Israel dá ultimato e diz que Ocidente tem três anos para conter plano nuclear do Irã

http://media.townhall.com/Townhall/Car/b/gm09052220090523115653.jpg

Sugestão: Eduardo Nicácio

DA REUTERS, EM JERUSALÉM
DE SÃO PAULO

Os Estados Unidos e seus aliados têm até três anos para frear o programa nuclear iraniano, que tem sofrido com problemas técnicos e com a imposição de sanções, disse o vice-primeiro-ministro, Moshe Yaalon.

Yaalon afirmou que o Irã segue sendo a principal prioridade do governo israelense, mas não mencionou possíveis ataques militares unilaterais por parte de Israel –rumor que ganha cada vez mais força.

O vice-primeiro-ministro disse esperar que as medidas lideradas pelos Estados Unidos contra o Irã tenham sucesso.

“Acredito que este esforço vai crescer, e vai incluir áreas além das sanções, para convencer o regime iraniano de que, efetivamente, ele tem de escolher entre continuar a buscar capacidades nucleares e sobreviver”, disse Yaalon à Rádio Israel. “Não sei se isso vai acontecer em 2011, ou em 2012, mas estamos falando sobre os próximos três anos.”

Yaalon, um ex-chefe das Forças Armadas, disse que os planos de enriquecimento de urânio do Irã sofreram reveses. Alguns analistas viram sinais de sabotagem externa em incidentes como a invasão de computadores iranianos por um vírus.

“Essas dificuldades adiaram o cronograma, é claro. Deste modo, não podemos falar de um ponto sem volta. O Irã não tem a capacidade de fazer uma bomba nuclear por si próprio”, disse.

Yaalon já havia sido duro com o Irã anteriormente, afirmando que era preferível que Israel atacasse a República Islâmica em vez de permitir que o país consiga a bomba atômica.

Outras autoridades têm mantido silêncio sobre a opção militar em relação ao Irã, que traria obstáculos táticos e diplomáticos ao país.

OPÇÃO

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, já pedira no começo de novembro ao Ocidente que convença o Irã sobre o risco de sofrer uma ação militar caso mantenha seu programa nuclear.

Em discurso a uma conferência judaica nos Estados Unidos, Netanyahu disse que as sanções econômicas não demoveram Teerã, e que só uma ameaça crível de ação militar iria convencer os “tiranos de Teerã” a não desenvolverem armas atômicas.

“A única vez que o Irã suspendeu seu programa nuclear foi por um breve período durante 2003, quando o regime acreditava enfrentar uma ameaça crível de ação militar contra si”, disse ele.

“O simples paradoxo é: se a comunidade internacional liderada pelos EUA espera conter o programa nuclear do Irã sem recorrer à ação militar, terá de convencer o Irã de que está preparada para adotar tal ação.”

Israel e Irã são inimigos declarados na região. Acredita-se que Israel seja o único país do Oriente Médio a ter uma bomba nuclear, já que o país adota uma política de silêncio –não nega, nem confirma manter um programa nuclear com fins militares.

O Irã nega ter a intenção de desenvolver armas atômicas, mas afirma que não abrirá mão de um programa nuclear que seja voltado para objetivos pacíficos.

ATAQUES

Israel já atacou reatores nucleares de países vizinhos antes. Em julho de 1981, lançou um ataque aéreo contra reator do Iraque. Em setembro de 2007, um bombardeio israelense destruiu suposto reator nuclear na Síria.

Israel nunca confirmou oficialmente o misterioso bombardeio aéreo à Síria, que elevou a tensão regional. Doze dias depois do ataque, contudo, o então chefe da oposição e atual primeiro-ministro deixou claro o envolvimento de seu país no incidente. A Síria, por sua vez, sempre desmentiu que o local bombardeado era uma planta nuclear e admitia apenas que era “uma instalação militar em construção”.

Atualmente, contudo, especialistas temem que um ataque israelense às instalações iranianas causaria uma guerra na região.

