Deu no Defesa@Net:torretas UT30 da Elbit Systems, serão produzidas no Brasil

As torretas UT30 da Elbit Systems, serão produzidas no Brasil pela Aeroeletrônica, e serão instaladas no veículo IVECO 6X6 Veiculo Blindado de Transporte de Pessoal – Médio de Rodas –  Projeto Guarani

http://www.defpro.com/data/gfx/news/b2845f19c7322b1dffac2e84911ab26e49ce8a0c_big.jpg

Haifa, Israel, 06 Janeiro 2010 – A Elbit Systems Ltd. Anunciou que a sua subsidiária brasileira, Aeroeletrônica Ltda. (AEL) recebeu um contrato com um potencial de até  440 milhões de Reais (aproximadamente U$ 260 milhões) para o suprimento da “Torreta não Tripulada” (Unmanned Turret)  UT30 BR (canhão de 30 mm) com o Exército Brasileiro para o Projeto Guarani.

Este contrato segue outro recebido em 2009 pela Elbit Systems para o fornecimento de várias Unmanned Turrets em uma competição internacional onde participaram  vários fabricantes internacionais.

O contrato é para o fornecimento pela  Elbit Systems da UT30 BR a ser instalada  em algumas centenas do Iveco 6X6 APC, conforme um cronograma de vários anos a definido pelas partes.

Joseph Ackerman, presidente CEO da Elbit Systems, comentou: “Nós estamos   honrados pelo contrato do Ministério da Defesa / Exército Brasileiro. Este  contrato é uma marca para a AEL em seu continuado processo de fortalecer as capacidades e tecnologias brasileiras. Ao vencer o contrato de um programa tão prestigioso atesta nossa liderança no campo de  inovação para forças terrestres, e nós esperamos ter outros clientes, tanto na América Latina como no resto do mundo “.


Nota do Editor

Em 2009 haviamos adiantado esta negociação que agora se concretiza.

Aeroeletrônica fornecerá sistema de armas para o VBTP-MR

Sugestão de vídeo: Barca




Fonte: Defesa@net

28 Comentários

  1. Serão produzidas ou serão montadas? Há no mercado brasileiro vários produtos “made in Brazil” que na realidade são apenas montados para obterem o benefício da redução de impostos.

  2. apesar da nossa diplomacia fazer afagos na palestina e em outros desafetos de israel, nós continuamos a nos favorecer
    da tecnologia de israel. será que o itamaraty sabe dessas parcerias/

  3. J. Claro eles não estao fazendo nenhum favor para o Brasil,estamos pagando,se eles não quisessem nos fornecer poderiamos comprar dos Italianos,franceses ou americanos!

  4. A noticia é boa, mas não tão boa quanto parece até aonde eu sei ia fica ou com uma empresa israelense ou brasileira… (ufu) que pena
    Uma coisa o Brasil compra e paga (e muito bem) por todo sistema que vem de Israel nada é doado se eles não nos venderem existem alternativas no mercado, os israelenses não são o ultimo biscoito do pacote… Por isso se o Itamaraty puder salva a vida de alguém eu como eleitor e cidadão do Brasil apoio a iniciativa desde que nos trâmites legais da diplomacia, não devemos vender nossas almas como Israel ou os EUA que para conseguirem seus objetivos não se importam em passa por cima de algumas montanhas de cadáveres.
    Com todo respeito amigo J. Claro não é minha intenção contrariá-lo apenas é minha visão do assunto.

  5. A Elbit não fo a empresa que comprou a Ares? Que justamente estava desenvolvendo uma torreta nacional similar à essa ae? Interessante.

    []’s

  6. justamente amigos.

    pagamos e devemos pagar o quanto vale. eu não ficaria feliz se fosse de graça. até porque podemos pagar.

    pra mim o que conta é a qualidade da tecnologia israelense.
    apesar de eu ser apenas e tão somente, um entusiasta, que
    acompanha o que acontece nesse setor muitas vezes esquecida por nossas autoridades políticas, penso que a tecnologia israelense acaba por colocar vários setores
    das nossas ffaas num patamar bem mais elevado.

    abraço a todos

  7. Eu particularmente estou pouco me lixando se compramos de A, B ou C. Se vai ser construído ou montado ou comprado pronto.
    Pra mim vale é que pela primeira vez iremos adotar um canhão automático de pequeno calibre numa torreta de última geração, não tripulada, estabilizada e dotada de sistema de mira avançado.
    Só isso já é suficiente para estar radiante.
    Se vamos construir , se temos capacidade para isso, melhor, mas no meu ponto de vista é secundário. Acho sim que temos que ser capacitados a fazer a manutenção e produzir a munição aqui.
    Vale lembrar que o calibre 30 x 173 mm é hoje considerado o mais avançado e flexível do mundo, e só o fato de escolhermos este calibre já seria motivo de satisfação por mostrar que estamos antenados com as tendências atuais.
    Sem falar na nossa opção por uma torreta não tripulada, também outra tendência mundial.
    Parabéns ao EB.

