Defesa & Geopolítica

Irã anuncia que pode fabricar seu próprio combustível nuclear

Posted by

Ali Akbar Salehi

DE SÃO PAULO

AFP – O chefe interino da diplomacia e do programa nuclear iranianos, Ali Akbar Salehi, afirmou neste sábado que seu país é capaz de fabricar as próprias placas e barras de combustível nuclear, tecnologia que, para o Ocidente, ainda não era dominada por Teerã.

“Construímos na fábrica [nuclear] de Ispahan uma unidade para fabricar as placas de combustível”, disse Salehi à agência de notícias iraniana Fars.

“Ao terminar esta unidade em Ispahan, o Irã se tornará um dos poucos países que pode fabricar placas e barras de combustível [nuclear]”, explicou.

VISITA

Ontem, a União Europeia rejeitou uma oferta do Irã de visitar suas instalações nucleares.

O Irã enviou cartas a vários embaixadores junto à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), em Viena, convidando-os a visitar duas instalações nas próximas semanas: a usina de enriquecimento de urânio de Natanz e o complexo de água pesada de Arak.

Entre os países convidados está o Brasil, que analisa a oferta, de acordo com o Itamaraty.

Diplomatas do Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos não foram convidados. Mas a Hungria, que ocupa a presidência rotativa da UE até julho, foi convidada, deixando o bloco em um dilema sobre o que fazer.

“O que direi é que o papel de inspecionar instalações nucleares cabe à AIEA, e espero que o Irã garanta que a AIEA possa ir e realizar seu trabalho”, disse a chefe de Relações Exteriores do bloco, Catherine Ashton, após um encontro com o chanceler húngaro, Jamos Martonyi, dizendo que o convite seria recusado.

Fonte:  Folha

3 Comments

shared on wplocker.com