Obama: tratado Start envia forte mensagem ao mundo

AFP  —  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que a ratificação do tratado de redução de armas estratégicas (Start) “envia uma forte mensagem ao mundo”. Obama concedeu nesta quarta-feira na Casa Branca, em Washington, uma coletiva de imprensa para resumir seus dois primeiros anos de governo.

“Alegro-me que democratas e republicanos tenham se unido para aprovar minha principal prioridade sobre segurança nacional neste período do Congresso”, disse o presidente, na última conferência antes do recesso de Natal.

O Senado votou por 71-26 a favor do novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START), superando claramente os dois terços (67) necessários para sua ratificação. Obama acrescentou que se trata “do acordo de controle de armas mais significativo em quase duas décadas, que nos tornará mais seguros e reduzirá nossos arsenais nucleares ao mesmo tempo que os da Rússia”.

“A forte votação bipartidária no Senado envia uma potente mensagem ao mundo, de que republicanos e democratas se unem em defesa da nossa segurança”, acrescentou o presidente.

Obama também defendeu o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de admitir que o tema ainda deve ser debatido a longo prazo pela sociedade americana. Nesta quarta, o presidente promulgou a lei histórica que permite aos homossexuais servir livremente no exército americano, pondo fim a uma proibição em vigor há 17 anos.

Fonte:   Terra

7 Comentários

  1. EUA e Rússia estão querendo que outros países não fabriquem Armas Nucleares, por isso fingem que estão se desarmando.
    Pura hipocrisia.

  2. Reduzir dezenas de milhares para um pouco mais de mil ogivas. Uma ogiva já faz barulho. Isso não é sério…E quanto a França, Inglaterra …será que o objetivo final é ter perto de 4 ou 5 dezenas de ogivas ? Isto não é desarmamento nuclear e apenas uma tentativa de evitar a destruição de todo o sistema solar.

  3. Realmente com uma reduçao de 30% só pode ser piada essa historia de mundo mais seguro….pra iniciar uma conversa tinha de ser no minimo 80%!

  4. Falou e disse Dandolo, puro sofísma.Tolo quem acrewdita neles, desmontam velhas bombas e remontas as msm + modernas.Pq ñ permitem grupos dos n possuidores de armas atômicas p verificar e checar a destruição das mesmas?Estão mentindo ; só por isso. Sds.

  5. que piada de mau gosto……e pior que o obama tem coragem de cobrar outros paises a nao construir a bombapor causa desse acordo….eles nao tem moral pra pedir nada…..o presidente lula ja deixou isso claro pra todos ospaises do mundo…..o brasil vai fazer o que quizer sobre bomba atomica sobre submarino nuclear e ninguem vai poder reclamar…todos sabem que essa historia que ta escrito na constituicao a nao ploriferacao e puro migue.. e so observa como o presidente mente na cara dura….todos os paises sabem que o brasil possui a bomba

    assita o video http://www.youtube.com/watch?v=AQOKvo42504

  6. De fato, um forte recado:
    ‘Nós teremos poder para fazer pó de vocês, mas vocês jamais devem pensar em poder nos enfrentar.’
    ‘E se tentarem, nós vamos arrasa-los.’
    Esse é o recado, sem dúvida.
    Alias, todo esse TNP é uma farsa, um mero instrumento de manutenção do ‘status quo’ das potências militares.
    Armas nucleares são a única maneira realmente efetiva de se dissuadir uma grande potência militar, o resto é besteira.
    Podemos ter quantos aviões ou tropas, ou barcos nossas posses permitirem, apenas umas ‘nukes’ é que garantirão nossa soberania, afinal nossa capacidade bélica sempre será menor que a dessa aliança hegemonista chamada Otan.

Comentários não permitidos.