Execução de Saddam Hussein completa 4 anos

DA EFE  —  Há quatro anos o ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, foi executado na forca. O ex-líder alcançou o poder absoluto em 1979 ao tomar o controle das instituições do Iraque, inclusive do Exército. Em 1980 o governante enfrentou o Irã de Khomeini em uma guerra que durou oito anos e custou a vida a mais de um milhão de pessoas.

Em 2003, Estados Unidos e Reino Unido lideraram uma coalizão internacional que invadiu o Iraque e o expulsou do poder. Seu julgamento começou em outubro de 2005 e acabou com a condenação à morte por usar armas químicas para matar milhares de civis no Curdistão, entre outros crimes. Sua execução foi divulgada pelas televisões de todo o mundo.


Fonte:  Folha

4 Comentários

  1. Sadam já foi aSSaSSinado porordens dos ianks, só me interessa saber qdo vai começar os pagamentos pelas mutilações e mortes dos Irakianos por uma guerra injusta e baseada em mentiras, condenada e proibida pela ONU, e a prisão , pois foi violado a leis internacionais e a soberania de um estado, dos srs. bush/toniblais e td q ajudaram a destruir a infraestrutura do pais ? Qdo?

  2. Isto acontecerá enquanto o dólar for moeda de troca.
    Além do mais, sejamos honestos para conosco: Sadam era um assassino e genocida… Não é possível lamentar o seu destino.
    Fica, então, a ironia, que a execução de um assassino seja um crime, pelo menos, aos olhos lúcidos.

  3. Quanto ao fim de Sadan,bom,já foi tarde…o problema é que a guerra foi sustentada com base em mentiras e isso custou a vida de milhares de inocentes!

Comentários não permitidos.