Brasil proíbe a parada de um navio da Marinha britânica que se deslocava para as Malvinas

http://navy-matters.beedall.com/imagesbig/clyde.jpg

Tradução e adptação: E.M.Pinto-Plano Brasil

Como ocorreu com o Uruguai em setembro passado, o governo do Brasil proibiu a entrada no porto do Rio de Janeiro  do patrulheiro da Royal Navy com destino as ilhas Malvinas.

Fontes diplomáticas confirmaram o incidente. Em Buenos Aires, as autoridades dizem que estão perfeitamente “satisfeitos”, mas evitaram fazer declarações públicas que possam embaraçar o Brasil, ao preparar uma visita da nova presidente do país, Dilma Rousseff em 31 de janeiro próximo.

Segundo o jornal Clarín,  o navio em questão é o HMS Clyde, que realiza missões de vigilância marítima na zona da ilha controlada pelos britânicos. O Chile or sua vez autorizou a permanencia do navio em seus portos.

A Embaixada do Reino Unido em Buenos Aires informou que: “O Governo do Reino Unido respeita o direito do governo brasileiro em tomar essa decisão. O governo britânico mantém relações estreitas com o Brasil e o tratado de cooperação e de defesa assinado em setembro  é um bom exemplo da força destas ligações.

Esta é a primeira vez o Brasil proibiu uma paragem de um navio  britânico com destinoa o arquipélago desde o fim doconflitono atlântico sul. O Uruguai já rejeitou duas vezes uma parada de navios de guerra britânicos no porto de Montevidéu, em apoio dos pedidos da Argentina.

Fonte: Le portail des Sus-marins

50 Comentários

  1. Ridícula. Já começou fazendo m…….

    A Itália já não vai aceitar o acordo firmado ano passado, agora mais esta.

  2. “O Governo do Reino Unido respeita o direito do governo brasileiro em tomar essa decisão. O governo britânico mantém relações estreitas com o Brasil e o tratado de cooperação e de defesa assinado em setembro é um bom exemplo da força destas ligações”.

  3. Achei uma atitude de boa vizinhança com os nossos hermanos e não uma situação de afronta contra os Britânicos.
    E como disse a nota da embaixada nossa cooperação com eles anda bem.

  4. O Brasil fez isso pq senão ia ficar chato com a Argentina e outra o Brasil so proibiu PQ o msmo estava indo para as malvinas se estivessse indo pra outro lugar poderia entrar de boa…

  5. .
    Achei bastante coerente a atitude do governo brasileiro.
    .
    Trata-se de um assunto específico no qual o Brasil já marcou posição.
    .
    Estamos desenvolvendo um relação política excepcional com a Nação Argentina, são nossos vizinhos e estrategicamente no contexto geopolítico no longo prazo, que é como se deve ver as decisões que envolve a geopolítica, o lado que o Governo do Brasil escolheu está corretíssimo.
    .
    As demais nações precisam entender que, a política entre nações na America do Sul está mudando, assim como elas, [ nações do velho e uma do novo mundo ], entendemos o valor de se forma alianças fortes entre Povos e Governos .
    .
    Até posso estar enganado, mas vejo um grande futuro para o Brasil e a Argentina e consequentemente para o continente Sul Americano como resultado desta constante e progressiva aproximação.
    .
    Só acho que está na hora de incluirmos uma terceira Nação, ao meu ver o Brasil e a Argentina poderiam se unir entorno do Uruguai.

  6. eu pessoalmente acho uma inguinorancia brasileira,pois quando deveria ter apoiado a argentina não apoiou,bem poderia ter entrado na guerra em favor dos ermanos,creio que se realmente quiser ajudar a argentina a reconquistar as malvinas não vai ser com atitudes mesquinhas,e sim para valer com atitudes fortes que resolvam o assunto,os ingleses a pouco apoiaram a entrada dom brasil como membro permanente da onu e os EUA apoiaram a india,ai vem querer vender caça f-18 ao brasil e darem uma de amigo, amigo!da onça.