Fonte: Folha

35 Comentários

  1. cara eu entendo a preocupação com o Irã mas…
    se meu inimigo declarado tivesse bombas nuclear com certeza eu iria correr atraz tbm ate por que duas forças iguais se equilibram!!!!!
    a verdade é que Israel está começando a ficar com medo…

  2. Só sei que Israel vai ter que mostrar que é mais do que bom pra conseguir entrar no Irã e bombardear lá.

    Se eles conseguirem, vai ser mais uma ação da excelente força áerea e inteligência deles.
    Se não conseguirem, aí o negocio vai ficar feio por aquelas bandas.

  3. Começando? Israel tem medo (com razão) desde sua criação. Desde o começo, todo o mundo árabe se declarou partidário do plano de aniquilação do estado judeu. Não fosse a destreza militar, Israel teria sido varrido do mapa antes do fim dos anos 60.

  4. Hummm Israel agora se sente como a igreja Constantina e dá ultimatos a humanidade e quando a humanidade dara ultimato a Israel pois a paz na região depende 99,99% unicamente da boa vontade deles.

  5. pedro loyola que pareceria pra vc se no seculo passado os judeus tivessem vindo massivamente pro Brasil e aqui decidisse usando uma parte do nosso territorio fundar o estado palestinha, por sorte como somos grandes ainda sobraria muito brasil, porém a palestina desgraçadamente não teve essa sorte.

    Que encima quando fossemos protestar como brasileiros pela perda de nossa terra, eles ainda partissem com tudo pra cima da gente, praticando inclusive genocidio em campos de concentração (sabra e chatila)
    parece que aprenderam algo dos nazis.

    seria legal verdade.

    então a gente começa a entender porque ninquem gosta deles ali no oriente medio.

    ademais disso lobby judeu sempre consequiu manipular no ocidente a realidade atraves das noticias pra encima parecerem que estão certos.

    quantas vezes escutei gente afirmando que a guerra dos 6 dias sucedeu porque varios paises arabes atacaram a pobrezinha Israel.

    A guerra dos 6 dias sucedeu por iniciativa de Israel, que ao ver que Egito mobilizava tropas pela sua fronteira, porque eles já naquela epoca estavam presionando covardemente o povao que vivia em gaza atraves do que melhor sabem fazer estrangular a região.

    então atacaram a Egito e dai começou a guerra dos 6 dias.

    Cara nunca tive simpatia pelos paises dessa região mais apoiar um país que historicamente já nasceu de forma equivocada é dose.

    isso so nos demonstra que a comunidade internacional e o ocidente é algo pra ingles ver, é uma balela
    são os paises de toda vida capachos dos EUA, que vão dizer amem a tudo que eles determinem

    digo isso porque se de verdade ocidente ou a comunidade internacional existissem ou funcionassem como tal

    o titulo que estariamos lendo aqui agora mesmo seria

    COMUNIDADE INTERNACIONAL DA ULTIMATO A ISRAEL PARA QUE RECOCHEÇA O ESTADO PALESTINO EM 3 ANOS SENÃO….

    ISSO SIM SERIA O CERTO

  6. 3anos? acho que antes desses tres anos israel vai molhar a sopa ao iran.. a mt que se fala nos preparativos de um ataque.. quando vai ser é a pergunta.. mais que vai haver isso vai.. e acredito que israel tenha capacidade para o fazer e tem apoio “em silencio” de alguns paises arabes. duvido que paises como a arabia saudita e turquia queiram ter um vizinho iran”o chavez das arabias” com armas nucleares! resumindo vai dar merda!

  7. Israel não tem condições de “impedir” com um ataque militar, bombardeio que seja, o progresso e desenvolvimento da tecnologia nuclear para fins bélicos no Irã,para este país não oferecer mais riscos (se é que oferece de fato algum) somente a ocupação total!

