Itália pode retaliar Brasil com veto a acordo militar

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O Brasil poderá sofrer a primeira consequência diplomática por ter decidido não extraditar o terrorista italiano Cesare Battisti daqui a menos de duas semanas.

No próximo dia 11, o Parlamento italiano deve votar a aprovação de um acordo de cooperação militar firmado entre Brasil e Itália que prevê o desenvolvimento de projetos para a construção de navios de patrulha oceânica, fragatas e embarcações de apoio logístico.

Esse é o último passo para que a negociação possa sair do papel. Em recente entrevista à imprensa italiana, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou que tudo o que o governo italiano podia fazer em relação ao acordo há havia sido feito e que o “resto cabe ao Parlamento”.

Antes mesmo da decisão oficial de manter Battisti, ele disse que “ninguém deveria imaginar que um ‘não’ à extradição de Cesare Battisti não teria consequências”. “Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais”, completou.

Ao fechar a negociação, em junho de 2010, o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, afirmou que a parceira intensificaria “as relações com a Itália, de forma a estabelecer entendimentos em diversos setores, tanto na área de Defesa, como nas de ambiente e de cultura”, afirmou, então.

BATTISTI

Boa parte das críticas à decisão do Brasil de manter Cesare Battisti no Brasil saíram de parlamentares que, agora, terão de analisar o acordo militar em questão.

No último dia de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não extraditar Battisti ao entender que, se ele voltasse à Itália, poderia sofrer perseguição ou discriminação por sua atuação política durante os anos de chumbo na Itália, durante a década de 1970.

Lula contrariou o que havia dito o STF (Supremo Tribunal Federal), que entendeu não haver essa possibilidade e autorizou o envio de Battisti ao seus país, onde ele foi condenado à prisão perpétua por envolvimento na morte de quatro pessoas.

Battisti, porém, nega participação nos assassinatos e diz sofrer perseguição política. Ele havia obtido refúgio político do então ministro da Justiça, Tarso Genro, mas o ato foi posteriormente anulado pelo próprio Supremo.

A decisão do governo brasileiro de mantê-lo no Brasil fez com que a Itália chamasse de volta seu embaixador no Brasil, ato que representa o primeiro sinal de um possível rompimento diplomático entre dois países.

A mesma reação também havia ocorrido quando o Tarso concedeu ao italiano o status de refugiado.

TIRO NO PÉ

Autoridades brasileiras acreditam que a reação da Itália, contudo, não deve passar disso. Consideram que uma possível retaliação do governo italiano poderia ser um “tiro no pé”, já que existem diversos pedidos de extradição feitos pela Itália para o Brasil e que, normalmente, são concedidos.

Além disso, o caso ainda precisará passar por nova análise do Supremo Tribunal Federal, antes que Battisti seja posto em liberdade.

Existe a chance, portanto, de o tribunal novamente anular o ato de Lula, caso venha a considerá-lo ilegal.

Alguns ministros avaliam que o presidente não poderia ter usado o mesmo argumento de Tarso, de que ele pode ser mesmo perseguido na Itália, pois o Supremo já descartou essa hipótese.

Outros porém, segundo a Folha apurou, acreditam que o presidente da República pode se opor ao que diz o Supremo Tribunal Federal, já que o primeiro analisa o caso politicamente, enquanto o segundo o faz de forma técnica.

Fonte:  Folha

50 Comentários

  1. Certo eles. A esquerda brasileira foi quem deu abrigo a esse terrorista e manchou a imagem do país por essa atitude política.

  2. Duvido que essa retaliação aconteça.
    Tem Inglaterra, França, e se não me engano até a Coreia para fazer negócio nessa área.
    Parece algo sem sentido a Itália perder alguns bilhões por conta de um condenado. Seria uma punição para Itália, e não para o tal Battisti
    Acho que vai pelos caminhos de Haia, e outras medidas do gênero, nada que envolva grana.
    Afinal, não andam soprando bons ventos pelos lados do euro.

