Mensagem de Fim de Ano do Comandante do Exército

Foi um privilégio vê-los em uma produtiva caminhada valorizada no solidário ombro a ombro, inteligentes e desprendidos, responsáveis e otimistas. Desprezando a rotina, encararam o novo, operosos e corajosos, em cada rincão do País, no litoral, no interior, nos campos, nas cidades, na faixa fronteiriça, na desafiadora floresta e, inclusive, nas missões no exterior, quando alguns dos nossos, verdadeiros heróis, doaram a própria vida no Haiti.
Cada oficial, praça e servidor civil, ao integrar a família verde-oliva, humilde e simples, disciplinado e honrado, vibrante e competente, manteve, com o Braço Forte e a Mão Amiga, o alto conceito de uma Instituição Nacional permanente reconhecida e respeitada por toda a sociedade brasileira, a que pertence e serve.
Continuemos implementando as modernidades necessárias à Força, conscientes de que somos, cada um, parcela de uma Soma cujo resultado é o bem e a soberana, livre e democrática Unidade do Brasil.
Comemoremos o Natal e o Ano Novo, conscientes de que a caserna é representante da Alma brasileira e, no desapego às comodidades e aos personalismos, estejamos dispostos e capacitados a construir, diuturnamente, o Exército do futuro, sempre prontos e devotados à missão.
Que os festejos robusteçam nossa fé no Deus Único e fortaleçam nossa convicção na eternidade da vida.
Para todos vocês muita paz, saúde e prosperidade, votos extensivos aos queridos familiares.
Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Brasília, DF, 23 de dezembro de 2010.

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Fonte: Exército Brasileiro

20 Comentários

  1. As nossas Forças Armadas precisam investir mais em pessoas criativas e intuitivas. A seleção de pessoal deveria priorizar esse aspecto.Do jeito que estamos, não vamos muito longe.

  2. Simples Dandolo, se tivessem cercados os 600 bandidos com antecedência no alto do morro com dois ninhos de metralhadoras, provavelmente haveria muitas mortes, aí vc já viu né, os direitos humanos iriam cair em cima, a operação iria ser lembrada como “o massacre do morro do alemão”. Dá até dó de pensar.

  3. Houve acordo ? Esses criminosos que fugiram, irão matar centenas de pessoas inocentes. O Governador Sérgio Cabral, caiu no meu conceito depois dessa …
    As Polícias e as FFAA ficaram desmoralizadas devido a dupla fuga desses criminosos.

  4. DANDOLO…Não culpe as forças de segurança pois elas obedeciam ordens…Lembra,quando o BOPE invadiu a vila cruzeiro foi no peito e na raça e não colocaram os helicopteros blindados para darem suporte,havia somente um sem blidagem da PM.Quando invadiram o alemão eles nem esperaram a chegada do BOPE que ainda embarcava em blindados na porta do 16BPM e ainda colocaram a bandeira da civil erradamente ao invez da do estado.Tinha muita gente querendo aparecer demais e o fato da espera e a desinformação de detalhes da obra federal que possibilitou os bandidos fugirem por baixo das pernas da poliçada ficou meio extranho.Se houve ou não qualquer tipo de acordo,facilitação ou quem sabe algo mais tenha a certesa que provavelmente se fez em gabinetes e não no local da ação.Seja o que for que tenha havido tenha a certesa que um dia sera descoberto e que muita gente vai pagar por isso.E nisso tudo não so tem o governo do estado e a secretaria de segurança,tem tambem o ministerio da defesa e o governo federal.

  5. Não sei Dandolo, agora, se as forças policiais não preveram que poderia haver uma fuga em massa, então a ação foi pessimamente planejada, pois eles deveriam sabem que bandido acuado, ou foge, ou enfrenta a morte, mas guando sabe que não tem chance, na maioria das vezes,prefere fugir.

  6. continuação…DANDOLO….Se voce olhar nos posts referente a materia da ação no RJ voce vera duas afirmações que eu fiz na noite anterior a ação…PRIMEIRA:”OS RATOS ESTÃO NO ESGOTO”…SEGUNDA:”FIQUEM ESPERTOS ELES ESTÃO ON-LINE AGORA”

  7. Meus agradecimentos aos soldados do exercito Brasileiro em especial a Brigada de Paraquedistas do RJ por tudo que voces sempre fizeram em todas as vezes que nossa sociedade precisou de voces e sei que fariam muito mais se lhes dessem as devidas condições.A voces soldados toda a minha estima,adimiração e respeito.Muito obrigado por tudo…Brasil acima de tudo liberdade.

