FX 2: Opinião

http://www.viapopuli.com.br/wp-content/uploads/2010/11/ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o4.jpg

Autor:  E.M.Pinto

Plano Brasil

http://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TNHRryF-MbI/AAAAAAAAAQQ/JtEF17Ag_kA/s1600/Roussef_lula.jpg

A ladainha

O assunto está mais que chutado e batido, não faltam versões na internet e nos corredores por ai afora. No epicentro das críticas está a postura do estado brasileiro e das instituições envolvidas no melindroso program de aquisição de caças pra a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, falsas alegações e a cada dia que passa surgem  novas datas para a definição porém,  os únicos atos e fatos concretos que cercam o programa FX 2, são os que envolvem a polêmica.

Para nós admiradores e contribuintes (eleitores), fica apenas o desejo de que o processo se resolva da melhor forma e que o passo seguinte seja mais ambicioso, pragmático e correto.

Após o FX 2 a FAB fatalmente necessitará de algo mais e não poderemos esperar mais 15 anos para decidir aquilo que chamamos o “pós” F X2.

É necessário decidir o atual e iniciar já os estudos e desenvolvimentos do “pós” F X2, para que na altura necessária se possa contar com algo concreto. Tecnologia de verdade não se compra nem se empresta e só há um caminho o do desenvolvimento, não há outro…

Atendendo ao pedido de muitos leitores, tentei aqui resumir e passar a minha impressão pessoal sobre o programa mediante algumas de suas questões as quais selecionei e espero poder elucidar, não prometo, mas poderei responder as outras questões em artigos futuros…

http://img406.imageshack.us/img406/3443/mirage06iz0.jpg

Para que o FX 2?

Antes de mais nada, destaca-se que a FAB não deseja pura e simplesmente trocar 120 caças de vários modelos e de diferentes estágios tecnológicos por um vetor mais moderno e de melhor performance. Há algo mais no programa FX2 que não se resume trocar 6 por meia dúzia.

A FAB quer se atualizar aos cenários atuais e se projetar para o futuro, adquirindo para isto capacidades que não dispõe, e para tanto é necessário desenvolver além dos sistemas, as doutrinas e capacidades de forma a absorver em alguns anos, todo o arcabouço técnico e doutrinário do qual esteve sem acesso e  conhecimento até então.

Destaca-se que, apenas agora a FAB considerou operacional a sua capacidade de combate BVR (beyond visual range) ou seja capacidade de combater a distância além do alcance visual. Este é um dos exemplos do quanto atrasados estivemos e o quão  necessário é desenvolver ao longo das próximas décadas  tudo o que envolve as doutrinas de emprego e os sistemas que ela necessita, até que se possa galgar espaço na vanguarda tecnológica e militar mundial.

Neste ponto, salienta-se que a problemática não se resume apenas aos problemas técnico e econômicos, mas também, de pessoal, treino, desenvolvimento e capacitação.

A Força Aérea Brasileira está “sucateada” e defasada. Os esforços e a luta diária para efetuar os upgrade nas atuais aeronaves são bastante positivos, mas é preciso encarar o problema com seriedade e sem paixões pois  estas são medidas paliativas e ainda insuficientes, necessárias, porém, não definitivas.

A FAB já perdeu faz muito tempo a liderança e supremacia aérea na América do sul. Nossos pilotos demonstram capacidade e adestramento em níveis internacionais, entretanto, vontade e treino não são os únicos fatores que decidem a superioridade de uma nação sobre a outra num eventual conflito.

Os upgrade efetuados nos A-1 e F5, tornaram nossos caças tecnologicamente atualizados à média mundial, a eletrônica embarcada é superior a muito do que se vê em potências militares mundo a fora. Porém, as quantidades são insuficientes e por se tratarem de vetores de projetos antigos (mais de 40 anos anos em alguns casos) estes caças não são pário para os desafios desta meia década, pos devido ao surgimento de caças de alto desempenho concebidos para os cenários atuais e futuros, não lhes deixam chnaces, pois possuem capacidades superlativas em relação aos nossos.

Se os nossos caças já são inadequados para os cenários atuais, o que dizer do futuro?

A FAB então necessita acompanhar a evolução dos sistemas de armas e eletrônicos embarcados, necessita dispor de vetores e armamentos capazes coibir toda e qualquer ameaça antes que ela se configure. Isto significa ser dissuasora e para tanto, faz-se necessário a evolução tecnológica e atualização às tecnologias vigentes.

Por sua vez, o programa do caça não se resume única e exclusivamente em comprar o que o mundo oferece, esta tem sido a prática do Brasil até então. Esta prática é sem dúvida uma das razões pelas quais a FAB encontra-se neste atual estágio “sucateado”.

Ressalta-se que quando FAB “comprou” os Mirage III, estes vetores eram considerados os melhores interceptadores da sua época, Israel e seus hábeis pilotos lograram vitórias e supremacia diante dos seus inimigos utilizando estes mesmos caças Mirage III, porém, sem um programa de atualização, sem revitalização sem poder acompanhar a evolução tecnológica , os M III tornaram-se num curto espaço de 20 anos em sucatas voadoras.

Neste mesmo período, a Dassault, Fabricante do M III desenvolveu o Mirage 5, Mirage F1, Mirage 2000, Mirage 4000 (projeto) e até mesmo o Rafale, na Suécia e EUA (ambos concorrentes do FX 2) ocorreu o mesmo, todos frutos da evolução constante dos programas.

Todos estes programas faziam parte do caminho necessário para se manter atualizado e moderno ao longo dos anos, e o Brasil? O que fazia neste mesmo período com os seus Mirage III? Operou-os quase que no estágio tecnológico em que se encontravam quando foram adquiridos.

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

Mas então para que serve o programa FX 2 além de substituir os atuais caças?

O programa FX 2 tem algo de bastante correto e objetivo, pois não se trata de um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB e sim, de um programa do qual a FAB (e as empresas brasileiras envolvidas) além de substituir a sua frota geriátrica, deseja obter “alguma”, tecnologia ou capacidade, as quais pretende  empregar num futuro vetor nacional.

