Líder das Farc anuncia que ações aumentarão em 2011

Guillermo León Sáenz, conhecido como “Alfonso Cano”

EFE  — O chefe máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Guillermo León Sáenz, conhecido como “Alfonso Cano”, anunciou que em 2011 multiplicarão as “ações em todos os sentidos” e pediu especial atenção aos projetos de restituição de terras e de reparação de vítimas que tramitam no Congresso colombiano.

A mensagem de saudação por ocasião do início do ano foi divulgada através de um vídeo postado nesta sexta-feira no site Anncol, que publica material da guerrilha. “Em 2011, redobraremos as atividades em todos os sentidos, seguindo nossas convicções, os cuidados impostos pela experiência e o incentivo de todos os que já morreram”, assinalou Cano no vídeo de quase 13 minutos no qual aparece lendo a mensagem em um moderno computar portátil.

O anúncio coincide com o ataque das Farc nesta sexta-feira em San Vicente do Caguán, no departamento de Caquetá, onde o grupo criminoso pretendia tomar um posto de Polícia, ação que deixou cinco guerrilheiros, três militares e um civil mortos.

Cano, que assumiu a chefia das Farc em maio de 2008, depois da morte de Pedro Antonio Marín, conhecido como “Manuel Marulanda” e “Tirofijo”, assinalou que em 2011 a guerrilha será protagonista em todos os temas relevantes do país.

O líder guerrilheiro, que vestia um traje camuflado e estava em uma tenda de campanha, sustentou que os guerrilheiros não deixarão “um só instante de lutar pela solução política do conflito”, porque, segundo manifestou, amam a paz.

Cano assegurou, no entanto, que enquanto todos os atores não chegarem ao caminho da reconciliação e da paz, as Farc continuarão “desenvolvendo a guerra de guerrilhas”.

Ao se referir ao caos provocado pelas chuvas, o líder indicou que o desastre e as vítimas são consequência da má administração do Governo. Também assinalou que os danos deixados pelas chuvas são consequência da prospecção inclemente e desmedida dos recursos naturais por parte de capitalistas estrangeiros.

Cano pediu ainda especial atenção aos projetos de restituição de terras e reparação de vítimas, que tramitam no Congresso colombiano, pois, segundo ele, se forem tratados “com seriedade podem contribuir para solução do conflito”.

O líder guerrilheiro indicou que é “inadiável” a devolução da terra aos seus verdadeiros donos, ou seja, aos colonos, aos camponeses, às comunidades negras e indígenas.

Em dezembro, a Câmara de Representantes da Colômbia aprovou a Lei de Vítimas, que procura atender e reparar mais de quatro milhões de afetados pelo conflito armado, sem discriminar se os causadores foram guerrilhas, paramilitares ou agentes do Estado. A iniciativa agora será analisada no Senado.

Fonte:  Terra

13 Comentários

  1. Enquanto houverem no continente esses grupos marxistas bancados por carteis de drogas e governos simpatizantes que com certesa de graça não se exporiam a se queimarem e ai tem ou melhor,nesse angu tem caroço.Rodo neles todos com napal para que não restem nem suas cinzas.

  2. Daqui a pouco vai aparecer um intelectual socialista expondo iluminado raciocineo colocando esses bandidos com herois dos anseios dos sofridos e desassistidos…Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o aço em todo aquele que adentrar nossas fronteiras inclusive nas forças regulares tambem.

  3. GUERRILHAS A PARTE…
    so queria comentar o final da materia essa lei que da auxilio e reparação aos afetados pelo conflito armado, sem “DISCRIMINAR” civil guerrilheiro ou agente do estado… isso sim é anistia…. isso sim é justiça sem perseguição politica…
    alguem podia mandar essa lei pra italia qm sabe eles entende-se a visão do lula do caso batisti…

  4. Com todo o poderio militar americano instalado na Colômbia, as FACS só existe porque eles permitem, pois se acabarem com elas e com o narcotráfico, qual a desculpa que terão para permanecerem por lá?
    Refugiar-se na fronteira com outros paises,já está provado que não é abrigo seguro, se não Raul Reyes não teria sido morto em pleno território equatoriano.

  5. Para além dos adjetivos baixos é preciso que se responda como foi que as FARCs surgiram e se constituiram no seio da sociedade colombiana. A mim me parece consequência direta da tradição exludente e autoritária das sociedades latino-americanas que sempre marginaliazaram socialmente seu povo. Num estágio mais avançado politicamente, países como Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e mais uns outros, conseguiram evitar o desenvolvimento e recrudecimento deste tipo de resistência popular. Já na Colômbia, as elites políticas econômicas parece que negligenciaram a evolução da crise social. As FARCs nasceram nesse contexto. A opção comunista-marxista deriva de uma contingência política de atuação e de conquista de apoios, não necessariamente uma postura doutrinária. Ela está sendo sufocada e enfraquecidade pelos sucessivos reveses militares engendrados pelas FAs colombians com o apoio teconógico americano, mas o seu fim está longe de ocorrer e, particularmente, duvido que isso ocorra sem que as bases que lhe deram origem seja solucionada. A questão ideológica sempre serviram tanto as FARCs como ao governo colombiano na justificação do conflito mas o fato é que na atualidade a ameaça comunista não tem mais razão para existir.

