Tráfico volta ao Alemão, diz Exército

http://m1.tnonline.com.br/0111/foto_17035_600,400,index.jpg

Comércio de drogas volta à ativa em favelas do complexo; na Vila Cruzeiro, polícia investiga dois assassinatos cometidos por traficantes

Wilton Junior

A Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil do Rio investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represálias do tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte do Rio, mesmo após a ocupação do conjunto de favelas pela Força de Pacificação, composta por paraquedistas do Exército e por policiais militares. Documentos confidenciais do Centro de Inteligência do Exército (CIE) também apontam que o tráfico de drogas voltou ao Complexo do Alemão.

A forma de atuação dos traficantes mudou, mas na Favela da Galinha um relatório aponta que homens armados mantêm uma boca de fumo itinerante. Para evitar prisões, o tráfico conta com alguns mototaxistas, que trabalham como olheiros. O documento do Exército aponta que em algumas bocas o usuário tem de dizer a senha (“onde estão os amigos?”) para comprar entorpecentes.

As mortes dos dois moradores, um baleado e outro a pauladas, na Vila Cruzeiro também estão sendo investigadas pela polícia. “A parte baixa está ótima, mas na parte alta da favela alguns moradores contaram que houve cobrança do tráfico”, disse um morador da Vila Cruzeiro (veja mais ao lado).

Os relatórios do Exército mostram que o tráfico voltou em várias localidades do conjunto de favelas. Um informe aponta que uma boca de fumo funciona atrás do depósito de uma loja na localidade conhecida como Skol, na Favela da Fazendinha.

Na mesma favela, nas localidades conhecidas como “Casinhas” e “Campo do Seu Zé”, os traficantes também instalaram bocas de fumo. Recentemente, outro informe apontava que homens em um Corolla monitoravam o posicionamento dos homens do Exército.

Precariedade. Uma preocupação do Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista é com o ânimo da tropa. Alguns soldados estão trabalhando há 40 dias na ocupação do Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. As instalações para as tropas também estão precárias.

Na melhor delas, instalada em uma sala da estação do teleférico no Morro do Adeus, a base se resume a vários colchões espalhados no chão e cópias de fotos de traficantes do Complexo do Alemão procurados pela polícia coladas nas paredes. Não há local próprio para refeições e apenas garrafas de água estão à disposição dos militares.

Invasão. Com blindados e fuzileiros navais, a polícia invadiu o Alemão em 28 de novembro. Três dias antes, a TV exibiu a fuga de 200 homens da Vila Cruzeiro para Grota, no Alemão. Após a divulgação das imagens, 180 homens da Polícia Civil e da Polícia Federal, 190 PMs e 800 homens do Exército cercaram o Alemão.

PONTOS-CHAVE

Ataque inicial
Sob ordens de criminosos presos na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), traficantes do Rio fazem arrastões, queimam carros e assustam a população carioca no fim de novembro.

Reação
No dia 24, o Bope invadiu quatro comunidades da Penha. No dia seguinte, blindados da Marinha dão apoio à ocupação policial da Vila Cruzeiro. Três dias depois, Complexo do Alemão é invadido.

Resultado
37
traficantes morreram em todos os dias de operação, segundo balanço da polícia. Pelo menos 130 pessoas foram presas.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

16 Comentários

  1. Ja falei que não acabou apenas ficou light ou seja,não tem mais bandidos se exibindo com sofisticados armamentos e afrontando a sociedade.Eles vendem seus bagulhinhos tranquilos e protegidos de ataques de inimigos devido a ocupação.Essa politica de segurança publica a moda Maia-Beltrame é isso ai,não acaba com o problema e ainda o remanej para ostras areas.So o que acaba com o crime é bala na cara de bandido.

  2. o tráfico sempre vai existir eu morro no Paraná cem um bairro projectado e mesmo assim ainda tem traficante e pessoas vendendo drogas…
    o importante é que o controle das ruas “da LIBERDADE” esta sob controle do estado…

  3. Temos q ferrar é o usuário, ele é o culpado por tudo isso, tratá-lo como coitado n dá. Agora os cretinos do legislativo querem tratar o pequeno traficante como coitadinho tb, desse jeito é melhor virar bandido, mais negócio. Aqui na cidade em q vivo é mais fácil ficar preso o cidadão de bem q vai tentar prestar a notícia crime do que o bandido q é detido, os agentes da civil…Nem quero comentar, as viaturas só têm combustível p atender aos interesses deles, Brasil.
    Enquanto n pegarem os playboys q consomem as drogas o tráfico continuará a nos atormentar, e é muito triste q tenhamos q nos acostumar c ele, como o citou o Gabriel Lima e como tenho sido obrigado a fazer por aqui.

