Itália assina contrato para a modernização de mais 25 caças Panavia Tornado

A Força Aérea italiana (FAI) acaba de assinar um contrato no valor de US$ 127,7 milhões, com o consórcio Europeu Panavia, para a modernização de 25 caças Panavia Tornado no padrão Ret 8.
O pacote inclui a substituição dos sistemas de navegação, comunicação, defesa e de armas, para 10 Tonado IDS (de ataque ao solo) e 15 ECR (de guerra eletrônica e reconhecimento), que deverão ser entregues para a FAI, no novo padrão, em 2015. Todos os trabalhos serão realizados pela Alenia Aeronautica, em sua fábrica situada em Turim.

Os Tornado são largamente empregados nas missões de reconhecimento, ataque, guerra eletrônica, supressão das defesas aéreas inimigas e também podem cumprir missões de ataque nuclear. Atualmente, 60 aeronaves (das 100 adquiridas pela Itália nos anos 70) estão em operação em dois esquadrões baseados no norte do país, e devem continuar em serviço até 2025.

Este é o terceiro programa de modernização contratado para a frota de Tornado da Itália. O primeiro envolveu 18 aeronaves e foi concluído em 2006; o segundo, que está em andamento e com o primeiro avião entregue em dezembro passado, abrange 15 exemplares e deve terminar em 2012.

Fonte:  Revista Asas

10 Comentários

  1. Poxa..
    E nós aqui, reclamando dos 40 anos de F-5..
    Eles querem usar esse avião por, quase 60 anos…!!!
    FALA SÉRIO..!!!

  2. Tornado Um Ótimo Caça de Ataque uma bela Aeronave de combate bom eu testei esse caça no Ace Combat 4 é uma aeronave muito boa seria Legal se o Brasil tivesse comprado esse caça do q os F-5 tiger 2 Pois o Tornado tem dois Motores Turbo é uma bala maquina para ataque tipo Solo e Ar-AR eu gostei Muito desse caça pois quando testei no Ace combat 4 eu Abati 3 f-16 de uma vez só em comparação com o F-5 não conseguir abater o Su-35 que é muito Rápido onde eu testei o Ace combat no PS2 KKKKKKK ou no Tom Clancy’s H.A.W.X 2

  3. Comparar o Tornado com o F-5 é uma falta de respeito. Muito mais máquina, capaz de fazer voos rasante em território hostil, misturar-se com o relevo em alta velocidade. Imagine eles agora equipados com uma eletrônica e motores atuais? Não tem comparação, só com os projetos mais recentes, os quais incorporaram muito de sua tecnologia avançada para época.

  4. O Hélio se O ace combat é tão longe assim da Realidade Medis então por q a Itália esta Modernizado os seu Tornado Bom se vc ñ sabe Me Parece que a Vida Útil dos F-5 da Fab esta em desgaste vc sabe me dizer quem é Melhor o F-5 ou tornado ou Rafale ou Mirage 2000 ou Eurofighter ou os F-117 ou F-15c

  5. Jefferson eu também jogo Ace Combat e H.A.W.X esses jogos são muito distantes da realidade e o Ace Combat e muito mais distante da realidade que HAWX.

    Eu sou muito bom nesses jogos no HAWX utilizo um F-4 e abato varios S-35 você acha que isso seria possivel na vida real? você acha que um simples tornado abateria 3 F-16?

  6. Boa Pergunta Hate And T……… mas vc concorda que o Tronado é uma avião de ataque tipo o AMx Acho que ñ seria simples Abater 3 F-16 mas falando nisso vc acha q uma f-5 da Fab abateria uma Rafale na Cruzex 5 que tipo de Misseis vc usaria para abater ?

Comentários não permitidos.