Planalto prioriza o projeto F-X2



O presidente Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff querem discutir a escolha de novos caças para a aviação de combate e, assim, acabar com um impasse do governo federal que se alonga por 15 anos. Segundo revelou à reportagem um integrante da equipe de transição, o tema está na agenda das prioridades estratégicas ainda pendentes – que não devem chegar ao dia 31 sem definição.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que, em 20 de novembro previu a possibilidade de haver uma resolução até hoje, disse, na última segunda-feira, que a situação está seguindo a liturgia exigida: “Reunidos, o presidente Lula e a presidente Dilma vão tomar uma decisão.” Outro adiamento da escolha do projeto F-X2 para depois da posse da presidente eleita só seria justificado por motivos políticos. Dilma não estaria convencida das vantagens oferecidas pela proposta considerada favorita, a da francesa Dassault, com seu supersônico Rafale. Pediu mais detalhes à Defesa e já recebeu as informações.

http://img25.imageshack.us/img25/6921/sb1106.jpg

A questão técnica do F-X2 foi resolvida. A conclusão do time de peritos é de que os três finalistas podem cumprir a missão pretendida pela Aeronáutica, de acordo com a peculiaridade de cada um dos projetos.

O americano F-18E/F é o mais provado em batalha. O sueco Gripen traz a possibilidade do desenvolvimento de uma aeronave de combate em grande parte brasileira. O francês Rafale oferece entrega irrestrita de tecnologia, a cláusula fundamental das consultas feitas pela FAB.

http://3.bp.blogspot.com/_dTibRPk7UfE/SoRhHUMrFTI/AAAAAAAAAEA/3Svn8esWB5Y/s400/f-18+brasil.jpg

A França mantém uma parceria estratégica e militar com o Brasil por meio de ampla cooperação no campo nuclear. O resultado desse acordo é o desenvolvimento de uma família de submarinos de propulsão atômica, armados com torpedo.

Fonte: O Diário de Mogi via CAVOK

50 Comentários

  1. Hummm o barbudinho não é bobo e quer garantir o jaba dos rafadolares ja que a madame ja saltitava por boeingdolares e quem leva heim,o poqueno notavel que diz que não arrega a mão de ninguem rsrsrs não arrega né conta outra.Que se decida logo pelo Rafale Sr.Presidente e encontre um jeito de buscar sociedade no Sea Gripen que sera otimo para a MB…Quem acredita em papai Noel acorde cedinho e de uma olhadinha na arvore se não estiver la procure no presepoio.Vale ate levantar o bebe da manjedora e olhar debaixo do bumbum dele.Achou?eliz Natal!

  2. levando em consideração o perfil de Dilma descrito pelo embaixador americano ” durona na negociação, detalhista, trabalhadora incansável, teimosa e competente “.
    os franceses e NJ terão que justificar cada centavo a mais em relação aos outros parceiros.
    Só trinta dias para decidir???He,He,HE, não me engana que não gosto.
    Abs

  3. A novela mexicana continua,ninguém mais aguenta, ja estou quase preferindo acabar com esse FX2 e comprar mais s caças tampão e entar de cabeça no SU-50, pois os tres concorrentes tem pontos negativos substanciais
    F18: é americano e o inimigo num futuro serão provavelmente os yanks
    Gripen:grande parte da avionica é americana , caimos no mesmo problema do F18.
    Rafale: otima aeronave mas com custo que provavelmente com orçamento da FAB fique mais no hangar que voando.
    E mais um ponto negativo para todas, elas inferiores aos Su 35.
    Sugestão: compra-se os Mirage 2000-9 que sãovariante de exportação do Mirage 2000 MK2, sendo justamente esta as versões mais modernas já produzidas dos Mirage que estao em perfeitas condições de uso e uma parte, cerca de 30 unidades tem 7 anos de usos e os outros foram modernizados e seugndo fontes tem mais de 20 anos de vida util.60 desses e mais uns 60 Su50 para 2020 ja faria os os amiguinhos do norte pensarem um pouco mais antes de agirem aqui no sul.

    obs. Essa é somente uma opinião pode ser que eu esteja completamente errado.

