Categories
Geopolítica

Casa Branca admite imposibilidade de fechar Guantánamo

AFP  —  A Casa Branca admitiu neste domingo que não poderá fechar a prisão que os Estados Unidos têm em sua base de Guantánamo (Cuba) em um futuro próximo, pressionando os republicanos para que trabalhem com os democratas nesse tema.

“Certamente não fechará no próximo mês”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, à cadeia CNN, em referência à ordem que o presidente Barack Obama emitiu no dia seguinte a sua chegada à Casa Branca de fechá-la até 22 de janeiro de 2010. Um fechamento imediato “dependerá da vontade dos republicanos de trabalhar com o governo neste tema”, enfatizou.

A prisão de Guantánamo foi aberta em 11 de janeiro de 2002 pelo então presidente George W. Bush para os prisioneiros de sua “guerra contra o terrorismo”. Desde então, os Estados Unidos mantém centenas de pessoas presas sem julgamento, acusação ou acesso a advogados, em condições muitas vezes denunciadas por organizações de direitos humanos.

Atualmente Guantánamo tem 174 detidos, dos quais apenas três foram julgados. Obama assinou um decreto em 22 de janeiro de 2009 para fechar a prisão em um ano, mas o Congresso o impediu de fazê-lo, permitindo apenas que os prisioneiros entrassem nos Estados Unidos para serem processados.

Fonte:  Terra

11 replies on “Casa Branca admite imposibilidade de fechar Guantánamo”

CADE A OEA,A IMPRENSA INTERNACIONAL,OS DIREITOS HUMANOS…
.
Só queria ver a OEA criticar essa pouca vergonha americana,pois o Guantánamo não passa de um capo de concentração do estilo nazista.
Com ascensão dos fascista na política americana,acho que não só ira continuar como aumentar a população daquele recinto perverso.
De uns tempos pra’cá,os Estados unidos está mostrando a sua verdadeira face,em que a liberdade aos direitos individuais não são mais respeitado,e nem a coletiva.
Um verdadeiro xamã dos ditadores e adoradores do fascismo.

Darth Sidioussays:

Se de uma coisa eu sei que americano não tem palavra isso é certeza.

Em nome dos Direitos Humanos, fechem Guantánamo e saiam das terras Cubanas, se puderem, He, He, He
Abs

gabriel limasays:

antes de poder fecha-la é preciso querer fecha-la…
querer é o 1º passo para conseguir….

André Oliveirasays:

Eles não tinham noção da merda em que estavm se metendo…Não podiam prender e agora não tem como soltar…,

Guantánamo é uma instalação ilegal em todos os sentidos, não deveria nem ter sido construida, cade a ONU gente?

Entre a realidade dos fatos e pseudo verdade,esse é o fato: Os caras ñ são confiáveis , por isso ou por akilo.Sds.

eles ate querem fechar… so que querem que outros paises recebao os terrorista preso la so que ninguem que receber…….eles que comecarao a confusao agora eles que resolvao sem pedir a ajuda de outro paises

Seus imperialista invasores nojentos, saiam das terras Cubanas, estão fazendo como os seus aliados SsioniSStras no OM, tem enclaves na terras dos outros. Cínicos.

Bruno Rochasays:

Acho bom o Brasil fica de boca nessa, ouviu Sr. Lula? Pois dizendo que Guantanamo deve fechar é assumir que a Amazônia é dos índios.
Temos que pensar em nós primeiro, pois nem eles e ninguém pensará por nós.

Comments are closed.