  3. O que alguns países europeus ainda não entenderam é que os países são soberanos, e quanto à retaliação, a Itália já não é mais a mesma, o que já era pobre está em situação pior, as vezes nem tem coleta de lixo, o desemprego cresce de maneira galopante, portanto, se eles quiserem retaliar economicamente, vai ser pior pra eles.

  4. Agora quem vai sustentar essa besta assassina aqui! Nós contribuintes?
    Tem mais é que extraditar. O problema dele é com seus compatriotas e nós aqui não temos nada a ver com isso.
    Esses comunistoides seguidores de Stalin, Mao, Pol Pot, etc, mataram mais que os nazi.
    Estão colocando a ideologia acima da ética e da justiça. Dois pesos e duas medidas.

  5. Bem,se os italianos quiserem retaliar,que o façam…Podemos desenvolver a nossa marinha junto com a Inglaterra ou a França, que já ofereceram esse tipo de acordo.A Itália é que sairá perdendo(muito $$$$$).Também tem a Holanda e a Alemanha,com tradição em construção de navios.E depois de todos esses,ainda tem a Coréia do Sul…

  6. Não to dizendo!.. depois dizem que são países sérios! Uma coisa tem nada a ver com a outra!!.. benditos politicos e diplomatas que ferram tudo! Façam um curso intensivo de defesa nacional antes de comparar peixe com boi!.. Por isto reafirmo o compromisso que o Brasil tem de ter com países da espinha dorsal da elite.. que é a suécia.. sem erro!..

  7. A Italia tem muito a perder com isso.
    A França, Inglaterra, e Coreia do Sul, estão se ajoelhando e agradecendo a todos os santos, rssrsrs.

  8. Essa eu quero ver. Se a Itália não fizer o acordo com o Brasil o Brasil compra estes materiais de qualquer outro país..

  9. Duvido que a Itália impugne a aprovação do acordo militar. Afinal, o Batisti não vale os bilhões que o Brasil pretende gastar. A Europa inteira está à beira da bancarrota, sendo que muitos países estão pensando seriamente em sair do euro.

    Com certeza os italianos não vão querer perder essa venda por causa de um simples bandido.

  10. LEI DA RECIPROCIDADE COM A FRANÇA.
    .
    .
    Pra mim, o que o governo brasileiro deveria fazer,é o mesmo que os franceses fizeram conosco.
    Mandava a ABIM colocar o italiano secretamente na frança e deixas que os franceses segurassem o rabo do foguete.

  11. lula deveria saber muito bem o que estava fasendo,e fez no direito dele,ja que colocaram para ele decidir,para a hitalia menos um para sustentar,para o brasil mais um, mas como é bom ajente presisar de um abrigo,de uma mão estendida ,e encontrar,não é mesmo.creio que o presidente decidio com o coração,e quem de nós no lugar do hitaliano cesare,não iriamos gostar de receber um abrigo,uma luz ao fim do tunel,quanto aos navios ate seria bom para a marinha brasileira,pois a frança , inglaterra e até mesmo a coreia do sul são mais capacitadas que a hitalia neste tereno,e as frenn fransesas são um pouco mais caras mas bem mais equipadas tecnologicamente,pessoalmente prefiro élas,duvido que os hitalianos vão ser tão burros neste momento de crise,e é bom o brasil se impor um pouco e parar de faser só o que os outros paises querem.

  12. Quem perderia neste caso seria mais uma vez a Itália. Sabe qual a melhor forma de se resolver isso. Agentes Italianos sequestrarem este terrorista de esquerda, como fizeram os Israelenses na Argentina, e levá-lo de volta a Itália.
    [ ]s

  13. Essa eu pago pra ver!!!,seria uma infantilidade por parte da Itália,pois ela não teve esse mesmo comportamento com a frança que recebeu vários dissidentes do mesmo ou pior nipe do Battisti,outro fato seria um prejuízo caso a marinha escolha as Freem Italianas,ai a frança e a Inglaterra agradecem.

