Brasil proíbe a parada de um navio da Marinha britânica que se deslocava para as Malvinas

http://navy-matters.beedall.com/imagesbig/clyde.jpg

Tradução e adptação: E.M.Pinto-Plano Brasil

Como ocorreu com o Uruguai em setembro passado, o governo do Brasil proibiu a entrada no porto do Rio de Janeiro  do patrulheiro da Royal Navy com destino as ilhas Malvinas.

Fontes diplomáticas confirmaram o incidente. Em Buenos Aires, as autoridades dizem que estão perfeitamente “satisfeitos”, mas evitaram fazer declarações públicas que possam embaraçar o Brasil, ao preparar uma visita da nova presidente do país, Dilma Rousseff em 31 de janeiro próximo.

Segundo o jornal Clarín,  o navio em questão é o HMS Clyde, que realiza missões de vigilância marítima na zona da ilha controlada pelos britânicos. O Chile or sua vez autorizou a permanencia do navio em seus portos.

A Embaixada do Reino Unido em Buenos Aires informou que: “O Governo do Reino Unido respeita o direito do governo brasileiro em tomar essa decisão. O governo britânico mantém relações estreitas com o Brasil e o tratado de cooperação e de defesa assinado em setembro  é um bom exemplo da força destas ligações.

Esta é a primeira vez o Brasil proibiu uma paragem de um navio  britânico com destinoa o arquipélago desde o fim doconflitono atlântico sul. O Uruguai já rejeitou duas vezes uma parada de navios de guerra britânicos no porto de Montevidéu, em apoio dos pedidos da Argentina.

Fonte: Le portail des Sus-marins

18 Comentários

  1. É óbvio que o pleito argentino é coerente. Se você ler sobre a história das ilhas, verá o porque há cidadãos ingleses lá, ao invés de argentinos. O Brasil é um país soberano e suas decisões devem ser respeitadas. Não compartilho dessa idiotice de ”latinidade” e nem acho que os hispânicos são nossos irmãos, mas que a Argentina que todo o direito de requisitar a soberania das ilhas, sem dúvida. O Brasil não se posicionou como inimigo da Inglaterra, simplesmente aceitou um pedido da Argentina (que além de vizinha, é um país com fortes ligações comerciais com o Brasil – vide o Mercosul) de negar os portos a embarcações militares que tivessem as Malvinas como destino.

  2. Correções:
    verá porque há cidadãos…*
    mas que a Argentina tem todo o direito de requisitar…*

    Obs: tentei editar, mas por algum motivo não deu. Perdão.

  3. Rafael,
    Respeito sua opinião e seu ponto de vista, mas não concordo.
    Acontece que nem sempre podemos ter boas relações com os tais “hermanos”.
    Se lembra do ROUBO da Petrobrás pela Bolívia? Dos CALOTES dados pelo Equador ao BNDES? Das ofensas ditas pelo falastrão Chavez contra o Brasil? Do ROUBO da NOSSA Itaipú pelo Paraguai? Sem falar dos calotes dados aos montes pela Argentina e da forma ofensiva que nos tratam.
    E olha que todos são nossos vizinhos..

    O Brasi quer sair sempre como o bonzinho na história, sempre com a pretensão de ser o “irmão maior” ajudando os pobres, enquanto todos estão defendendo seus interesses.
    Portanto não se engane, a Argentina e demais “hermanos” não são essa coisa toda para nós.

  4. Se você não consegue ajudar nem um vizinho que não te é hostil, fica difícil. Esse bloco sul americano tem que ser fortalecido mesmo, mal exemplo é do Chile. Mas acredito que isso também é um jogo, um faz papel de mal outro de bom , mas a equipe é a mesma.

  5. RtadeuR , é isso ai, fiquei feliz em o chanceler argentino, Héctor Timerman, comentar que “Esta medida mostra a nossa relação tão próxima e é parte desta construção que temos feito de aliança estratégia e de IRMANDADE, que não só se demonstra através do comércio, mas através deste reconhecimento da soberania”
    ELE DISSE IRMANDADE.(QUE BOM ISSO PARA TODO HEMISFERIO SUL).
    FICA AI O POST. QUE LI NO DEFESANET.
    http://www.defesanet.com.br/11_01/110113_02_cob_br_malvinas.html