Isto significa que:

  • O Brasil não quer mais “comprar” aquilo que é oferecido, esta compra deve ser seguida de contrapartidas tecnológicas, comerciais e diplomáticas, pois espera-se uma contrapartida geoestratégica entre o país fornecedor e o Brasil como um todo.
  • O Brasil quer desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda. Forçosamente é necessário fazer parcerias e este é sem dúvida o caminho mais curto e prático, mas não, o mais desejável.
  • Neste caso específico da capacitação, não adianta adquirir pura e simplesmente o programa mais avançado e tecnologicamente superior sem se levar em conta a capacidade de absorção do off set, pois em 15 anos toda e qualquer tecnologia dele, estaria defasada. Caso a indústria nacional não tivesse capacidade ou pudesse contribuir para sua evolução, ela se perderia novamente. O caça em questão seria o que hoje é para nós os caças F 5 e Mirage 2000, plataformas passíveis de upgrade, mas infinitamente longe de ser o ideal para as nossas necessidade; Portanto, seria necessário mais um dispendioso programa de aquisição de um novo vetor e sistemas para substituí-lo.
  • O Brasil não desenvolverá um caça 5G ou 6G sozinho, pelo menos por um bom tempo não terá capacidade de fazer isto, portanto, o que se quer no FX 2 é tentar absorver tecnologias e adquirir know how naquilo que for possível, para então poder evoluir seu vetor (seja ele qual for) até um estágio tecnológico atualizado e com isto poder aplicar suas tecnologias nos futuros vetores.


Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é desenvolver ou adquirir um 5G-6G futuramente e ai sim, nele introduzir as tecnologias que se quer ou que se pode.

Há riscos de não haver transferência de tecnologia- (os offset)?

Sim há e é inerente ao vencedor, mais do que isso, é decorrente de inúmeros fatores que não dependem exclusivamente do vencedor (EUA, França, Suécia). Muito da limitação em absorver as tecnologias pretendidas são fatores que dependem do Brasil, gostaria de enumerar apenas algumas delas para fixar a ideia:

  • Continuidade orçamentária:Sem os recursos orçamentários necessários ao longo das décadas que virão, nenhum dos programas poderá sobreviver. No campo da defesa os investimentos de décadas são necessários para suas evoluções e adaptações.
  • Mão de obra e planta industrial capaz de absorver:Algumas tecnologias desenvolvidas por décadas requerem capacitação profissional da qual um punhado de países possui pessoal capacitado, por exemplo a tecnologia empregue nas turbinas militares ).
  • Aplicabilidade tecnológica:De nada adianta se capacitar em uma tecnologia se não houver escala de aplicação e ou produção. Exemplo: Tecnologias caras como a produção dos radares Eireye empregues nos E 99 não justificam a criação de uma empresa brasileira capaz de os produzir isto porque em sua melhor hipótese a FAB adquiriria 10 sistemas, sem possibilidades de empregar este sistemas em outros campos como o civil.
  • Interesse tecnológico:Nem todas as tecnologias são interessantes e muitas delas ainda que necessárias atualmente deixarão d eu ser nos próximos 10 ou 15 anos. Apenas para ilustrar, considere que determinada indústria esteja interessada em aprender a fazer válvula pois os sistemas atuais o exigem, porém nos próximos 10 anos todos os sistemas eletrônicos serão feitos de feito de transistores. Tempo e dinheiro perdido no intervalo de uma década ou duas.

A questão dos offset portanto é complexa e não é garantida apenas pela vontade ou boa intenção de quem cede, mas também e mais ainda pela capacidade e vontade de quem os recebe.

Porém neste quesito há um fator negligenciado nas discussões que cercam o FX 2 pois muitos se preocupam em perguntar “se” tal fornecedor realmente fornecem o que prometem, enquanto que a pergunta certa deveria ser “o que” será fornecido.

Explico, não se trata de questionar se “terá”, a questão básica na transferência de tecnologia com vista a nossa capacitação não reside não no que “deveria” (pois isto é indefinido e dependente por exemplo dos fatores acima assinalados), mas sim naquilo que certamente sabemos que não teremos acesso. Aquilo que certamente sabemos que não teremos apoio ou transferência de tecnologia será o nosso fator limitador num possível projeto futuro. Portanto, diante desta certeza o país deve se concentrar sobre esta, buscando desenvolvê-la com outros parceiros, buscando abreviar tempo.

É salutar esperar que o escolhido como vencedor do programa FX 2 possa ser um potencial parceiro em projetos futuros, porém, que esta não seja uma exigência de obrigatoriedade, que nos atenha a ele por um cordão umbilical.

O Brasil precisa buscar parcerias para poder caminhar no futuro com as suas pernas, mas não necessita assinar um matrimônio irrevogável com ninguém. O objetivo primordial deve ser a busca pela capacitação, desenvolvimento tecnológico, industrial, a renovação e atualização das nossas forças armadas.

http://www.papercraftcentral.net/wp-content/uploads/2010/10/Ornament-Dollar-Bill-Fighter-Jet.jpg
Possibilidades de exportação?

Esta é a minha visão pessoal e posso estar enganado mas creio que não.

Muitos vislumbram o programa FX 2 como possibilidades econômicas futuras, na esperança de que um dia o Brasil passe a ser um polo exportador do vetor escolhido.

Esta possibilidade não pode ser negligenciada porém, igualmente não se pode esperar que com a produção seriada do caça 4.5G no Brasil, o nosso país torne-se da noite para o dia um exportador caças para países da América do sul ou outros, recuperando os recursos investidos. Até porque, o cenário previsto para o fim desta década demonstra que esta possibilidade é remota. Na pior das hipóteses, a partir de 2018 haverá no mercado uma grande oferta de aeronaves 4 e 4.5G por um custo muito atrativo.

As grandes economias estarão se desfazendo de suas máquinas mais antigas e substituindo por vetores 5-6G. Neste cenário não vislumbra-se espaço para 4.5G novos, pois o fosso de custos entre os programas 5G novos e os 4, 4.5G usados será enorme e forçosamente as nações desprovidas de recursos optarão por máquinas de segunda mão recondicionadas e as providas de recursos, passarão para vetores 5 ou 6G.

Este cenário já é notado na Europa atual e pode-se exemplificar os casos da Noruega e da România , onde uma optou pelo salto para um 5G enquanto a segunda abriu mão de vetore 4 e 4.5 G novos trocando-os por 4 G usados a serem recondicionados.

Isto Não quer dizer que os 4.5G não terão espaço neste cenário, mas sim que seria mais atrativo recondicionar caças F 18 EF, F 16 Blok 60, SU 30, Rafale, Typhoon, Gripen CD e outros que por esta altura porventura poderão estar dando baixa, convertendo-os para padrões 4.5 do que aquirir 4.5 novos bem mais caros.

Neste cenário apresentado um 4.5 G novo não sobreviveria à algumas encomendas frente a avalanche de usados disponíveis, especialmente frente a oferta de segunda mão oriunda da Europa, que poderá estar saindo da crise por esta altura e portanto terá espaço para adquirir vetores mais modernos.

http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/10/tecnologia1.jpg

Como recuperar o investimento então?