  7. Correto a posição do Brasil, entrar em milindre com hermanos só por causa de nau britânica, seria m… em diplomacia, pois nossos dividendos no presente e no futuro só os trariam prejuízos, até mesmo porque o pré-sal está aí pra comprovar. Além domais, a Argentina tem acordo de defesa conosco, não seria bom instiguar a discordia em uma disputa tão séria.
    Outra coisa, a posição britânica no atlântico sul funciona com um ponto de uma articulação de um enclave da otan na região. Parabéns Brasil!

  8. a velha politica bate e assopra… assim os hermanos pensam quem estamos com eles… enquanto abraçamos a todos…rsrsr

    ps. na hora que o leão foi comer o pintassilgo … mode pilatos on…rs.. mais sempre resta uma esperaça russa..rs

  9. Queria fazer um comentário que nada tem haver com o assunto.
    Quando escreverem ‘Brasil’ o façam com o B em maiúsculo. Percebo que alguns nunca erram o ‘eua’ em maiúsculo. Trata-se simplesmente do nome da nossa nação.

    Obrigado.

  10. Comentou-se muito á favor da Argentina, diplomacia, interesses dos latinos etc, mas não foi divulgado o motivo desse impedimento.
    Acho tudo isso uma forma de criar discordâncias entre nações, gerando todo um sentimentalismo de desavenças. Pra quê isso? E, claro, a conta sempre é paga pelo mais fraco.

    Espero que não vire um trio amoroso.

  11. Sutilmente,coincidentemente e mais um onte de palavras do genero que acabam em MENTE é maquiagem pra não embassar a vizitinha e o encontro das tchutchucas…hummm…pensando bem…Não altera nada de nada nem com a UK e nem com a Argentina rsrs É assim para não ser assim,Buenos Aires proibe o avião presidencial Brasileiro de pousar em solo Argentino rsrs Eu não iria la,ela não veio aqui,que se lasque.

  12. tb acho que o brasil deve focar quem esta mais perto dele e quem esta mais perto do brasil sao nossos vizinhos do sul.
    achei que foi boa a atitude do governo brasileiro.

    criamos mais confiança entre os paises do sul.

    sds a todos.

  13. Quando o Brasil fez todos os acordos à Inglaterra sabia da oposição que o Brasil tem em relação às ilhas Malvinas, isso é publico notório e não é de hoje. Mas o que o Brasil poderia fazer? Ou agrada um ou agrada outro não tem como agrada os dois acho que tão pedindo de mais, mas a Inglaterra é um país serio que não mistura as coisas (pelo menos ainda acredito nisso) o seu embaixador na Argentina já foi a público dizer que o governo do Reino Unido respeita o direito do governo brasileiro em tomar essa decisão… fim de papo

  14. Gostei da postura. A Argentina foi molestada pela Inglaterra e o mesmo poderia ter acontecido com o Brasil. A nossa relação com a Inglaterra não pode ser mais forte do que a nossa com a Argentina.

  15. Boa atitude, apoio, vergonha é essas ilhas ainda estarem sob domínio britânico. Creio q esta domínio esta c seus dias contados, acredito q o Brasil irá alavancar o desenvolvimento da Argentina e tais ilhas passarão para o poder dos argentinos, sem conflito, em algumas décadas.

  16. não vejo nda de palhaçada neste posição Brasileira…é como disse o nossa amigo,o governo britânico ja esta careca de saber a posição brasileira em relação as malvinas,até o lula molusco ja havia dito uma vez que achava ridícula uma nação q fica do outro lado do atlantico ter posses aqui na america do sul….e mesmo pq isso não impede em nda os acordos feito com o mesmo.o chile que vive de palhaçada babando ovo de americanos e agora britânicos em vez de se unir com as principais nações do cone sul…

  17. Navio militar em porto nosso, q veio só pra causar pressão em um vizinho? A Inglaterra tem várias ilhas no Atlântico Sul, além das Malvinas. Vai abastecer em Ascensão, TE VIRA, MAJESTADE! O Brasil tá certo e mais: deveria aprofundar a aliança militar com a Argentina e comprar a briga das Malvinas na ONU. Não é problema nosso? Se quer tomar conta do Atlântico Sul, tem q começar a não gaguejar e bater no peito. Argentina só é adversário no futebol, comecem a pensar assim!

