No Brasil, líder palestino Abbas pede tropas para proteger futuro Estado

Mahmoud Abbas, desembarcou em Brasília

DE SÃO PAULO

Em visita ao Brasil, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que o Brasil não só merece ter papel atuante na geopolítica do Oriente Médio como também poderia fornecer soldados à missão de paz da ONU que os palestinos querem para proteger um futuro Estado independente.

A afirmação foi feita em entrevista ao jornalista Samy Adghirni, enviado especial da Folha a Brasília. Abbas chegou ontem ao país para participar da posse da presidente Dilma Rousseff e agradecer a recente e polêmica decisão do governo Lula de reconhecer a Palestina como Estado.

Na conversa de 25 minutos com a reportagem, na suíte de um hotel, ele fez duras críticas ao Irã, a quem acusou de ser um obstáculo à paz por apoiar o grupo islâmico extremista Hamas, rival do secular Fatah.

Fonte: Folha

25 Comentários

  1. É simples;é só pedir ao Irã,Síria e a Turquia que lhes darão com boa vontade.
    Para mim, o apoio do Brasil ao direito de território nação Palestina, já está com boa medida;além disto, é dor de cabeça desnecessária.

  2. Esse pedido pro Brasil é gelada, é como enfiar a mão em toca de cascavel, não queremos ver soldados brasileiros voltando em saco preto e nem com pijama de madeira enrolado na bandeira do Brasil. Esse caso é igual a do assassino italiano, Cesare Battisti, vamos comprar uma briga com a Itália, por causa do Sr. Tarso Genro e do cabeça dura do Sr. Mula, deixa esse italiano(Cesare Battisti) resolver o problema dele lá na Itália. Melhor também deixar o problema da Palestina para os palestinos resolverem.

  3. LUCENA rsrs que força de paz bem montada heim…E agora Brasil,essa busca de lugar ao sol a qualquer custo nos tirou o que nos orgulhava,nossa neutralidade.Agora vai virar moda pedir tropas na ONU ao Brasil e tem tolos que acham isso lindo.Façam isso.ponham nosos meninos em vespeiros.Ponham tambem nosso pais e nosso povo envolvidos com assuntos externos.Como sempre temos para servir ao mundo e como sempre so não temos para nós mesmos.Um governo que mal consegue prover a nação de meios e capacidade de defesa e segurança e que sempre alega não dispor de recursos ou simplesmente prefere a resposta mais simples e põe a culpa em governos passados.O dinheiro que a nação dispõe não falta para roubarem mas falta para manter-nos.Isso voces estão no caminho certo.Transformem o Brasil atrelado aos Estados Unidos da America em soldado universal porque eles estão com o filme queimado,queimem agora o nosso tambem….Saudações anti-bolivarianas e anti-intervencionista a todos…Feliz ano novo.

  4. Ir ou não ao Oriente Médio já não está mais em discussão, isso já está decidido, agora é pensar na estratégia, equipamentos, logística etc, para que seja uma missão bem sucedida.

  5. Caros, se falou exatamente isso ele esta equivocado.
    ————
    “palestinos querem para proteger um futuro Estado independente”.
    ————-
    O Brasil não esta indo ao Oriente Médio para proteger o Estado do Libano.
    O Brasil está em missão de Paz da ONU, pra garantir a promoção da paz entre Israelenses e os palestinos do Sul do Líbano de forma a dar ao Estado Líbanes condições para
    atuarem na área.
    ——————-
    O Estado Palestino só virá quando as suas instituições se
    tornarem mais forte que suas facções.
    Se ele quer milagre vai pedir a “Allah”.
    Abs

  6. Tem que ser criado o Estado Palestino.
    Embora eu não seja judeu, o meu avô por parte de mãe era.
    EUA e Israel têm que respeitar o povo palestino.
    O Brasil pode fazer pressões políticas nessa direção. Militar ? Só como observador da ONU.

  7. Acredito que o Brasil e´realmente o mais indicado para esta missao humanitaria,de maneira geral somos um povo tolerante e temos o direito de ajudar quem solicitar nossa ajuda,estamos bem economicamente e estaveis politicamente,nao temos rabo preso com A ou B,nao temos espirito imperalista.O sucesso da missao dependera dos acordos feitos de portas fechadas entre o Hamas, FAtah ,Israel e a naçao que ira policiar o novo estado.O que nao pode-se admitir e´que naçoes mal intensionadas utilizem desta desputa territorial para fazer prevalecer seus ideais racistas e sectarios.O povo palestino tem o direito de ser feliz ,Israel tambem.