  4. Alguma decisão têm que ser tomada, nem que seja o CANCELAMENTO do processo já bastante desgastado. Se Dilma observar algum problema para bancar qquer uma das aeronaves nestes anos de chumbo que se avizinham, então ela vai de caça tampão. Se a equipeconomica der sinal verde, ela entrega para a FAB estes novos aparelhos. Agora, seja qual for o vencedor, sai de baixo, pois a pressão da Mãe do PAC será enorme. Esta mulher vai grudar no pescoço dos técnicos da FAB/EMBRAER/CTA/etc… para ver este projeto se concretizar.
    Lembre-se que ela terá uma enormidade de obras inacabadas do Lulinha Paz e Amor para terminar e outras que nem começaram para Copa do Mundo e Olimpíadas. E os últimos eventos como estes no Mundo, tem-se mostrado deficitário. Eu acho que passaremos vergonha, principalmente durante a Copa onde os aeroportos e infraestrutura viária serão provadas, e eu nem falo de segurança interna. Imagine estes trogloditas e não poliglotas da Policia Civil atendendo turista estrangeiro? Sai de baixo, vouo tirar férias e ficar bem longe desta confusão…

  5. Eu tô que nem São Tomé nessa história. Eu já até escrevi que o FX-2 é um projeto finado e que é melhor gastar dinheiro em aeroportos do que ficar neste vai, não vai, que inclusive depõe com esta nova imagem que o Brasil pretende passar de que se trata de um país com protagonismo internacional. Mas vamos ver. A esperança é a última que morre..Se passar deste ano para mim já era, é natimorto…

  6. Pior que ta não fica!!! Séra nosso estado é tão crítico que ja se foram desmontados os Mirage sucateatos é alguns F-5 ainda vôoam graças aos políticos das marmeladas, compraram sucatas da Jordânia, para tira peças para nossa FAB, os F-5/M da Segunda Guerra teram seus anos de vida prologandos, faremos remedos neles até a Dilma fica de bengala.

  7. Espero ansioso pela escolha do rafale e ver este avião sendo fabricado pela Embraer.Concordo com o comentário acima da foto, a segunda fato do rafale com as cores verdes, realmene ficou um show.

  8. Bandeira do BRASIL ao fundo e f 18 na frente, tem de estar fora, o negopcio é o rafale ou Su 35BM..eu só acredito qdo os Chefetes do plananto publicarem no “DO” e sair no boletim do MD.no + e pura conversda fiada de 15 longos anos…se + audacioso, cabra seu mula ; essa decisão era P ONTEM e ainda está p hoje.

  9. A conclusão do time de peritos é de que os três finalistas podem cumprir a missão pretendida pela Aeronáutica, de acordo com a peculiaridade de cada um dos projetos

    Obs.: O Gripem nem protótipo e ainda, esse time de peritos e igual TABAJARA FUTEBOL CLUBE muito ruim

  10. Os 3 atendem as necessidades da FAB, e os 3 tem pontos fortes e fracos. Sou favorável à proposta do Gripen mas nessa altura do campeonato o que vier, veio. Aliás hoje seria o deadline, que o Jobin colocou à um mês atrás.

    Só seria a favor de um caça tampax se esse viesse amarrado à um caça de 5ª geração. Se vier solto, mata a FAB.

    []’s

  11. F 18 nem pensar, está nesta concorrencia apenas por pressão, senao o SU 35 estaria no seu lugar.
    Comprar avião americano, para futuramente nao ser nossos.

