Atualizado: J 20 Parece que agora vai

http://2.bp.blogspot.com/__rQoK9r_ycs/TRiRmRdeHCI/AAAAAAAAAC8/9zpJws1I1dY/s1600/1293439662_19988.jpg

Vídeo Edição: Ricardo Pereira-Plano Brasil

http://3.bp.blogspot.com/__rQoK9r_ycs/TRvzculPb2I/AAAAAAAAAEc/RC6p7XIxBao/s1600/fevfdsbdgd.jpg

Nota do editor:

Foram vistas imagens da aeronave sendo reabastecida bem como fazendo rolagemdna pista, a menos que se trate de um Mockup, mais uma vez terei que morder minha língua surpreendido pela capacidade subestimada…

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2010/12/J-20.jpg

A impressão inicia é de que as tuibeiras parecem indicar que o motor é o mesmo do MIG 31, o caça é lindo e bem original.

Espero que voe logo se é que não já voou.

E.M.Pinto

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2010/12/j20-no3.jpg


48 Comentários

  1. Já que o F-35 não vem (por mim)
    O Pak-Fa ta enrolado (será que temos nos dedinhos lá e não sabemos?)
    Bem que a aproximação de nossas forças armadas com a deles (chineses) poderia nós render algumas centenas de caças como uns dos clientes preferenciais. Dependendo da qualidade poderia se uma tremenda de uma alternativa.

  2. É um caça bem original e muito bonito. Pra falar a verdade é show de bola! Imponente pra caramba.

    parabéns a China!

    abraços a todos

  3. Só pra constar: vendo este caça não dá pra não lembrar…o Brasil fez a maior burrada da história ao abrir mão do SU-35 no FX2.

    essa já entrou para os anais das burradas monstras!!!

    abraços a todos

  4. Só reforçar os parabéns aos chineses. Mais um 5G acaba de nascer. O design dele lembra muito o F-22 na dianteira e o 1.44 na parte traseira. E é grande. Muito grande. Duvidam da capacidade dos chineses. Mas esse 5G não saiu das pranchetas ontem, deve ter mais de 10 anos de pesquisa e muito US$bilhões investidos(dizem que de 50 a 60). Acredito que no final dessa década eles devem estar voando nas configurações de pré-série.

    Quanto a nós, o ideal agora seria ficar nos 36 do FX-2 e partir para entrar em algum projeto 5G em início de desenvolvimento, talvez o AMCA Indiano ou o KF-X Sul Coreano.

    []’s

  5. Alexandre Galante disse:
    29 de dezembro de 2010 às 14:36

    Quais modelos de aviões de combate a China produz atualmente que empregam tecnologia no estado-da-arte?

    O editor da Aviation Week disse com propriedade que negar a existência do J-20 não é uma opção.

    Não adianta a gente criticar a China por seus defeitos e não reconhecer seus avanços.

    O fato é que enquanto a gente critica, eles produzem o FC-1, o J-10 e agora em breve seu caça de 5a. geração.

    E o Brasil continua com o F-5M e o F-X2 de 4a. geração sem solução…

  6. Não se iludam todos voces se algum dia o brasil compra um caça novo sera muito ,quanto o pais comprar um de 5 geração ou desenvolver e impossivel exemplo a frescura que esta sendo feito nessa compra se isso acontecer duvido o brasil vai ficar sempre na pior como a america do sul toda não adianta nosso pais sera sempre um nada

  7. Ivan disse:
    29/12/2010 às 12:12 PM

    Os governo americano junto com os Japoneses, Tawianeses e Autralianos devem estar muito preocupados!!!

    Com a produção do F-22 encerrada, sobra-rá o F-35, o único caça ocidental ofertado no mercado para os aliados comprarem e se contraporem aos Russos e Chineses em uma ipotética batalha pela supremacia dos céus do oriente e do pacífico!

    Agora eu me pergunto se os EUA vão re-ativar a linha de produção do F-22 e oferta-los aos aliados e ampliar sua frota.

  8. robert disse:
    29/12/2010 às 1:07 PM

    to axando ele MUITO grande pra um caça. Deve ser caça bombardeiro também.

    se depender do tamanho, ele deverá ter uma capacidade absurda de ataque.

    na minha opinião, tá mais bonito que o f-22 e Pak-fa.

    Ah… “Black Eagle” veio de algum órgão oficial, de algum site ou foram vcs que deram o nome?
    Abraços.

