Defesa & Geopolítica

Irã planeja lançar dois novos satélites ao espaço em março de 2011

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/_AIMO_oPJTyY/Sw_Gh68fVDI/AAAAAAAAED4/3MH0CxqgPA0/s1600/1+nov+satelite+ir%C3%A3.jpg

Sugestão: Edu Nicacio

O Irã planeja pôr em órbita dois novos satélites de telecomunicações no final do presente ano persa, que termina no dia 21 de março, revelou neste sábado (25) o ministro de Defesa iraniano, Ahmad Vahidi.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias local Fars, o militar explicou que ambos os satélites, batizados de Fajr e Rasai, foram fabricados no Irã e são uma versão aprimorada do enviado ao espaço em 2009.

– Diferentes tipos de satélites estão sendo fabricados no país. Pelo menos dois deles serão lançados antes que o presente ano termine. Estes satélites são bastante diferentes dos enviados previamente. Podem ficar no espaço por mais tempo, já que o sistema de energia foi aperfeiçoado.

O regime iraniano apresentou em 2008 seu primeiro centro aeroespacial e no mesmo ano lançou o primeiro foguete à atmosfera, o Explorer-1. Em 2009, foi a vez do primeiro satélite de fabricação própria, o Omid, um pequeno aparelho de telecomunicações que ficou em órbita durante dois meses, e no mesmo ano o Irã anunciou o início de um ambicioso projeto para enviar um astronauta ao espaço em 2020. No entanto, o desenvolvimento espacial iraniano é observado com suspeita pelo ocidente, já que há temores de que o programa para lançar satélites tenha também objetivos bélicos, como a propulsão de mísseis balísticos.

Fonte: Efe via R7

22 Comments

shared on wplocker.com