  12. “…não devem chegar ao dia 31 sem definição.” eauHIehUIOAHEiuoHAUIOehAUIOHeuiAHEUIOhAIOUehiuoaHeiuhAUIOehiUOAHEiuHAIOUEhaIUHEOuiaHIUOEhAUIOEHuioAHeuio…

    Ai ai… Eu “si” divirto! :’D

  13. Se fosse para comprar o Rafale já teria comprado, especulando digo 60% de chances de dar Gripen, 40% de cancelarem e dar PAK FA, só depende da competencia da força para mostrar qual é melhor a Dilma já que ela disse não ter preferencia, mas do jeito que a FAB é vai querer o Gripen

  14. “Dilma não estaria convencida das vantagens oferecidas pela proposta considerada favorita, a da francesa Dassault, com seu supersônico Rafale. Pediu mais detalhes à Defesa e já recebeu as informações.”

    Parece que a Dilma é mais esperta que o molusco 🙂

  15. o wikleikrs revelou que os EUA disseram que os brasileiros querem ser iguais a os americanos,eles estão enganados,nós queremos ser melhor,queremos ser uma nação amada querida,assim como foi a despedida do presidente lula em foz do iguaçu,um exelente exemplo,ao contrario os EUA são odiados pela maioria das nações,por serem autoritarios e se entrometerem na politica de varias nações,sempre buscando vantagens,por este motivo teremos que estar preparados com uma defesa decente capaz de dissuadir qualquer ambição estrangeira e o rafale é uma grande opção,e os outros não deixam de ter suas vantagens,o f-18 é um baita dum caça só que os americanos não nos dão a garantia que queremos,pois os caças embargados para a venezuéla é um baita exemplo sem falar das varias dificuldades por eles criadas ao brasil em tecnologias,para o f-5em e ainda acham que nós brasileiros temos que achalos amigaveis,não os temos como inimigos mas eles ainda não provaram ser nossos amigos.

  16. Quando a Sra Dilma observar a origem dos componentes OEM dentro da proposta de Projeto da SAAB, ela descarta de vez a opção Americana e pseudo-Americana (Sueca). Além do mais, estas aeronaves precisam voar no final de 2013, quando os Mirage 2000-C começam a parar de voar. Logo, a SAAB está fora do pareo. Nem com Luis Marinho ligando direto para a Dilma, estes Suecos emplacam este Abacaxi.
    Ou dá Rafale ou o processo é cancelado. Em sendo cancelado e precisando de um Tampão, a proposta via FMS da Boeing se torna bastante vantajosa, pois não implicaria na famosa e tão sonhada ToT (irrestrita ou necessária). Seríamos como as FACHs, o que também não é ruim. Se até o final do ano sair o FX2, será o Rafale, se ficar para o próximo ano o F18E/F via FMS. Escrevam ai… A Dilma é bastante inteligente para não cair neste conto Nórdico da Suécia, cujo peso político é insignificante.

  17. Sera mesmo que mais Mirages seria a melhor escolha tampão?Eles tem um custo de manutenção,reposição de peças e serviços do fabricante carissimos.Sou mais que busque-mos mais F5 que dominamos totalmente e é bem mais em conta ate que se defina e se tenham os FXs.Alem do Mirage ser um caça-bombardeiro e o F5 um caça puro…Em uma simulação de ataque em ondas os primeiros a decolarem são nossos AMX seguidos dos Mirages mas para um confronto de interceptação são so F5 que são nossa linha de frente.Mesmo se venhamos a ter os Rafales que são multi-funções deveriamos buscar termos esquadrões de caças puros e com certesa essa é uma das metas da FAB,quem sabe em breve o TUPYNAMBÁ.