  8. Quem Lula COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS,Jobim o saltitante polivalente agente triplo,Sergio Cabral que so funciona as coisas que ele faz pra se auto-promover,Beltrame e sua politica do ESTOU SUBINDO,SAI SAINDO,que somente remaneja bandidos transferindo-os para outras localidades,pode esperar mais o que?Extrategia nenhuma e defesa zero…O Brasil em defesa e segurança publica esta a deriva de uma Colombianização e a merce dos interesses externos.Aliais bandidos nesse pais não estão somente nas periferias e comunidades carentes de nossa nação,eles estão em todas as facetas da nossa sociedade…Parabens ao Exercito Brasileiro pelas apreensões de armamento ontem no complexo da Penha e para quem diz que exercito não tem capacidade para combater a criminalidade faz como especialistas hipocritas que apenas desmerecem e apontam soluções….A POLIÇADA tava doida de vontade de passar o rodo geral mas os burocratas se interessam por outras coisas…Ate quando nós o povo Brasileiro suportaremos tanto descaso,roubalheira,corrupção e envolvimentos com o que não é licito?Precisamos passar o Brasil a limpo e fazer justiça e igualdade para todos.

  9. 1maluquinho, se o exército pudesse não sobraria um! envolta do alemão.. botariam logo duas casamatas de .50 em casa possível saída dos bandidos. Mas não ocorreu porque é como um dos frequentadores do blog mencionou num dos posts.. a imprensa pra vender ia logo chamar de massacre do alemão!..
    Nem o sniper do bope pode atirar naquela escapada, pois tinha um helicoptero da imprensa filmando.. se pudesse o mesmo pegaria logo uns 5.

  10. Pegou muito mal … O mundo inteiro viu os bandidos fugirem.
    A polícia sozinha, não tem condições de enfrentar tantos guerrilheiros urbanos dotados com armas de guerra.
    Só se a polícia virar exército,com blindados, mtr.50, etc.
    Nós não temos no RJ criminosos comuns, mas guerrilheiros urbanos. A missão é mais de combate de guerra, do que policial. E o policial comum, ganhando um salário de fome, acaba se corrompendo.
    A situação chegou a tal ponto calamitoso, por culpa dos nossos políticos populistas.
    O Brizola proibiu a polícia de subir no morro, daí a coisa cresceu descontroladamente.
    O problema do Brasil é um só: Político.
    Com esses políticos que nós temos, não iremos a lugar algum.

  11. Calma Jonas rsrs…Dandolo não viaja muito amigo…As Forças Armadas apenas cercavam os dois complexos…Sim faltam condições materiais adequadas,mas o BOPE sozinho fez aquela multidão de bandidos que voces viram na TV fugirem e não tiveram appoio de ninguem nem mesmo dos helicopteros blindados da secretaria de segurança.E mais não teriam se contido na Vila Cruzeiro e proseguiriam com a missão caso lhes fosse permitido.Não se esqueçam que todos eles são subordinados a ordens inclusive seus comandantes.Se lhes dessem autonomia na missão o resultado com certesa seria outro…O problema Brasileiro extende-se a politicagem alias politico nesse pais é sinonimo de tudo o que não presta.Não sou a favor da insubordinação e sim da lei e da justiça mas tudo nesse pais ja passou do tolerael e admissivel.Quem é o Brasil?O Presidente,os politicos,os lideres dos meios de segurança?O Brasil somos nós os Brasileiros e que apesar de toda essa roubalheira e banditismo ainda vemos o pais crescer enquanto a maioria do mundo se desespera economicamente e esse fenomeno não foi nenhuma figura publica que fez e sim nós todos pelo povo trabalhador que somos.Ja passou da hora de exigirmos moralização,justiça e igualdade e essa revolução não é feita por armas e terrorismo e sim por conscientização,mobilização e acima de tudo união e atitude.Covarde é todo aquele que sabe o que se passa e resumisse a apontar ou choramingar.Uma nação livre é formada de um bravo povo que com ousadia e determinação so aceita e conhece a vitoria e não a submissão…Brasil acima de tudo liberdade……ps:Viram o canhão-flash e o OVINI mergulhar no oceano pra fugir dos caças Italianos?Acordem para o seculo 21 porque escolinha de formador de sensacionalistas de plantão do professor Datena não enche barriga e o universo Rede Bobo apenas supusitorio de xilocaina a anestesiar o pepino que entra.

  12. Jonas aqueles alguns bandidos que todos virão serem atingidos foram abatidos por um helicoptero da PM sem blindagem que estava a uma distancia enorme para a propria segurança da aeronave e de residencias e civis tambem.Estes atiradores de elite da PM do RJ tem especialização em tiro avançado embarcado militar.Eles são capazes de abaterm um alvo com o helicoptero em movinto a uma distancia de 2000mts a 2500mts e não é qualquer um que tem essa performance.Bons soldados,condicionados e unidos o Brasil tem de sobra e melhores que os de muitas potencias.No mano a mano sou mais os nossos,o problema é o sucateamento de hambito geral que o Brasil vive.Se falarmos que somos a oitava economia quase pulando direto para quinta deixando para traz Inglaterra e França e o maior produtor de grãos e carnes é inadimissivel que o Brasil esteja defasado em infraestrutura,poder de defesa,saude,educação e erradicação da fome.Desde que nos tornamos Republica rastejamos aos trancos e barrancos como sociedade e agora com essa Republica de Ratazanas o que mais teremos de engolir?Escutem a minha maluquice,o dia que voces verem nossos soldados sairem para as ruas não sera para um golpe militar e sim lado a lado com o povo e para dar um basta nisso tudo e quando esse momento chegar não cabera mais dialogo pois tudo ja tentamos e cada vez fica pior.Esses que agora estão roubando a nação são aqueles que apontavam os ladrões que os antecederam e que agora fazem o mesmo e ate pior.

