voa…rsrsrs
    agora ser de fato 5ª geração….

    o motor desse xingui-ling… leva made in russia ???
    e a avionica ??? ..seu provável armamento ???… em fim… não boto fé !!!

  11. Xtreme,

    O motor é o WS-10, que é chinês, aliás um dos motivos do caça ser grande assim deve ser esse motor. Vai demorar é claro para torna-lo operacional, mas eu estimaria 2018-20 a entrada em serviço. Que deve coincidir com o PAKFA, e pouca coisa após o F-35.

    []’s

  12. Muito embora ele tenha conseguido voar tudo bem, mas dizer que ele é concorrente do F-22 e F35 ou até do PAK FA ninguem pode afirmar. Parecido com eles é mas, a tecnologia embarcada chinesa ainda está muito longte de alcançar a americana ou a russa, principalmente no que diz respeito a parte inteligente da aeronave.

  13. Pelo q li e ouvi do J20 , td leva as crer e o mesmo é bem superior ao f22 iank, q deixou de ser produzido.Voou durante 15 minutos, e o secretaário de defesa ianks pode ouvir o ronco dos seus motores , como um aviso bem claro: Estamos aptos a nos defender; Sds.

  14. novos relatos dizem que o motor é russo.. resta saber o modelo AL-31FAL-31F (SU-27/30) ou AL-41F1C (SU-35)… ninguem bota muita fé no motor chines CC-10

    PS. ok vamos dizer que os amarelos copiem tecnologia vendida ou roubada… o fato é .. os EUA demoraram 15 anos para desenvolver o F22 … com todo o seu potencial tecnologico industrial… creio que a China no mínimo leva o mesmo… em 2025 a gente volta ao assunto..rs

  15. Plenamente de acordo.
    Inventar a roda demora mais, reproduzí-la é mais rápido, porém para reproduzir a roda a china terá que desnvolver outras coisase isto compensará a abreviatura de tempo ( de copiar).
    10-15 anos.
    quanto aos sistemas embarcados, algo me diz que a aquisição do su 35 pela china não é ao acaso, as primeira sversões deste caça deve voar com algo extraído dos su 35.
    sds
    E.M.Pinto

  16. O dia escolhido para o vôo inaugural do J-20, foi o dia da visita do secretário da “Defesa” americano Robert Gates, só para lembra.
    Parece-me que ele será estilo MIG-31,percorre grande distancias e ser invisível apesar de ser de 5° Geração

  17. Não se esqueçam que nessa mesma China foi onde fizeram o download (hackeado) de mais de 1 Terabyte de dados de engenharia do F-35 americano, fato admitido pelos EUA recentemente. Hegemonia nunca mais.

  18. Só para os teimosos que AINDA acham que os chineses estão para brincadeira. O tempo para operacionalidade do BLACK DRAGON é calculado segundo parâmetros de programas militares ocidentais americanos e europeus e já na época dos russos era constantemente FURADO.

    Até o ano passado dizia-se que os chineses estavam uma década atrás dos russos e NA VERDADE seu protótipo de caça 5ª geração voou (11/01/2011) MENOS de um ano após o PAK-FA russo (29/01/2010).

    No plano comercial civil os chineses HABITUALMENTE copiam e multiplicam qualquer produto ABSURDAMENTE rápido e sustentam volumes de produção colossais que exterminaram fábricas a nível MUNDIAL de modo que quase a totalidade dos botões, ziperes e guarda-chuvas produzidos no planeta TERRA são produzidos na CHINA…

    O problema aqui não é quão bom ou quando rápido os chineses introduzirão este caça operacionalmente (no mínimo APOSTO que o caça chinês entrará em serviço ANTES do PAK-FA mesmo que com um desempenho inferior)…

    O problema REAL será QUAL A QUANTIDADE de unidades de produção que será feita e em que tempo esta frota será construída…
    E e aí vai a minha SEGUNDA aposta, a fabricação do primeiro Raptor de produção começou em abril de 1997 e o último dado é de 168 unidades produzidas até outubro de 2010 (para um total final de 187 ordenados), o que dá 168 unidades em quse 13 anos de produção…
    APOSTO que o modelo chinês atingirá 168 unidades em 5 ou 6 anos de produção e a quantidade final de BLACK DRAGONS produzidos será pelo menos 20 unidades maior que as 381 unidades inicialmente previstas para o Raptor (em torno de 400 unidades de produção, em 10 anos de produção e uma MÉDIA de 40 aeronaves anuais produzidas).

  19. Nem dá para saber se isso é mesmo um caça!

    Só pq ele tem muitas caracteríticas de redução de assinatura não significa que esteja no mesmo nível de sofisticação que os F-22 e F-35. Os chineses nem dominam tecnologias para criar um motor de supercruzeiro para uma aeronave desse porte.

    Tiveram muita ajuda e grandes dificuldades para desenvolver os caças de 4° quase, mesmo trinta anos depois do resto do mundo. E ainda assim são inferiores!

    Se fosse um interceptador como Mig-31, que pode chegar à mais de mach 2.5, o J-10 não teria cabine em forma de bolha e não usaria o design de entradas de ar sem partes móveis(se for o que aparenta). Os americanos, pelo menos, não conseguiram controlar o fluxo de ar acima de mach 1.8 com F-35, acho meio difícil que os chineses consigam.è claro que podem ter criado um design misto entre f-22 e F-35, mas é uma coisa que tem que ser vista mais de perto.

    Também dá para ver claramente que com esse formato de asa dificilmente terá a mesma agilidade que os caças convencionais, principalmente o F-22 e EFs e Sukhoi.

    Outra coisa é que a China precisa mais de uma aeronave capaz de destruir alvos estratégicos dentro de espaços defendidos. Se tiverem que duelar com a USnavy e a OTAM eles sabem que perdem.

  20. Se não houverem radares e sensores capazes de monitorar e detectar aeronaves de baixa observação ocidentais, pra que ter um superinterceptador se ele não saberá para onde ir? Vale muito mais ter um caça pequeno em maior número e com maior disponibilidade.

    Um Mig-31 Stealth de 5°G teria um custo de desenvolvimento muito maior que o f-22, ainda mais para quem não tinha experiência com esse tipo de aeronave!

    Eu queria muito que fosse um super caça para desbancar os americanos, mas não é!

Comentários não permitidos.