Defesa & Geopolítica

Variante HAD do helicóptero de ataque Tiger destinada ao Exército da França realiza voo inaugural

Posted by

Decolou pela primeira vez nesta sexta-feira (17), das instalações da Eurocopter em Marignane, França, o primeiro helicóptero de ataque Tiger na configuração HAD (Hélicoptère d’Appui Destruction), destinada ao Exército da França. Trata-se de um aparelho de pré-série que cumprirá nos próximos meses uma importante etapa de ensaios de qualificação da versão conjuntamente com o primeiro Tiger HAD espanhol, aeronave que já está sendo submetida a testes nos últimos três meses.

O Tiger HAD possui um peso máximo de decolagem de 6.600 kg e é acionado por dois motores MTU Turbomeca Rolls-Royce MTR390 capazes de desenvolver uma potência máxima 14% maior do que a versão primitiva. O helicóptero está sendo dotado de um sistema eletroóptico de visualização diurna/noturna aperfeiçoado, um interrogador amigo-inimigo (IFF – sigla em inglês), bem como de uma proteção antibalística melhorada e nova suíte eletrônica de combate. A variante HAD poderá lançar mísseis ar-terra estadunidenses Hellfire e reunirá capacidades polivalentes de combate cobrindo desta forma um variado espectro de necessidades operacionais, incluindo reconhecimento armado, apoio aproximado e ataque.

O Tiger foi construído em 4 versões, sendo elas a HAP versão de escolta e suporte de fogo desenvolvida para o exercito francês., HAD versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito francês., ARH versão multifuncional de exportação para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito australiano, e a UHT versão multifuncional para as funções antitanque, escolta e apoio de fogo desenvolvida para o exercito alemão.          ( Mais informações: Defesa Aérea)

Até o momento, foram encomendados 64 Tiger HAD, sendo 40 para a França e 24 para a Espanha (seis deles são conversões de aparelhos da versão HAP (Hélicoptère d’Appui Protection) já entregues. Um total de 206 exemplares das quatro versões existentes foram encomendados, sendo que 64 unidades estão operando na França, Alemanha, Espanha e Austrália. Três Tiger HAP atuam desde julho de 2009 no Afeganistão em apoio às forças de coalizão ISAF atuantes na região.

Fonte:   Tecnologia & Defesa

11 Comments

shared on wplocker.com