  9. Ilya Ehrenburg disse:
    29/12/2010 às 1:27 PM

    O mundo inteiro fabricando caças furtivos, enquanto nós estamos brigando e discutindo qual programa de caça de 4ª geração devemos embarcar… É brincadeira!

    Do caça chinês perecebe-se uma coisa: ele tem canards.
    Canards refletem mais que empenagens comuns, na cauda. Por isso, os projetos furtivos não os utilizam… Mas para os chineses isto deve ter sido superado, ou então, ter se mostrado insignificante.

  10. Hornet disse:
    29/12/2010 às 1:29 PM

    É, eu mudei de opinião…vendo essas fotos fica mais claro: o caça existe.

    E acho que isso tende a mudar a balança do poder aéreo mundial, que cada vez mais migra para a Ásia. China, Russia e India com caças stealth vão deixar o F-35 em maus lençóis. Mas o Raptor ainda me parece ser o melhor (embora existam muito poucos exemplares). Ao menos o F-22 é o único que está operacional.

    Como o F-35 está muito atrasado e cada vez mais caro, agora a corrida é pra saber quem entra em operação primeiro: o J-20, o T-50 ou o F-35…se bobear os mais novos passam na frente…hehehe

    abraços a todos

  11. lya Ehrenburg disse:
    29/12/2010 às 1:27 PM

    O mundo inteiro fabricando caças furtivos, enquanto nós estamos brigando e discutindo qual programa de caça de 4ª geração devemos embarcar… É brincadeira!

    Do caça chinês perecebe-se uma coisa: ele tem canards.
    Canards refletem mais que empenagens comuns, na cauda. Por isso, os projetos furtivos não os utilizam… Mas para os chineses isto deve ter sido superado, ou então, ter se mostrado insignificante.

    E isso ai o brasil e assim mesmo nos tempos das cavernas
    e desperdicar tempo e esperança com um pais patetico como
    brasil

  12. Francisco AMX disse:
    29/12/2010 às 2:52 PM

    Amigos “descrentes”, o mundo não vai parar pq os USA projetaram o F-22/F-35! pelo contrário! a roda gira e isto serve para os americanos! talvez quando o SU-50 ou o J-20 estiverem operacionais, e no caso do J-20 provavelmente ainda inferior ao Raptor, mas em número igual ou maior que o caça americano, os USA já estarão na 6ª geração!, não vejo pq duvidar que o caminho dos russos e chineses não são o da 5ª geração! se vão estar no mesmo nível de “qualidade” de um Rafale F-4, um SH/Growler ou F-16 de última versão, ou o SU-35BM, creio que o Russo SU-50 sim… o chinês não! mas terá característica de 5ª, com furtividade maior, e menor arrasto pelas baias internas… só isso já colocaria os russos e chineses num patamar de igualdade ou superioridade tática (caso do SU-50 – uma superioridade “volumosa” e com qualidade de construção igual) aos Rafales, SH, F-16B60, SU-35BM…

    Sds!

  13. NO MEU QUINTAL MANDO EU,,, Ñ É ATOA QUE OS AMERICANOS ESTÃO PREOCUPADOS COM A CHINA, DOS SEUS BRINQUEDOS DE 1,99,ATÉ CAÇAS DE 5G,ELES Ñ FICAM ATRAZ, JÁ TEM MISSEIS QUE DESTROEM PORTA AVIÕES, Á 1500KM DE SUA COSTA, TUDO DE ALTA TECNOLOGIA, PARABENS, A CHINA..

  14. Não se animem muito esse reaparelhamento das forças armadas
    não e grande coisa adquirindo tanques,submarinos,aviões ,navios e helicopteros, que daqui a 10 anos ja seram tecnologia ultrapassada para grandes paises como frança,inglaterra,eua,china,alemanha,russia,japão,coreia dosul,espanha,holanda essas compras são feitas por serem baratas e a desculpa de que o pais algum dia sera capaz de fazer tudo isso melhor que estes paises que enrolação
    nem investir em educação se investi para que se tem gente com alguma capacidade de desenvolver isso mais aumentar o maldito salario deles esses politicos fazem e povo babaca fica quieto e a imprensa duas caras tambem fica quieta se o brasileiro fosse tão esperto como se julga deveria protestar como se faz na grecia ,quem deveria ter aumento não teve medicos,professores e policia para terem condições de trabalho melhor por isso o brasil e assim um
    paisinho coitadinho,digno de pena do mundo

  15. Já eramos p estarmos comprando armas dos Chineses e Rússos a mt tempo, só teriamos a ganhar, são boas, bonitas e bem + baratas, assim como o seu manuseio são bem + simples.E os sinos fazem p nós transferência de T&T..Agr temos duas(2 ) opção , a Chinesa e a Rússa. Cadê os rafales seu mula? P Ontem.

