J 20 True or Fake?

Hoje, dia 7, com a espectativa do primeiro voo do novo caça de quinta-geração chinês, o J-20, muitos spotters foram para o lado da pista localizada junto a unidade fabril da Chengdu, na China, para registrar o momento, que ainda não ocorreu. Como resultado, muitas imagens novas foram publicadas em vários sites, algumas com bons detalhes.

Hoje o caça fez mais testes de táxi, e segundo as imagens, utilizou diferentes tipos de motores.

O caça agora deve efetuar seu primeiro voo no dia 11 de janeiro, se as condições meteorológicas no local permitirem, pois nos últimos dias o tradicional nevoeiro constante na China tem permanecido sobre o local.

Tamanho comparativo do caça chinês J-20 e o caça francês Rafale onde pode-se também comparar os dois tipos de canards aplicados.

Mesmo assim, vários convidados e autoridades tem comparecido para conhecer de perto o novo caça, que impressiona pelo tamanho se comparado com outros caças de quinta-geração ou até mesmo de quarta.

O novo caça chinês J-20 equipado com motores WS-10G, utilizados nos testes no dia 7.

Os chineses estão dando importância no desenvolvimento de uma indústria de aeronaves militares e comerciais, e o novo caça é mais uma prova da nova geração de tecnologias em diversos componentes como radar, motores e armas. O novo caça dará um grande impulso quantitativo e qualitativo para a Força Aérea Chinesa caso entre em produção em larga escala.

Muitos convidados estiveram nessa sexta-feira na unidade da CAC, em Chengdu, para conhecer de perto o novo caça chinês.

Apesar das fotos e vídeos divulgados, os especialistas militares dos EUA acreditam que mesmo se tratando de uma nova aeronave, ela não representará uma ameaça nos próximos anos, pois segundo eles o novo caça ainda deverá permanecer em desenvolvimento por pelo menos cinco anos.

Todas as imagens divulgadas estão sendo catalogadas num relatório para o Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, que na semana que vem terá um encontro em Beijing, onde discutirá assuntos militares e com certeza levantará o assunto do novo caça.

Uma nova renderização do caça chinês J-20 visto de baixo.

O Secretário Gates foi quem deu a ordem para terminar com a linha de produção do caça F-22 em 2009, quando 187 caças Raptor fossem produzidos, bem antes dos 300 originalmente propostos.

Nota do Editor: Todas imagens estão numa resolução maior, bastando clicar nelas para ampliar.

Nota do PB

Eu ainda continuio reticente com a veracidade da existência deste caça, não creio que se tarte de um engodo, mas apresento duas hipoteses:

-Trata-se de um MOCK UP para estudos aerodinâmicos e de engenharia.

-Trata-se de um ator e estrela de cinema, seria um Firefox Chinês?

E.M.Pinto

Fonte: Cavok

20 Comentários

  1. Pode até ser até um “ator” de cinema, mas que o cara é grande, isso é. Se for ator, deve ser a versão aérea desse simpático chinês aqui:

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,10934898,00.jpg

    ou talvez o cidadão do link acima seja o piloto do J-20…hehehe

    eu acho que só quando o caça voar poderemos ter uma confirmação ou não. Até lá vamos acompanhando…

    abraços a todos

    ps. Imaginem o J-20 perto do F-5… se perto dele o Rafale, que não é muito pequeno, já vira uma mosca…então o F-5 deve desaparecer…hehehe

  2. Caro Edilson,

    O que faria você acreditar na realidade de um 5G chinês?? No meu entender, ele está praticamente no mesmo nível do PAKFA à um ano atrás. Ou seja, deve estar em um estágio de Demonstrador de Tecnologia. Não vejo como isso ser MockUp. Mas lembra muito mesmo o FireFox pilotodo pelo Clint Eastwood 🙂

    []’s

  3. É realmente esquisito… Em todas as fotos, não interessa de que dia, as superfícies de controle estão sempre na mesma posição, as portas dos compartimentos de mísseis estão sempre abertas, e a única coisa que varia é o cockpit, que às vezes está aberto e às vezes está fechado.

    Pra mim esse J-20 é pura peça de propaganda!

  4. AI SERÁ O FIM DA PICADA!
    .
    .
    Caro E.M.Pinto;suas dúvidas faz sentido,se formos analisar tomando como base os últimos acontecimentos nos caças de última geração dos americanos,esses chineses e os do russos também,há muitas dúvidas a serem resolvidas até que essa tecnologia aeronáutica tenha um estado de arte.
    .
    Os chineses copiam muita coisa,….a não ser que a cópia saiu melhor que a original.Rsrsrsr…..

  5. O mesmo se dizia do PAK FA, acho que está ate que o projeto esta bem aberto se tratando da China, compara com o IA 2 por exemplo, apareceu no cartaz do exercito depois deram mais meia duzia de imagens e não se falou mais, e um fuzil é uma coisa simples muito diferente de um caça ainda mais de 5ª geração, eu acredito que seja um caça mesmo até porque se não fosse já teriam desmentido

  6. (Nota do PB)

    Por isso insisto Edilson, eu acho que é o Berkut xing ling e depois dele virá o verdadeiro caça de 5a dos chineses.

  7. Amigos, boa tarde

    Pelo que se pode observar nas fotos, o novo avião não tem pretensões de ser um grande “dogfighter”. Parece que será um bombardeiro stealth, embora possa ter excelente capacidade ar-ar no ambiente BVR. O grande comprimento permitirá excelente capacidade de carga bélica e de combustível, associado a um desempenho eficiente de motor (tubeira longa). Provavelmente terá longo alcance em supercruise.

