WikiLeaks: Lula pediu a Chávez que baixasse tom contra os EUA

http://3.bp.blogspot.com/_0ekchvo2i_M/TQJigCD4U2I/AAAAAAAABNU/HZq9Mq2Yji4/s1600/LulaMidia.jpg

MADRI (AFP) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao venezuelano Hugo Chávez que “baixasse o tom contra os Estados Unidos”, publicou nesta quarta-feira o jornal espanhol El País, citando documentos do departamento de Estado americano divulgados pelo site Wikileaks.

O presidente brasileiro enviou seu ex-ministro José Dirceu a Caracas para advertir Chávez e dizer a ele que não “brincasse com fogo”.

“A incendiária retórica de Hugo Chávez desde seu primeiro mandato presidencial não incomodava apenas os Estados Unidos, principal destinatário das declarações, mas também o Brasil, cujo presidente Lula da Silva quis aplacar a virulência do discurso bolivariano com mensagens privadas que pediam contenção”, destaca o El País.

Dirceu revelou sua conversa com Chávez ao embaixador americano em Brasília, John Danilovich, segundo os documentos do Wikileaks.

Ao que parece, a recomendação de Lula não teve efeito sobre o presidente venezuelano, que “continuou atacando os Estados Unidos em todas as frentes”.

Por sua vez, o chefe da delegação diplomática americana explicou a Dirceu que a política de Washington “neste sentido era não responder a Chávez para não dar motivos a ele, para que se afogue ele mesmo”, escreveu o El País.

Dirceu “prometeu comunicar a Chávez que não apenas o governo dos Estados Unidos era hostil a ele, mas também as elites americanas, e mesmo o homem comum começavam a enxergar a Venezuela como um problema, e que esta tensa situação com a sociedade americana não beneficiava nem a ele, nem ao país”.

Naquela reunião, os dois também discutiram a posição cubana a respeito do tema. Na opinião de Dirceu, apesar das excelentes relações entre Caracas e Havana, o aumento das tensões na região não interessa a Cuba.

Por outro lado, a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 “reforçou a liderança regional do Brasil e a figura do presidente Lula da Silva”, afirmou o jornal, de acordo com a documentação do Wikileaks.

“O governo do Brasil está percebendo que enfrenta desafios fundamentais como a preparação dos Jogos, e mostrou muito mais abertura em áreas como cooperação e a troca de informações com os Estados Unidos, a ponto de admitir a possibilidade de ameaças terroristas”, escreveu a encarregada de negócios, Lisa Kubiske, em dezembro de 2009, três meses depois do anúncio de que o Rio sediaria as Olimpíadas.

Fonte: Yahoo

10 Comentários

  1. Eu sou meio cético em relação a se acreditar em tudo o que o Wikileaks divulga. Eu não questiono que o documento é verdadeiro, mas questiono a honestidade do emissor da mensagem. Ele disse o que lhe convia dizer, não o que o interlocutor disse de fato…

  2. Bravo Hugo por solapar a economia da Venezuela, bravo Hugo por nacionalizar empresa da Ítalo-Argentina.—-
    Motivos:—-”
    Esse é um governo que protege os trabalhadores, que nunca vai ficar do lado de uma empresa transnacional”.—
    “A produção de tudo isso, com “matéria-prima subsidiada, da mesma forma que a eletricidade””.—
    ” Tentamos chegar a um acordo, mas definitivamente eles não cediam..”
    He, He, He, He

  3. eu acredito nisso, e deve ter sidop papo de pé de ouvido, coisa do tipo”só p os seus ouvidos”..e fez mt bem,poderia atrasar a América Católica em mt décadas. ainda bem,sds.

  4. O hugo precisa e´de vergonha na cara,aonde habita a burrice nao ha espaço para coragem e bom senso,nao sou fa~do mulusco mas tenho que dar o braço a torcer,o cara nao e´besta,um verdadeiro lider sabe ate aonde pode ir com seus caprichos.Lula, apesar de momentos populista e´o lider de esquerda mais racional das americas.Acho que Lula tem um saco enorme para suportar o Hugo e tambem os revanchistas. ELE E´o presidente que mais admiraçao possui nas forças armadas,nao tenh duvidas quanto a isso!

  5. América católica….uhauhauha…vejam só…acho que este acredita em qualquer coisa…até que o papa seja santo…rsrrs

Comentários não permitidos.