Apenas para citar uma possibilidade, o programa AMX drenou na altura o orçamento da FAB, galgando ganhos e perdas para a “FAB” o programa recebeu críticas ferozes dos economistas e dos meios de comunicação que consideravam um fracasso comercial retumbante.

Antes de mais nada um programa militar visa desenvolver tecnologia e possuir superioridade militar em seu campo, nunca pode ser pensado como prioridade econômica, o retorno econômico não é causa e sim consequência do programa.

Retornando ao programa AMX, bastaram 10 anos para que as tecnologias e o know how desenvolvido no programa retornasse economicamente na forma dos programas EMB 145 e sua família, foi de lá que o Brasil e não a FAB recuperou o investimento de uma década. Hoje o programa E Jet também oriundo dos avanços do programa AMX e ERJ lançam a EMBRAER como o terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta.

Portanto, um programa militar desta envergadura não necessariamente necessita gerar retorno econômico direto, mas certamente gerará de forma indireta tal como o exemplo ilustrado. Para já, podemos considerar que os offset prometidos no programa FX 2 poderiam ser aplicados em tecnologias no programa KC 390, e deste de maneira mais imediata, ter-se-ia o retorno dos investimentos empregues no programa FX2, com retorno e efeito prático nas próximas décadas.


http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TK3qiyhYawI/AAAAAAAAGn4/LVcPHmb5kfg/s1600/fx-2.jpg

Em que estágio se encontra o programa FX 2?

Pelo que sabemos dos órgãos oficiais, o FX 2 ainda não foi decidido, não há um vencedor e mais uma vez um falou-se de uma data possível, daqui a 3 ou 4 meses.

A decisão está nas mãos da presidente Dilma Rouseff e do conselho de Defesa, que pode decidir por um dos 3 concorrentes, por outro vetor que não seja estes, por nenhum deles ou simplesmente cancelar e reabrir o programa futuramente.

Seja qual for a decisão do governo ela já é prejudicial a indústria nacional, à FAB e à soberania do país.

A FAB necessita dos caças, pois a obsolência dos vetores atuais é alarmante e latente, há a necessidade de substituir em curto prazo alguns vetores.

Para indústria que absorveria a tecnologia o atraso se torna mais ainda alarmante, muitas das tecnologias oferecidas na altura da reabertura do FX 2 já estão entrando em estado de obsolência o que não dará ganhos significativos para a nossa indústria.

A janela de oportunidades de negócios advindos dos offset e capacitação industrial está se fechando a medida que o tempo passa e que novas tecnologias afloram mundo afora. A demora no FX 2 certamente se refletirá na escolha do FX 3. Os 5G começaram a brotar no oriente e certamente chamarão a atenção dos potenciais clientes que teríamos num horizonte de tempo curto.

Fora isto, perdemos competitividade e capacidade frente a estes vetores mais avançados que os que pretendemos adquirir por agora.

Em suma, quanto mais o tempo passa, menos interessante torna-se o offset, mais dispendioso torna-se o programa, pois o que antes era investimento com vistas em retornos econômico e tecnológicos, tornam-se gastos, pois esmorece as chances de retorno de ambos.

O tempo tem sido o  inimigo do qual a Força Aérea e a indústria nacional repetidamente tem perdido o combate…

50 Comentários

  1. Ilmo. Ministro Guido Mantega, V.S. disse que não há dinheiro para comprar caças à FAB e fico pensando cá com meus botões: Isso é uma compra simplesmente, um gasto extraaordinário, desnecessário ou um grande investimento para o Brasil? Fica aqui essa reflexão para que V.S. nos dê a resposta…

  2. Enquanto o Congresso Nacional discute se os gays deveriam ou não se unirem em matrimônio, uma causa estritamente particular de cada um, o mundo lá fora explode e nossa soberania nacional nem é levada a termo. Há situações mais caóticas a serem avaliadas. A mobilização social deveria ter uma diretriz mais séria. A exclusão social se deriva de atitudes mal direcionadas, de ignorâncias, de reflexos sociais negativos e não o desrespeito propriamente dito pelos homossexuais. Há pessoas de alto intelecto que são gays e se portam com dignidade e é isso que falta a todos os outros. Brasil, viva as suas diferenças, respeite-as e cuide melhor de seu território, isso sim é caótico.

  3. Uma pergunta ao exmo. ministro Nelson Jobim: Por acaso V.S. pressiona o Congresso brasileiro para essa aquisição da FAB como deveria? Apresente vossos projetos e os riscos de não concretizá-lo. Acho que os políticos estão muito frios em relação ao FX-2, mereceria um apelo maior. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão no mesmo barco furado e precisam urgentemente de material básico para sua subsistência. Esse marasmo assusta o brasileiro de uma maneira geral, fica a impressão do abandono, do descaso quanto a soberania nacional e isso não é nada bom para a sua imagem como Ministro da Defesa. O brasileiro espera atitude, tenacidade, vontade política de vossa parte.

  4. Essa bomba que explodiu hoje na mídia sobre as FARC e o PT, já era esperado por todos os brasileiros mais cultos. Todo o caminho levava a isso. Todos sabem que o regime comunista sempre esteve sob os olhares e simpatia do PT e por mais que alguns teimem em ressucitá-lo, a democracia com seu livre capitalismo é ainda o regime do momento. O melhor é esquecer tudo isso, esse frenesi que se formou por conta desse assunto. Acredita-se que hoje o PT seja um partido mais maduro, consciente da realidade e menos radical. O contexto, o foco agora é o Brasil e suas necessidades e, estamos cientes que o PT mudou a cara do país durante a presidência de Lula, fez verdadeiras maravilhas e continua no caminho certo com Dilma Rousseff ou alguém tem duvidas disso? Embora ainda haja muito a se fazer pelo país, o PT deveria conduzir o seu caminho com o total respeito à Constituição Federal e essa postura é que fará a diferença. A nação quer e merece projetos consistentes. O FX-2 precisa ser concretizado à contento, a lei da ficha limpa aos candidatos às eleições precisa voltar à mesa do Senado e Congresso Nacional, enfim, há muito trabalho a se fazer e aí é que o partido precisa mostrar o que a oposição pode realmente fazer e acontecer (embora hoje esteja na situação). Todo o potencial revolucionário existente deve ser convergido à reestruturação do país e o cuidado aos menos favorecidos, aí sim, deve existir radicalismo. O povo brasileiro precisa de um governo forte e atuante; precisa haver resultados com os impostos pagos até então; precisa haver também o cuidado para não se colocar sobretaxações que lesem o contribuinte para que não gerem revoltas sociais, enfim, o Brasil precisa desse PT, mas dessa forma, revolucionário para o bem da população, sempre buscando justiça e paz social. O voto recebido é simplesmente um reconhecimento a esses cuidados. Passar um borracha nisso tudo é uma atitude sensata. Bola prá frente Brasil!…