  18. FERNANDO…Eu,voce e muitos outros pensamos assim mas politicos são caixinhas de surpresa e ainda mais se elas forem de natal e contiverem dolares…Po de dar Rafale para agradar Lula e é a melhor opção tecnica ao Brasil,pode dar Gripen tão valorizado por nossas industrias e empresarios que são os que estão acostumados a investir e sabem quando o negocio produz bons frutos e tambem boa parcela de nossos pilotos que alguns voaram o pequeno notavel e se encantaram com sua manobrabilidade e robustes em tão pequena e sofisticada aeronave.Pode dar o F18 que ao que parece oferece alguma coisa atrativa ao futuro governo Dilma,é provado e aprovado em combate e um sonho a ser voado por muitos pilotos.Ou ate mesmo em um momento de alta TPM ser encerrado o FX e por decreto presidencial se investir no Sukoy e para isso bastam somente garantias…Penso np Rafale como o mais completo pacote e uma aeronave extraordinaria e penso tambem no Gripen sofisticado e possivel logo na concretização do contrato que venhamos a te-lo com um alto-grau de nacionalização e futuramente totalmente nacional.Sim ele existe como muitos dizem não existir e o NG é apenas uma versão um pouco mais aprimorada e ao meu ver a sua versão naval é o melhor que teriamos no momento para a MB se pensasse-mos mais abrangentemente e deveriamos pensar assim e não somente com momento mas com futuro e multiplicidade.

  19. Não acredito na decisão este ano.
    Está mas para opção tampão com os Mirage dos EAU do que para a decisão do FX2.

    Abs.

  20. A camuflagem do Rafale tá incrivel mesmo mas ainda é necessário camuflagem em caças sendo que hoje os combates são alem do alcance visual

  21. A tirar pela comédia que o FX-2 se tornou acho pouco provável uma decisão ainda em 2010. Quanto à escolha em si, a presidente Dilma é pragmática e boa de conta. Certamente não vai se deixar levar pela paranóia ideológica anti-EUA, IV Frota,etc…e se vir as vantagens oferecidas pelo FMS certamente o F/A-18 E/F vai virar a mesa.

    Agora, caso dê Rafale e os amigos franceses realmente cumpram a palavra e promovam a ToT irrestrita, só tenho a lamentar por eles afinal, o Brasil não é um país sério e existe o risco dessa tecnologia, que custou muito ao contribuinte e estado franceses, ser compartilhada com a escória da Humanidade tal como a Venezuela de Idi Amin Chávez e o Irã da Mahmoud Adolfinejad.

  22. Eu vi uma entrevista com Gunter Rudzit, feita pelo Godoy, que acho que tem uns pontos interessantes. Vale a pena ver:

    http://www.youtube.com/watch?v=oIIDuq4UDAM

    pontos interessantes da entrevista: o atraso não parece ser por problema de grana, pois não afetaria o governo da Dilma; o escolhido deve ser o Rafale mesmo, e temos que pensar em como absorver a TT.

    Chances do Super Hornet é zero ou um pouco menos que isso. Chances do Gripen NG, quase igual ao Super Hornet…isso segundo os caras do link acima.

    abraços a todos

  23. Só mais um adendo, em relação ao link que coloquei acima: estamos pensando sempre do ponto do vista do Brasil estar adiando, mas eles colocam um ponto de vista interessante: pode ser a Dassault que esteja relutante (a Dassault, e não o governo francês) ou esteja cautelosa em relação a TT. Isso pode estar adiando a decisão, na medida em queno Brasil negocia para ter todas as garantias possíveis.

    enfim…

    abraços a todos

  24. E mais um adendo: a cada “adiamento”, o preço tem caido…

    esses adiamentos não poderiam ser pressão colocada em cima da França, uma vez que o Brasil já se decidiu pelo Rafale?

    O que me parece é o seguinte (mais ou menos como o Wolf disse acima): Ok, o Brasil compra o Rafale, mas queremos isso, isso e isso e queremos um preço camarada. Como a França quer exportar o Rafale a todo custo, estamos pressionando eles a abaixar o preço e a transferir cada vez mais tecnologia.

    por este lado, faz sentido esses adiamentos todos ao longo do tempo, desde o 7 de setembro de 2009.

    enfim…

    abraços a todos

  25. Vai sair sim ate dia 31 a definição tenham certesa ou Dilminha vai surpreender o Brasil e o mundo ai ai ai ui ui parece ate funk mas a titia não é boba e deseja fazer historia e não gostaria de começar com uma cagadinha o mesmo se enquadra a alguns de seus futros ministros que no decorrer do percurso podem dançarem.Vem logo Tchutchuca e mostra a tua cara não mquiada mas com as marcas que o tempo de lutas lhe desenhou e exprima seu aprendizado e conscientização em formar um Brasil mais digno,justo e igual.

