O povo ama os militares

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/09/dsc08299.JPGSugestão: Cel Paulo Ricardo Rocha Paiva

Lula entendeu o papel dos militares, os serviços prestados e, de certa forma, os prestigiou ao longo de seus mandatos.

Jornal do BrasilAristóteles Drummond

Os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro trouxeram à tona a realidade de que o brasileiro entende, respeita e prestigia seus militares. Todos os que lidam com esta classe, que é numerosa, sabem que a norma é o respeito, a dignidade e a vocação para servir. Amparados em valores fundamentais para que uma nação se faça respeitar: austeridade, dignidade e compostura. A começar pelos seus próprios, que, mesmo sem verbas, estão sempre pintados e limpos. Nos oficiais e funcionários civis, a vestimenta é sempre correta, assim como a apresentação pessoal.

Os militares desenvolvem um papel importante no atendimento às populações ribeirinhas na região amazônica, por exemplo, em que tudo depende da Marinha ou da Aeronáutica. As fronteiras terrestres entregues ao Exército, que poderia ser mais bem aproveitado no combate ao contrabando de drogas e às invasões de nosso território por criminosos de países vizinhos. Mesmo nos grandes centros, não foram poucas as vezes em que foram às ruas para a preservação da ordem e do respeito.

O presidente Lula entendeu o papel dos militares, os serviços prestados e, de certa maneira, os prestigiou ao longo de seus dois mandatos. Barrou manobras revanchistas que certamente desaguariam em crise desgastante.

Agora, vamos precisar dos militares mais uma vez. Já são muitas as frentes de obras confiadas a regimentos de engenharia do Exército, como a Cuiabá–Santarém, talvez a mais importante estrada em pavimentação no Brasil atualmente. E, para atender a Copa de 14, certamente deveremos ter tropas treinadas para ajudar as polícias estaduais durante o período do evento. A mais, vamos ter de aprovar na ONU o aumento de nossa plataforma continental, onde temos direito assegurado, antes que aventureiros venham pescar em nossas águas profundas o nosso petróleo. E a Marinha do Brasil é a autora dos estudos, assim como foi do presidente Emílio Médici a coragem de fixar as 200 milhas e não dar ouvidos aos protestos de grandes nações.

O governo concluirá que a questão dos aeroportos passa pela Aeronáutica, que sempre atuou com competência nesta área. As coisas degringolaram depois que a Infraero passou à esfera civil e o DAC virou agência reguladora. E tudo isso com amplo respaldo popular, mas com os protestos dos recalcados de sempre, gente deformada intelectualmente. O Brasil, entretanto,  é maior do que eles.

O regime militar, que tantos criticam, merece reparo pelo excesso de zelo do Marechal Castelo Branco, que afastou os militares da carreira política, criando uma série de obstáculos. Até então, o Parlamento brasileiro sempre contou com a presença de ilustres militares. Nos anos 50, por exemplo, o Rio de Janeiro, capital federal, chegou a ter três senadores militares – os generais Gilberto Marinho, que presidiu o senado e exerceu dois mandatos, Napoleão de Alencastro Guimarães e Caiado de Castro. Grandes deputados, como José Costa Cavalcanti, de Pernambuco, Menezes Cortes, Mendes de Morais e Amauri Kruel, do Rio. No antigo estado do Rio, a figura maior foi o Almirante Amaral Peixoto, mas também tiveram governadores, como os generais Macedo Soares e Paulo Torres. Logo, militar é uma coisa; ressentimento de gente que no passado errou, e errou feio, é outra.

Fonte: Jornal do Brasil

20 Comentários

  1. Eu gosto das FAs do meu país, + ñ como policia, ainda lembro-me dos anos de chumbo e o q ocorreu c as FAs e sua contaminação. Esse trabalho de policiar e p as forças “auxiliares”. FAs e força de guerra, e constitucional. sds.

  2. quando uma nação como o brasil tem militares com estudo e carreira que levam a serio,merecem o respeito de seus sidadões,a força militar de um pais é para manter a paz e a ordem e dar segurança a sua nação,não para matar e aniquilar seus conteraneos,como vemos mundo um feliz natal e um prospero ano novo as nossas forças militares pois hoje eles merecem e espero que continuem merecendo a confiança do povo brasileiro.