  8. É a hora dos Chinese e Rússos enviarem suas melhores tropas de combate e navios e caças p protegerem o novo Estado Palestinos dos SsioniSStras, ñ deve ter ianks/ingleses…P Ontem.

  9. sincerramente é muito estranho essa ligação do BRasil com a palestina….
    primeiro o lula reconhece o estado palestino, “oque foi um espanto depois anunciou que quer reabrir embaixadas no afeganistão e no iraque e incentivar empresar a ir para la, e agora esse pedido para o Brasil apoiar e proteger o futuro estado palestino…
    sinceramente eu não entendo essa politica do Brasil com o oriente medio ou ela é um completo dessastre ou muito bem calculada (na minha opinião td não passa de estrategia do governo para algo futuro)

  10. @Carlos Augusto a Hillary Clinton acertou quando chamou o nosso sistema político de Bizantino. Como podemos ser tão personalistas? As opiniões pessoais do Lula e do Bastos estão acima dos interesses do Brasil e dos Brasileiros?

    O Lula acha que já temos músculos suficientes para peitar qualquer potência, dos EUA à União Européia…

  11. carlos argus disse:
    31/12/2010 às 15:01
    É a hora dos Chinese e Rússos enviarem suas melhores tropas de combate e navios e caças p protegerem o novo Estado Palestinos dos SsioniSStras, ñ deve ter ianks/ingleses…P Ontem.
    ———————————————————-
    Os russos tem medo de Israel, pois um país nuclear não se mete com outro. Os chineses são aliados dos judeus, pois desenvolveram a arma nuclear em conjunto.
    O Brasil não está preparado para pressionar militarmente Israel. Vamos como observadores da ONU. Se Israel quiser tirar a ONU de lá, eles conseguem.

  12. Que entrem Chinese e Rússos com o seu melhor nessa história, é ñ nós BRASILeiros, nem caças nós temos, o q vamos fazer na dita “terra santa”, o inferno deve ser bem melhor então, deixar n soldados morrem por atakes SSionSStras?Com os Rússos e Sino os buraco vai bem + embaixo e os SSioniSStras com certeza ñ vão pagar p ver, mt menos seu aliado os ianks…Que fikemos de fora dessa “fria”. Sds.

  13. Para ir como Força de Paz em uma zona de conflito, você precisa ser imparcial, não estar ligado diretamente a nenhuma dos lados.
    Indiretamente é praticamente impossível, por que com a globalização é seria hipocrisia negar a existência de uma grande comunidade Árabe e Judia aqui no Brasil.
    Eu particularmente sou a favor do Brasil se apresentar mais no mundo como passificador, apesar dos nossos equipamentos bastante defasados.
    O que não podemos fazer, é chegar lá e só atrapalhar ao invés de ajudar, algo que não acho que vá acontecer, afinal temos um bom currículo no Haiti, o povo lá ama as nossas tropas e somos reconhecidos e queridos por isso.
    Vejo uma grande ‘descrensa’ por parte de alguns aqui.
    Brasil não vai conseguir.
    Brasil vai ferrar tudo.
    Brasil vai matar civis.
    Brasil não sei o que.
    Brasil aquele outro.

    Estar em um conflito é estar exposto a riscos e militares, nossos soldados quando aceitam entrar nas Forças Armadas estão cientes disso, ninguém entra dentro de um blindado com a promessa do capitão que eles estão indo para uma grande festa e quando as portas abrem eles estão nas trincheiras levando fogo.

    BRASIL POTÊNCIA!

  14. RtadeuR disse:
    31/12/2010 às 12:00
    “….LIBANO…. agora é pensar na estratégia, equipamentos, logística etc….”
    Seria interessante se PlanoBrasil colocar-se
    o tema em discussão.
    Abs

  15. 1ºse o brasil nem seu espaço aereo nas fronteiras consegue controlar “entra e sai de avioes de traficantes” vai controlar o que no M.Oriente?
    2ºos brasileiros e o estado brasileiro nao deviam se preocupar em 1º lugar com o que se passa dentro do brasil.. em combater os traficantes e mafiosos que ocupam favelas em ds cidades e os entra e sai na fronteira aerea e terrestre brasileira? nao deviam se preocupar em melhorar sua vigilancia e equipar melhor suas forças para proteger seus recursos?
    na minha modesta opiniao nao havera paz nem estado palestiniano enquanto o hamas ter uma voz de comando e agir sua maneira e a fatah ter outra voz e agir de outra forma e andarem entre eles em guerra..pk nao se sabe quem manda quem o povo palestiniano quer ..e tira mt credito nas suas intençoes.
    ah e ja agora imaginemos uma força de paz do brasil ai no meio desse inferno.. ai vem o exercito israelense ou um militante da fatah ou hamas e mata um soldado brasuca qual seria a reaçao do brasil?o que faria ou poderia fazer o brasil alem de lamentar e condenar publicamente? feliz ano 2011 a tutti