  14. Se a decisão do ex-presidente Lula foi ou não perfeita ela é pessoal e deve ser respeitada.Se agora a Dilma optar por extraditar tambem devemos respeitar.Mas se eles querem nos intimidar não se extradite,rompom-se acordos e contratos e que se danem.Não podemos ceder a pressões de ninguem pois quando ceder-mos a primeira abrira uma comporta para outras tantas.Temos de ser respeitados como nação soberana e se vierem aqui com o intuito de praticarem crime de sequestro conhecerão a nossa lei alem de receberem um digno tratamento com todas as honras da casa.Que venham,lasanhas não são prioridade em nosso cardapio.

  15. Não vou entrar no mérito sobre esse carcamano,mas se uma parceiria com a Itália for baseada nesses termos,no qual qualquer coisa que a Itália se sinta ofendida,reagem retaliando,é melhor nem entrar nessa parceiria,pois assim ficaremos na dependencia de agradar ou não os italianos,se for pra isso é melhor ficarmos com os americanos.

  16. Aguardem…Vem ai embarcações Coreanas e Gripens rsrs Vamos parar de comer pizza e que se danem as calabresas rsrs Hummm e as Coreanas são lindas rsrs como é linda tambem a nova Princesa Brasileira Marcela Temer que por sinal o nosso vice tem gostos A LA BERLUSCONI rsrs

  17. Nao diga bobagem!!!Ele matou soh quatro criminosos, defendendo o seu pais contra a tirania facista!!!. E as ditaduras de direita entreguistas que rasgaram a constituicao, mataram e torturaram um sem numero de pessoas no Brasil e fora dele e aprisionaram o povo ???? Nao sao terroristas??? Ha algum general vira-lata sanguinario desses na cadeia ou sendo perseguido??????
    Quanto a equipamentos militares, outros paises ficariam muito felizes com a saida da Italia da concorrencia e prontamente nos forneceriam o que precisamos. Nao tenham duvida, incompetencia e infantilidade e erro grosseiro da diplomacia italiana, dando tiros nos proprios pes !!! Nao conseguem por fim nem na criminosa mafia italiana e estao com essa estupidez, isso eh curtina de fumaca!!! Esta certissimo o Presidente Lula, deve soltar o Battisti mesmo!!!!

  18. Em tempo, neste caso existe uma infinidade de opções das KDX Coreanas as próprias FREMM Francesas, passando pelas fragatas Alemãs e Inglesas. Sem contar as opções de segunda mão.
    [ ]s

  19. É simples assim: O que a Italia oferece outros paises tambem oferecem tao bons ou melhores. Oferta, procura… Se aquele bufão neo-liberal do Berlusconi quiser ele pode ir falar grosso com a Eritreia, a Libia, a Somalia. Aos cagões que acham que devemos ficar de joelhos: SOMOS UM PAIS SOBERANO.

  20. lucena o que a França tem haver com isso,deixa ela na dela….rsrs

    lucena isso que vc fala já aconteceu os socialistas franceses deram asilo á vários membros da esquerda Italiana,o Battisti se não me engano passou um longo período na frança,agora te pergunto eles fizeram esse Show todo,a resposta é NÃO

    Os italianos ano passado acusaram os franceses de pressionarem o brasil…rsrs

  21. Itália acusa França de influência no caso Battisti:

    AE – Agencia Estado
    26 de janeiro de 2009 | 9h 22

    Um membro do governo italiano acusou o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e sua esposa, a franco-italiana Carla Bruni, de terem pressionado o Brasil a conceder o status de refugiado político ao ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti. Ontem mesmo, em entrevista à RAI, Carla Bruni chamou a acusação de ?calúnia? e negou qualquer tipo de envolvimento no caso e com Battisti, condenado a prisão perpétua na Itália.