  8. O Isarel se achma acima do bem e do mal. Fica dando ultimato como se fosse um chefe mundial. Eles tem bomba atômica e fazem qualquer coisa para impedir que os outros tenham.
    Eu acho bom demais o Irã ter bomba atomica. COm isso, vai tem muito equilíbrio de poder no Oriente Médio.

    O que assusta Iarel, não é o fato que o Irã possa atacar Isarel com arma nuclar, com certeza isso nunca vai aconter , mas é o fato do Irã se tornar tão poderoso militamente , com isso isarel não será mais visto como o mais poderoso militamente no O.M. Com Irã nuclear, Isarel pensaria duas vezes antes de mexer com os Persas.Isso causaria grandes influências na região.

  9. Esses gafanhotos são mesmo caras-de-pau. Israel vai fazer de tudo para que não-judeus morram por ele em mais uma guerra de supremacia sionista.

  10. Srs na realidade infelizmente,as naçoes ARABES viram a criaçao do estado hebreu como um tipo de cruzada moderna,aonde o ocidente utilizou os hebreus como fantoches para reconquistar a SAGRADA E ETERNA JERUSALEM. O ocidente errou em nao levar isto em consideraçao.Cabe ao ocidente demostrar que nao houve intençao de ofender ninguem,porem sem esquecer que os hebreus e tambem tambem os PALESTINOS devem ter sua naçao.JERUSALEM deve ser respeitada,o povo que la vive tambem,os EUA estao pagando um preço por fechar os olhos para o real motivo do odio contra o estado HEBREU.

  11. Tambem e´bom lembrar que esta situaçao e´utilizada por pessoas mal intensionadas para justificar açoes violentas com o intuito de alcançar dividendos politicos,nada mais.

  12. Vamos nos colocar no lugar de Isral: Digamos que a Venezuela esteja tentando fabricar a bomba (e sabemos disso por meio de nossa ABIN, embora o público não tenha todas as informações). E eles constantemente nos agridem verbalmente, ou financiando as FARC para lançarem misseis nas nossas cabeças. Enquanto isso vários países do mundo nos pressionam para não fazermos NADA, apenas ficarmos olhando eles construirem a bomba que pode ser lançada sobre as nossas cabeças ou usada para nos chantagear….

    Quando penso isso acho que Lula fez errado em se alinhar com o Irã. Tá na cara que eles querem a bomba…

  13. Ui que medo, se a OTAN não ajudar Israel não faz nada pois eles não tem capacidade para enfrentar todos os arabes, e será que a Russia ficaria de braços cruzados?

  14. Continuando:

    Sim, é injusto Israel ter a bomba e não dar esse direito aos Iranianos, é injusto os americanos fazerem guerras por petroleo, enfim, esse é um mundo injusto mesmo. Mas não podemos cair num erro básico de raciocínio ao achar que por que uns fazem os outros também podem fazer. Convenhamos que somos diferentes, estamos em outra fase da civilização, do lado de cá do mundo não apedrejamos mulheres, enforcamos crianças, queimamos os olhos de alguém com ácido, não queremos que quem pensa diferente de nós morra, nós tivemos o direito romano, o cristianismo e o iluminismo para nos fazer pessoas melhores, o mundo islâmico não teve nada disso…

    Por mais injusto que seja, e por mais que eu deplore as ações de EUA e Israel, ainda prefiro essa gente mandando no mundo que o pessoal do islã… Não quero um dia acordar e saber que no meu país minha mulher ou meus filhos podem ser enforcados, ou queimados, ou apedrejados por que Alá quis…

  15. o irã tem todo o direito de ter um programa nuclear pacifico,e se é pacifico é só concordar com as visitas tecnicas e não faser alarde e promeças de vingansa aniquilamento de israél,com todo o odio do mundo arabe contra israél eu tambem ficaria meio preocupado,mas israél tem a mais poderosa arma,só que não aprendeu a usar ainda,a confiança em seu deus o criador do ceu e da terra,reconhecer que a salvação é só atraves de jesus cristo, que deus guereia suas guerras,israél se não se converter ,sera atacado e poucos escaparão.

