Aermacchi MB.339A e McDonnell A-4 Skyhawk na Nova Zelândia podem virar sucatas

A-4 Skyhawk

Os 17 jatos de combate McDonnell A-4 Skyhawk e 17 Aermacchi MB.339A, que já se encontram fora de serviço na Força Aérea da Nova Zelândia, deverão ser enviados à museus, vendidos como sucatas ou canibalizados para manter o fornecimento de peças de reposição para outras aeronaves em serviço no mundo, depois que a tentativa de vendê-los para um empresa privada norte-americana falhou.

Aermacchi MB.339A

O governo daquele país deverá tomar uma decisão final nos próximos dias, uma vez que a Tactical Air Services, único cliente interessado pelos aviões, não se manifestou a tempo do prazo estabelecido. A empresa iria comprar os 34 jatos, Skyhawk e MB.339, pelo valor de US$ 155 milhões.

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

A-4 Skyhawk

Aermacchi MB.339A

Aermacchi MB.339A

As aeronaves estão estocadas desde 2001, nas Bases Aéreas de Ohakea e Woodbourne e, nesta altura do campeonato, está ficando cada vez mais difícil encontrar um operador militar que se interesse pelos jatos, uma vez que o estado de conservação das mesmas está muito degradado.

Comentário konner:

Até 1991, os A-4K Skyhawk da RNZAF passaram por uma grande programa de modernização no qual receberam um radar APG-66 do tipo usado nos F-16, e uma cabine HOTAS  com glass cockipt dois HDDs, novo HUD e giro inercial a laser, assim como dispensadores de chaff/flare.

Todos os A-4K Skyhawk,  passaram a usar mísseis ar-ar AIM-9L SidewinderMaverick AGM-65B. e mísseis ar-superfície

Fonte:  Revista Asas

34 Comentários

  1. Se FAB souber q esses A-4 Skyhawk da Nova Zelândia irão ser enviados pra museus ou pra sucatas, capaz de querer comprá-los para integrá-los na sua novíssima e moderna frota de aviões de combate.

  2. a força aérea do brasil que gosta de sucata deveria comprar mais estes,pois estão uma belezoca perto dos da marinha brasileira,e dona dilma poderia economizar eurodolars,assim sobraria mais para a folha dos deputados e senadores que não tiveram dó de aumentar seus salarios para mais de 26000,00 reais fora as bonificações que pode ate dobrar este valor,mais o do povão só 540,00 e pope.e nossas forçãs armadas sucateadas uma vergonhaaaaaaa,este infelizmente é ooooooo brasilllllllllllll,dos corruptos.

  3. CARLOS ARGUS…Rafales navalizados para o NAe S.P. não é mesmo?A grande maioria se esquece que ainda é preciso dotar o NAe S.P. de sistema de auto-defesa (um NAe que depende de escoltas para sobreviver é um alvo facil) e que tudo que se coloca em um NAe ocupa espaço e cada espaço ocupado dimini-se outro.Então sendo assim hoje so existem dois caças perfeitos ao NAe S.P. o GRIPEN NG e o SEA HARRIER.Qualquer outro diminuira sua operacionalidade.O sistema de auto-defesa chega a ser ate mais importante que os caças ja que um NAe não transporta so aviões mas helicopteros tambem,blindados,logistica geral,tropas,alem de ser base movel e hospital de campanha.E ainda tem gente que defende mais aquisições desses banheirões que são presas faceis com toda sua escolta para um Sub convencional.Precisamos urgentemente modernizar nossas Forças mas deviamos habitar o seculo 21 e dar-mos prioridade a armas e equipamentos modernos,sofisticados e mais adequados as nossas necessidades.NAes são para quem pensa em invadir alguem ou formar coalisão,fora isso é puro status de tolo.

  4. Como milico brasileiro é a marinha compra os A-4 deles heim! A Embraer moderniza! Pow ou melhor ainda, compra o HMS Invencible e os Harriers remanecentes!