  8. Se faz, reclamam, se não faz reclamam, estou quase criando o trofel Hardy
    http://imagem05.vilamulher.terra.com.br/interacao/5322181/eu-sei-que-nao-vai-dar-certo-oh-dia-oh-ceus-oh-azar-83657-1.jpg
    para o leitor que só vê problema…
    Serão 2440 Guarani, nem todos equipados com esta torreta, que é uma das mais modernas do mundo, os sistemas são em estado de arte.
    todos os veículos serão dotados de sistemas modernos, coisa nunca antes experimentada pelo EB e diga-se por já, por muitos dos membros da OTAN até.
    mas não não vale de nada…
    Fazer o que?
    Metem o pau em israel e na França, nos EUA, mas sem eles estavamos ai na década de 70 em termos de armamentos.
    Parabéns ao exército, equipamento moderno, mão de obra e empregos no Brasil, parceiro fiável (Israel) arma moderna e veículo adequado, quem quiser ver algo melhor que mostre como e onde…
    Sds
    E.M.Pinto

  9. ANON…Isso se passa em todo o planeta.Quem tem a grana e a tecnologia busca mercados promissores e com não de obra e incentivos mais em conta e compreender e aceitar isso é beneficio.Mesmo meramente montando traz a perspectiva de poder criar e inovar.Assimilação e discernimento em reter o que soma é o caminho do direcionamento de correta pesquisa e futura produção industrial e dessa forma temos alcançado satisfatorios resultados e promissores prognosticos.Parabens a iniciativa nacional e aos especialistas do EB.

  10. Tem gente que não sabe nada de diplomacia e ainda quer chamar a atenção do Itamaraty? Fala sério, se é que não sabem, comprar equipamentos de outro país é uma forte “arma” política para negociar os interesses nacionais. O Brasil faz bem comprar da Elbit.

  11. Realmente é o que ha de moderno, e esses Ivecos, vão chegar para o EB, em termos de tecnologia sem dever nada a ninguém. Muito Bom!

  12. Me desculpe E.M.Pinto ninguém ta reclamando da torre e já sabíamos que uma torre com essas características seria adquirida a muito tempo só faltava saber da onde ia se brasileira ou israelense. Também era de conhecimento geral que dos 2.044 Guaranis só alguns receberia essa torre, pois haveria outros tipos de torres também.
    Agora acho pertinente discutimos quais os termos da aquisição se será mesmo só montada ou fabricada aqui. E eu realmente lamento muito que não seja uma nacional a vencedora… Se vc pega o exemplo da China suas armas não são as mais modernas, mas seu governo investe forte em sua indústria e hoje eles têm o J-10 e futuramente o F-20.
    Mas ta ótimo uma torre moderna vai atender os requisitos do exército e futuramente poderemos compra uma ainda mais moderna de lá também.
    sds

  13. só uma perguntinha….aonde que fica aquela torreta desenvolvida pelo dpto de ciência e tecnologia do exercito,junto coma empresa ares?? pelo q me consta ela tambem conta com diversos recursos de alta tecnologia como:visão noturna e espctral,senso infra vermelho e outros itens….a nao ser q o exercito vá fazer um misto dessas torretas com as nacionais nos blindados…outra coisa q eu gostaria de saber c alguém tiver esta informação é sobre um caminhão de transporte nacional chamado de octopus..c eu nao em engano é esse mesmo o nome..
    abração a todos

  14. ATÉ AQUI É A UNICA PARCERIA ESTRATÉGIA QUE ESTÁ DANDO CERTO COM O BRASIL,produto do capital israelense que está acreditando no nosso potencial.