  16. Eu quero + q os SSioniSStras ataquem os Persas…sabemos q eles tem um grd arsenal atômico…só ñ fiquem parados a resposta será mortal…td o q os Palestinos + precisam e do enfraquecimento das IDF..e se atacarem o Irã , vai acontecer…Mt bom.Quem viver verá. Sds.

  17. por certo acima onde falei “fundar o estado palestino”

    queria dizer fundar o estado hebreu, so que na hora de retificar o pc deve ter travado porque mandei a modificaçao e ele não fez a devida correção.

  18. Israel precisa da atenção dos Estados Unidos para fazer e falar qualquer coisa, eles tem bomba nuclear, sim E DAI?
    Desde quando se pode soltar bomba a primeira voz alta?
    Isso não é uma brincadeira pessoal, tem que se levar a serio.
    Sem falar que o Irã tem grande aliados mesmo com as sanções.
    China e Russia tem muito dinheiro lá naquelas ‘dunas’..
    Não é ‘não mexe comigo que eu explodo tudo e todos’..
    O primeiro Russo ou Chines que morrer lá já será motivo para muita dor de cabeça, talvez não pra Israel, mas pros EUA.

  19. Meus caros as armas nucleares iranianas já existem a muito tempo, pois com o fim da URSS armas nucleares deles foram vendidas em quantidade para vários países. Israel sempre foi de agir e nunca de ficar ameaçando. Se não fizeram ataque até agora é porque há algo imensamente impeditivo.

  20. Acho que Israel brada uma força que sozinho não tem contra o Iran. Se está ameaçando é porque tem carta branca dos EUA, que abriram mão de ficar ameçando os iranianos abertamente. Mas, em minha modesta opinião seria o ato mais estupido por parte das lideranças israelenses em toda a sua curta existência como estado. Sinceramente não creio que eles consigam conter uma retaliação devastadora iraniana com ou sem apoio americano. Ai, meus caros, aos loucos sionistas só restaria para sobreviver recorrer a armas nucleares o que também seria sua própria trajedia.

  21. muito mais facil que imaginam…. um ataque bem sucedido por parte de Israel..

    seus dois sub… com misseis de cruzeiro… com a ‘carga’ certa … pulveriza as usinas…

    o problema é … e depois… ???

  22. Pedro Loyola disse:
    29/12/2010 às 14:21
    .
    .
    .
    Pare agora ou será chamado de fanático.
    Não me venha com ameaças Bíblicas.
    Todas as ameaças contra Israel fora TODAS CULPA dela!
    Quem começou foram os Católicos com as Cruzadas, exterminando e aniquilando todos os árabes. Até hoje os árabes lembram disso.
    .
    Nos anos 60, os judeus, EUA e Europa, fora rumo ao Oriente Médio e mataram quase todos os palestinos que lá estavam.
    Israel sempre foi um país forjado na desgraça, sangue, ódio, estupro, extermínio dos outros, sendo sempre, sempre hipócrita, desde os tempos Bíblicos. Quem diria… ate a Bíblia diz isso…. 🙂

  23. Devemos tbm dar tres (3) anos p os SSioniSStras destruirem o seu arsenal nuclear…ou então vai ter mt embargos, ,q os msm cumpram a resolução 000.242 da ONU , q até agr ñ foi executada…e mt outras…U roto falando do esmulambado.Sds.

  24. kkkkkkkkkkk, quem que Israel pensa que é? sera que ele ta achando que tem essa bola toda? por que tem meia duzia bomba nuclear fica dizendo asneiras, Iram souta um peido e Israel desmorona.