  16. ochento, todos os paises tem problemas.
    Os EUA em sua fronteira com o Mexico é um verdadeiro chaos, entra imigrantes ilegais, drogas de todos os tipos, armas de todos os tipos.
    E mesmo assim eles estão em varias guerras.
    É que não é divulgado, mas já morei no Texas e lá atravessa mexicano pela fronteira como se estivesse atravessando a rua pra compra pão, e com muito armamento, drogas, as chamadas GANGS XICAS dominam lá.
    Não tem nem comparação com a nossas fronteiras.
    E mais uma coisa, aqui agora temos a lei do abate, já aconteceu muitas vezes membros de carteis serem abatidos em pleno ar por nossa força aerea.
    A questão é que se ficarmos isolados esperando que nosso pais vire um paraiso, nos nunca ajudaremos outras nações.

  17. até agora somos um pais de paz,porque o brasil nunca se envolveu em poblemas alheios,lá há guerra desde que o mundo existe,e nunca avera paz até o fim,temos bastante poblemas para resolver e dar solução lá não é poblema nosso,termos uma marinha podesosa um exelente exercito armado e bem treinadoúma aéronautica a altura,mas para nos defender,não para se meter um baril de polvora dos outros que tem o abito de se explodirem,e adoram bombas.

  18. Essa atuação brasileira no exterior nada mais é do que a consequência de ser um país em desenvolvimento. O problema é tudo o que os amigos participantes aqui chamaram atenção: a capacidade bélica do Brasil.
    Os soldados brasileiros são bem treinados, mas essa capacidade operacional depende de um arsenal atualizado, eficiente e suficiente. Tem jornalista que perguntou para a presidente Dilma sobre o segundo mandato ainda em 2010 após as eleições. A resposta da presidente foi precisa, em “não colocar a carroça na frente dos bois”. Isto mostra que o brasileiro é muito afoito. Não temos caças modernos, ainda falta muito helicóptero para ser produzido, e nem a base dos submarinos está pronta para o governo achar que temos dissuação.

  19. Um pouco de historia acho que vai bem nessa discussão:
    1. O voto do Brasil foi fundamental para a criação de Israel, na decisão que previa a criação do Estado Palestino, em 1947. Oswaldo Aranha era nosso representante. Ficamos bem com ambos;
    2. Depois da criação do Estado de Israel, com uma imediata guerra com os arabes em 1948, as principais potencias e Israel passaram a protelar a criação do Estado Palestino;
    3. Na 3ª guerra Israel-Arabes, em 1967 (6 dias), os israelenses conquistaram todo o espaço que seria o Estado Palestino (todo);
    4. Essa é a situação que persiste até hoje, exceto pela devolução da Faixa de Gaza, embora tutelada pelo cerco de Israel – inclusive pelo mar, como sabemos – ou pelo Hamas, internamente;
    5. Acontece que, essa mesma Faixa de Gaza, abrigou, depois da 2ª Guerra entre arabes e israelenses – 1956 – uma força de Paz da ONU, integrada pelo Brasil, durante vários anos, até ser retirada por pressão principalmente egipcia, que acreditava dar um “passeio” pela peninsula do Sinai e Gaza, ao tensionar para a Guerra dos Seis Dias (começada por Israel, preventivamente, porém).

    Assim, não importa se temos armamentos ou não, pois a ONU provê, mas a questão política que será encontrada. Se houver boa vontade das partes, a força de Paz terá sucesso;se não houver, a história irá se repetir.
    Participar ou não, é decisão política, e o Brasil é bem aceito pelas duas comunidades principais, mas o problema mesmo é o que se poderá encontrar.
    Afinal, outra força de paz no Líbano também acabou sendo retirada, há pouco tempo.
    Mas a enviada ao Haiti, está bem, depois do estado de guerra encontrado inicialmente e do terremoto.