    ?Não tive nenhum papel, absolutamente não, e estou muito surpresa com o modo como este boato cresceu. Jamais defendi Battisti e estou contente de poder responder a esta pergunta e poder dizer isso também aos familiares das vítimas?, disse a primeira-dama francesa, em programa difundido ontem na emissora de TV italiana.

    No sábado, o subsecretário de Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica, acusou o casal presidencial francês de estar envolvido no caso. ?Já está claro que as pressões sobre Lula no caso Battisti foram feitas por Sarkozy?, afirmou, citando ainda a suposta participação de Carla Bruni no episódio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  22. Engraçado é que muitos aqui esquecem que durante anos o banqueiro Salvatore Cacciola, ex-dono do banco Marka, morou tranquilamente na Itália mesmo sendo acusado de muitas fraudes aqui no Brasil. Precisou ser preso em Monaco poara ser mandado para cá. Agora os italianos acham que devemos extraditar quem ELES querem e quando ELES querem. Que esperem sentados.
    E que não assinem o tratado. Quem perde são eles.

  23. “o tratado de extradição entre Brasil e Itália, impede a extradição por crimes políticos”

    é só ler a wikipedia para ver que o trato que deu Itália a França foi totalmente distinto ao que está tentando dar ao Brasil.
    Além disso parece as acusações foram só de arrependidos e de uma vítima que fala que se deve condenar a Battisti porque se deve condenar alguém, mas sem nenhuma prova.
    Ou seja todo indica que o cara é um bode expiatório.
    ————
    Wiki: o que está no meio é que na época do processo os detentos eram torturados e talvez isso ajudou a conseguir as declarações dos arrependidos.
    É claro não corresponde ao Brasil dar palpite sobre isso.
    Também a França violentou as normas da justiça, porque não pode julgar duas vezes pelo mesmo crime.
    A wiki tem bastante info, muito interessante.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cesare_Battisti_%28escritor%29
    É uma pena o governo italiano usar o caso para fazer uma campanha nacional, deveria manté-lo dentro do marco jurídico e diplomático.
    Acho que a existência da figura do arrependido é boa, mas não pode nunca substituir totalmente as provas.

  24. Me desculpem os amigos mais essa matéria da folha não esta correta. Onde se diz: “Lula contrariou o que havia dito o STF (Supremo Tribunal Federal), que entendeu não haver essa possibilidade e autorizou o envio de Battisti ao seus país.”

    O que aconteceu foi que em fevereiro de 2010, o STF negou o pedido de liminar do governo italiano contra a decisão de conceder refúgio a Battisti. Após a votação pela extradição, os ministros decidiram também pelo placar de 5 votos a 4 que a decisão final sobre a extradição caberia ao presidente Lula.

    PORTANTO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NEGOU O PEDIDO DE EXTRADIÇÃO, E PASSOU A DECISÃO PARA LULA.

  25. Interessante os comentários que leio aqui. Alguém aqui conhece o processo que condenou o Battisti? Após as ameaças italianas, se o Brasil ceder vai ter conseqüências sérias na política externa. Lembrem-se tb de Salvatore Cacciola que passeava na Itália após dar um rombo num banco aqui no Brasil. A Itália se recusou a extraditá-lo. E o banqueiro só foi extraditado para o Brasil quando estava gastando seu dindim em Mônaco. O mesmo Battisti já havia sido abrigado pelo governo da França sem esse todo alarde italiano. …A presidenta hoje já teve um encontro com o 1. ministro da Coreia do Sul e um dos negócios citados foi tecnologia naval.

  26. Não acredito em retaliação italiana ao Brasil, a Itália perderia bilhões por causa desse vagabundo, o acordo continua.

  27. Em tempos de vacas magras acho difícil os Italianos retaliarem denunciando o acordo. Afinal são US$bilhões em jogo, e pelo que anda circulando na net, seriam os favoritos.

