Jobim barrou concessões do Itamaraty na área nuclear, informa WikiLeaks

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2CE8/2B41/012C/EC1B/77EC/1820/nelson_jobim_galeria_grande.jpg

A vigilância da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o programa nuclear brasileiro provocou conflitos entre a Defesa e o Itamaraty, relatam diplomatas dos EUA em telegramas obtidos pelo WikiLeaks.

No mais grave deles, no início de 2009, o ministro Nelson Jobim teria dito ao então embaixador Clifford Sobel que toda a discussão relativa às inspeções da agência teria de ser feita por intermédio dele e não da diplomacia.

Jobim estava irritado porque a AIEA quis entrevistar Dalton Ellery Barroso, pesquisador do Centro Tecnológico do Exército e autor de “A Física dos Explosivos Nucleares”. O livro desvenda o funcionamento de uma ogiva americana.

A AIEA queria saber se ele obtivera as informações de um cientista estrangeiro ou se testara a explosão em laboratório. Os dois casos seriam violações ao Tratado de Não Proliferação, pelo qual países sem bomba se comprometem a não produzi-la.

Segundo Sobel, Jobim ficou “estupefato” ao saber que o Itamaraty tentara facilitar um encontro de técnicos da AIEA com Barroso e agiu para impedir isso.

Segundo a Folha apurou, a Defesa depois ajudou a elaborar um relatório à AIEA negando as suspeitas: ele diz que Barroso obteve parte das informações quando elas circulavam livremente e completou-as com seus cálculos.

Os telegramas são parte dos milhares que o WikiLeaks divulga desde novembro. A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da divulgação no site www.wikileaks.ch.

A Embaixada dos EUA diz que Jobim foi o maior opositor da adesão do Brasil ao Protocolo Adicional do TNP, que permite inspeções mais abrangentes da AIEA. Diplomatas foram mais flexíveis.

Santiago Mourão, da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Itamaraty, teria dito em outubro de 2008 que estudos técnicos mostraram que o Brasil poderia cumprir o protocolo, mas faltava a decisão política.

Para especialistas, é possível negociar a implementação do instrumento de modo a preservar o segredo industrial das centrífugas de enriquecimento de urânio da Marinha, como queria a Defesa.

Mas a Estratégia Nacional de Defesa, de dezembro de 2008, consagrou a posição de que o Brasil só deve aderir a “acréscimos” do TNP quando as potências nucleares avançarem no desarme.

Em maio de 2009, Vera Machado, subsecretária do Itamaraty, teria dito que a estratégia pôs fim à discussão sobre o protocolo. Mourão teria afirmado que Lula havia seguido a opinião de Jobim.

Fonte: Folha

31 Comentários

  1. ”A Embaixada dos EUA diz que Jobim foi o maior opositor da adesão do Brasil ao Protocolo Adicional do TNP, que permite inspeções mais abrangentes da AIEA. Diplomatas foram mais flexíveis”
    JOBIM ESTA CORRETO,ESSE ACORDO FERE A SOBERANIA NACIONAL!

  2. O Itamaraty aceitando expor um cientista brasileiro
    a ter que se explicar a técnicos da AIEA ????????Ha,HA,HA,….A BOLA DA VEZ DEPOIS DO IRÃ SOMOS NÓS.
    ========
    A saída de Samuel Pinheiro, foi uma perda, um defensor ferrenho dos interesses nacionais.
    As opiniões são do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães:.
    “Foi um erro assinar o TNP”.
    “O Tratado de Não-Proliferação é um tratado desigual”.
    “Brasil era um dos poucos que tem em sua Constituição a obrigação de desenvolver atividades nucleares apenas para fins pacíficos”.
    ========
    “Se quiserem suspeitar, podem suspeitar”, diz, referindo-se ao programa nuclear do país. “O Brasil não se deixa intimidar”.
    aBS

  3. Jobim sem Duvida e 1 dos melhores ministro da Defesa do Brasil com ele Yanke nao faz o quer .presisamos muitos igual ao senhor Ministro Jobim .o senhor faz nossa Bandeira ser mais respeitada abroad
    parabens senhor ministro atitudes como esa mostra que nao somos colonia