  6. @Bruno R.
    Diplomacia não pode ser praticada com sentimento de vingança. O Equador nunca foi próximo ao Brasil em sentido algum. Quanto ao presidente da Bolívia, Evo Morales, ele é um perdedor – e todo perdedor gosta de se chafurdar em sentimentos de vitimização e coitadismo para justificar medidas revanchistas: medidas como aquela da nacionalização da Petrobrás.
    .
    Agora, a situação da Argentina é inteiramente outra. A Argentina nunca deu calotes no Brasil. E isso de que esse país de alguma forma ofende ao Brasil, é mais coisa de futebol que de política. Certa vez Cristina Kirchner veio para cá, para Recife, para participar de uma conferência de negócios Brasil-Argentina. Lá ela disse do Brasil que o inveja pelo empresariado que temos – uma afirmação a que a mídia argentina deu ampla cobertura. Não parece coisa de alguém determinado a insultar o país, essa afirmação da presidenta da Argentina.
    .
    E mesmo que a Argentina fosse mesquinha como você disse, isso não anularia o fato de que a Argentina é importante para o Brasil: ela é nosso maior vizinho e nosso parceiro comercial número 2.

  7. De quem foi as Malvinas ?
    1504: Américo Vespúcio (Florença )
    1540: Ferdinando Camargo (Espanha )
    1592: John Davis (Inglaterra )
    1593: Richard Hawkins (Inglaterra )
    1600: Sebald de Weert (Países Baixos )
    1684: Cowley & Dampier (Inglaterra )
    1690: John Strong (Inglaterra )
    1701: Gouin de Beauchesne (França )
    1708: Roger Woodes (Grã-Bretanha )
    1740: George Anson (Grã-Bretanha)
    1764: Louis Antoine de Bougainville (França)
    1765: John Byron (Britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina Ocidental)
    (continua)

  8. 1766: a França vendeu sua base para a Espanha, que declara guerra à presença inglesa nas ilhas, mas a disputa se acalmou no ano seguinte, decidindo-se que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte ocidental pelos britânicos.
    1820: A Argentina montou uma colônia penal nas ilhas em 1820, e em 1829 nomeou Luis María Vernet como governador da ilha para colonizá-la.
    1831: Vernet apreendeu três baleeiros norte americanos, o que causou uma operação comandada pelo Capitão Silas Duncan que destruiu as instalações do Porto Solidão, na qual foram feitos prisioneiros que foram posteriormente entregues ao governo da Argentina.
    1833: Em 02 de janeiro de 1833, veio a fragata britânica HMS Clio, comandado pelo capitão John James Onslow, que informou aos argentinos que o Império Britânico iria retomar a posse das ilhas. O Capitão José Maria Pinedo, considerando que não havia condições para resistência, embarcou seus homens e voltou para a Argentina.
    Apesar da retomada da posse pelo Império Britânico em 1833, a Argentina manteve sua reivindicação.
    1982: Essas tensões levaram a uma invasão argentina em 1982. O conflito ficou conhecido como a Guerra das Malvinas. Mais tarde as ilhas foram retomadas pelos britânicos.
    (continua)

  9. Esta correta a atitude brasileira. Nao vale a pena mexer no cozido a essa altura, uma vez que se trata de um pequeno patrulheiro. O Brasil deveria sim enviar uma resposta aos Ingleses para nao fazerem este tipo de pedidos no futuro. Desta maneira eles nao estariam tentando “dividir” os sul americanos.Neste caso cobrando do Brasil uma posicao que nao e possivel obter.

  10. andré brasil disse:amigos tenho 32 anos vou defender o brasil que amo em qualquer guerra,mais defender argentino,o governo brasileiro esta com algum problema psicologico,nós teriamos que proibi tanto a entrada de ingleses,mas principalmente de navios argêntinos,meu amigo é cada um por si,sera se ingleses invadissem o nósso pré-sal,os hermanitos trairas nos ajudariam,veja pelas nossas relações comercias,os hermanitos sempre dão uma facada pelas costas do brasil,aumentando impostos contra a entrada de nossos produtos em seu pais,não temos culpa que nossa industria é ano luz mais avançada que a deles.
    acho que o brasil tem que se preocupa mais com o povo brasileiro internamente,como no desastre das chuvas no rio,deixa que argentinos e ingleses se matem sozinho,se a argentina não tem capacidade de defender o seu territorio,então deixa que os ingleses o tomem,vejo uma grande vantagem neste conflito,só mostra como a argentina só tem lingua para ataca os outros,pois os ingleses vem com um avião e uma fragata e consegue tomar uma ilha da argentina,imagina como as forças armadas da argentina é poderosa.