  15. Kal,
    Se você se refere a torre REMAX que o EB está (estava) desenvolvendo ela suporta calibre menores como uma metralhadora média,pesada ou um lançador automático de granadas. Ela é mais propícia a um veículo de transporte de tropas.
    Esta torre da Elbit suporta um canhão automático de 30 mm,mais uma metralhadora média e até um lançador duplo de mísseis antitanques, sendo mais indicada para um veículo de combate de infantaria ou um veículo antitanque (e até antiaéreo, se armado com mísseis certos).
    Como o sistema é modular, não quer dizer que todas virão com os reparos para mísseis, mas suponho que todas virão combinadas a uma metralhadora média.
    Seria interessante se algumas fossem dotadas de mísseis antitanques, podendo ser até mesmo o MSS1.2 nacional.
    Provavelmente alguns veículos Guarani serão dotados da torreta nacional REMAX (?) e outros esta mais pesada com canhão.
    Outros ainda deverão ser dotados de morteiro, canhão de 105mm, etc.
    A maioria contudo deverá vir apenas com a tradicional “ponto 50” numa estação manual mesmo.

  16. Caro Kalchikov,

    Se a Elbit comprou a Ares, deve ser propriedade deles agora. Ou seja foram houve todo um trabalho de pesquisa, para no fim comprar uma prateleirada israelense. Dureza.

    []’s

  17. Caro Edilson, não que seja um problema, mas vejo uma série de iniciativas nacionais sendo substituídas por equipamentos de prateleira. E o pior, empresas nacionais, sendo multinacionais. Cadê a END? Cadê o investimento nacional em P&D e Tecnologia?

    O Iveco Guarani é outro bom exemplo, um veículo que talvez com um pouco de esforço poderia ter sido desenvolvido e produzido pela Avibrás, por exemplo.

    []’s

  18. Existe uma diferença grande entre “só ver problemas” e elaborar uma crítica. Os monitores lcd “made in brazil” têm, se eu não estiver enganado, 1,08% de tecnologia brasileira. Para quem não entende o que isto significa, eu digo que ´e emprego para pesquisadores desenvolverem ciência aplicada, engenheiros desenvolverem produtos e conseqüentemente dinheiro para construir escolas, universidades, hospitais. Tá na hora do Brasil começar a desenvolver sensores. Este é único componente nesta torre que não temos condição de fazer e, pelo que parece, não vamos ter esta necessidade visto que como alguns comentam isto não importa. Vamos seguir vendendo commodities…

  19. Podemos fazer como na II guerra mundial. Vender umas trocentas toneladas de algodão para comprar um avião. Hoje podemos vender banana, café (desculpe, a china esta começando a exportar café para o Brasil – não dá). Vejo no empenho da china o verdadeiro cominho para desenvolvimento científico e tecnológico. Independente, com total domínio sobre o conhecimento desenvolvido e empregado para o seu desenvolvimento. Depois não vejam com surpresa o j-20 chinês saindo do nada.

  20. concordo com o amigo carlos argus…pq ficar servindo apenas de exemplo pros outros não cola…e outra coisa todos os países sem exceções ja fizeram e ainda fazem tecnologia reversa…esse negocio de ficar só montando as coisas no brasil não gera conhecimento algum…ha nao ser na parte de manutenção e olhe lá…ta na hora dos centros de ciencia e tecnologia das 3 forças começarem a fazer isso com os novos armamentos q estão chegando…dá aquela revirada e desenvolver melhorando a tecnologia recebida…os eua fizeram isso a russia a mesma coisa…e agora a china faz o mesmo.pq essas empresas q vem pra cá querem apenas a ajuda fiscal q os estados dão,nda mais q isso

  21. Eu deixaria eles montarem/fabricarem aqui, sem problema nenhum. E quando eles estiverem fazendo isso nós poderíamos mandar uns engenheiros bem “safos” lá na fábrica para copiarem a fórmula. Sou a favor da espionagem industrial, engenharia reversa e o que for;
    Copiando também se aprende a fazer…

  22. mais uma vez se mata a iniciativa brasileira de projetos de defesa, foi só a Elbyt comprar a Ares que desenvolvia um projeto de torreta nacional que já adquirimos uma similar fabricada pela Elbyt, será que nunca este país via abrir os olhos para a dominação internacional que impede qualquer desenvolvimento da industria de defesa nacional ? – depois que inventaram o neo-liberalismo e inventaram que o nacionalismo é uma espécie de terrorismo os beneficiários desta situação são sempre os mesmos, mas não podemos criticar pois eles são muitos poderosos, seu poder vem do seu dinheiro e da mídia completamente dominada por eles (eles quem?), tirem suas próprias opiniões

Comentários não permitidos.