  16. tirando a diferença de dois motores é identico ao f-35 americano na minha opinião,na minha real opionião se eu mandase neste pais eu investiria em vants massisamente para defesa é a melhor arma disponivel no mundo na minha opinião, é muito mais barato a hora de vou hoje existe pesquisa até de vants movidas por energia solar,segunda arma,miceis antiaéreos,anti navios como o que os chineses acabam de desenvolver,segundo informações o terror dos portaviões americanos,miceis de todos os tipos e alcances,uma marinha poderosa com muitos submarinos nucleares e convencionais,creio eu que uma força aérea hoje deva ser calcada nas vantes por serem muito economicas enclusive de vidas,miceis,e uma poderosa marinha,na minha opinião com todo o respeito as demais,a marinha é o calcanhar de aquilis de uma força militar foi,e sempre sera.

  17. Há comentarios secretos , de que a Brasil estaria desenvolvendo em segredo um caça com as seguintes caracteristicas. ( SUPERSÔNICO , BI-REATORES, 1 ESTABILISADOR VERTICAL etc.. )
    Esse caça seria denominado de ……
    F5-BR rsrsrsrsrs
    Só zuando mesmo para aguentar tanta decepção.

  18. Agora, os Americanos terão que liberar a venda dos F22 para Taiwan e Japão e a corrida segue. Não sei realmente se foi um bom negócio para a China mostrar este novo caça. Só irá motivar Japoneses e Taiwaneses a se armarem mais. Segue o barco e nós com um enrolado FX2, com caças 4.5 geração. Para defender o quintal serve, mas se desejarmos ir um passo adiante, então o negócio é o cancelamento do FX2 e início do FX3. Agora que não dá pra admitir o Gripen NG na FAB.
    [ ]s

  19. E se ele for apenas um demonstrador de tecnologia, lembram do Berkut, quem garante que eles ainda não farão algo melhor apartir desse?

  20. .Se o Brasil trocass o F5 pelo j-10 da China e adquire mais estava bom, e comprasse alguns j-20, e fora o FX-2 estava bom.

    j-10 = 270 caças
    j-20 = 60 caças
    FX-2 = 120 caças

  21. O unico problema dessas geringonças Chinesas que elas não são testadas e aprovadas em combate e ninguem conhece suas reais capacidades…Uma caixinha de suplesinhas né hi hi hi hi hi

  22. na minha opinião,em vez de gastar dinheiro,com armas,investiria em casa para pobres,na educação,e inventaria uma bomba só para acabar com os países que querem guerras,esses merdas vão aprender viver em paz.

  23. Pessoal,quero destacar alguns pontos,nessas fotos a estrutura do caça está lindo,agora temos que pensar que falta saber sobre a eletrônica embarcada,os motores,que provavelmente são Russos,esse caça está na fase de prótotipo,falta muito ainda,para saber se realmente esse caça será um caça a altura dos demais 5g,mas estou admirado,do horrível J-10,e a cópia descarada do SU27 que é o J-11,para um caça lindo como esse,pelo menos nas fotos,quem deve estar feliz é o consórcio do F22,pois terão que reativar,eu acho que esse caça será superior ao F-35,esse sim é uma Jaca,na minha modesta opinião só existem 3 possibilidades para nós termos um 5G desenvolvido em parceria,são elas Saab,Dassault e uma com o Japão,dos três o que tem mais chance de sair do papel é o da Dassult,basta ver que o Neuron é um grande demonstrador,para o Brasil seria ideal comprar os Rafales para segurar as pontas e colocar uns 10 bilhões de dólares ou mais,e compartilhar tudo com os franceses,no ocidente tirando os americanos só os franceses tem essa capacidade de desenvolver um caça 5G,com os componentes vitais da mesma origem do caça.

  24. EUA de f-22. – Aboeing já pensando em 6ªG.
    A Índia vai de Pak-fa junto com a Rússia.
    China de J-20.
    O voo do primeiro protótipo esta previsto para 2011 devido os avanços no programa do 5G Japones.
    Enquanto isso, o Brasil, daqui a dez anos estará aonde com o esse FX-2???