  18. Não é de hoje que o Chile apoia a Inglaterra. Durante a Guerra das Malvinas, apoiaram secretamente a Inglaterra e até mobilizaram tropas para o sul do país, o que deixou parte da Argentina em sinal de alerta. O Chile nunca foi e nunca será digno da confiança argentina. Mas se formos pensar que depois das Malvinas a Argentina invadiria terras chilenas e brasileiras, é até de se entender. Enfim, coisas da ditadura que havia na Argentina. Hoje a postura é outra, o governo é outro e a Argentina foi furtada. O Brasil está correto em dar apoio ao vizinho.

  19. O boicote serve de apoio à campanha da Argentina para retomar a soberania das Ilhas Malvinas. Notem que não é de hoje que o Brasil apóia esse objetivo. Na Guerra das Malvinas, o Brasil chegou ao ponto de emprestar jatos militares aos hermanos.
    .
    No meu ver, isso não vai resultar numa revisão do tratado militar com o UK. O governo desse país está cortando gastos adoidado – especialmente gastos militares. Se a Bae Systems não quiser falir, vai ter que confiar na demanda externa.

  20. O Brasil é contrario a posse britanica das ilhas Malvinas a muito tempo, mas acho que essa proibição tem algo mais, algo a ver com nosso pré sal A algum tempo foi publicado em sites de defesa um mapa, onde mostrava claramente a amazonia azul estrangulada pelos britanicos isso me parece mais um segundo passo na direção de nao querer ninguem da OTAN aqui no hemisferio sul e muito mais em aguas nacionais, acredito que foi so um recado

  21. “O Brasil tá certo e mais: deveria aprofundar a aliança militar com a Argentina e comprar a briga das Malvinas na ONU. Não é problema nosso? Se quer tomar conta do Atlântico Sul, tem q começar a não gaguejar e bater no peito. Argentina só é adversário no futebol, comecem a pensar assim!”

    è isso aí Juca, falou tudo.

  22. MARCOS SANTOS…Defender uma postura favoravel a que o Brasil sempre teve na ONU a favor da Argentina tudo bem,mas essa postura de que deviamos ser aliados da Argentina nesta disputa jamais foi da vontade da diplomacia Brasileira e sim habita na mente de pessoas envolvidas ideologicamente com a situação atual e pró Bolivariana e alguns militares borra botas que morrem de medo que sejamos invadidos rsrs

  23. Amigos amigos, negócios a parte.
    Em se tratando de relações internacionais então.. Esse papo de que temos que ser amiguinhos da Argentina só porque são nossos vizinhos não existe, o que existe são interesses, o que for mais vantajoso PARA NÓS é o que se deve dar prioridade, seja com Argentina, Reino Unido, China etc..
    É dessa forma que nos tratam, e é assim que deve ser.
    Além do mais essa politica de se fazer “do contra” em tudo, só para tentar se afirmar como um país importante, é ridícula, é importante saber dizer não, mas com inteligência, e nos momentos certos.

  24. Os chilenos detestam mais os argentinos do que nós brasileiros. No caso chileno não é por conta do futebol essa aversão e, sim, por questões territoriais. Eles têm pendências de fronteiras lá na fronteira do fim do mundo (Terra do Fogo), aquela pontinha da América do Sul.

  25. Ao contrário do que foi dito o Brasil ajudou a Argentina quando em guerra pelas Malvinas, fornecendo aviões e sobre tudo negando o espaço aéreo.

    “Em junho de 1982, o bombardeiro, com problemas técnicos e carregado de armas, foi escoltado por caças brasileiros e aterrissou em solo nacional. A partir daí, começou uma guerra diplomática envolvendo Brasil, Inglaterra e Argentina. Os ingleses reclamavam que, ao mesmo tempo em que retinha o avião, o governo brasileiro fazia vista grossa para a passagem pelo Brasil, em escala técnica, de aviões com armamentos vindos da Líbia rumo à Argentina.”