  5. Estou muito preocupado com a copa de 2014. O Brasil não está preparado para esse acontecimento, seja a nível político, administrativo, estrutural(portos,aeroportos,hotelaria,estradas,meios de transporte) e por fim a segurança nacional, que se encontra em um verdadeiro caos. O entrave do FX-2 só dificulta para que a FAB tenha pleno controle sobre a soberania nacional. A Al Qaeda é só uma ínfima parte de tudo isso, de toda essa loucura mundial. O Brasil precisa se resguardar. A conscientização política é o primeiro passo, pois, a população já pede providências há muito tempo. Isso aqui vai virar uma loucura em 2014 e fugirá ao controle governamental e é aí que o perigo rondará o país levando-o ao colapso total. O Exército, a Marinha e Aeronáutica deverão estar afiados e conversando muito bem entre si para amenizar essa catástrofe em contagem regressiva. Esse cochilo, esse despreparo é assustador. O fluxo de turistas será inimaginário, principalmente por se tratar de um país tropical e faltará desde o básico até a melhor das intenções e isso trará reflexos negativos principalmente no setor de turismo. Acorda Brasil!

  6. A FAB convive com seus museus a céu aberto e prá quê? Prá serem vistos nos passeios de domingo como em Pirassununga? Tudo é muito bonito mas, os aviões são do século passado, ainda com hélices, imaginem…Será que a Al Qaeda virá de “teco-teco” na copa de 2014? Cadê os nossos caças avançados que tanto se falou no FX-2? Que finalidade tem os nossos cadetes da aeronáutica no Brasil? Prá receberem os convidados dos shows acrobáticos de domingo e venderem pirulitos? Esse país está brincando com sua soberania nacional e vocês sabem perfeitamente qual será o resultado!…

  7. As incoerências brasileiras não param somente no FX-2, assistimos inúmeras diariamente como o caso Cesare Battisti, o porto de Manaus, as mortes no Rio de Janeiro que poderiam ser evitadas, a transposição do Rio São Francisco, as sobretaxações…Impostos é para se pagar uma única vez(já são os maiores do mundo, não são?). Nossas forças de segurança, de persuasão(Exército, Marinha e Aeronáutica), não podem ser abandonadas como estão. Soberania nacional é a palavra de ordem e o que estão fazendo por ela? O executivo, o legislativo e o judiciário precisam focar no que o Brasil realmente necessita no momento e colocar isso em prática. 2014 está chegando por aí e há muita coisa à se fazer. O Brasil precisa acordar de seu sono profundo e crescer, mostrar-se ao mundo como a verdadeira potência regional que deseja ser. Cadeira cativa na ONU? Há muito a se fazer antes desse prêmio.

  8. Com a festa que os deputados deram, se não me engano de R$23.000.000,00, já daria para comprar alguma tecnologia para a FAB ou Exército ou ainda prá Marinha. E Guido Mantega, com a calma que lhe é peculiar, diz que “não há dinheiro para comprar caças para a FAB”, assim não há mesmo, o dinheiro está saindo pelos ralos…

  9. Quem é colecionador de carros aqui no Brasil e precisa funcioná-los todos os dias, passa um grande aperto. Tenho um vizinho que tem um carro muito antigo maravihoso, um Bugatti de doze cilindros e, quando ele o funciona, há verdadeiras explosões que repercutem em todo o quarteirão. Ele diz que a nossa gasolina é impraticável para carros importados e, desgostoso com a situação, chegou a colocá-lo à venda. Nossa gasolina atual é pior ainda que a da bolívia, que já é considerada a pior gasolina do mundo. E a PETROBRÁS só pensa em aumentos e a qualidade de nosso combustível, não melhora?. O nosso FX-2 também é um remendo, uma colcha de retalhos que há muito se costura e parece que nunca terá um final feliz. É o Brasil, o nosso Brasil…Como se a soberania nacional não fosse algo importante. O ministro Nelson Jobim não está fazendo sua parte e vamos ficar à ver navios como sempre. Fui.

  10. UUUáááá!…mmmmmm!…Espreguiça…Que sono!…Ainda se fala em FX-2? Prá mim isso não passa de um passa-tempo, pro brasileiro ter o que conversar e meter o pau nos políticos como sempre!…Mas cá entre nós: Tá feio a coisa!…Acorda Nelson Jobim! A FAB o espera!…

  11. NO FINAL DO GOVERNO LULA A QUARTA FROTA NAVAL AMERICANA ENTROU NA 200 MILHAS NO MAR DO BRASIL,O GOVERNO BRASILEIRO FICOU SABENDO TODAS AS DEFESA DO BRASIL O QUE PODIA O BRASIL FAZER COM ESSA FROTA AERIA ULTRAPASSADA O QUE O BRASIL PODERIA FAZER SE OS AMERICANOS ATACASSE O BRASIL SERÁ QUE A DEFESA AERIA CORRESPONDIA? OU A DEFESA NAVAL? EU APOIO A REFORMA DE TODAS AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA PRA QUE NO FUTURO EVITAMOS AS HUMILHAÇÕES,QUE O BRASIL NÃO E O QUINTO PAIZ DO MUNDO E SIM O PRIMEIRO EM DIVERSIDADES NATURAL E RIQUEZAS ESPERO QUE OS BRASILEIRO APOIE ESSAS REFORMA NÃO SÓ DA FAB MAS TAMBÉM DA MARINHA E DO EXÉRCITO OBRIGADO.