  5. Também acho que a MB deveria ver com bons olhos estes A4 Neozolandeses. Eles são muito superiores aos atuais Falcões da Marinha e ainda dariam um bom caldo no Opalão.
    [ ]s

  6. Observando o cockpit fica evidente que os A-4 são versões mais modernas (novas, provavelmente em melhores condições estruturais) que os disponíveis na marinha. Isso fica ainda mais claro ao reparar que eles não tem a “corcova” para abrigar os aviônicos. Tendo em vista a limitação dos elevadores do NAe São Paulo acho que seriam uma excelente aquisição, só teria que ver suas quantidades de bipostos e monopostos. Alguns iriam para a ativa e outros ficariam como fontes de peças

  7. Éééé…Q situação, discutindo s vamos ou não aproveitar a “grande oportunidade” de comprar sucata, e o pior é q p nós seria um “grande negócio”.
    Espero q a Didilma leve o assunto a sério, q supere seus traumas e pense na segurança da nação.
    Abraços.

  8. Como é Gripen NG perfeito para o nosso porta-aviões?!
    Eu to realmente muito mal informado eu nem sabia que ele já tava pronto para a força aérea…
    Certamente que um sistema de antiaéreo mais moderno seria muito bem vindo ao A-12, porém o que realmente importa a um porta-aviões são os aviões se não serial porta-mísseis-antiaéreo, porta-helicópteros ou quem sabe “porta-copos”… Esses A-4 seriam bem vindos para aproveitarmos suas peças á idéia parece boa não sei se o governo dos EUA deixariam que os radares fossem repassados entre outras peças “sensíveis” a nós, mas como o FX ta rolando a possibilidade é grande ou pelo menos maior que em circunstância normais.
    Também acho que o Rafale seria a melhor opção hoje para ocupa a função de caça do A-12 quanto a sua defesa antiaérea seja como for nenhum porta-aviões do mundo deve opera só, sempre deve se acompanhado por outras embarcações submarinos, navios… e como a MB deseja comprar novas embarcações de guerra providas de modernos sistemas antiaéreo o nosso A-12 mesmo sem Rafale representa uma das armas mais perigosas do hemisfério sul, afinal o A-4 pode não se uma ameaça a um caça moderno, mas certamente que bem armado para um navio ele representa um pesadelo.

  9. CARL94FN…Me desculpe mas que pensamento limitado em achar que um NAe somente de ter aviões heim miguinho e um porta helicoptero somente helicopteros né mesmo.E um submarino deve ter somente o que heim,pirescopio? rsrs Um NAe é uma base movel de uma força tarefa e contem toda a infraestrutura que uma missão precisa ter e a autodefesa é sim a parte mais importante em um NAe e todo aquele que depende de escoltas é altamente vulneravel.E com tudo ainda que o NAe S.Paulo ainda precisa ser dotado,aproveite e veja se vale apena esse tipo de belonave para nós,so existem dois vetores que se encaixariam perfeitamente,um que esta sendo desativado o Sea Harrier e o outro que afirmam não existir o Gripen NG.Ele vai acabar servindo mesmo como pista de dança como o Minas Gerais em um pais onde se quer ter o que não é extremamente necessario e se deixa de ter o que realmente é essencial.Vai ser dificil fazer muita gente aqui no Brasil entender que precisamos de meios modernos,sofisticados,rapidos e não muito grandes mas tem gente que adora ver uma banheirona flutuando cheia de flamulas,faz bem ao ago modelista,é sonho frustado de veterenos rsrs