    “Para a diplomacia, a questão era complicada. O Brasil defendia uma solução negociada, mas declarara seu apoio à pretensão da Argentina pela posse das ilhas…”

    “…o Brasil teria avisado aos ingleses ‘que já vendeu e continuará a vender armas’ ao país vizinho. Pressionado pelos britânicos, o governo devolveu o Vulcan a seu país de origem, mas sob condições que não desagradaram à Argentina – sem as armas e com a garantia de que não seria mais usado na guerra.”

  26. Cada um na sua própria independência. Se por acaso fosse um navio Inglês a caminho de uma expedição científica na Antártida a aportagem seria autorizada…Se o Brasil reconhece a soberania argentina na ilha nada mais justo…

  27. SACI…Correto.Mas tambem interceptamos um jato com um diplomata Cubano rumo a Buenos Aires e dois cargueiros com armas rumo a Argentina.Ser favoravel a posse do arquipelago pela Argentina é justo mas devemos tambem sermos favoraveis a não intervenção.Litigios de posses de ilhas e fronteiras devem ser resolvidos diplomaticamente e não com armas,se fossem assi m a maior parte do globo estaria em guerra hoje….Hummm…Americanos repassavam informações com satelites aos Ingleses,mas quem repassou as posições das fragatas Britanicas aos Argentinos heim rsrs

  28. Maluqinho o sr é muito desinformado..O governo brasileiro sempre apoiou e até forneceu aviões para os argentinos na questão das Malvinas…

  29. gostei da atitude, isto mesmo ATITUDE, é isso que muitas veses falta do nosso País.
    Não tem que ter medo dos Ingleses, e vcs ficam reclamando mais se fosse o contrario eles fariam o mesmo, e isso não vai mudar em nada a parceria…
    abs

  30. Surpresos?! ahahahah
    Inglaterra é peixe dos americanos, e os americanos são nossos adversários ou pleo menos do ParTido, afinal eles estão no nosso lugar na vanguarda do Mundo. hahahahaha
    Brasil rumo ao planeta vermelho 2030

  31. O BRASIL É ALIADO DA ARGENTINA,NÃO FEZ MAIS DOQUE UM IRMÃO LATINO,PODE TER CERTESA A ARGENTINA FARIA O MESMO,NEGOCIOS SÃO NEGOCIOS,SERIA MAIS UM ATO DE FRAQUESA DO BRASIL SE DEIXASSE O PATRULHEIRO ATRACAR

  32. A ITALIA POR SUA VEZ DEU UMA DE BEBE CHORÃO”devolve o meu batisti senão não eu não te do meus brinquedos”é impressionante depois de tudo oque o BRASIL fez por eles na 2 guerra mundial…bãndo de imgratos

  33. Mais uma atitude risível, patética e amadora. Entretanto vai assumir uma aura quase mítica, digna de ser contada por gerações, entre os idiotas latrinoamericanos afinal é sempre aquela história da carochinha segundo a qual os povos bons, fracos e oprimidos se solidarizaram e levantaram-se contra uma “potência má e imperialista, espoliadora de riquezas nacionais e usurpadora de soberanias”. Mais ridículo impossível, tão ridícula que os próprios ingleses trataram de dar de ombros. Por fim alguém realmente acha coerente o pleito argentino sobre as ilhas?

  34. A inglaterra é um país maduro,de instituições fortes,um povo menos passional,os ingleses sabem separar bem as coisas,são grandes mestres no jogo diplomático,quero lembra aos amigos que essa atitude não é risível,patetica ou amadora,é algo que temos o direito de exercer,e a Inglaterra como país entende,vou citar um exemplo muito pior do que esse,e que nem por isso afetou as relações entre os dois paises,na Guerra das Malvina o Brasil interceptou um bombardeiro Vulcan que se dirigiram para as malvinas,e nem por isso as relações entre brasl e Inglaterra foram abaladas,pelo contrário,esse incidente foi visto de uma maneira até engraçada pela RAF,esses pilotos ficaram conhecidos como os “Garotos do Brasil”pelos seus colegas da RAF.
    Consequencias na América do Sul,a Guerra das Malvinas serviu para amenizar a rivalidade entre Brasil e Argentina ,serviu para que anos depois fossem lançadas as bases para o Mercosul,desmobilização de tropas e recursos da região Sul do nosso país,para a maior preocupação dos Militares brasileiros que é a Amazonia.