    []’s

  28. Que moral tem o governo italiano para ameaçar o Brasil?
    Deveriam ter mais respeito,lembrar da FEB lutando nos campos italianos para liberta o povo,já que o governo italiano era aliado do EIXO! lembrar do abrigo que demos a milhões de italianos que aqui vivem,não esquecer que extraditamos muitos mafios capturados aqui como o TOMAZIO BUSCHETA!

  29. O governo italiano negou-nos a extradição de SALVATORE CACCIOLA!Cesare Battisti VIVEU anos na vizinha França e a ITÁLIA não teve competencia para resolver o problema!
    Por fim queria dizer que esse caso ainda cabe recurso, que o BRASIL NÃO PODERIA MANDAR Battisti SEM ANTES OUVÍ-LO SO PORQUE OS ITALIANOS QUEREM! se for culpado deve ir embora mesmo!mas por hora fica PRESO aqui!

  30. Lutar contra a direita facista, assassina, seja aqui ou na italia não é terrorismo, a Italia foi arrogante pensando em presionar o Brasil via imprensa. Eles não extraditaram o Caciola que roubou nosso dinheiro e fugiu de volta para a Italia, além disso, se é para ser prescionado, que seja por la Carla Bruni, uma linda mulher. Será que alguem acha melhor ser prescionado pelo Berlusconi? KKKKK. Estou torcendo para que França ou nglaterra vença esta concorrência naval, afinal são mais capacitados. Fora os PIIGS.

  31. Acho que é muita vela pra pouco defunto. Este é mais dos erros do Itamaraty nestes anos. Deixou este tema ganhar um tamanho que não entendo. Tivesse o Itamaraty feito igual fez com os boxeadores cubanos e mandado este senhor para seu país de origem já no começo, nada disso teria acontecido. Agora agüente as conseqüências.

  32. AI GENTE ELES NAO VAO QUERER MAIS VENDER OS BARCOS DELES PRA GENTE, E AGORA, SERA Q TEREMOS Q COMPRAR DA ALEMANHA, INGLATERRA, FRANÇA, HOLANDA, ESPANHA, COREIA , PORTUGAL, RUSSIA , DINAMARCA, JAPAO , CHINA, INDONESIA, AUSTRALIA, CANADA, AI EU ACHO Q FICA MUITO COMPLICADO PRA GENTE RESOLVER ESSE PROBLEMA, MAIS COMPLICADO DOQ ELES RESOLVEREM O PROBLEMAS DELES COM A COLETA DE LIXO Q ACUMULA NAS RUAS DELES. TAMO PERDIDO.

  33. espero que um figurao fuja para a italia… e nao seja extraditado…..

    rasgaram um acordo internacional … PT sempre apoiando bandidos.. corruptos.. narco traficantes… ditadores…terroristas (a elegeram uma nem conta…rsrs)

    soberania não pode ser confundida com arnarquia…

  34. Vamos retaliar a Itália não comprando mais FIATs, Ferraris, Lambos, Maseratis, nem Pirelli, Magnet Marelli, e nem torcendo mais pro Parmera 😀 ah jogue fora todos os seus celulares da TIM.
    Agora mesmo que o Felipe Massa não ganha do Alonso ehehehehehehe. Era só o que faltava.

  35. Em casos de extradição o STF não tem que meter o bico, a decisão compete ao presidente da república e ao ministro da justiça. O STF, até pode dizer que a decisão deveria ser assim ou assado, mas a decisão é do presidente. O STF, infelizmente só serve para resolver litígios entre vizinhos e questões insignificantes. Sempre que foi chamado a tomar grandes decisões o Supremo se omitiu, é só ver a votação do “Ficha Limpa”, onde eles armaram aquela palhaçada de votação de cartas marcadas que acabou empatada; e também a Raposa Serra do Sol.

  36. O erro dos italianos foi ameaçar antes da decisão ter sido tomada. Além de que os italianos tem muito mais dinheiro a perder se for pelo caminho da retaliação. A diplomacia italiana mostrou toda a sua incompetência nesse caso.