  12. O horizonte da copa de 2014 está obscuro e penso pelos critérios matemáticos, que será um grande fiasco, primeiro porquê o rítmo das obras não condiz com o cronograma e, segundo, que o Brasil não está preparado prá receber tanta gente, vai virar um Guarujá da vida, onde nas temporadas falta água, espaço físico, saneamento básico e uma gama de situações próprias de uma má gestão. Deveria existir um plano piloto para se direcionar melhor essas atividades de grande porte. O Brasil não trabalha em cima de projeções, de arquiteturas, basta ver o FX-2 sem o mínimo de diretriz. Fazer uma licitação internacional de costas para o interlocutor é no mínimo grotesco. As forças de segurança nacional estão caóticas em termos de tecnologias e talvez teriam alguma serventia para um evento no século XV e não no século XXI como agora. Brasil, acorda logo!…

  13. Caças, caças, caças…Prá quem anda de biscicletas, charretes e carroças, o que a FAB tem já está bom. Ministro Nelson Jobim, deixa tudo isso prá lá, o melhor é ir prá chácara plantar batatas!…

  14. A sensação que nos passa é que o país está desarticulado, que não há planejamentos consistentes em praticamente todos os setores e que mesmo assim, a fome de arrecadação continua avassaladora, embora os sacos todos estejam furados e vazando por todos os lados. Enxugar esses vazamentos já seria extraordinário e sobraria fôlego para o FX-2, com certeza. A ordem na casa deveria se iniciar por um ponto fundamental: Quem exerce a vida pública precisa ter integridade irrefutável. Bandidos é na cadeia. Ficha limpa neles!…

  15. Olho para os nossos militares e vejo-os como os grandes heróis de nossa pátria e vejam porquê:
    1-Baixos soldos; 2-Obrigados a cumprirem um cronograma fictício; 3-Com famílias prá sustentarem; 4-Carregando sucatas nas costas e ainda terem a responsabilidade de responderem pela segurança do país. Vocês são únicos, são meus heróis, meus parabéns!…

  16. É terrível mas parece que as coisas como estão só mudarão quando houver uma guerra e ao que tudo indica perderemos, e daí sim é que a cobra vai fumar mas vai fumar é para o nosso lado agora. E dessa estória de que não ha guerra prevista em futuro próximo pra gente. As guerras da Russía e Geórgia, Líbia, A primeira guerra mundial, Israel e Líbano, “A zona total que agora chamam de primavera árabe”, As Malvinas, A guerra do Canal de suez e mais algumas outras que seguem em diferentes contextos entre si, menos em um, a de que nenhuma delas foi antecipado pela mídia ou qualquer “doutor” especialista.
    Mas aconteceram e foi um inferno total para os derrotados.

  17. Concordo com o Celso Saez, a gasolina brasileira está se comparando em qualidade com a boliviana e isso é um péssimo indício, por ser atualmente considerada a pior gasolina do mundo. Vários carros brasileiros estão em oficinas, parados, honerantes e o horizonte não se clareia: A Petrobrás é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo e trata o país com o pior de suas sobras. Qualquer aumento de combustível será abusivo nas condições atuais e só ajudará a acender o pavio da intolerância que já anda muito curto no brasileiro. As estradas e ruas estão deploráveis, o IPVA é o tributo mais absurdo do mundo (uma sobretaxação) e os pedágios demonstram o quanto o governo é acéfalo. Quanto ao FX-2, que é o papo do momento, nada se faz ou se fez, demonstrando claramente que o brasil está despreparado político-administrativamente e isso tudo gera um caos institucional sem precedentes; nada tem funcionado à contento e a população assiste revoltada esse barco ir para o brejo e se perder. De tanto o governo mexer nos bolsos do contribuinte, com um descomunal apetite, não oferecendo nada em troca, somados aos imensos vazios políticos existentes, percebe-se claramente que há um verdadeiro vulcão à explodir e a qualquer momento. Há um estresse social generalizado. Há muita revolta contida na população, muita insatisfação e esse represamento de sentimentos negativos não é nada bom para o país. O governo não tem a mínima noção do fosso que está sendo cavado a seu redor. Como sempre são os ultimos a saberem!…

  18. Nesse blog encontramos tudo o que queriamos ler. Todos nós brasileiros estamos revoltados e chegamos a todos os extremos do estresse frente aos desmandos políticos de nossa nação. Cansamos de pagar impostos altíssimos (os maiores do mundo) sem obtermos os resultados devidos e ainda, por fora dessa loucura, há taxas, sobretaxas estaduais, federais e municipais…O fim do mundo. Não merecemos isso. Somos verdadeiros escravos do trabalho para que possamos dar conta de todos esses tributos absurdos. A pendenga do FX-2 é somente o reflexo de toda essa calamidade. O brasileiro está descrente e revoltado. Um país que não possui em sua retaguarda uma força de persuasão satisfatória, está fadado a perder sua soberania. Os políticos estão brincando de amarelinha e lá ficarão até que tudo exploda e traga irreparáveis consequências. Esse é o Brasil de hoje!…

  19. Quando vejo o brasil discutindo o desarmamento fico pasmo com a ignorância, não são as armas que matam e sim as pessoas. Se alguém quiser realmente matar, há inúmeros artefatos para isso, até com um palito, um garfo, uma faca que se usa na alimentação, um dedo ou as próprias mãos que cumprimentam ou acariciam, até mesmo com as palavras se mata. A maioria das armas ilegais que trazem problemas no Brasil estão nas mãos de bandidos e isso é que deveria ser focado e combatido. Essa ignorância está implícita também no FX-2 que é tido como “persona non grata” aos políticos. Os pingos no “is” estão fora de contexto. O país há muito está trocando os pés pelas mãos, não se encontra, não se engrena e isso precisa ser mudado. Chegará um dia em que Mantega dirá à público que o FX-2 é prioridade, não custa sonhar!…

  20. Nesta presente data completa-se a soma de 600 bilhões de reais pagos ao imposto de renda e vem logo a pergunta: Qual o resultado de tudo isso? Poderíamos ter com esses valores o melhor atendimento médico, a melhor educação, o melhor saneamento básico e a melhor força de persuasão do mundo (exército, marinha e aeronáutica)e ainda, uma melhor moradia e maior conforto à todos. O brasileiro é revoltado não é à toa. Por quê há tanta matança e roubos no país? Resposta obvia: Há má distribuição de renda no país (basta andar pela cidade de São Paulo, é visível). Esse nosso país é muito rico e há ainda pessoas passando fome e com falta do mínimo, do básico em suas vidas. O que essas pessoas farão diante desse quadro caótico? Revoltados passarão a odiar a sociedade consumista e provida de bens. O que se faz pelo aposentado hoje? Ele está parado porquê já não tem mais a idade para suportar o peso de tudo isso e merecidamente está inativo, pagou caro, muito caro por isso (com certeza não é um peso morto socialmente) mas, o INSS faz questão de passar essa imagem irreal para justificar sua má administração. As sobretaxações que infringem o direito constitucional são absurdas e desumanas. Há erros em cima de erros e hoje o brasileiro é consciente disso e ixige respostas. O FX-2 é parte de um processo político-administrativo falido e infelizmente, como tudo que vemos, não será levado à sério. Soberania nacional é uma palavra desconhecida dos políticos brasileiros. Qual a finalidade de se eleger representantes que não exercem as diretrizes exigidas pela população? Onde estamos?