  6. MANDOU BEM PATRIOTA.
    .
    “Com todo o poderio militar americano instalado na Colômbia, as FACS só existe porque eles permitem, pois se acabarem com elas e com o narcotráfico, qual a desculpa que terão para permanecerem por lá?
    Refugiar-se na fronteira com outros paises,já está provado que não é abrigo seguro, se não Raul Reyes não teria sido morto em pleno território equatoriano.”
    ————–(FONTE:patiota-08/01/11)

  7. BETO…Tudo isso que voce falou é realidade mas quando os decadentes grupos guerrilheiros começaram a buscar no narcotrafico uma forma de se manterem logisticamente a coisa complicou e se for-mos olhar mais abrangentemente esse problema e se nos aprofundar-mos veremos e descobriremos ate o outro lado tambem envolvido e mantido por baixo dos panos pelo narcotrafico.É muito complexo mas certo é que as FARCs estão com os dias contados e aqueles que os bancam direta e indiretamente tambem e quem viver vera.

  8. Prezado 1maluquinho, permita-me discordar de você. Não é só as FARCs que se servem do narcotrafico mas muita gente na america latina, do México ao Uruguay, civis e militares, incuindo militares brasileiros no RJ que já foram presos pela PF por contrabando e trafico de drogas. Há de fato, aliás já comprovado, o envolvimento de setores das FARCs com esta estratégia na obtenção de recuros que sustentem a guerrilha mas, por outro lado, avalio que existe uma mitificação midiática sobre seus objetivos políticos estarem descomprometidos de mudanças sociais, políticas e democráticas na Colômbia. Os exemplos desse compromtimento são muitos, basta ver a rede de relaçoes internacionais da guerrilha que envolve estadistas e personalidades internacionais acadêmicas de muito prestigio.

  9. BETO…Ja foram presos ate diplomatas de paises envolvidos com o trafico.Uma grama de coca vale mais que uma grama de ouro.A guerrilha sulamericana andava maltrapilha,faminta e obsoleta e encontrou no patrocinio do trafico a saida para continuar existindo.Hoje os grandes carteis colombianos estão desmantelados mas a coca continua sendo produzida e exportada como nunca e em boa parte dominada pelas direitas governistas.Os tempos mudarão meu filho e quem nutre tudo isso são os polos consumidores.Obsoletas armas russas ja não são as preferidas e sim americanas,israelenses,alemãs e tchecas.Quem arma os carteis mexicanos é a industria belica americana e por ai vai.

  10. 09/01/2011 às 20:11
    Prezado 1maluquinho, permita-me discordar de você. Não é só as FARCs que se servem do narcotrafico mas muita gente na america latina, do México ao Uruguay, civis e militares, incuindo militares brasileiros no RJ que já foram presos pela PF por contrabando e trafico de drogas. Há de fato, aliás já comprovado, o envolvimento de setores das FARCs com esta estratégia na obtenção de recuros que sustentem a guerrilha mas, por outro lado, avalio que existe uma mitificação midiática sobre seus objetivos políticos estarem descomprometidos de mudanças sociais, políticas e democráticas na Colômbia. Os exemplos desse compromtimento são muitos, basta ver a rede de relaçoes internacionais da guerrilha que envolve estadistas e personalidades internacionais acadêmicas de muito prestigio………
    1maluquinho disse:
    10/01/2011 às 04:10
    BETO…Ja foram presos ate diplomatas de paises envolvidos com o trafico.Uma grama de coca vale mais que uma grama de ouro.A guerrilha sulamericana andava maltrapilha,faminta e obsoleta e encontrou no patrocinio do trafico a saida para continuar existindo.Hoje os grandes carteis colombianos estão desmantelados mas a coca continua sendo produzida e exportada como nunca e em boa parte dominada pelas direitas governistas.Os tempos mudarão meu filho e quem nutre tudo isso são os polos consumidores.Obsoletas armas russas ja não são as preferidas e sim americanas,israelenses,alemãs e tchecas.Quem arma os carteis mexicanos é a industria belica americana e por ai vai…….Por favor permitam concorda com os does esse senhor é apenas um delegado do crime os verdadeiros comandantes estão no governo americano e industrias farmacêuticas vcs podem discorda mas não me convencer tem outras coisas a mas, mais não vou entrar em detalhes me perdoem

  11. ELTON…Justamente o que voce diz é o mesmo que eu.No cenario do narcotrafico sulamericano as coisas mudarão,os carteis tradicionais foram desmantelados,as açãos antiterror inibem em muito a associação trafico-guerrilha pela pesada repressão e o mesmo vem sendo contolado por burgueses e aristocratas com envolvimento da direita governista,ou seja apenas mudou o gerenciamento.Envolvimentos com narcotrafico e desvios de conduta ocorrem em todo lugar do globo onde isso se da e onde se consome o mesmo porque ele movimenta grande quantia de dinheiro que corrompe e alicia a todos.Não é correto apenas identificarmos algo ou alguem e culpar-mos,é muito complexo e profundo a ponto de não se poder confiar em nada e nem ninguem pelo simples fato de não termos como saber ate onde vão envolvimentos e quem são os envolvidos.

Comentários não permitidos.