  20. Sabem quem tem a obrigação de resolver problemas no oriente medio?É A EUROPA.Eles que criaram la paises conformes as conveniencias deles sem o minimo estudo.Ajuntaram em varios territorios diferentes etnias rivais que se odeiam.Não criaram e alimentaram o vespeiro,que deem seu jeito.Parem com essa ilusão de que o Brasil por ter potencial a aspirante a potencia tem por obrigação servir os propositos da ONU que nada mais é do testa de ferro da politica EUA-OTAN e nada mais.Sempre fomos rspeitados e adimirados por sermos neutros e pregadores da paz atravez do dialogo da diplomacia.Temos soldados para policiarem o mundo mas faltanos para ao menos garantirem o direito de irem e virem de nossos cidadões.Temos dinheiro para matar a fome da America Latina e Africa mas Brasileiros morrem de fome no maior produtor mundial de comida.Não vejo lucro nenhum a curto e medio prazo nessa politica intervencionista branca e sim vulnerabilidade a problemas.Este seculo é o seculo da luta por sobrevivencia.O fraco sucumbira e o forte sobrevivera.Perguntem aos Americanos se eles matarão a fome da Europa caso ela necessite.Nos veem somente como a galinha dos ovos de ouro.Não se iludam com o flautista,ele toca notas de folhinhas verdes mas é gafanhoto.

  21. ANDRE…E a consequencia de ser um pais em desenvolvimento é participar do policiamento internacional não é mesmo?Devemos é policiar nossas fronteiras onde entram drogas,contrabando,armas e por onde se escoa a nossa roubada riquesa.Devemos mais ainda,policiarmos nossos politicos prostituidos,nossas instituições,nossos empresarios,nossos industriais que adoram dolores e conveniencias.O Brasil não é um fast-food gratuito que quem quiser faz sua bandeja a seu gosto.Somos uma grande nação com inumeros contrastes e desigualdades e roubada por gringos e entreguistas de todas as formas.Precisamos sim termos formas de garantirem nossa soberania,segurança e aplicação do fruto de nosso suor em beneficio coletivo nacional.O povo Brasileiro so conhece fartura e prosperidade quando assiste as novelas da globo.Nosso povo chora iludido por encantadores de multidões.

  22. Esse pedido do lider palestino pra meter soldados brasileiros la naquele inferno, para isso eu dou a seguinte sugestao, vamos fardar esse montao de palestino que tem no brasil que sao um monte de sem vergonha que estao aqui so para roubar e esplorar o comercio e passar cheque sem fundo entre outras falcatruas que eles sao acostumados a fazer e mandar essa gente pra la pra defender a terra deles e seria uma limpeza aqui no brasil.

  23. Sim Maluquinho, sei dessa tarefa primordial de proteção de nossas fronteiras, em nenhum momento neguei isso. Essas informações deveriam ser transmitidas para o povo brasileiro que ainda pensam que não precisamos de forças armadas bem equipadas (“somos pacíficos”; “o Brasil não tem inimigos”; “pra quê precisamos de submarino nuclear?”), a ponto de não considerarem nem mesmo a posse de submarino diesel-elétrico.
    Pessoalmente Maluquinho, eu não gostaria que a política externa do Brasil chegasse á esse ponto de atuar em contendas alheias, mas somente ações humanitárias e exercícios militares internacionais.
    Participar de operações que não sejam de interesse nacional é arriscado para o povo brasileiro por causa de retaliações, principalmente por causa de nossa fragilidade bélica. Mas fazer o que? Essas participações fazem parte das relações internacionais de um país atuante como o Brasil.
    valeu!

  24. O que ganhamos em ficarmos recordando que a nossa diplomacia deu o voto de minerva para a criação do estado Judeu?Absolutamente nada.Nossa decisão diplomatica na epoca foi meramente humanitaria.O mundo não fala da parte em que Judeus eram escuraçpados e tratados com preconceito em diversos paises Europeus que os perseguiam costumeiramente.O problema naquela região não restringe-se somente entre Judeus e Palestinos,Judeus e Arabes.A Europa apos a primeira guerra desfez e criou la paises alocando eu um mesmo territorio diferentes etnias rivais.Como sempre criam vespeiros para depois conclamarem o mundo em cruzadas.Que deem o jeito deles e no fundo no fundo Judeus,Arabes e Palestinos se merecem então que se mordam e que sobreviva o mais forte.So existe uma solução ali,remaneja-los para diferentes continentes o resto é meramente paliativo.

  25. ANDRE….Na verdade não so precisamos de submarino nucleares e sim deles e de tantos convencionais que pudermos ter.São as mais discretas e letais armas maritimas e imprescindiveis ao patrulhamento e a garantia da nossa soberania.Precisamos tambem de muitos meios de fesa aerea tanto anti-misseis como anti-aereas e essas são nossas maiores deficiencias.Caças,Corvetas,Fragatas,Distroiers e NAes,são importantes a qualquer nação,mas se tivessemos somente uma excelente defesa aerea e sofisticados submarinos e balisticos para um pais pacifico ja é dissuação e garantia de integridade.

Comentários não permitidos.