Defesa & Geopolítica

Líderes africanos chegam à Costa do Marfim para dar ultimato a presidente

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/__BJSsJZu_6c/TQIbIz1uUDI/AAAAAAAABmw/VDbndMGZcNQ/s1600/Laurent-Gbagbo-cortafitas.blogspot.jpg

Sugestão: Edu Nicacio

Os presidentes Boni Yayi, do Benin, e Ernest Koroma, de Serra Leoa, chegaram nesta terça-feira (28) à Costa do Marfim, onde se encontrarão com o presidente Laurent Gbagbo para alertá-lo dos riscos de uma ação militar caso continue recusando-se a deixar o poder.

O presidente Pedro Pires, de Cabo Verde, também participará da missão diplomática, designada para dar um ultimato a Gbagbo, que insiste em manter-se na presidência apesar da vitória de seu rival Alassane Ouattara na eleição de 28 de novembro.

Os três integram a missão da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Os partidários de Ouattara, um dos presidentes proclamados da Costa do Marfim, não conseguiram muita adesão para a greve geral convocada na segunda-feira, que tinha como objetivo forçar a saída de Gbagbo, mas conseguiram apoderar-se da embaixada marfinense em Paris, símbolo de seus adversários.

Os três chefes de Estado da CEDEAO pedirão ao presidente da Costa do Marfim, em crise desde as eleições de 28 de novembro, marcadas por distúrbios violentos, que ceda a presidência a Ouattara, reconhecido como presidente por grande parte da comunidade internacional.

No último domingo, Gbagbo alertou para o risco de uma guerra civil no caso de uma intervenção militar no país.

Fonte: AFP via R7

8 Comments

shared on wplocker.com