  3. ……..gente deformada intelectualmente………
    ————————————————-
    Um intelectual é uma pessoa que usa o seu “intelecto” para estudar, reflectir ou especular acerca de idéias.—
    Deformação é segundo Aurélio “Alterar a forma de”…
    Ou seja faz parte da Natureza do intelecto.
    —————————————————
    Ao contrário do sentido degradante dado no texto”…..recalcados de sempre….” aos que estão em nãoconformidade com o autor.
    Abs

  4. Aquele que não ama seus soldados não ama o pais e sim a si mesmo e não pensa em coletivo.Aqui no RJ estado que teve muitos insurgentes durante o periodo de repressão o povo Carioca tem dado exemplo de politização em saber separa as coisas e o reflexo disso é a aceitação e confiança popular em nossos soldados.Eles tambem são do nosso povo e não alienigenas.Parabens a todos os soldados Brasileiros que tem demonstrado ao longo do tempo amor,carinho e solidariedade ao Brasil e aos Brasileiros.Nós nos orgulhamos de voces.

  5. “Colocar uma criança de farda, deveria ser proibido.”—
    EXISTEM FARDAS DESTE TAMANHO??????—–
    Ou seria uma fantasia.—-
    Fantasia do Mickey Mouse, do Homem América, Super-Homem…..Pode????????? .—-
    Abs

  6. Nilo, o pai fazer uma lavagem cerebral em seu filho para ser militar é um absurdo. Daqui a pouco a criança pega uma arma e vai matar os seus coleguinhas. Nos EUA acontece isso, pois os país colocam as crianças para atirar.
    Sou contra. Arma de fogo de brinquedo passou a ser proibido,se não me engano.

  7. carlos argus
    Os generais dos Anos de Chumbo,eram os tenentes e capitães de Getulio Vargas. Altamente idealistas, politizados e traumatizados com a esquerda revolucionária. Os militares de hoje, são menos idealistas, mais mercenários e altamente profissionalizados. A esquerda brasileira antigamente era idealista e honesta, mas hoje só pensa em seus bolsos cheios de dinheiro público. Todos farinha do mesmo saco.
    Provavelmente, a crise política seja um fenômeno mundial.
    O povo não acredita mais que haja políticos honestos e capacitados,e nem eu. Vi na imprensa, que o parlamentar brasileiro está ganhando 3 x mais do que o parlamentar inglês. Por que ?
    Eu não quero ser governado por políticos desse nível. Sou obrigado a engulir, mas não consigo aceitar. É intragável.

  8. Tem coisas difíceis de serem digeridas… O texto meloso; por favor, como se todos os militares fossem exemplos a serem seguidas, pois eu conheço um certo quartel por onde passei que os militares nem de perto seguiam o ideal do autor desse texto…
    O engraçado é que o autor só exalta aquilo de belo e não sei se de propósito esquece dos vigaristas que ainda contaminam nossas forças armadas ou do passado quando os “bondosos” militares mataram e torturaram pessoas.
    Não tenho nada contra os militares bem pelo contrario, mas hipocrisia a essas horas da noite tenha dó.

    sds

  9. “Logo, militar é uma coisa”.—–
    Logo, “ressentimento de gente que no passado errou, e errou feio, é outra”. Coisa.—
    Afinal você está do lado de quem?????.—
    Do lado dos NÃO sempre pintados e limpos.—
    Do lado dos que NÃO tem vestimenta sempre correta, assim como a apresentação pessoal.–
    Do lado dos revanchistas e intelectualmente deformados.—
    Ou do Lado dos que tem respeito, a dignidade e a vocação para servir esta NAÇÃO.—–
    Este texto deveria ter o título “NÓS E OS OUTROS OU NÓS E O RESTO”.
    aBS

  10. “Lula entendeu o papel dos militares, os serviços prestados”
    O que o Sr. quer dizer com isso???
    Que Lula entendeu o serviços prestados do PERÍODO DA DITADURA.
    Que existe honra, dignidade e respeito na tortura????
    Vai te catar.

  11. Ao contrário do pensa o coronel, penso que o povo é mesmo é pragmático. Quer mesmo é ver suas FAs em atividades de apoio civil quando necessário, como é o caso do combate ao crime organizado no RJ. Existe nessas ocasiões um certo vislumbramento popular ao ver os equipamentos e uniformes, coisas que a mioria somente vê em desfiles de eventos comemorativos públicos. “Amar” os militares é um termo esquisito, melhor seria admitir que o povo prestigia as FAs quando elas mostram serviço relevante internamente ao país, cumprindo as missões designadas com hierarquia, disciplina e eficiência. O regime militar acabou porque o povo mostrou que não amava os militares como eles pensavam, pelo contrário, estava cansado de ver nossas FAs prendendo e matando estudantes e operários, deixando a elite acumular cada vez mais riqueza às custas da miséria e marginalização da maioria do povo. Por isso, nas eleições o povo votava cada vez mais na oposição ao regime militar, até que sem apoio interno de seus próprios aliados civis, as pressões populares que começaram com as greves no abc, depois as campnhas por democracia e eleições diretas começaram a pedir que os militares voltassem para os quartéis. E é assim que tem que ser.