  21. Tudo isso está cheirando a vazo de rodoviária e entre os dedos no corrimão da vida, sobra a craca de sempre!…Entra inverno, sai verão e tudo fica na mesma. Há muito o lampião e seu bando anda garimpando o bolso do contribuinte. Um recado à FAB: Acorda, o brasil precisa de você, não brinque apenas de soltar pipas!…

  22. Cheguei prá bacalhoada!…Tô no pedaço sem entender o que foi feito do FX-2. Cara, o motor morreu antes da partida? Quem sabe o plano de vôo foi anulado no Galeão e passou prá Cumbica? Lula com Mantega é o prato preferido do Jobim e a vida da FAB tá cada vez mais Rousseff…

  23. Há muita gente que acredita em papai noel. Não acho que os políticos mudem o senso estático do Brasil, primeiro porquê não querem e segundo, porquê não fazem a mínima força para que a máquina se movimente. Convenhamos, a política precisa existir, os políticos nem tanto…Há uma ligação perigosa entre esses dois extremos. O dia em que o brasileiro souber votar (com a ficha limpa na cabeça) a coisa mudará prá melhor, com certeza. O FX-2 e a soberania nacional dançam a valsa no palácio do planalto e a FAB com o Nelson Jobim há muito se enroscam em um velho “twist”. O brasileiro já se cansou dessa “labuta” e já vislumbra um outro horizonte: Questionar o IPVA até a morte; eliminar de uma vez por todas os pedágios; usar gasolina azul prá acelerar o possante; álcool só na cabeça (com churrasco e tudo); andar prá todo o lado com a Constituição Federal; cutucar os políticos com vara curta…

  24. Está se montando uma bomba nesse país à cada dia, através de atos públicos governamentais que não condizem com o desejo da população. Ninguém deseja pagar taxas, sobretaxas, tetrataxas como tem ocorrido, principalmente nessa gestão do PT. Façam as contas do valor pago pelos seus carros desde a fabricação até o seu sucateamento e verão o quão o estado tem exagerado em sua fome de impostos, à começar pelo IPVA. Precisamos prestar mais atenção a isso e exigirmos resultados, um exemplo? O FX-2 sem o respaldo que deveria ter. A soberania nacional deveria ser totalmente assimilável pelas nossas forças de segurança e isso está longe de ser obtido. Há muitos conceitos a serem revistos e esperamos que haja bom senso e um planejamento político-administrativo coerente.

  25. A caricatura do FX-2 é psicodélica. O posicionamento apresentado por Dilma Rousseff é muito subjetivo e fica sempre estampado o sentido de incompetência político-administrativa. Está certo que tudo isso foi herdado do governo anterior, mas é a mesma faceta política, o mesmo partido, enfim , sobra a pergunta: Até quando tudo isso finalizará? É uma questão sòmente de gestão? Então por quê parar? Colocar o trem nos trilhos é só uma questão de ordem. Um investimento dessa natureza não há o que se questionar. A sociedade em peso questiona e convive há tempos com os desmandos políticos, esses sim são caóticos. O que a revista Veja registrou nesta semana já é um velho conhecido de gaveta (um rato estampado em sua capa). Parabéns à mídia que fala aberto o que o povo brasileiro pensa.

  26. O PT precisava se envergonhar de seus atos públicos inescrupulosos e mostrar ao Brasil a que veio, afinal, foi uma das oposições que mais criticou os governantes e agora na posição de situação, tem feito horrores, um papelão político-administrativo. Vocês estão aí agora, façam algo pelo Brasil!.

  27. Parabéns editores da revista Veja!. A política brasileira é vergonhosa mesmo e idem para o que se fez pelo FX-2 até o presente momento. Não é somente a FAB que se encontra no abandono, há muitas falhas que precisam ser levadas a termo. O Brasil é um país de “croqui”, estamos ainda em um canteiro de obras e se não houver um bom administrador, com muito bom senso, tudo isso se perderá e as chances de crescimento vertiginoso cessarão. É importante que os políticos tenham discernimento para saber o que é um gasto e o que é um investimento.

  28. Vira e mexe estamos pressionados com impostos, taxas, sobretaxas e nós contribuintes não sabemos até onde o governo brasileiro quer chegar. O patamar atingido pelo fisco já ultrapassou em muito o limite da razão (é o maior imposto do mundo). O que precisamos não é mais degraus de impostos e sim, o resultado social desse pagamento ao leão. Não está certo pagarmos todo o ano esse IPVA (imposto sobre veículos automotores) pois nossos carros já são os mais caros do mundo e já pagamos 40% de impostos na aquisição do produto final (é portanto uma sobretaxação). Os pedágios ferem o direito constitucional do “ir e vir em território nacional”. As taxas municipais , estaduais e federais são sobretaxações pois, o estado já cobra seus serviços no imposto de renda (não haveria lógica com uma cobrança tão alta sem uma oferta de serviços de boa qualidade). Esse apetite devastador precisa ter limites. O FX-2, um marco da soberania nacional permanece no esquecimento, demonstrando claramente a cabeça dos políticos que estão no poder. Como o ministro da defesa, Nelson Jobim, aceita que o Brasil se sucateie tanto e às vistas do célebre contribuinte que paga ao estado para que ele tenha total autonomia. São conjecturas que nos deixam pasmos e revoltados com tamanha incompetência administrativa. O Brasil quer e deseja ver resultados imediatos. Chega de enrolação!