  25. Não sei se é um mockup, se for é bem feito pq as superfícies de controle se movem.

    Não sei se voçês repararam, mas as entredas de ar parecem ter o mesmo design sem partes móveis do F-35 e pelo que se sabe isso limita muito a velocidade máxima da aeronave. Pq de jeito perde-se um pouco do controle do fluxo de ar.

    Com certeza deve ter muitas tecnologias adquiridas através de espionagem, mas parece que os chineses entenderam melhor que os russos a importância da redução de assinatura.

  26. Com certeza em tecnologia de motores e radares eles estão muito atrás dos americanos e russos para serem competitivos.

  27. Certamente eles planejam uma outra tubeira para este caça! O bicho é grande mesmo…. os xing-ling não estão para brincadeira. É por essas e por outras que defendo a entrada do Brasil em um programa 5ª geração! Coréia, Turquia, agora talvez o Japão… se chegarem a um acordo, é um mercado para mais de 500 caças…incluso ai nosso Brasil. Essa conversa fiada de que não precisamos pq não temos inimigo a curto prazo é papo de imbecil que vive pisando em nuvens, com rios de Q-suco…

  28. MALUCA disse:
    29/12/2010 às 21:35
    Me perdoe, mas vc faz jus ao apelido que usa… suas palavras só demonstram sua falta de conhecimento sobre o assunto…

  29. As n estúpidas autoridades já deveriam ter pedido um estudo a Embraer de um caça multitudo m com baixo custo e alto beneficio, um fusca do ar, usando os aviônicos e radares AESA com visão de + de 300 km e capaz de enquadrar + de 10 alvos; p dentros de 2 anos…eu ainda ñ spoube deste pedido, ou seja, ñ viram e tampouco enxergaram,sem redundância,o amanhã.O caça de nome Hárpia, já era p ter ou dois , em fase de teste e correções, esse é o meu país, P Ontem.

  30. .. um ou dois caças em fase de teste.JRT, parabéns ,vc viu o lado real da atuação das FAs Chineseas , ñ estão p brincadeiras, e a corrida armamentista vai continuar e crescer, alguns vão se quebrar no meio do caminho, + esse tbm e o jogo. Quem viver verá.Sds.

  31. Das entradas de ar para frente tem semelhança com o F-22 e dessas para trás tem muito do MIG-1.44 “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/67/Mig-144.png”

  32. Gente o caça sul-coreano não é de quinta geração, é um caça que apenas deseja se um pouco mais furtivo que os atuais 4,5ª geração a não se que aja uma mudança no programa ele é pensado como um caça 4,5ª feito para substituir os F-16C, não vejo qualquer razão de entrar em um projeto assim é a mesma coisa que o FX só que nesse caso diferente do Gripen esse sim ajudaríamos no seu projeto, pois ainda eles não têm nada. Mas isso não quer dizer um ponto forte e sim um fraco já que a aeronave deve levar no mínimo 10 anos para esta operacional, o que é muito para espera um caça 4,5ª.
    È importante estarmos em acordo com a realidade seja chinês, russo, indiano, norte-americano ou europeu (?) temos que te um caça avançado mesmo que em compra direta.
    sds

  33. Esses acordos de defesa sao apenas formalidades,trocas de figurinhas tipo eu te ensino a preencher o relatorio e voce me ensina como dobrar este papel! esses acordinhos servem para dizer :eu sou seu amiguinho .A china vai atras dos seus objetivos,nao perdem o foco,sao caracteristicas naturais dos orientais amarelos.A estrutura politica chinesa permite tais decisoes,la nao ha oposiçao,encargos trabalhistas etc….Quanto ao aviao J20,eles nao querem socios ,se trata de uma aeronave com tecnologia de ponta ,o melhor dos chinas estarao nela.Acredito que ela nao sera´nem exportada,isso aumentara a aurea em torno dela gerando sonhos pra uns e pesadelos pra outros.

  34. Tem agente duplo trabalhando p o serviço secreto Nipo e Sino, as informações obtidas no sistema de defesa ianks pelos Chineses ainda desperta uma certa desconfiaças nos mesmo ou incapacidade técnica ;daí deixarem vazar tal informações p os japoneses que por medo ,solicitarem os F22 e os Chineses assim poderam verificar certas coisas no mesmo…Vamos esperar p entendermos +, Sds.

Comentários não permitidos.