Defesa & Geopolítica

J 20 True or Fake?

Posted by

Hoje, dia 7, com a espectativa do primeiro voo do novo caça de quinta-geração chinês, o J-20, muitos spotters foram para o lado da pista localizada junto a unidade fabril da Chengdu, na China, para registrar o momento, que ainda não ocorreu. Como resultado, muitas imagens novas foram publicadas em vários sites, algumas com bons detalhes.

Hoje o caça fez mais testes de táxi, e segundo as imagens, utilizou diferentes tipos de motores.

O caça agora deve efetuar seu primeiro voo no dia 11 de janeiro, se as condições meteorológicas no local permitirem, pois nos últimos dias o tradicional nevoeiro constante na China tem permanecido sobre o local.

Tamanho comparativo do caça chinês J-20 e o caça francês Rafale onde pode-se também comparar os dois tipos de canards aplicados.

Mesmo assim, vários convidados e autoridades tem comparecido para conhecer de perto o novo caça, que impressiona pelo tamanho se comparado com outros caças de quinta-geração ou até mesmo de quarta.

O novo caça chinês J-20 equipado com motores WS-10G, utilizados nos testes no dia 7.

Os chineses estão dando importância no desenvolvimento de uma indústria de aeronaves militares e comerciais, e o novo caça é mais uma prova da nova geração de tecnologias em diversos componentes como radar, motores e armas. O novo caça dará um grande impulso quantitativo e qualitativo para a Força Aérea Chinesa caso entre em produção em larga escala.

Muitos convidados estiveram nessa sexta-feira na unidade da CAC, em Chengdu, para conhecer de perto o novo caça chinês.

Apesar das fotos e vídeos divulgados, os especialistas militares dos EUA acreditam que mesmo se tratando de uma nova aeronave, ela não representará uma ameaça nos próximos anos, pois segundo eles o novo caça ainda deverá permanecer em desenvolvimento por pelo menos cinco anos.

Todas as imagens divulgadas estão sendo catalogadas num relatório para o Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, que na semana que vem terá um encontro em Beijing, onde discutirá assuntos militares e com certeza levantará o assunto do novo caça.

Uma nova renderização do caça chinês J-20 visto de baixo.

O Secretário Gates foi quem deu a ordem para terminar com a linha de produção do caça F-22 em 2009, quando 187 caças Raptor fossem produzidos, bem antes dos 300 originalmente propostos.

Nota do Editor: Todas imagens estão numa resolução maior, bastando clicar nelas para ampliar.

Nota do PB

Eu ainda continuio reticente com a veracidade da existência deste caça, não creio que se tarte de um engodo, mas apresento duas hipoteses:

-Trata-se de um MOCK UP para estudos aerodinâmicos e de engenharia.

-Trata-se de um ator e estrela de cinema, seria um Firefox Chinês?

E.M.Pinto

Fonte: Cavok

20 Comments

shared on wplocker.com