  29. A classe intelectual de nosso país encontra-se apática, não se pronuncia, não se posiciona e o rumo político da nação está cada vez mais caótico. Os nossos representantes no congresso não cumprem com as responsabilidades sociais e não respondem à altura com os desígnios de toda a população. Todos querem que a “lei do ficha limpa” volte à mesa de discussões. Todos querem um FX-2 solucionado e muito bem solucionado. Todos querem transparência nos atos públicos. Todos querem que haja bom senso em todas as resoluções importantes ao país. Que o estado exerça suas funções e não seja responsável pela deflagração de revoltas populares, de revoluções, de anormalidades político-administrativas. Que vença a razão!…

  30. Cesare Battisti não foi apenas um militante de esquerda, conforme muitos políticos do PT e sim, um bandido, um executor, um assassino de quatro pessoas e, se o Brasil continuar assim, poderá perder a simpatia da Itália que, muito justamente reclama a extradição desse indivíduo inescrupuloso. Não vejo razão para que o supremo se posicione contrário a sua extradição. Quando digo que o Brasil está trocando as pernas pelas mãos não estou delirando, há muita irracionalidade e falta de bom senso por parte dos políticos brasileiros. Não queremos de forma alguma em nosso território mais um bandido desse “naipe”. É assim que percebemos a ausência de discernimento entre saber quem é réu ou inocente. Essa desorientação advocatícia e também política, está também presente no FX-2 que se arrasta sem a mínima diretriz. O Brasil da atualidade é incoerente em seus atos e mostra imaturidade político-administrativa. O direito internacional está embasado em respeito entre as nações, direitos institucionais e direitos humanos, não em abrigar terroristas e assassinos condenados. Está errado o foco em que tudo isso se projetou, lugar de bandido é na cadeia.

  31. Ouvir isso da Itália, de que “o Brasil não está preparado para ser uma potência” é triste mas é a verdade crua e nua. Esse caso Cesare Battisti teve repercussão mundial e mostrou o quanto o país é acéfalo, o quanto a política brasileira é amadora e tendenciosa. Um indivíduo como esse jamais poderia ser solto e sim extraditado para o país em que ele aprontou das suas. Vidas humanas foram perdidas nas mãos desse indivíduo (quatro vidas) e aqui é recebido com todas as regalias possíveis e solto à seguir. Onde estamos, meu Deus? A Itália está amaciando muito e acho que deveria cortar todas as relações com o Brasil. É uma afronta à justiça italiana. Quem encobre a ação de bandidos é considerado cúmplice, é uma co-autoria, não merece as considerações como uma pessoa de bem e o Brasil fez exatamente isso. Absurdos atrás de absurdos. E ainda acham que essa mesma turma lá de cima pensa em soberania nacional? Esse FX-2 não tem chance, infelizmente!…O raciocínio é muito restrito.

  32. Sabe aquele momento em que entramos em um teatro abandonado, com tudo empilhado, muita poeira, panos enrolados, fantasias rasgadas, pisos descascados e uma escuridão sem limites? Taí, é o resumo do que o Brasil passa no momento. O governo tenta maquear a situação, mas é impossível esconder a verdade, mais dia , menos dia, as coisas se clareiam e tudo aparece deixando tudo amarelo. Estamos no limite do “stress”, mal conduzidos, mal administrados e com os bolsos vazios, lisos, raspados…Isso é governar um país? Não há mais projetos que tragam o resgate da dignidade do brasileiro. Somos massacrados dia e noite. Há sempre uma medida provisória no congresso para arrasar com a população. O governo fecha o cerco e quer mais , mais , mais, uma fome absurda e irracional de impostos…Onde se encontram os resultados de tudo isso que diariamente tiramos das bocas de nossos filhos? E Guido Mantega tem ainda a cara de pau de dizer à público que não tem dinheiro para comprar caças para a FAB!…Será que depois de tirarem tudo do brasileiro, ainda querem que compremos esses caças com as moedas que sobraram nesses bolsos poidos e mal tratados? Falta ao brasileiro só uma coisinha: Vergonha na cara!. Quem estamos colocando lá em cima para nos representar? São pessoas que realmente desejam um Brasil melhor? Uma reflexão não faz mal a ninguém!…

  33. Guido, Jobim e outros mais são farinhas do mesmo saco, não farão parte do processo de reaparelhamento da FAB (FX-2). O dinheiro vaza por outros lados e jamais será empregado em algum esquema que envolva a nossa soberania nacional. Estamos à pé de tecnologias e políticos. Salvem o Brasil!…

  34. Guido Mantega chega a ser arrogante, como se fosse o dono da verdade ao dizer que não há dinheiro para comprar caças para a FAB, mas sabemos que há e há muito dinheiro arrecadado que não está sendo bem direcionado. Investir na soberania nacional não é um gasto, sr ministro e sim, um belo de um investimento. O Brasil precisa urgentemente de uma reestruturação de suas forças de persuasão. Precisa se equiparar com o primeiro mundo em termos de defesa. Precisa ter uma perspicácia político-administrativa compatível. Todos os contribuintes estão esperando uma resposta do governo à altura desse país.

  35. O FX-2 está quase se comparando ao J Quest, 15 anos de caminhada (aniversário)…O foguete de tão embolorado já não dá aquele tiro de rojão, também há quanto tempo isso se arrasta!…A champagne que seria utilizada para brindarem o fim do imbróglio nem explode mais, o gás já se evaporou…Nelson Jobim está plantando batatas no sítio e não quer saber mais de FAB, que dirá do Exército e da Marinha…Será que ele ainda é o Ministro da Defesa?

  36. O melhor que o Brasil faz é tomar vermífugo, assim limpa tudo o que parasita essa nação. Não adianta mais falar isso ou aquilo, a ação da sociedade é que terá algum peso. Quantos de nós policia os políticos que estão lá em cima, que colocamos lá, seguindo seus passos e suas prerrogativas? Todas as decisões políticas devem ter respaldo da população, chega de ações maléficas que trazem desconforto social!. Chega de impostos sem resultados que lesam a população! Abaixo a vulgarização da política!. Tudo no Brasil, desde o FX-2, não funciona e essa imensa máquina precisa se recompor urgentemente e passar a produzir seus frutos. Nossa nação é rica e maravilhosa. Nossa população merece colher esses frutos ainda em vida. Abaixo a corrupção e viva o Brasil!

  37. Todos esses comentários que estão girando na internet há tempos sobre a corrupção na Caixa Econômica Federal, especificamente sobre os jogos da Mega sena, revoltam os contribuintes, os apostadores e toda a população brasileira. Se é verídico ou não, é um caso de polícia. Esses comentários não surgiram do nada e deve haver algum fundamento. Somos lesados por todos os lados e isso é revoltante. Cadê o dinheiro para comprar os caças para a FAB, Sr. Ministro Guido Mantega? O que o Sr. Ministro da Defesa, Nelson Jobim, está fazendo pela segurança nacional?

  38. Políticos reunidos no Congresseo Nacional para liberarem a marcha da maconha, esse é o nosso Brasil, uma reunião de peso político para decidirem idiotices!…Por quê não se reunem emergencialmente para decidirem sobre a nossa soberania nacional? Sobre o FX-2? A maconha é uma droga e foi constatado por cientistas internacionais renomados que degenera neurônios, precisa falar ou decidir mais alguma coisa sobre isso?