  26. o wikleikrs revelou que os EUA disseram que os brasileiros querem ser iguais a os americanos,eles estão enganados,nós queremos ser melhor,queremos ser uma nação amada querida,assim como foi a despedida do presidente lula em foz do iguaçu,um exelente exemplo,ao contrario os EUA são odiados pela maioria das nações,por serem autoritarios e se entrometerem na politica de varias nações,sempre buscando vantagens

    assino embaixo Dhou.

  27. Só uma coisa que reparei: em setembro/2009 dois rafales ma aeronavale se chocaram, agora mais um foi algumas semanas atrás mais um caiu no oriente médio, foram 3 em menos de um ano e meio.

  28. Acredito que o autor da matéria seja leigo.

    O Brasil comprou da França projeto de casco, projeto de base, e etc.. O reator será o brasileiro. Não existe qualquer cooperação na área nuclear.

  29. Complementando ao que disse o Hornet. Eu defendi no final do ano passado a teoria em que a FAB desde o FX1 desejava o Rafale, porém na época a despeito e contra a vontade da Força Aérea, a Embraer se associou a Dassault para entregar a proposta do Mirage 2000-BR. Algo como o Mirage 2000-9 dos EAU. Bem, na época o projeto do Rafale não estava na pauta de exportação da França. Viviamos um outro mundo sem crise econômica/financeira a vista e a Europa de vento em popa. O FX1 previa a parceria entre o forncedor estrangeiro e uma empresa local. Avibras, Helibras, Embraer, etc… estavam no pareo. Findado o FX1 veio o FX2 com um short list sem o SU35. Mas porque sem o SU35? Seria este um concorrente a altura do Rafale? Sim, e tiraria força dos F18E/F Super Hornet. O Gripen NG sempre foi uma zebra, sem chances neste “Segundo Turno” , mas o papel de contra-peso as propostas da Dassault seria o F18E/F via FMS, o que seria sem dúvida uma tremenda força contra. Se os Russos estivessem no páreo, os Americanos ficariam milindrados e de duas uma: ou eles desistiriam do negócio (haja visto o que Hugo Chavez fez) ou subiriam a barra. Aumentariam a pressão a tal ponto de afetar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Logo, em se tratando de um Francês, eles se acalmariam como o fazem hoje. Apenas parcas notas entre diplomatas (Wikileaks)…
    Logo, acredito ainda na inteligência da FAB, como bem colocado pelo Hornet, em montar esta estratégia para tirar o máximo dos Franceses. ToT e garantias para isso, assim como peças de reposição. A demora pode estar na não aceitação pela Dassault ou congressistas nesta ToT (contrato), colocando no pareo internacional mais um ator dos grandes, a EMBRAER SISTEMAS DE DEFESA. A Dassault pdoe estar roendo a corda. Se tudo falhar, ainda nos restará F18E/F via FMS, o que já disse não é de se jogar fora… Acho que ainda existe luz no fim do tunel e não é um trem desgovernado.

  30. Wolf,

    concordo com vc.

    Mas sem ter a pretenção de adivinhar o que vai acontecer, acho que é ou Rafale ou fim do Fx2. Com o fim do Fx2 pode-se pensar em Super Hornet via FMS, mas sem TT (que é o quesito maior do FX2).