  11. A Argentina tinha que preparar um novo ataque para conquistar as ilhas Malvinas, nesses 28 anos que se passaram deveriam estar com caças,caças bombardeiros submarinos, torpedos, artilharia costeira, misseis de curto, médio e longo alcance, fragatas, desenvolvidos e fabricados por eles, oque eles fizeram nesse período, NADA. Se não foi na 1°, vai na 2° guerra, se não for, vai na 3° até conquistar, se estão convictos de que as ilhas lhes pertence tem que tentar, não vai conseguir é fazendo discurso. Mas mostrar a própria capacidade de intervir no momento apropriado. Não vai devolver, mas tenho os meios necessários para impor isso. Hoje tem menos homens com coragem de começar uma nova guerra, exemplo disso é o que aconteceu com o Iraque em 1991, agora todos os países tem receio dos EUA intervir diretamente ou apoiar com a logística e informações. Mas com o pêndulo equilibrando por um lado somente, deste o fim da URSS, eles vai ter muito trabalho para convencer no gogo. Ninguém da ouvidos a Argentina na ONU, a mesma não quer colocar em pauta as revindicações da Argentina. Se os Argentinos tem orgulho de ter recebido dos chefes nazistas e algusn projetos deveriam ter dado continuidade. Também concordo que o Brasil não deve dar guarida, já que o exército brasileiro foi o único que marchou em Buenos Aires.
    Os ingleses não vão devolver jamais estás ilhas. Por que já virou uma questão de Honra pra eles.

    Não só a Inglaterra, mas todo inglês é uma ilha.
    -M. Novalis-

  12. CAVALARIA ELITE…Olha amigo,aliado em que termos?Militares?Temos alianças com tantas nações inclusive com fins militares mas nenhuma em que estamos comprometidos com intervenção direta em caso de conflito.Se a Argentna optou pela ação militar contra a Inglaterra para reaver o que ela julga ser dela que seja feliz nessa empreitada.Apoiamos a legitimidade da posse das ilhas pela Argentina,somente isso.Nossa posição poderia mudarem caso do territorio Argentino ser atacado.Agora meu amigo não se iluda,bolivarianos não nos amam e so uma minoria de uns 15% de nossa população se simpatiza com eles.Chavez inveja o Brasil e a Argentina tambem,apenas sorriem para nós por verem em nós um escudo anti os Anglos,somente isso e mais nada.Infelizmente boa parcela de nossa sociedade encherga o mundo no que eu chamo de visão canina,de um mundo em duas cores.Ou se é azul (pro EUA,OTAN) ou se é Vermelho (pro todo o lodo da humanidade).O Brasil impediu o atracamento num ato simbolico da desaprovação da disputa pela força e para demonstrar a Argentina nosso apoio diplomatico.Tanto a Argentina quanto a Inglaterra entenderam nossa posição…Tira da tua cabeça que nossos soldados lutarão do lado de Americanos,Ingleses,contra nossos vizinhos ou do lado de nossos vizinhos contra eles.Mas tenha a certesa que lutarão e que lutaremos todos contra qualquer um e quem quer que seja se se aventurarem em nossas terras…SDS

  13. RTADEUR…O bloco sulmericano tem de ser fortalecido diplomaticamente,economicamente e comercialmente.Mas não pense que nós o Brasil formaremos uma aliança militar com eles para engrossarmos o rosnar de Hugo Chavez que é como um Deus dos tolos no continente.E lembrem-se,sorriem para nós porque dependem muito de nós em todos os sentidos mas nos invejam,sempre nos invejaram e sempre nos invejarão.Para eles todos somos o IMPERIALISTA LOCAL.Não temos o DNA deles e nem eles os nossos.Essa politica de enriquecer e proteger os coitadinhos Americanos que vem tentando ser implantada por uma pequena parcela PTista de favorecer correligionarios e simpatizantes externos chega a ser um insulto a parte sofrida de nossa população.Estão esquecendo dos nossos e assumindo a paternidade dos outros.Nunca iso vingara.Nem nossos militares e nem nossa população jamais se enganjarão nisso…BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA.LARGA O AÇO.

  14. A posse das ilhas Malvinas é totalmente inglesa afinal eles expulsaram os argentinos de lá em 1982 a bala, as ilhas Malvinas possui um gigantesco potencial energético que garantirá a existência da própria Inglaterra para o futuro, a Inglaterra não deve ceder a nenhum tipo de retaliação pelo contrário, deve continuar na posse total da ilha e se preparar para um futuro conflito militar no caso de algum país se levantar contra, a inglaterra deveria instalar um base militar naquela localidade capaz de garantir a defesa inicial da ilha em caso de invasão. Abrir mão da ilha é abrir mão do futuro dos próprios interesses ingleses.

  15. “A ilha pertence aos ingleses ela garantira o futuro da Inglaterra acima de qualquer país prevalece primeiro o interesse dos ingleses portanto bala em quam tentar invadir a ilha, em nome da honra inglesa”

Comentários não permitidos.