Paraguai recebe turboélices T-27 Tucano doados pelo Brasil

A Força Aérea do Paraguai recebeu no dia 29 de dezembro três aeronaves turboélice T-27 Tucano doadas pelo governo brasileiro como parte do acordo de cooperação militar assinado entre os dois países no ano passado.

Os membros do Grupo Aerotático da Força Aérea do Paraguai posa em frente a um dos T-27 Tucano doados pelo Governo Brasileiro ao Paraguai. (Foto: Jorge Cañete – ABC Color)

A cerimônia aconteceu na cidade de Luque, localizada nas cercanias de Assunção, e contou com a presença do presidente paraguaio, Fernando Lugo Méndez, do ministro da Defesa, Cecílio Pérez Bordón e do comandante da Força Aérea do Paraguai, general-de-brigada aérea Miguel Christ Jacobs. Do lado brasileiro estiveram presentes o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar João Manoel Sandim de Rezende, representando o Comando da Aeronáutica, bem como do coronel Paulo Borba, integrante da Subchefia de Mobilização Aeroespacial, Ciência e Tecnologia, da mesma organização e do embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos.

O Presidente do Paraguai Fernando Lugo observa uma das aeronaves Tucano doadas pelo Brasil. (Foto: Presidência do Paraguai)

Segundo Christ Jacobs, esses aviões não vieram preparados para uso de armas e serão utilizados exclusivamente em tarefas de adestramento de pilotos. Os três T-27 doados farão parte da frota do Grupo Aerotático (GAT) sediado na Base Aérea Silvio Pettirossi, localizada em Luque.

Fonte:   Tecnologia & Defesa

8 Comentários

  1. Acho que não é Doação.
    O Paraguai trocará aeronaves fora de serviço, incluindo um Boeing 707 que foi utilizado pela Presidência, e cinco aeronaves de combate Xavante, fabricado pela Embraer, por três aviões de treinamento Tucano, que foram oferecidos pelo Governo Brasileiro.
    Abs

  2. Talvez o termo mais apropriado fosse — ‘ escambo’.
    .
    Sua informação procede, só faltou mencionar algumas peças de reposição destes aparelhos, também “doados” pelo Paraguai, que estão incluídas no acordo.
    .
    Mas, em fim, este foi o termo oficial usado, pelo menos até onde eu sei.

  3. Amigos, boa noite.

    O objetivo do processo é doação mesmo.
    Apesar de haver a possibilidade de usar partes de aeronaves paraguaias como suprimento, creio que isto serve apenas para substituir o termo Doação por Negociação.
    O Brasil já doa aeronaves para o Paraguai há muito. Alguns C-47 foram doados no início da década de 1980, por exemplo.
    Existe algum custo em revisar as aeronaves antes da entrega, que deve ser compensado por um ganho político na área de relacionamento internacional.
    Um problema é que às vezes o presenteado resolve “olhar os dentes do cavalo recebido” e reclama das condições do presente.
    Abraços,

    Justin

    “Justin Case supports Rafale”

Comentários não permitidos.