    OBS:ATÉ HOJE O NORTE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA AMÉRICA DO SUL,QUE FOI DEFINIDA PELO BARÃO DO RIO BRANCO,QUE É A PAZ NAS NOSSAS FRONTEIRAS E NA AMÉRICA DO SUL,ESTÁ SENDO CUMPRIDA A RISCA PELO ITAMARATY.

  35. Aqui está pessoal um resumo do caso do Vulcam,peço desculpas caso algum acontecimento esteja errado,esse texto é de um Doc que tenho aqui,não tive paciencia para me aprofundar agora pois vou dormir,mas serve de base para entender o incidente e tb o que falei sobre a maturidade dos inglêses.

    Eram 10h50 do dia 4 de junho de 1982, quando os radares brasileiros detectaram o bombardeiro britânico Vulcan, da RAF (Royal Air Force), voando a 340 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro. O aparelho voltava das Malvinas à sua base na ilha de Ascensão, no oceano Atlântico, mas teve um defeito mecânico que o impediu de fazer um reabastecimento aéreo e ficou sem combustível. Como o avião não respondeu ao contato por terra, dois caças F-5 Tigger II da FAB o interceptaram e o conduziram à base aérea do Galeão. Por estar oficialmente neutro no conflito, o Brasil não poderia autorizar a passagem de um avião de um país beligerante – no caso o Reino Unido – em seu espaço aéreo. A aeronave britânica foi apreendida por vários dias e sua tribulação ficou em solo brasileiro, enquanto se desenrolava as negociações para a devolução do aparelho militar inglês.

    Dias depois o avião da RAF teve as suas armas apreendidas pela aeronáutica brasileira e foi liberado junto a sua tripulação, que rumaram para a Ilha de Ascensão.

  36. @Bruno R.
    Acontece que boas relações com os vizinhos são do interesse do Brasil. O historiador Moniz Bandeira conta uma anedota do Itamaraty nesse sentido. No início do século passado, os EUA tinham algum problema diplomático com a Argentina. Qual era, eu não lembro mais. Eles buscaram a colaboração do Brasil contra a Argentina – algo a que o chanceler brasileiro respondeu dizendo o seguinte: relações com os EUA, sejam boas ou ruins, são circunstanciais, e de impacto incerto no Brasil; mas boas relações com a Argentina devem sempre representar um dos objetivos da diplomacia brasileira, porque a Argentina sempre será nossa vizinha.
    .
    É meio absurdo, esse escândalo que estão fazendo em relação à atitude brasileira. A Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Brasil – um parceiro com quem, a despeito do ocasional protecionismo, o Brasil ainda consegue extrair superávices comerciais. E o Reino Unido, ele é o quê? Uma potência de terceira classe que não tem nenhuma importância para o Brasil. O RU podia explodir agora, que não íamos sentir falta. Agora, o mesmo não se pode dizer da Argentina. E agora vão dizer que é do interesse do Brasil ficar bajulando essa gente?

  37. Aliado da Argentina?Aonde encontro isso escrito?Sermos sensatos em reconhecermos o que é justo é uma coisa,ser aliado é outra coisa e embora tenhamos negocios com eles mas jamais fomos aliados deles e nem eles de nós.Somos rivais vizinhos que se precisam e somente isso.Pensam que morrem de amores por nós?Eu sendo Brasileiro ja fui chamado muitas vezespor eles de macaco e nem ao menos tenho a péle negra,mulata ou morena.Se a Inglaterra não atacou po continentedeles foi porque o Brasil a adivertiu e tambem aos EUA sobreo TIAR.Na epoca toda a America do Sul estava disposta a intervir em favor da Argentina e a posição diplomatica Brasileira foi fundamental para que não houvesse participação direta Americana,agressão ao continente e nem interve~ção dos hermanos.E eles se resolveram,perderam e agora o dialogo é dificil e eu quero ver forum internacional obrigar a UK sair de la.

  38. Essa guerra não acabou ? Os argentinos perderam.
    Temos que ficar neutros, pois os ingleses não são inimigos do Brasil.

Comentários não permitidos.