  4. Jobim merece meu respeito por dizer não a este organismos de pressão internacionais.Onde já se viu eles falharam absurdamente na questão Norte Coreana e quiseram cantar de galo logo aqui!!
    Nós não temos problemas em nossas fronteiras,não vivemos em permatente estado de guerra(pelo menos de Estado contra Estado),não temos inimigos declarados,não espalhamos nossos exércitos ao redor do mundo e não somos odiados por 3/4 do planeta.

  5. é muito esgrassado os americanos,russos,franceses,ingleses,indianos,paquistaneses,chineses,corea do norte,e talves mais alguns tem a bomba atomica,e porque os outros paises não podem ter.

  6. Essa notícia não é novidade.
    A posição do MD foi noticiada por ocasião da publicação do livro do prof. Barroso.
    Quanto ao TNP, já acho uma excrescência, o que dirá o Protocolo Adicional.
    Com o episódio da Índia, ficou claro que tem bombas tem vantagens, quem não tem sofre…
    Espero que a atual administração prossiga na linha ate agora adotada, opondo-se ao Prot. Adicional e mantendo uma linha firme na defesa do nosso programa nuclear.

  7. O Ministro Nelson Jobim merece estar a onde esta pela sua honradez, mas o Itamaraty nos causa vergonha, de La sai acordos com americanos na calada da noite. Ali é um antro de covardes.

  8. Sr.JOBIM O MINISTRO DA DEFESA DO BRASIL.
    .
    Não é por menos que os americanos o considera o melhor ministro de defesa que este pais já teve;eis uma coisa que eu concordo com os americanos.
    Muitos o criticam e ele sempre mostra quem esta certo,…ele é capaz de está a frente do comando das forças armadas.
    Ele tem a oportunidade ouro de colocar as forças armadas no seu devido lugar,como uma instituição mais profissional,formação de lideranças(oficiais de altas patentes) mais estadista nas forças armadas,porque atualmente, encontramos muitos sargentões de dragona de cinco estrelas por lá,infelizmente.

  9. Boa Jobim, essa nossa tecnologia é segredo de estado!!!!!!!!Uma coisa é fácíl!!!Você ja viu alguns da AIEA na China ou Russia pra avaliar o matérial deles!!!Não!!!Agora vem com esse pra nós!!!!
    Mas devemos ter cuidado, pois isso pode gerar motivos futuros para os americanos inventarem coisas sobre o Brasil!!

  10. Quando vaza algo no Wikileaks de forma positiva a quem voces endeuzam,voces todos assinam embaixo “È ISSO AI BICHO”,mas quando vaza algo que vai de encontro a quem voces endeuzam o Wikileaks é manipulado pela CIA para implantar mentiras e discordias (dois pesos e duas medidas) rsrs Ate agora todos os vazamentos foram a meu ver de correspondencias normais de chancelaria com excessão do video em que um helicoptero Americano dezimava uma equipe internacional de fotografos.Estejam cientes que essa moda ja pegou e muitos so esperam obter meios seguros de vazarem coisas comprometedoras sem serem localizados ou indentificados e essas coisas aconteceram porque hackers em segurança da informação são o bicho e tambem tem muita gente com informações indignadas com muitas coisas que so aguardam tambem formas de resguardo.O proprio Wikileakas ja revelou que tem informações capazes de derrubar bolsas e falir bancos…VIVA A INTERNET…Lugar onde ninguem mas ninguem mesmo fica anonimo ou intransponivel.