    Eu também acho que o Gripen NG na short list foi só pra enfeitar o bolo. A disputa mesmo ficou entre Rafale e F-18, ou seja, entre o plano A e o plano B. Os suécos até chegaram a reclamar que ninguém dava atenção a eles…ô dó…hehehe…O Jobim só negociava com a França e com os EUA – ele reclamava toda vez que os EUA não ofereciam o que queríamos em termos de TT, mas estava sempre viajando pra lá, tentando ver se dava pé ou não fazer negócio com os caras…enfim…

    se a Dassault roer a corda, acho que tem plano B. Caso contrário, será plano A mesmo. Será o que todo mundo já sabe.

    abração

  31. Wolf,

    ou melhor dizendo…o plano B (Super Hornet), creio que até poderia ter um certo grau de TT, que é a TT “adequada” (pra quem?) oferecida pelos EUA. Não é a ideal e nem a que queremos no FX2, mas é melhor que nada (caso o plano A dê pra trás).

    Mas ainda acho que este é o plano B apenas.

    abração de novo

  32. “o wikleikrs revelou que os EUA disseram que os brasileiros querem ser iguais a os americanos,eles estão enganados,nós queremos ser melhor,queremos ser uma nação amada querida,assim como foi a despedida do presidente lula em foz do iguaçu,um exelente exemplo,ao contrario os EUA são odiados pela maioria das nações,por serem autoritarios e se entrometerem na politica de varias nações,sempre buscando vantagens”

    “assino embaixo Dhou.”

    Vocês realmente têm certeza disso? Não vislumbro como o Brasil pode ser “amado”, “querido” quando o nosso presidente recebe com um abraço no Itamaraty um fascista como Mahmoud Adolfinejad ou afronta o bom senso afirmando que “existe excesso de democracia na Venezuela”. E o que dizer da triste participação brasileira na questão hondurenha?

  33. Hornet…Entendo teu raciocineo amigo mas não creio que o atraso seja em relação a isso e mesmo que a Dessault se despuze-se a repassar tudo ela não tem como porque não detem tudo e pode sofrer represalias dos EUA se repassar codigos fontes e outras coisas.Pra mim a indecisão é mesmo por valores e beneficios.Se acham que a Dilma não tem preferencia se enganam,ela tem sim.Eu não me arrisco a dizer se a preferencia dela é o Gripen mas pelo que se desenha o F18 se fortaleceu.Eu queria que ela embarca-se de SU e os Russos tem trabalhado nos bastidores desde que foram descartados e ninguem fala nisso.Uma coisa é certa se não sai ate dia 1 Jan saira em 2011 porque ate mesmo a oposição ja se conscientizou que é extremamente necessario ao pais.Aguardemos quem levara.

  34. Se o motivo desta demora toda for realmente para melhorar as condições menos mal, o que de fato faz algum sentido realmente toda fez que o processo é adiado existe diminuição do preço e melhora na oferta. Mas mesmo assim me incomoda o número pretendido para o primeiro lote 36 é uma quantidade sinceramente muito a quem das nossas necessidades, vamos aumenta esse número…
    “Brasil terra dos pouquinhos” não adianta que seja uma puta de uma aeronave se forem tão poucos, a defesa continuará seriamente comprometida.
    E os sistemas anti-aéreos alguém tem alguma noticia?

  35. O presidente Lula fez isso porque já vai sair de cena mesmo… e sendo assim não haveria mais o que barganhar…

    É aí que entra Dilma, fazendo aquela história de “policial bom e policial mau”… Pra ver se baixa o preço do bichinho (Rafa)!!!

    Boing?!?!?!! Dilma?!?!?

    É ruim hein!!!!

  36. A ToT têm sido o calcanhar de aquiles dos participantes do FX-2.Pois nossa indústria aeronáutica sabe que só haverá realmente ToT, se houver participação efetiva de nossas empresas. Essa participação implica transferência de tecnologia sensível, que nem sempre os fabricantes estão dispostos a repassar,ao contrário do que seus representantes prometem.E com certeza eles também acham que estamos querendo muito para quem só está adquirindo 36 aeronaves. Enfim vamos aguardar.

Comentários não permitidos.