África do Sul é convidada a integrar o Bric

http://dianhasan.files.wordpress.com/2009/12/south-africa_flag.jpgChina convida África do Sul para integrar Bric, diz agência

JOHANNESBURGO (Reuters) – A China convidou a África da Sul para integrar o grupo de quatro países emergentes Bric, informou nesta sexta-feira a agência notícias da estatal chinesa Xinhua.

O ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, disse que o Bric aceita a África do Sul, maior economia da África, como membro pleno do grupo que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia e China, de acordo informações da Xinhua.

A China, principal parceira comercial da África do Sul, vai convidar o presidente sul-africano, Jacob Zuma, para participar da reunião de cúpula com líderes do Bric que Pequim vai organizar no próximo ano, completou a agência.

A África do Sul é a 31ª maior economia do mundo, segundo dados do Banco Mundial divulgados em 2009.

Os países-membros do Bric têm conquistado grande influência para o seu grupo.

A África do Sul entrou com pedido de entrada ao Bric durante a reunião de líderes do G20 em novembro em Seul, disse presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, em uma reunião.

A economia sul-africana deve crescer cerca de 3% este ano, projetou o governo.

(Reportagem de Jon Herskovitz).

Fonte: Reuters

15 Comentários

  1. Cara , um golpe político e econômico, mt bem desferido, e melhor, os outros integrantes vão bater palmas, estão formando um bloco mt forte. Os futuros donos do mundo.Quem viver verá.

  2. Ao ler o título da matéria, eu também me perguntava como seria a nova sigla com a entrada do país africano Crusader. A idéia de uma moeda única para esse bloco não seria interessante a exemplo do euro, independente de novos participantes. Acredito que da parte do Brasil não teriam objeções sobre o novo membro, por todo envolvimento de Lula com a África.

  3. a siglacomo vai ficar e que menos importa….o importante e reunir o maximo possivel de paises importante no mercado internacional para passar a fazer seus interesses serem de fato serem executados…e tirar do ingleses e americanos os seus previlegios que sao sugado de outras nacoes

  4. Ou seja, o BRICS não é um bloco apenas econômico, é um bloco com interesses geopolíticos. A África do Sul é apenas a 32a colocada no ranking do PIB. Estão a frente, por exemplo, o México, a Suécia e a Argentina.

  5. concordo com o dandolo não tenho nada contra a África do sul ate acho que seria bom a sua entrada no BIRC, mas com certeza a Argentina, q tbm sonha em entrar no BIRC vai se sentir mau….
    … e o pior vai sobrar pro Brasil, já que a argentina ira pedir ao Brasil que faça por ela o mso que a china fez pra Africa do Sul

  6. Infelizmente dentre os BRIC’S so o Brasil não tem a Bomba, isso aponta como uma paise de economia não um pais militar quem tem a Bomba dita as leis é as regras os outros seguem, os rebeldes caso do Irã é a Coreia do Norte serão subjulgados, com certeza é so questão de tempo.

  7. Colocar a Africa do Sul deve ser pura politicagem dos xing-ling, pois não é de longe um país importante no cenario economico e politico.
    .
    Acho que a Indonesia seria o mais obvio pois está crescendo rapidamente,16° maior PIB, tem boas industrias principalmente automobilisticas e IDH e GINI mediano com população mais de 200 milhões.

  8. O Brasil se destaca por ser um continente e potencialmente muito rico. Já somos a sétima economia do planeta ?
    Acima da gente estão os EUA, China, Japão, Alemanha, Índia, Rússia (?). Acho que passamos a Itália, França e Reino Unido.

    Brasil vai crescer em 2010 mais de 7%aa. As estimativas para a expansão do PIB da Rússia e da Índia neste ano também foram elevadas, respectivamente, de 5% para 8,5%, de 4,5% para 8%. A projeção para o crescimento da economia da China neste ano foi mantida em 9,3%.

    Concluindo, temos todo o direito de estar no BRIC, apesar de não termos muitas indústrias nacionais.

Comentários não permitidos.