  12. Dandolo, deixa o moleque se divertir.
    Se der um carrinho, voce vai dizer que é lavagem celebral, que o pai quer que o menino seja corredor F1.
    As crianças são mais inteligentes que nós pais pensamos delas.
    Abs

  13. Se tivessem me dado uma farda quando criança e me incentivado a seguir carreira quem sabe hoje eu não era um estagiário fracassado…

  14. Guilherme disse:
    24/12/2010 às 12:26

    Se tivessem me dado uma farda quando criança e me incentivado a seguir carreira quem sabe hoje eu não era um estagiário fracassado…

    hahahahahhaahah cara to rindo aqui ahahhahah, nunca pensei que fosse ver isso, hahaha boa sorte na sua carreira aew cara!

  15. Quando eu era criança sempre brincava de soldado e, se tivesse uma farda dessa, vixe! Eu ia pirar! Esse Dandolo não sabe é p**** nenhuma! Botar a farda não pode, mas comprar bonequinhos do Gijoe (esquadrão de terrorismo estadunidense) pode! Assistir Rambo, pode!

  16. E mais… para quem não conhece a história do Brasil, para entender os anos de ditadura, pode começar lendo “Olga”. Os militares mataram guerrilheiros, aliás, aqueles que não tinham condições de fugir do Brasil, que não eram da classe média como Gilberto Gil, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu (o anti-cristo), José Genoíno (que entregou os companheiros de sua célula terrorista só pra escapar à tortura) e outros que hoje posam de ex-guerrilheiros, defensores das liberdades mas que queriam na verdade entregar o Brasil à URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Se hoje o Brasil não é um país mais atrasado isso se deve aos militares que barraram as pretensões destes pseudo-socialistas. Vá até a casa de algum deles apelar ao espírito de “companheirismo” (tratamento comum entre os bolcheviques) pra ver o que te acontece.
    Não se deixe enganar. Estes pseudo-democratas-socialistas não passam de um monte de populistas que a pretexto de ajudar o povo só quer se manter no poder.
    Sugestão: estudem a história do Brasil a fundo; principalmente de seus governantes…

  17. O exército só teria salvado o Brasil se tivessem aniquilado o suposto golpe comunista, mas sempre mantido os direitos individuais, não salvaram coisíssima nenhuma aproveitaram a situação se venderam aos EUA traíram o seu povo e é por culpa desses desgraçados que o Brasil não é mais desenvolvido.
    Os mesmos crimes que foram cometidos nas colônias soviéticas foram cometidos aqui, então quem esses canalhas salvaram além de suas famílias e suas contas bancarias?
    Se caso os ditos salvadores da pátria (comunistas) eram um bando de psicopatas loucos maconheiros sonhadores os militares da época eram exatamente da mesma laia tanto os “comunistas” como os “capitalistas” só contribuíram para o estado que o Brasil se encontra impediram o crescimento não fizeram absolutamente nada de positivo. Se o exército tivesse na época feito o que era seu DEVER que é defender a nação e sua democracia não ficaria no poder por tantos anos e eu os chamaria de heróis, mas como se deixaram se seduzir pelo poder sem se importa com as montanhas de cadáveres inocentes eu chamo de traidores da pátria e recomendo fuzilamento ou enforcamento em praça publica de todos os traidores!
    Apesar de tantas criticas aos tais comunistas não foram eles que por décadas privaram o nosso país da democracia e sim os nossos valentes heróis matadores e torturadores de jornalistas, operários, estudantes, país de família etc, etc, etc…
    Quem nos priva dos nossos direitos são bandidos não importa a bandeira que estejam usando são bandido.

  18. O povo ama a instituição e não os gorila babacas que se apoderaram do país a partir dela…É só ver a quantidade de pessoas que passaram por insitutições militares e não tem boas lembranças dos milicos recalcados que os torturaram com humilhações, castigos e sevícias. A autocrítica deveria fazer parte do currículo das academias militares AMAN, EsAO, ECEME, Esg. Tem muita gente boa no Exército. Meu pai foi oficial do EB e era muito querido e respeitado. Fui aluno do CMRJ e lembro com imensa gratidão dos bons sargentos e oficiais que colaboraram na minha formação, mas lembro também que sempre tinha uns idiotas, um dos comandantes do Colégio inclusive que adoravam humilhar os subordinados e alunos…Essa corja é a mesma que fez parte do grupamento de assassinos e torturadores que a pretexto de salvarem o país, praticaram as maiores sevícias contra opositores políticos do governo..

Comentários não permitidos.