  11. Sei lá mas as vezes eu acho que a dupla *****Amorin/Garcia tomava decisoes a revelia do presidente, como nesse caso.
    Espero que esse nosso cordeiro do Itamaraty não seja tão *** quanto o Amorin

  12. Por estes diplomatas atuais do Itamaraty que envergonham o passado de um Osvaldo Aranha, Barão do Rio Branco, nós devolveríamos o Acre para a Bolívia, o Rio Grande ao Uruguai, o Oeste Paranaense e Catarinense ao Paraguai.
    Nelson Jobim, esse é “Homi”.
    [ ]s

  13. ele ta certo não temos que fazer conceções para nenhum pais a agencia de energia atomica fiscaliza tudo que entra e sai daS USINAS DE ENRIQUECIMENTO….

    como é que esse é enriquecido é tecnologia e não abrimos mão….
    ( UM PONTO PARA O Sr. NELSOM JOBIM )

  14. LUCENA…A teu ver o endeuzado Jobim trouxe o futuro para as forças armadas não é mesmo e pensas que estão se formando estadistas por la tambem né rsrs Olha não sou militar e nem me beneficio deles em nada mas o que tenho visto de um ano pra ca é centralização de poder,arregimentamento de simpatizantes ate mesmo dentro das forças armadas e neutralização dos que la não compactuam com esse comunismo do seculo 21 que habita Brasilia.Sem falar que a ilustre figura do todo poderoso esta bem na fita em todos os lados ou seja agrada a gregos e troianos.Se ele perder aqui vai ganhar ali e vice versa.Na minha vida aprendi a não confiar em pessoas assim e a 2 anos digo isso que engana a todo mundo menos a mim.Reclamamos de tudo e não sei se por ingenuidade ou necessidade de dias melhores nos iludimos facilmente com palavras e promessas.Sabe meu amigo,hoje ele não estaria la onde esta se não fosse um pedido pessoal e a pessoa que entraria no lugar dele é muito mais inteligente,capaz e confiavel do que ele.Não se iludam ele faz o jogo como os outros e tem sonhos de ser Rei o que o torna ainda mais suspeito ainda.Confie no trabalhador chefe de familia que faz magica mensal com 1 minimo mas não confie em nenhum deles muito menos em quem gosta muito de aparecer.

  15. E antes que voces crucifiquem os diplonatas que essa materia cita saibam que eles não conhecem em profundidade o programa nuclear como muitos outros tambem e talvez ate o proprio ministro…Se voce tem uma bomba atomica mesmo que voce não tenha a tão falada capacidade de entrega mas para que isso se não pensamos em jogar a bomba em ninguem mas o simples fato de te-la ou deixa-los com a pulga atraz da orelha se temos ou não ja é uma suspeita que se se aventurarem irão juntinhos conosco para o Éden TCHIBUMMMM…

  16. 1maluquinho, apoiado.
    Considero que.. dá pra confiar no wikileaks mesmo não. Querendo ou não todas as mídias são influênciadas por sistemas de controle mental que não são obrigados a acordos com as mesmas. É UM SIMPLES PLAY. Faz sentido a informação? Não importa, é uma mera palavra de uma frase que está meticulosamente sendo escrita. O todo é que vale. O Todo que o autor quer que todos concluam!!..

  17. Isso já era sabido. Foi noticiado pela imprensa local que havia atritos entre Jobim e Amorim em relação ao programa nuclear, algo que havia se tornado evidente na época em que publicaram o livro daquele físico.

  18. Todos os dias atelites amareicanos bisbilhotam nossas instalações.Todos os dias cameras da IEA bisbilhotam tambem e todos os 365 dias do ano fazemos caretas pra todos eles e pronto.Aquilo que alcançamos é de conhecimento total de muito poucos e assim continuara,isso envolve nossa soberania e segurança nacional onde tem coisas que politico algum deva saber pois não são confiaveis e tem civil que sabe o que muito militar não sabe e vice e versa e por ai vai.É assim que a banda toca em toda nação do mundo que prima por desenvolvimento e capacitação.Bomba atomica!Podiamos ou podemos telas ja a 30 anos.Testes nucleares!Isso é coisa do passado ja a muito tempo são feitos em supercomputadores…Hi tchutchuca Clynton Tchummm…

  19. O Brasil só terá soberania plena se passar a produzir suas armas nucleares, caso contrário aceitaremos ser o vassalo dos países que possuem a bomba, inclusive de Israel, Irã, Coreia do Norte e Paquistão.
    Como vamos compor a tropa da ONU no OM, contra Israel, se eles são uma nação nuclear, e nós não ? Impossível.