  39. Vocês ainda acreditam que os políticos brasileiros vão colocar o FX-2 como prioridade? Nem que a vaca tussa!…É mais provável que chegue aqui uma galinha cheia de dentes e dê um belo sorriso…Um país que vende seus carros a preço de ouro para seus próprios contribuintes e ainda os aluga (IPVA) anualmente aos mesmos, não pode ser sério; que recebe bandidos como um chefe de estado; que só falta cobrar impostos sobre o ar que se respira; que nem uma moedinha poderá sobrar nesse chão senão o município, o estado e a união limpam!…Precisa dizer mais alguma coisa?

  40. Realmente essas politicas adotadas no Brasil não está nada fácil de engolir. Chegou-se a um patamar insustentável. O governo só pensa em impostos, taxas, sobretaxas e os serviços públicos só pioram, não há respostas, resultados do que se gasta. Tentam inventar a cada dia uma forma de lesar o contribuinte e isso leva à população a uma intranquilidade sem limites. O estresse existe e não é pouco. A população espera respostas ao FX-2 e também a outros setores estagnados. Não há luz ao fundo desse túnel e hoje ainda sai na mídia que o ex-presidente Lula criticou os E.U.A. em reunião na Africa. Qual o sentido de tudo isso?

  41. Qual o argumento político-administrativo para se anular um FX-2 que visa exclusivamente o controle da soberania nacional? As nossas forças de persuasão não existem e estão fora de foco do governo, essa é a questão mais crítica.

  42. Parabéns ao autor desse blog por ter a coragem de dizer a verdade! Esse país só funciona às custas de cutucões e infelizmente poucos tem a coragem de falar abertamente o que realmente precisa ser dito. A revista Veja tem feito também um ótimo trabalho nesse sentido. Que toda a mídia se conscientize de que o Brasil precisa de cabeças pensantes e atuantes. Vamos mexer com tudo isso para melhorar esse país! Viva o Brasil!…

  43. Parece que a coisa está cadenciada, como se existisse um bateirista marcando compasso. Entra dia, sai dia,os mesmos problemas: Juros altos; impostos estratosféricos; abusos de poder; desmandos políticos; uma meleca só…

  44. Esse afago de Lula aos ditadores coloca o Brasil na contramão da política mundial; é incrível o quanto se constrói e ao mesmo tempo se destrói um caminho de entendimentos com os E.U.A.; é visível esse contrasenso fazendo com que haja uma eterna desconfiança sobre as diretrizes estabelecidas até então: ou o Brasil busca uma democracia real e distancia-se dos regimes ditatoriais ou se torna um regime que nada contra a maré e vive um pesadelo político, não há meios termos; a influência de Lula também sobre o caso Cesare Battisti, quer queira ou não, foi terrível à política brasileira; por quê então a boa acolhida ao presidente Obama em visita ao Brasil? Com todas aquelas palavras de reciprocidade e elogios… Com tudo isso em andamento fica intrínseco a falta de tato e a vulgarização dos laços criados até então. Dilma Rousseff se aquieta mas sabe o quão tudo isso é negativo ao seu governo. Frente a todos esses acontecimentos é que entende-se o desencontro desse FX-2, há nesse país mãos opostas que nos distanciam de objetivos coerentes. Ninguém trabalha com um unico senso direcional e isso é preocupante; é como se iniciasse uma construção sem que os projetos arquitetônicos fossem concluídos, uma verdadeira anarquia sem um plano pré-estabelecido. Charles Degaulle dizia há muito que o Brasil não era um país sério e isso trás à tona a falta de amadurecimento político-administrativa. Precisa haver coerência no que se diz e no que se faz ao país. A política internacional brasileira é falha e requer reflexão.

  45. O FX-2 não é tido como prioridade, senão já estaria definido há tempos. Há outros pontos prioritários como a o casamento gay; o título de cidadania à Cesare Battisti; a criação de mais uma medida provisória prá lesar o povo; legislar em causa própria (principalmente sobre salários); a marcha da maconha (um fuminho não faz mal a ninguém); o aumento dos combustíveis(coisa pura e boa tem que valer mais); uma forma de se encaixar a CPMF no bolo do leão (se falar que é imposto sai tiro); bolar uma forma de dizer por quê é cobrado o IPVA (tudo já foi dito, mas nada emplacou); bolar uma forma de distanciar o Lula do poder ou fechar sua boca principalmente sobre os E.U.A.; passear pelos continentes vendendo a imagem do Brasil ou fingindo que fazem negócios prá melhorar o país…O Brasil precisa mostrar ao seu povo local e ao mundo que é um país sério!.

  46. Agora convenhamos…Comprar caças supersônicos para pousar onde? Não temos nem aeroportos prá isso!…Até o tiririca já conseguiu ver essa deficiência!…Quem sabe o FX-2 não rola porquê já olharam para o outro lado da questão!…

  47. Um lembrete: Quando uma secretária boazuda trás um calhamaço de papéis para assinar, cuidado, assina-se até o que não existia ali! Foi o que aconteceu com o FX-2 provavelmente, não havia a intenção de se promover uma licitação desse porte, foi um acidente de percurso, só isso!…FX-2? Nunca assinei esse troço!…Olha, só pode ser isso, não é possível ser diferente, foi uma simples falha de comunicação!…Mete a borracha! Apaga logo!…

  48. Notícia de ultima hora (furo jornalístico): “Os políticos brasileiros estão boicotando o FX-2”; ou melhor seria: “Os políticos brasileiros viraram as costas para o FX-2”; ou ainda: “Os políticos brasileiros não sabem o que é FX-2” ; e mais uma: “Os políticos brasileiros jamais pensaram ou falaram em FX-2”; melhor: “Há muita coisa a se pensar e o FX-2 é só uma azeitoninha nessa pizza”!…E o contribuinte se pergunta: Sou o bobo da corte, um palhaço de circo ou um completo idiota? Ao contrário do que diz Guido Mantega, sabe-se perfeitamente que há dinheiro em caixa para a FAB, para o Exército e também para a Marinha. O brasileiro não é nada bobo Sr. Ministro, está vendo tudo isso, participando dessa ciranda e nada foge a seu olhar minucioso. Sabe-se perfeitamente que sómente os offset implícitos no pacote do FX-2, amenizarão os gastos e trarão lucros ao país. Então fica aqui a celebre pergunta: “Por quê parou, parou por quê”? Querem que a iniciativa privada assuma os compromissos do governo? Afinal o PT está no poder não é para trazer soluções ao país?

Comentários não permitidos.