  13. 1maluquinho fiquei curioso como é possivel acertar com um tiro de sniper, em uma aeronave:
    1.Se o alvo está a dois mil metros.
    2.A velocidade da aeronave é aproximadamente 200Km/h ou vamos considerar que esteja à 40km/h.
    3.Vamos dizer que o pé de chinelo corre à uma velocidade de 5Km/h. Por que ele está com uma bolsa carregada de munições mais o fuzil que deve pesar mais dez quilos.
    4.Dependendo das condições climáticas naquela exato momento com um dia claro, e vamos observar o seguinte que nas propriedades do vento em geral não passam de 20m/seg. Raramente acontecem tempestades com 40 m/seg, enquanto nos litorais ás vezes podem se verificar velocidades de 50m/seg. O Rio por ser no nível do mar. Para o cálculo da pressão do vento, até de 20 m acima do terreno próximo de 35m/seg(40m/seg) e como provavelmente o sniper está no helicoptero, a uma altura superior que vinte metros vamos considerar 40m/seg(45m/seg). Sem considerar a freqüência da intensidade dos ventos em diferentes alturas.
    5.Resistência,trajetória no vácuo, trajetória da massa generalizada, trajetória de seis graus de liberdade (6-DOF).
    6.A estabilidade giroscópica e dinâmico. Sem mencionar desequilíbrio estático ou dinâmico.
    7. Considerando à força da gravidade de 10 m/s². Não vou colocar mais dados importantes para a equação.
    8. E colocarmos em um plano cartesiano em 3D para verificar através de teorema de Laplace.

    Não querendo desmerecer os seus patrícios da PM do Rio, para resolver está equação eu já sei que não acerta. Teoria tem que ser comprovada na prática. Pode querer levantar a bola deles mais sei que isso tudo não passa de propaganda. Porque é um bando de incompetentes, como já falaram é tudo Política. Querem fazer heróis gente incompetente, que é conveniente com um Estado corrupto, porque dentro dela está corrompido também.

  14. RAPHAEL TIUBA…Bonita sua teoria heim.No video da TV nem o som do helicoptero e dos disparos é capitado mas o do impacto nos bandidos sim.A aeronave da PM estava mais afastada que a da TV e aqueles carinhas que caiam no chão não escorregavam em casacas de bananas não e sim ream atingidos e o que o helicoptero da TV mostrou foi apenas um fragmento da ação ate que recebeu ordem para se afastar do local…Voce acreditando ou não mas saiba que temos excelentes atiradores embarcados que treinam sistematicamente.Muito poucas forças de segurança mundo afora possuem atiradores com capacidade e qualidade de tiro militar embarcado e a policia do RJ tem.Tenha a certesa meu amigo que aqui enalteço tudo aquilo que a meu ver é possitivo ao Brasil independente da origem e que jamais meus comentarios serão embasados em ideologias,preferencias ou recalques…sds

  15. RAPHAEL TIUBA….Essa sua surpresa ou incredibilidade é compartilhada com a maioria de especialistas,cientistas e estrategistas do mundo de tal modo que resolveram fazer um avançado estudo cientifico da mmente de um CAVEIRA para descobrirem o que faz a diferença para melhor compreendereme para empregarem em suas forças de segurança,mas estão longe de encontrarem o segredo porque ele não é psiquico e sim genetico.Esta no DNA do guerreiro Brasileiro e se resume na afirmação que o Gen.Heleno fez para classificar o guerreiro de selva Indigena Brasileiro,”NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM COISA IGUAL”.

  16. “o dia que voces verem nossos soldados sairem para as ruas não sera para um golpe militar e sim lado a lado com o povo” Sim, mas sem não antes tirar aqueles do alto-escalão militar prejudiciais à nação, que até poderiam tomar o poder, assim como sem não antes também tirar os “políticos do povão” qui tuma cana nu bar e intendxi o pobrema do pouvo mas que em contrapartida é inteligente ao ponto de escrever resenha de livros de saramago a até injetar 100 milhões em projeto de um recém-formando em telecomunicações pois.. “viram futuro no projeto dele”.. haram!.. Pois o futuro como um dos FUNDADORES do PT mencionou, está caminhando para um processo de autoritarismo acima da constituição. E aqui eu digo.. apoiado pela vontade do povo ( ALIENADA AO EXTREMO) … e o DEM, PMDB também tem seus podres, eu falei do PT aqui porque é o partido que está no governo do país. Saiu da linha do tema do post.. mas enfim.

  17. Uma pequenina nota…Agora o BOPE esporta para o mundo inteiro tecnica avançada de medicina de guerra.Parabens aos medicos da corporação que a cada dia se especializa mais e mais em tudo relacionado a segurança e prevenção…Caveira Brasil.

Comentários não permitidos.