  10. Miguinho ou Maluquinho1
    Vc fala que a proteção antiaérea de um porta-aviões é algo mais importante que os próprios aviões?! Como?!
    Vc sabia que o mais novo e moderno porta-aviões dos EUA, ou seja, também do mundo (USS Gerald R. Ford) vai usa como sistema antiaéreo os (mísseis RIM 7 Sea sparrow) cujo alcance é de 15km embora a quem diga que pode chega a 30km e o (Mísseis RAM RIM-116) cujo alcance pode chega até 12,5 km e olhe lá.
    Ou os porta-aviões da classe Nimitz (o maior do mundo) também americano usa como sistema antiaéreo 3 lançadores MK 29 de 8 células de mísseis Sea Sparrow; 4 Canhões CIWS MK-15 Phalanx de 20 mm.
    Talvez por se americano mesmo tenha essa configuração, bem seria, mas (o Charles de Gaulle frances) usa como arma antiaéreo 2 lançadores Áster 15 (30km) de 16 células; 2 lançadores de mísseis SAM de curto alcance Sadral, para mísseis Mistral, com 6 mísseis cada. 8 Canhões GIAT 20F2 de 20 mm.
    Já o (Nikolayev South russo) usa como sistema antiaéreo 24 lançadores verticais SA-N-9 Gauntlet (12km), 8 sistemas kashtan composto por 2 canhões de 6 canos rotativos de 30 mm e 8 lançadores de mísseis SA-N-11 (9km) Grison.
    Nenhum porta-aviões “hoje” baseia sua segurança nele mesmo, sempre terá que se escoltado por submarinos e navios sua principal arma são os aviões e helicópteros…
    Mas sabe Maluquinho1 vc esta certo, aliás, errado estou eu e todos os projetistas sejam russos, franceses e americanos… mas fazer o que né ninguém é perfeito.
    Quanto a essa historia de o A-12 se ou não útil bem contra os EUA não seriam mesmo, mas contra qualquer país do hemisfério sul seria principalmente agora que os A-4 estão sendo modernizados e a MB comprou aeronaves de alerta antecipado e de reabastecimento sem falar que a MB deseja compra novos navios de “escolta” e os submarinos estão sendo fabricados… mas sem duvida que 10/12 Rafales seriam de grande ajuda (ou outro “caça” não avião de ataque como o Sea Harrier ou de papel como o Sea NG srsrsrsrsrs…) nem o NG para a força aérea existe imagina o Sea NG kkkkk!!
    Talvez não seja boa idéia usa um porta-aviões agora, talvez fosse melhor colocar esse dinheiro em outros sistemas, mas vejamos já que o Brasil pretende se destaca no mundo como uma nova potencia e compra/construir 1 ou 2, o atual A-12 serve ao menos para defesa, treinamento para o futuro e pra aproximar as relações militares com a China e outros 🙂 o que pode se traduzir de formas muito positivas.

  11. Com tudo não posso nega que sim eu gostaria de vê o A-12 com sistema antiaéreo de maior alcance e qualidade… não que com isso se dispensasse os navios escoltas o que ninguém no mundo faz.

  12. Amigos,
    A coisa ta feia, assim como alguns postaram a respeito de a marinha vir a adquirir estes A-4, que estão em melhores condições dos que estão na ativa com o opalão, já que não tem cão(Rafale M), caça com gato(A-4 made-in Nova Zelandia). Aida de quebra, levaria os MB-339A para treinamento dos pilotos da FAB, pois os Xavantes foram desativados e os MB-339, são muito superiores.

  13. Jorge vc falou:levaria os MB-339A para treinamento dos pilotos da FAB.
    Eu penso o mesmo mais com objetivo diferente,eu colocaria como caça tanques e apoio terrestre,para o Exercito.E dos 17 A-4 dividiria assim 9 para F.A e 8 para MB.

  14. A-4 na Marinha barsileira somente existem para manter os aviadores em dia com o treinamento. Absolutamente nada mais e exigido destes avioes.nao se pretendem a ser usados na defesa do NAe ou para atacar qualquer coisa. ter um Nae e igual a ter nenhum, portanto ou compra 3 de uma vez ou ficamos nesse banho maria. NAe em porto com reparos, avioes somente para treinamento e um cruzeiro de vez em quando pra bronzear o pessoal. Onde estao as escolta, submarinos, oilers etc etc que fazem parte de uma Task Force.

  15. Nem se deve mostrar esse tipo de notícia ,vai que os nossos governantes resolvem fazer um grande negócio comprando essas tralhas .Deus me livre !

  16. I would love to read more about this topic.Don’t stop blogging! It’s nice to read a sane commentary for once.Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that.

  17. I prefer this specific internet site a great deal of, The quite a great office to learn to read as well as incur details. “Death is simply not the most severe element preferably, when one who demands loss are not able to attain also that will would like. ” by Sophocles.

Comentários não permitidos.