    O tamanho e o desproporcional comprimento nada contribuem para a manobrabilidade. Essas características também tornam o CG um aspecto muito crítico no controle de arfagem e causarão elevado esforço estrutural. Aliás, em uma das imagens da internet, os motores são representados como se fossem colocados totalmente atrás do trem de pouso principal.Como voar com zero combustível e zero arma nessa configuração?Seria mais lógico que o posicionamento do motor (compressor)estivesse bem mais à frente.

    Obs.: é só palpite.

    Abraços,

    Justin

    “Justin Case supports Rafale”

  8. Propaganda é tudo, mas os americanos vao se esforcar para convencer seu congresso que trata se de uma maquina formidavel e quem sabe colocar o F-22 na lista de compras da USAF.

  9. Ele será grande não há dúvidas, mas não deixará de ser um caça por isso. Com o advento dos HMDs linkados à misseis ar-ar de 5ªgeração manobrabilidade no meu entender, é requisito secundário, mesmo para um caça. Pelo porte, deverá ter grande alcance, e será sem dúvidas o Air Dominance Fighter chinês, na mesma classe do F-22 e T-50.

    Será um clube bem fechado esse…

    []’s

  10. Confesso que sempre fui muito céptico em relação á capacidade dos chineses em criar um avião furtivo, mas pelas informações que estão a ser divulgadas parece que existe algo, que muito terá que ser refinado para igualar os que já existem, pois e acho inferior ao T-50, F-22 F-35, parece-me que tem quase duas vezes o F35. é lógico que não é só ter a carcaça do avião e todos os seus materiais para o construir, que equipamentos poderá ter? Serão superiores ao ocidente, duvido…
    No meu ver é uma arma para atacar alvos estratégicos, seja no mar ou em terra de uma forma rápida e furtiva, com capacidade de se defender e ser um interceptor de longa distancia.
    Acho que aqui nem me interessa ainda saber as suas capacidades reais e para que objectivos está a ser construído, isto é um sinal que a China está aí, tem algo a dizer… acho que a tecnologia esta tech está relacionado com roubo de muita informação, principalmente obtida por piratas chineses a instalações ocidentais e juntado com a experiência de saber copiar é fácil para eles criarem qualquer coisa parecida.
    Tenho uma opinião sincera, não vejo esta China como uma ameaça seja para quem for, refiro na parte militar, que economicamente com os seus preços de banana e de pouca qualidade vendem para todo o mundo e vão crescendo.
    A china e eles sabes disso ao entrarem numa guerra contra a um país ocidental ou aliado na zona estariam a assinar também o seu atestado de óbito. E dando um exemplo: numa guerra envolvendo a Correia do Norte; a China directamente não faria nada.

  11. Quinta-geração? Onde?
    O perfil sugere furtividade, mas não se sabe dos materiais utilizados nas asas e fuselagem.
    Os canards e os bocais dos motores sugerem que não possui propulsão vetorada.
    Da aviônica pouco ou nada se sabe.
    Capacidade BVR? Ninguém até agora falou nada a respeito também.
    A China não tem histórico de produção de caças com tecnologia (própria) de ponta. E antes que venham falar do J-10, quero lembrar a incrível semelhança dele com o IAI Lavi (Israel).

    Pra mim esse tal de J-20 continua sendo apenas uma peça de propaganda, e os analistas dos EUA tem razão ao dar mais uns 10 anos até que ele possa entrar em produção seriada.

  12. True,true,eles já cresceram militarmente p entrarem nessa, só + um tempinho e logo logo está sobre n cabeças…e o monstro carrega + armas q tds os outros…Quem viver verá.Sds.

  13. Liddell Hart disse:
    09/01/2011 às 17:24

    Minha opinião é parecida com a sua!
    Eles não fazem nada sem a ajuda dos russos, o próprio J-10 está muito longe de ser um F-16C, mesmo sendo um projeto muito mais “moderno”.

    Agora eles aparecem com um protótipo de uma aeronave de baixa observação que ninguém sabe direito o que é e o que faz e muita gente já diz que é um caça de quinta geração comparável o F-35 e o Raptor.
    Aquele Carlo Kopp chega ao ponto de dizer que o F-18SH e o F-35 não teriam nem chance, não importando os eletrônicos usados!Que absurdo!

    Alguém acredita que os chieneses conseguirão criar um Mig-31 stealth e mais ágil quando o mundo inteiro já abandonou a complexidade e os custos desse tipo de aeronave? Só olhando para as entradas de ar e o cockpit em forma de bolha já dá para saber que não.
    Um caça convencional de superioridade aérea também não pode ser pq o J-20 é gigante e não há motor que mantenha o desenpenho e a aceleração em um dogfight. A não ser que eles consigam copiar os F-135/136 americanos.

    É possível que esse J-20 seja apenas um demonstrador de conceito ou até uma aeronave de ataque com longo alcance para destruir a infraestrutua do inimigo ao invés de ficar duaelando com a USN.

    Abs!

  14. Interessante notar como o Rafale não passa de uma pulga perto desse J-20. Para um país enorme como o Brasil (tão grande quanto China, EUA, Rússia e Índia), seria um bom caça tático (se não custasse tanto), para ser operado ao lado de grandes caças como o F-15 Silent Eagle, Su-50, FGFA, etc…

    Vai Brasil!

Comentários não permitidos.