  20. Não aprenda, não faça!
    O mais contundente instrumento de dissuasão é hoje o aparato nuclear.
    Quem tem, não quer que os outros tenham, nem que aprendam a fazer.
    Nós já sabemos há décadas. Afinal, é uma tecnologia que tem mais de 60 anos. Mas produzir é algo difícil, graças às restrições internacionais, impostas por quem já fez.
    É indecente, para dizer o mínimo, a pressão que os países do “Clube Nuclear” impõem aos que ainda não desenvolveram suas próprias tecnologias.
    Indecente porque é como dizer “Faça o que eu digo, mas não faça o que faço”, e também porque é como manter os outros virgens para que você possa se reproduzir sem concorrência!
    A maior arma de destruição em massa de que já tive notícia chama-se HEGEMONIA. O entendimento da profundidade disso, delego aos entendidos no assunto.

  21. Amigo MALUQUINHO você disse que o Ministro da defesa o Sr. Jobim quer centralizar;
    .
    .
    “LUCENA…A teu ver o endeuzado Jobim trouxe o futuro para as forças armadas não é mesmo e pensas que estão se formando estadistas por la tambem né rsrs Olha não sou militar e nem me beneficio deles em nada mas o que tenho visto de um ano pra ca é centralização de poder,arregimentamento de simpatizantes ate mesmo dentro das forças armadas e neutralização dos que la não compactuam com esse comunismo do seculo 21 que habita Brasilia.(…..)”
    ——(fonte:1maluquinho-09/01/11)
    .
    colega, se centralizar as forças armadas é os três estados maior responder a um civil/militar da reserva,está ótimo!
    O que não pode é como estar, onde cada uma das forças se comporta como feudo e com uma pseudo harmonia.
    O Sr,Jobim não completou o seu intento, más deu um grande passo para que as três instituições tenha em mente que elas são uma equipe interligadas e que acima delas existe um comandante, e que elas devem respeitá-lo.
    Nós queremos ser iguais as forças armadas modernas,más não devemos esquecer, que as forças armadas modernas não só se faz de armas modernas e sim de idéias e visão progressista que vislumbre o futuro e isso é estadismo;e quem pratica o estadismo são pessoas e não as máquinas.
    Como está atualmente corremos o risco de dar uma ferrare para um brucutu pilotá-la.
    .
    abraços.

  22. Insubordinação vai de encontro a principios,leis e a constituição.Omissão tambem.Então o que fazer para qu estas Ratazanas deixem de roubar o pais e so se importarem em fazerem grandes evntos mundiais e entrarem para a historia?Ate parece que tudo que se vem instalando no pais é uma malha logistica apenas com essa finalidade.Ate mesmos os projetos e ações.E que se lasque o demais.A proteção real da nação,capacitação e emancipação é papel secundario nas prioridades deles.

  23. Mis, ao pedir esse encontro, os ianks demontraram q o n físico está certo, então, podemos chamar o mesmo e colocar ele a frente do projeto da n BOMBA..na moita, calados, ele e um pqno grupo de eleitos, p os missil de logo alcance etc,etc,etc. temos de ter cuidados com os “Bocudos ” .P Ontem. Sds.

  24. Uma pergunta: O BRASIL e signatário do protocolo adcional do TNP ? Se sim, e o fecho final a liberdade do n país. Esses tres acordos , a saber; O MTCR,o TNP e agr esse adicional; são td de ruim o BRASIL, p n independência.Espero ter lido e entendido errado q o BRASIL ´n tenha assinado esse tal de protocolo adicional. Sds.

  25. O Jobim mandou bem neste caso. Ponto para ele. Mas mandou muito mal ao fazer fofoca com o embaixador Sobel sobre assuntos brasileiros. Ainde precisa melhorar em muitos pontos.

Comentários não permitidos.