  25. FAs do JUSTIN BIBA,nao havera ataque ao IRA,alem do mais os ARABES tambem nao curtem a ideia de um IRA atomico,portanto ISRAEL nao esta sozinho nessa,queira ou nao as tietes anti-sionistas.E so para ilustraçao:as cruzadas tiveram como finalidade primaria defender interesses economicos ,rota para o oriente,a aurea santa do intento foi secundario, apenas para obter o apoio popular dos eurocristaos,nada diferente doque ocorre hoje em dia!

  26. Jocarlos,
    Você entende bem o que é atacar um país soberano? Pela lei internaciona, um país atacado militamente tem o direito de revidar na mesma proporção.
    Será que Isarel ta preparado para ver centenas civis Isarelenses mortos por uma resposta Iraniano?? Ou Isarel acha que o Irã é bobinho que vai assistir tudo caladinho? Isso vai ganhar uma dimensão inesperada.

  27. ..eu torço pela dimensão exagerada e inesperada da estupídez dos SSioniSStras.nós Palestinos estamos esperando esse momento p atacar as IDFs e retirar os ianvasores das SSioniSStras das n terras.Enfraquecidos,c milhares de mortos civis e militares deles, a siria ocupa de novo Golan,e nós retomamos n terras e destruimos,força de expressão,ocupámos as casas contruidas pelos SSioniSStras e sua infraestrutrura…um prêmio p nós,como o quarteto (fantasma),a ONU,os ianks nada fazem por nós, nós faremos por conta própria o q deveriamos ter feito a mt tempo,a3 intifada por buscar n independência dos malditos SSioniSStras.Aliás, pela resolução 000242 os sionisstras ñ fazem frointeira c o egito,nós sim. Quem viver verá.

  28. Penso que a bomba atômica é uma desgraça que jamais deveria de sido inventada, mas foi, e lamentavelmente quem não possui é pressionado por quem tem.
    Não gosto da idéia do Irã com armamento nuclear, mas não gosto de Israel com essas mesmas armas e sem controle algum por parte da comunidade internacional. Israel não esta acima de nada, no momento em que ele se recusam a da explicações do seu programa nuclear eles dão o direito a outra nação a fazer o mesmo, afinal essa segunda nação esta se protegendo de um estado “criminoso e ameaçador, ” umas fez que esse não respeitas as normas internacionais o Irã ou outro país pode tenta se proteger dessa ameaça.
    O Lula estava certo não haverá paz no oriente médio enquanto os EUA intermediarem as negociações, Israel tem motivos justificados de possui um arsenal nuclear eles dependem desse para sobreviverem, mas o que Israel não tem o direito é de possuir esse arsenal de forma criminosa como agora, sem quaisquer garantias de suas intenções sobre esse material nuclear somado as agressões aos países vizinhos. Os EUA deviam (obrigar) Israel a reconhecer seu arsenal nuclear e se comprometer a respeitar todas as normas que os outros países que possuem respeitam, caso contrario é perfeitamente aceitável e compreensivo que o Irã ou outro país se arme como achar melhor.
    “se eu moro em um sitio e meu visinho é um criminoso agressivo inclusive ataca outros vizinhos e a polícia é corrupta ao ponto de apoiar suas ações é claro que eu vou me arma” a gora se a polícia e correta e garante minha segurança fico mais propenso a segui as leis de desarmamento, e se caso eu adquira uma arma ao menos será nos conformes da lei.

  29. Se os Islâmicos tiverem muitas armas nucleares dominarão o Planeta Terra, não tenho dúvidas.Todos nós nos curvaremos a Maomé. Ninguém tem a coragem de lançar uma Bomba Atômica, mas os Islâmicos terão. Se houver uma guerra nuclear devastadora, evidentemente que as grandes capitais brasileiras serão destruidas, por questão de equilíbrio econômico, assim como todas as grandes capitais de todos os países. Se Israel se transformar em pedra sobre pedra, acredito que a vingança nuclear dos judeus virá contra todos os países que foram contra eles. Espero que o Brasil não esteja nessa lista negra. Moscou e a capital de todos os países islâmicos estarão.

Comentários não permitidos.