  4. ronaldo até conconrdo com vc em ferrar mais o usuario porem parte do pais ao inves de casa deveriamos ter mais de 3 milhoes de cadeias no pais pq se nao nao iria dar conta,
    eu falo de 30% ou até 40%(acho que exagerei um pouco no 40%)da populaçao do pais que sao viciados ou usuarios de algum tipo de droga.
    os jovens sao a maioria, quem nao tem um amigo que nao seja usuario (nao precisa ser aquele usuario de todo o dia mais aquele que usa devez em quando),
    bem o que eu quero dizer é que esse tema é bem complicado,
    nao sou um usuario de drogas , a unica droga(se é que é considerada)que eu uso é a bebida alcolica, mas tem outros que ja gostam de vez da bebida alcolica usam a maconha e outros vao mais a frente usam cocaina e por ai vai até aquele que chega a usar o crack , que ao meu ver ja esta beirando a morte (esta pessoa ja cavou a sua cova ela so espera cair agora).
    que o combate de drogas nao termine nunca, e que os pais tenham força, firmesa e um bom ideal para educar(guiar) os seus filhos.
    sds a todos

  5. leonardo_sp vc falou bem amigo se fossemos prender todos os usuarios seria em torno de 40 % mesmo isso se considerarmos os que ja usaram algum tipo de droga ilicita ….
    dos viciados ” ou consumidor frequente” acho que não passaria de 15 % sei -la é o q parece acho que o negocio é a fonte e investir em combate anti drogas na bolivia e paraguai acreditem vai sair mais barato e sera mais eficas sem esses paises, onde se iria plantar as plantaçoes de fundo de quintal não dariam conta do consumo… concequencia a droga ficaria mais cara e mais elitizada ….

  6. O mais barato aos cofres publicos é investir no combate ao narcotrafico e contrabando geral aqui no BrasilDar apoio logistico e promover ações conjuntas com nossos vizinhos e o pais tambem ter uma atitude mais seria ao invez da complacencia e cobrar que eles realmente combatam em suas terras.Aplicar verbas la uma parcela ja vai ficar no bolso das ratazanas daqui e a outra vai pros bolsos das ratazanas de la.Tudo aqui em nosso pais de problemas a iluminadas ideias de soluciona-los tem sido apenas argumento e ferramenta para desvios e favorecimentos.O mal são os buchas que vendem drogas e os otarios que se alimentam delas e financiam o trafico mas nesse pais hoje bandido usa toga,faixa,smoking,cartola e todos nós de uma forma ou de outra somos responsaveis e omissos,porque o Brasil somos nós os Brasileiros..

  7. Pois é, tiveram uma ótima oportunidade de fazer uma boa limpeza e não fizeram.
    Ainda não me conformo com aqueles marginais correndo aos montes por uma estrada de terra, além dos outros fugindo em uma camionete e ninguém meter bala pra valer!
    É triste, mas é a realidade, esse tipo de gente não tem conserto, não podem conviver em sociedade, pra eles a única solução é chumbo na cara.

  8. Deveriamos fazer como na Indonésia, pena de morte para traficante, é só estender essa lei do codigo penal militar para o civil que já acaba com isso em menos de um ano

  9. Hélio,

    Concordo inteiramente contigo, porém antes teríamos de alterar o código penal e a CF para permitir a aplicação da pena capital no Brasil.

    Na Indonésia o traficante já sabe: se for apanhado acabou…

  10. Hélio, p botar pena de morte aqui teríamos q fazer uma nova Constituição Federal, na atual a proibição à pena de morte faz parte do, assim chamado, núcleo duro e imutável, esta entre as cláusulas pétreas, n podem ser mudadas nem por emenda, apenas c uma nova CF.
    P diminuir o tráfico n precisa prender todos os usuários, basta punir, proibe de fazer concurso público (acho q foi oArgs q sugeriu isso em outro post), suspende (diferente de cancelar, é temporário) os direitos à cidadania, manda fazer serviço comunitário etc. É só p mostrar q é contra a lei, q o uso da droga traz problemas p um monte de gente q n usa nem vende e q eles devem pagar por ir contra a lei.

  11. CPI para apurar a responsabilidade do Exército.
    Se há trafico, é porque o Exército não está sabendo combatê-lo ou não está querendo fuzilar os traficantes.
    Se o Exército não quer matar bandido, e melhor sair e deixar a polícia fazê-lo.

Comentários não permitidos.