  37. “O AMOR É LINDO MAS NÃO ETERNO E APOS O ACASALAMENTO A ABELHA RAINHA MATA O ZANGÃO.ABRE TEU OLHO CHAVINHO CURUMIM DESBOTADO”….Hummmm que boa deixa heim Italia,vais perder milhões de dolares em vacas magras.Vem ai belonaves que comem de palitinhos,o pequeno notavel que pousa na clareira de uma tribo e reabastece-se com oleo de babaçu e alguns brinquedinhos Yankees e mais comprinhas de A-29,colaboração no KC.Assim ninguem faz beiçinho e a vida segue e o Brasil enfim tem seu caça para a FAB.

  38. Estão chorando porque? que chorem então o Brasil e um pais soberano, e isso eles não querem entender, a frança a anos atras deu assilo a varios ex-terroristas italiandos e não houve esse alarde todo, agore eles querem fazer barulho aqui. e boa parte de nossa midia estão ajudando dando aquela forcinha, nos somos soberanos e devemos apoiar a decisão do nosso governo chega de ser capacho dos outros todo mundo fica querendo dar pitaco no Brasil, já chega! se eles querem rataliar que retaliem então quem vai perder são eles não nos. um abraço amigos e feliz ano novo e Brasil novo tambem

  39. calma aí pessoal…isso é pura balela..a italia nao vai fazer absolutamente nda em relação aos acordos militares…isso é fato..até pq seria muito mais q um tiro no pé…não esquentem a cabeça com isso pois numca acontecerá..

  40. Com uma terrprista no GF este Batistti é capaz de virar Ministro.

    O Lula, jamais me decepcionou, pois jamais esperei algo dele. Esta atitude ao apagar das luzes mostra bem o caráter, ou falta dele, do molusco.

  41. Acho que a decisão do Lula foi correta de fato como ele “supostamente” matou membros da ditadura ele não fez mais que uma pessoal que ama sua pátria deveria fazer.
    Agora se os ingratos italianos depois de tantas que já fizemos por eles (quantos imigrantes temos no Brasil ou quantos brasileiros morreram em terras italianas) querem levantar a voz como se fossemos aquele “Brazil de décadas passadas” é problemas deles… mas isso é só fogo de palia daqui a pouco eles esquecem.

  42. A Italia esta certa os errados nessa historia somos nos por abrigar em nosso pais um criminoso que nao é brasileiro acho que deviamos estraditalo logo e continuar com o acordo militar e a diplomacia com a Italia validos e por essa açao agora o mundo deve estar vendo o Brasil como um refugio para terroristas.E se os Italianos quiserem romper o acordo eles é que vao se prejudicar por que outros paises tambem estao enteressados nesse acordo.

  43. Esteve presente o embaixador italiano, Gherardo La Francesca na cerimônia em homenagem ao novo presidente, Dilma Rousseff. “Eu quero enfatizar que esta presença é uma indicação de que existe uma vontade de diálogo, de uma solução diplomática”, disse Garcia.
    Abs

  44. Acho que o Batist poderia até ser extraditado. O problema é que os políticos da Italia colocaram a corda no pescorso do LULA, ameaçando o Brasil antes da decisão. Esse “terrorista (e outros)” esteve vários anos na França. Qual foi a ameaça da Itália com esse país?
    Acho que, diante dos acontecimentos, a decisão de LULA foi tomada em função da irritação do nosso presidente com a arrogância dos Italianos.

    Não devemos esquecer que eles (os Italianos) deram cobertura ao Banqueiro Cacciola quando este estava foragido na Itália. Francamente, a Itália não é um país sério (basta dar uma olhada no seu primeiro ministro, o mafioso Belusconi).
    Quanto ao acordo militar, o que não fai faltar é oferta para vender produtos ao Brasil.

    Quanto ao Batist, o caso pode ser revisto a qualquer tempo. De qualquer forma, acho difícil face ao histórico da DILMA, que conhece muito bem o que uma perceguição política.
    É o que eu penso.

Comentários não permitidos.